O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By Max Sargent

Colher a Canábis: Encontre a Altura Certa

Harvest Time


Saber como colher canábis devidamente é crucial para tirar o máximo partido da sua cultura. Após meses de cultivo, com cuidados, atenção e até devoção diligentes dedicados às suas plantas, acertar corretamente nesta (praticamente) última fase do processo é o mínimo que elas, e você, merecem. Pode parecer que já está tudo concluído quando chega a altura da colheita, mas ainda há imenso a fazer, e muita coisa pode correr mal.

Video id: 540076385

Quando Colher a Canábis

A primeira coisa que temos de dominar quando se trata de colher devidamente a canábis é saber quando colher. A primeira coisa que temos de dominar quanto se trata de colher devidamente a canábis é saber quando colher. Caso colhamos demasiado cedo, então o THC não estará totalmente desenvolvido. Caso colhamos demasiado tarde, então este ter-se-á começado a degradar em CBN. Para uma quantidade máxima de THC e para as mocas mais potentes, precisamos de colher na altura certa!

As seguintes secções detalham as diferentes formas de conseguir distinguir se os seus brotos estão prontos para serem colhidos.

Ficha Técnica da Semente

Em primeiro lugar, quando compra uma semente de canábis, esta deve incluir alguma indicação de quando as plantas estarão prontas para serem colhidas. Isto será expresso quer como uma quantidade de dias ou de semanas no interior (ex. 55–60 dias; 8–9 semanas) ou como um mês específico ou altura do mês no exterior (ex. no final de setembro).

Estas estatísticas não lhe contam exatamente quando é a altura da colheita. Ao invés, elas devem ser tidas como um guia. Não se limite a colher 9 semanas após o início da floração só porque a embalagem da semente o diz. Algumas plantas demoram mais tempo enquanto outras são mais rápidas. Não obstante, estas estatísticas devem mantê-lo no caminho certo e ajudá-lo a determinar se está tudo a correr como deveria.

Folhas a Amarelecerem

Yellow Leaf

As folhas lança amarelecerão durante um crescimento. No entanto, quando um ciclo de vida da planta chega ao seu fim natural, mais e mais folhas começarão a amarelecer, dado que a planta deixa de produzir clorofila e, finalmente, prepare-se para morrer.

Novamente, esta característica não dir-lhe-á exatamente quando colher, mas pode ser assumida como um sinal de que a hora da colheita está perto (ou passou).

Pistilos

Pistils

Os pistilos são uma forma mais fiável de dizer que a sua planta está madura para colher. Estes pequenos pelos que apanham o pelo iniciam a vida com uma cor branca/translúcida. À medida que amadurecem, elas ficam opacas e assumem uma cor vermelha-acastanhada escura. Geralmente, uma vez que cerca de 90% de pistilos tiverem ficado desta cor, a planta está pronta para a colheita.

No lugar de qualquer opção melhor, esta é uma forma viável de descortinar quando colher. No entanto, não é a melhor forma. Outros fatores podem fazer com que as plantas produzam continuamente pistilos imaturos, mesmo que o resto da planta esteja maduro, o que pode levar os cultivadores a pensarem que esta nunca está pronta.

Tricomas

Trichomes

Pegar nas suas dicas dos próprios tricomas é a melhor forma de saber quando colher a canábis. Afinal de contas, é dentro dos tricomas que o THC é produzido. Para vê-los claramente, precisará de um microscópio de bolso muito barato.

O rácio ideal para a colheita é:

  • 70% branco
  • 15% âmbar
  • 15% cristalino

Este método é à prova de falhas, dado que os tricomas não mentem.

Para mais detalhes, consulte o nosso artigo dedicado para determinar a hora correta para colher canábis.

Preparar-se para Colher Canábis

O melhor que puder, é útil transacionar o seu espaço de cultivo para um espaço de colheita/pós-colheita. Para este fim, quererá que a temperatura se encontre em torno dos 20 ºC e a humidade em cerca de 50%.

