Cultivar Canábis: Indica, Sativa e Híbridas

Cover

A planta de canábis é versátil, resistente e — ao contrário de muitas espécies de plantas — consegue sobreviver em praticamente qualquer clima do mundo. No entanto, graças à evolução (e, posteriormente, à reprodução seletiva), a espécie adaptou-se às paisagens nas quais é cultivada, pelo que hoje em dia é habitual haver uma vasta variação entre diferentes plantas de canábis.

COMPREENDER A ESPÉCIE _CANNABIS_

Há milhares de estirpes únicas de canábis, e cada uma tem características diferentes que impactam o crescimento, potencial produção, paladar e aroma, para além dos efeitos fisiológicos nas pessoas. Ainda assim, todas estas estirpes podem ser agrupadas numa de três subespécies de canábis: _Cannabis_ sativa, _Cannabis_ indica e _Cannabis_ ruderalis.

A vasta maioria das estirpes fotoperiódicas (estirpes que iniciam a floração em função de uma alteração no ciclo da iluminação) contêm quantias variáveis tanto de genética indica como de sativa. A ruderalis, por outro lado, é um tipo de canábis autoflorescente que floresce em função da idade e é frequentemente considerada como sendo morfologicamente inferior à canábis fotoperiódica. Embora haja mais para dizer sobre este assunto, no que resta deste artigo iremos focar-nos principalmente nas características distintas da indica e sativa, para que o cultivador comum possa compreender melhor o que deve esperar.

_CANNABIS_ INDICA

A _Cannabis_ indica é indígena das regiões que ocupam hoje a Índia, Paquistão, Turquia e Afeganistão. Originária dos ambientes agrestes e variados das montanhas Hindu Kush, estes arbustos atarracados desenvolvem folhas amplas e verde-escuras que absorvem toda a luz solar disponível, florescendo rapidamente e produzindo uma pletora de brotos densos.

INFORMAÇÃO DE CULTIVO

Graças ao curto ciclo de cultivo oferecido pelas indicas, já para não falar da sua estatura pequena, estas podem ser bastante convenientes para cultivadores caseiros sem muito tempo, espaço ou recursos disponíveis. Pense bem, um arbusto compacto que floresce rapidamente é mais fácil de manter (especialmente dentro de casa) do que uma árvore espigada, embora majestosa. Até no exterior, as indicas são resilientes e gozam com a cara das temperaturas flutuantes — basta lembrar-se de onde originaram. Além disso, o tempo de floração rápido das indicas significa que os cultivadores de exterior podem colhê-las antes da primeira geada.

DICAS DE CULTIVO

Embora as plantas indica desenvolvam normalmente uma forma de árvore de Natal, este crescimento pode ser domado e manipulado para uniformizar a cobertura e direcionar mais luz para todos os locais de brotamento disponíveis. Podem ser utilizadas técnicas como a poda e o LST (treino de baixo stress) para dar à sua planta a forma ideal para dispor de uma saúde robusta e rendimentos enormes. Assim que estiver satisfeito com o seu visual, pode passar a sua planta vegetativa para a fase de floração reduzindo as horas de exposição à luz para 12 horas com, 12 horas sem.

INDICA

Um dos maiores "contratempos" aos quais deve permanecer atento nas indicas também é uma das suas maiores vantagens - brotos densos. De facto, à medida que os brotos aumentam de tamanho e ganham peso, estes correm um risco muito maior de desenvolverem bolor, especialmente em regiões húmidas com temperaturas que fomentam as pragas e os patógenos. Evite este problema controlando cuidadosamente as condições ambientais no interior, ou construindo o abrigo necessário no exterior (na eventualidade de chuva, humidade excessiva etc.). Dispor de uma estufa ou barracão pequenos onde pode abrigar as suas plantas do clima inclemente pode ser uma ótima rede de segurança.

CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DA _CANNABIS_ INDICA

• Estatura pequena e espessa
• Folhas amplas e verde-escuras
• Brotos densos
• Tempo curto de floração
• Resiliente perante flutuações de temperatura
• Suscetível à formação de bolor e ao aparecimento de pragas

A indica parece o seu tipo de estirpe? Ótimo! Consulte o nosso top 10 de estirpes indica para dar início ao seu projeto de cultivo!