A melhor altura para iniciar o processo da colheita em si é no início do dia, num dia seco. Caso esteja a cultivar no exterior, tem menos controlo sobre as variáveis ambientais. Assim sendo, consulte a previsão meteorológica e escolha o momento mais oportuno.

Reúna as Ferramentas Necessárias para Colher a Marijuana

Para colher canábis, não precisa de muito em termos de equipamento. Não obstante, há algumas peças essenciais de que precisa para tudo correr sem sobressaltos:

  • Lupa: um microscópio de bolso, lupa, ou câmara de smartphone resolverão o problema. Estas são utilizadas para inspecionar os tricomas.
  • Tesouras de poda: um par de tesouras de poda afiada e robusto é necessário para cortar a planta. As plantas maduras são resistentes e lenhosas, por conseguinte, um par adequado de tesouras de poda é o melhor.
  • Luvas: as luvas de jardinagem podem ajudar quando manuseia os ramos resinosos.
  • Bandeja de recolha: precisa de um lugar para colocar os seus ramos enquanto colhe. Uma grande bandeja ou caixa devem bastar.
  • Superfície/área de trabalho: uma clara e limpa superfície de trabalho ajudá-lo-á a progredir pelas fases de uma colheita.
  • Ventoinha: uma simples ventoinha oscilante ajuda a circular o ar quando seca a erva.
  • Ganchos: estes permitem-lhe pendurar os ramos de canábis para a devida secagem.
  • Secador de erva (opcional): isto pode tratar da secagem da sua erva, ao invés de a pendurar.
  • Jarros: quererá utilizar jarros de vidro estanques, tais como jarros de vidro, para curar a sua colheita em segurança.

Como Colher a Marijuana: Passo a Passo

Na secção seguinte, explicaremos exatamente como colher a sua planta de canábis. Na secção seguinte, explicaremos exatamente como colher a sua planta de canábis. Consoante o tamanho e a quantidade de plantas que tem, pode ser um processo bastante complexo. Por conseguinte, prepare-se para trabalhar.

1. Corte os Ramos

Cut the branches

Corte cada ramo carregado de brotos perto dos nós (onde os ramos encontram o caule principal). Não precisa de remover os ramos que não têm brotos. Disponha os ramos delicadamente na bandeja de recolha, dado que não quer danificar as flores.

Ou Corte Toda a Planta

Consoante o tamanho da sua planta, pode passar diretamente para os ramos, ou pode cortar toda a planta primeiro. Caso as plantas sejam consideravelmente pequenas, pode ser conveniente cortar toda a planta e, de seguida, retirar os ramos.

Caso tenha um planta muito grande, é muito mais fácil remover apenas os ramos enquanto a planta ainda está de pé.

Para cortar toda a planta, corte cerca de 12 cm acima da linha do solo, a um ângulo de 45 graus.

2. Corte as Folhas Lança

Trim Fan Leaves

As folhas lança são as grandes folhas que crescem por toda a planta. Corte-as e guarde-as em conjunto com todo o outro material cortado para fazer chá ou manteiga de canábis.

3. Corte as Folhas Açúcar

Trim Sugar Leaves

Agora, antes de pendurar, precisa de cortar as folhas açúcar para reduzir as possibilidades de o apodrecimento do broto prejudicar a sua colheita. As folhas açúcar retiram o seu nome da sua densa cobertura de tricomas — por conseguinte, use-as para algo!

Corte as folhas açúcar perto do broto, mas tenha cuidado para não cortar o próprio broto. De certa forma, cortar é uma arte. Em primeiro lugar, isto afeta a forma como os brotos secam e curam, o que influencia a sua qualidade final. Além disto, contudo, uma boa poda pode dar aos brotos um visual superior e topo de gama. Alguns cultivadores não se preocupam muito com isto, enquanto outros levam-no muito a sério.

4. Pendure os Ramos

Hang your branches

Finalmente, precisa de pendurar os seus ramos. Pendure-os de pernas para o ar com espaço suficiente entre cada ramo. O ambiente deve encontrar-se nos 20 ºC, HR de 50% e escuro, dado que a luz pode danificar o THC. Utilize a ventoinha oscilante para manter o fluxo de ar a circular na divisão, dado que isto reduzirá as probabilidades de apodrecimento dos brotos.

Faça o seu melhor para assegurar que o espaço se encontra livre de pragas e de contaminantes.

5. Recolha as sobras

Onde quer que tenha disposto os ramos, tais como bandejas e superfícies de trabalho, provavelmente terão caído tricomas. Recolha-os e utilize-os para fazer manteiga de canábis ou misture-os numa lote de kief existente. Não vai querer desperdiçar!

Colher Diferentes Estirpes

Caso cultive erva, precisa de aprender a distinguir quando é que as plantas estão prontas para colher. Todas as estirpes amadurecem a diferentes ritmos, por conseguinte, o trabalho de adivinhação não funcionará. Por exemplo, as automáticas mais rápidas podem estar prontas passadas 7 semanas após a germinação, enquanto as sativas mais lentas podem demorar 15 semanas a atingir a colheita, após terem começado a florescer! Compreender as suas plantas individuais, bem como as suas dicas, é uma obrigatoriedade para uma boa prática de cultivo!

Experimente uma colheita progressiva quando os brotos inferiores não estiverem totalmente maduros

Se as flores perto do topo tiverem um número significativo de tricomas nublados e âmbar indicando que estão maduras e prontas para colher, mas os cristais nos brotos inferiores ainda estiverem perfeitamente cristalinos e longe de estarem prontos, pode recorrer a uma técnica designada por colheita progressiva para se assegurar de que cada pedaço de erva que corta está perfeitamente maduro.

Também designado como colheita parcial ou colheita escalonada, este método é tão simples que ficará surpreendido por não ter pensado nele antes. Corte simplesmente os brotos individuais que estão prontos, pode os ramos e as folhas restantes conforme necessário para expor as flores menos maduras à luz e aguarde pelos sinais que indicam que estão prontas para colher.

A maioria das plantas cultivadas dentro de portas só precisa de dois ciclos de colheita progressiva, separados por sensivelmente duas semanas, mas as maiores podem precisar de mais.

Note que a maioria das plantas amadurecem do topo para baixo porque a cobertura está mais exposta à luz e mais lúmens significam habitualmente um amadurecimento mais rápido. No entanto, cada planta é um indivíduo único e pode deparar-se com um fenótipo peculiar que amadurece de baixo para cima. Além disso, algumas plantas amadurecem uniformemente de cima para baixo e, por conseguinte, não são boas candidatas para a colheita progressiva.

Hora da Colheita

Está na altura de podar as suas flores

A poda, ou o desbaste, é o passo seguinte. É um processo necessário para limpar os brotos e impedir que as folhas açucaradas inundem os seus vasos de erva. Para realizar esta tarefa, tudo o que precisa é de uma banca, uma bandeja, um par de luvas de látex e uma tesoura. Há duas formas de podar a sua colheita: poda húmida e poda seca.

A poda húmida refere-se ao desbaste das suas flores logo após a colheita, quando o conteúdo húmido ainda é elevado. Isto diminui a probabilidade de formação de bolor porque todas as folhas açucaradas são removidas antes de secarem, impedindo o aprisionamento da humidade. A contrapartida é que é um processo muito pegajoso. As luvas são uma obrigatoriedade. Mas há um lado positivo, pode fazer bolotas de haxixe com a resina que fica colocada na sua tesoura.

A poda seca envolve desbastar as suas flores após estas secarem. Este método é melhor para quando estiver a lidar com um ambiente pouco húmido e tiver menos probabilidade de ganhar bolor. A poda seca também resulta em brotos mais apertados e compactos, um componente estético que muitos cultivadores valorizam.

Independentemente do método que escolher, a tarefa não deixa de ser a mesma. Tem a opção de cortar as folhas açucaradas enquanto os brotos se encontram presos aos ramos, ou pode remover cada um dos brotos individualmente e limpá-los separadamente. Certifique-se de que guarda as suas folhas açucaradas, pois estas podem ser utilizadas para fazer haxixe, entre outros extratos.