_CANNABIS_ SATIVA

A _Cannabis_ sativa encontra-se principalmente nos climas quentes e secos da África, Ásia e da América Central. Estas estirpes desenvolvem-se em espécimes altos e esguios com folhas compridas e finas. Dado que podem exceder os 3 m de altura, a _Cannabis sativa_ demora tipicamente muito mais tempo a amadurecer do que a indica.

INFORMAÇÃO DE CULTIVO

As sativas requerem imensa luz e temperaturas mais elevadas para prosperarem — basta pensar no seu habitat natural localizado perto do equador. Estas plantas também requerem uma grande quantidade de espaço, têm brotos muito mais delgados e permanecem na fase de floração durante muitas mais semanas do que a maioria das indicas. A seu favor, estas plantas requerem habitualmente menos fertilizante e menos nutrientes do que as plantas indica. Além disso, graças à sua estrutura de brotos delgados, as flores são menos suscetíveis ao bolor e à humidade excessiva.

SATIVA

DICAS DE CULTIVO

As plantas sativa podem ser delicadas e têm menos clorofila do que as indicas devido às suas folhas finas. Isto também significa que precisa de dar luz, calor e humidade suficientes às suas plantas sativa. Ao passo que possa ter receio de cultivar as suas indicas nos trópicos, as suas sativas sentir-se-ão como se estivessem em casa sob o clima quente e húmido.

Para os que têm um pouco de experiência de cultivo, podem domar a altura da sua espécime sativa utilizando a técnica da tela verde (ScrOG). Ao colocar uma tela verde sobre a sua planta e ao fomentar o novo crescimento através da malha, criará uma cobertura lisa de brotos que otimiza o espaço disponível e o potencial de rendimento. Tal como as indicas, as variedades de sativa normais (fotoperiódicas) requerem uma alteração no ciclo de iluminação para começarem a florescer. Tenha em consideração que as plantas podem continuar a crescer em altura durante o primeiro par de semanas da fase de floração, portanto, certifique-se de que tem espaço suficiente para acomodar o surto de crescimento.

CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DA _CANNABIS_ SATIVA

• Estatura alta e esguia
• Folhas finas e verde-claras
• Brotos delgados
• Tempo de floração mais prolongado
• Requer uma temperatura mais elevada e maior humidade
• Menos suscetível ao bolor

Para os que têm uma veia sativa, consulte o nosso top 10 de espécimes sativa que se adequam à sua mania!

HÍBRIDAS

Embora possa encontrar estirpes 100% indica ou 100% sativa, a maioria dos cultivares no mercado hoje em dia contêm diferentes níveis de ambas as genéticas. Em virtude disso, estas estirpes "híbridas" podem ser de predominância indica, predominância sativa ou divididas em 50/50. Esta versatilidade permite que os reprodutores criem estirpes novas que tiram partido das melhores características tanto da sativa como da indica enquanto eliminam as características menos vantajosas. Por exemplo, uma híbrida bem desenvolvida apresentará a estrutura de broto denso e fase curta de floração de uma indica combinada com as melhores características de uma determinada sativa para oferecer o melhor de dois mundos.

Lembra-se da subespécie ruderalis que mencionámos anterior? As híbridas também podem apresentar esta genética, contudo, conforme supracitado, a ruderalis é principalmente adicionada para reduzir o tempo de floração, dado que as suas outras qualidades são tidas como inferiores. Algumas estirpes fotoperiódicas de canábis podem conter uma pequena quantidade de ruderalis, mas esta genética encontra-se principalmente nas estirpes autoflorescentes.

Tipicamente, as híbridas herdarão a facilidade de crescimento das plantas indica enquanto mantêm os efeitos muito procurados que são oferecidos pelas sativas. Assim sendo, as híbridas tornaram-se uma das principais atrações tanto para os cultivadores domésticos como para os profissionais.

CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DA CANÁBIS HÍBRIDA

• Herda a morfologia tanto da indica como da sativa
• Tempo de floração geralmente rápido
• Grandes rendimentos
• Crescimento robusto e resiliente

Acha que uma híbrida é a estirpe mais adequada para si? Consulte o nosso top 5 de híbridas Skunk para usufruir de um pouco de canábis com um aroma forte e características robustas. Não há como errar com uma Skunk. Para uma moca que o transporta para outra dimensão e um paladar que tira partido das melhores características de ambas as estirpes, não pode ignorar o nosso top 5 de híbridas OG Kush.

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.