Hora da Colheita

Seque os seus brotos

A próxima etapa é levar a sua colheita para a sala de secagem. A secagem da canábis é essencial para remover a humidade do exterior dos brotos, para impedir a formação de bolor. Além disso, não é agradável fumar erva húmida. Antes de iniciar a secagem, dedique um espaço para esta operação. Pode ser uma divisão inutilizada ou inclusive a tenda de cultivo que utilizou para cultivar. Se deixou as suas flores nos ramos, então terá de arranjar uma espécie de corda onde as possa pendurar. Caso contrário, coloque simplesmente os brotos num estendal.

Para obter resultados ideais, a canábis deve ser seca lentamente. Pode parecer mais fácil colocar os seus brotos no forno, mas isto reduzirá o seu paladar. Os terpenos, os químicos que dão o sabor à canábis, são voláteis e perdem qualidade perante temperaturas elevadas. Para iniciar a secagem, terá de proporcionar uma temperatura ambiente de aproximadamente 21 ºC e uma humidade relativa de 50%. Coloque um higrómetro no seu espaço de secagem para medir estes dois fatores. Se as suas leituras forem demasiado altas, utilize ventoinhas, ar condicionado e um desumidificador. Se forem demasiado baixas, instale um aquecedor e um humidificador.

A secagem demora habitualmente entre 2 a 7 dias. Acompanhe atentamente as suas flores todos os dias e apalpe-as para avaliar os níveis de humidade. Eventualmente, os caules e as flores deverão partir devido à força ao invés de se curvarem. Quando isto ocorrer, chegou a altura da próxima fase.

Video id: 484380359

Cure a sua canábis para obter maior suavidade

Já alguma vez fumou uma erva com um aspeto húmido, acabando por perceber que dilacera a sua garganta? Isto deve-se ao facto da canábis não ter sido curada. A cura acrescenta uma quantidade significativa de tempo ao término do processo de cultivo, mas aumenta exponencialmente o valor de uma colheita. É um processo de seca prolongado que remove a humidade do interior das flores, algo que a simples secagem não consegue alcançar.

A cura reforçará o paladar da sua colheita e presenteá-la-á com umas passas suaves e agradáveis. Isto é alcançado através da decomposição de moléculas como a clorofila, as quais irritam o trato respiratório.

A cura também aumentará a potência da sua colheita. Antes dos brotos serem aquecimentos enquanto os fuma, vaporiza e cozinha, o THC existe sob a forma de THCA. Este ácido canabinoide é decomposto (descarboxilado) em THC quando exposto a altas temperaturas, ou com o tempo. A cura encoraja este processo e aumenta lentamente os níveis de THC.

É basicamente um processo que se inicia e vai-se deixando ficar. Tudo o que precisa é de alguns jarros — o suficiente para colocar toda a sua colheita.

Video id: 509743497

Encha cada um dos jarros até cerca de 75% da sua capacidade, vede-os bem e guarde-os num local fresco e escuro. De início, a humidade restante sairá do interior dos brotos, fazendo com que o seu produto pareça estar reidratado. Ao abrir os jarros durante alguns minutos várias vezes ao dia — um processo conhecido como arroto — irá libertar esta humidade e permitir a troca por ar fresco. Repita este processo durante a primeira semana.

Durante a segunda e terceira semanas, só terá de abrir os seus jarros uma vez por dia durante alguns minutos, pois o nível de humidade vai diminuindo. Passadas três semanas, as suas flores estarão suficientemente curadas e fornecerão uma suave experiência quando as fumar. Alguns cultivadores com infindável paciência optam por aumentar o período de cura para até oito semanas, maximizando o paladar e a potência. Se está a pensar num armazenamento a longo-prazo, fique a saber que pode curar a sua canábis durante mais de seis meses sem prejudicar o seu produto.

Over and under-watering

Hora da Colheita
Hora da Colheita
Hora da Colheita
Hora da Colheita

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

Categorias
eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37835 avaliações