Cannabis Grow guide by Royal Queen Seeds

By Luke Sholl Reviewed by: Miguel Ángel Garcia


A água é a base da vida. Isto aplica-se igualmente à canábis, que depende da água para todo um conjunto de funções. No nosso blogue anterior sobre a qualidade da água, avaliámos o porquê de a água ser importante, e como o pH pode afetar muitos aspetos do seu cultivo. Hoje, vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre as ppm e a CE. Ambos são aspetos mais avançados do cultivo de canábis que precisam de ser tidos em consideração, e aprofundar o seu conhecimento em torno disto ajudará a elevar as suas competências ao máximo. Para os novatos, embora importante, esta informação não é essencial para cultivar. Ainda é possível obter ótimos resultados sem ela, mas certamente que ajudará!

Cannabis And Water Quality Part 3: Choosing A Water Source
Cannabis And Water Quality Part 3: Choosing A Water Source

Como medir a concentração de nutrientes

Para compreender a concentração de nutrientes do seu solo, quererá testar quer o pH como as PPM e a CE do seu escoamento.

PPM: acrescente sempre a quantidade correta de nutrientes

As PPM é uma medida que lhe dá um indicativo da quantidade de nutrientes presentes no seu meio de cultivo. Isto é super importante dado que orienta a sua próxima alimentação e permite-lhe evitar sobre ou subalimentar as suas plantas. A medição das PPM é simples e pode ser realizada utilizando a maioria dos medidores de TDS.

Como gerir a CE do escoamento

A CE, ou condutividade elétrica, é outra medida que nos ajuda a determinar a quantidade de nutrientes presentes no meio de cultivo. Quantos mais nutrientes no meio, maior a leitura CE do seu escoamento. A medição da CE é simples com o nosso Testador de Condutividade Portátil DiST 4, da Hanna Instruments. Lembre-se de medir o seu escoamento regularmente para saber quando alimentar as suas plantas e com quanto as deve alimentar.

CÓMO MEDIR LA CONCENTRACIÓN DE NUTRIENTES
CÓMO MEDIR LA CONCENTRACIÓN DE NUTRIENTES

Como decifrar os resultados do seu escoamento

Para uma imagem clara de quantos nutrientes as suas plantas estão a obter, precisa de medir as PPM e a CE quer da sua solução de nutrientes/reservatório (se estiver a utilizar hidroponia) e o seu escoamento. Idealmente, a leitura das PPM e da CE do seu escoamento deve ser sempre inferior, o que demonstra que as suas plantas estão a ingerir nutrientes quando as alimenta. Caso as suas leituras PPM/CE sejam super baixas no seu escoamento, é um sinal de que precisa de aumentar os seus nutrientes.

Se não houver qualquer alteração na PPM/CE entre os seus nutrientes e escoamento, isto significa que as suas plantas não estão a ingerir os nutrientes adequadamente. Habitualmente, isto deve a subidas ou descidas no pH.

Se a leitura PPM/CE for maior no seu escoamento do que na sua solução de nutrientes, provavelmente estará a lidar com a acumulação de sal em torno das raízes. À medida que alimenta as suas plantas, esta acumulação dissolve-se lentamente no seu escoamento, aumentando as suas leituras PPM/CE. Para lidar com isto, quererá utilizar um limpador enzimático para limpar as raízes das suas plantas. Os limpadores removem qualquer tipo de acumulação de nutrientes e podem ser misturados diretamente na água. Alternativamente, também pode utilizar de pH neutro filtrada para limpar as suas raízes. Tenha apenas em consideração que este processo demora múltiplas tentativas.

HYDROPONIC
PPM (Hannah) EC (mS/cm2)
Early Growth 350 - 400 ppm 0,7 - 0,8
Seedling 400 - 500 ppm 1 - 1,2
Transition 550 - 650 ppm 1,3 - 1,5
Vegetative Stage 650 - 750 ppm 1,6 - 1,7
Vegetative Stage 750 - 800 ppm 1,7 - 1,8
Vegetative Stage 850 - 900 ppm 1,8 - 1,9
Flowering Stage 900 - 950 ppm 1,9 - 2
Flowering Stage 950 - 1050 ppm 2 - 2,2
Flowering Stage 1050 - 1100 ppm 2,2 - 2,3
Flowering Stage 1100 - 1150 ppm 2,3 - 2,4
Flushing 0 - 400 ppm 0 - 0,8
SOIL
PPM (Hannah) EC (mS/cm2)
Early Growth 400 - 500 ppm 0,8 - 1
Seedling 500 - 600 ppm 1 - 1,3
Transition 600 - 750 ppm 1,2 - 1,5
Vegetative Stage 800 - 850 ppm 1,6 - 1,7
Vegetative Stage 850 - 900 ppm 1,7 - 1,8
Vegetative Stage 900 - 950 ppm 1,8 - 1,9
Flowering Stage 950 - 1000 ppm 1,9 - 2
Flowering Stage 1000 - 1050 ppm 2 - 2,1
Flowering Stage 1050 - 1100 ppm 2,1 - 2,2
Flowering Stage 1100 - 1150 ppm 2,2 - 2,3
Flushing 0 - 400 ppm 0 - 0,8

PPM e CE

Conhecer as suas PPM ajuda-o a evitar possíveis queimaduras permitindo que saiba quando ajustar a quantidade de minerais nutrientes que adiciona à sua água. A canábis gosta de 500-600 ppm após a colonização, 800-900 ppm quando vegeta e 1000-1100 ppm quando floresce. Por conseguinte, conhecer o conteúdo mineral da sua água antes de misturar os seus nutrientes pode evitar stressá-lo e stressar as suas plantas. Para cultivadores DWC (hidropónicos), é importante conhecer a condição do reservatório de água, dado que os minerais podem reduzir à medida que o nível de água desce - é uma chamada de atenção para ir aumentado os níveis conforme necessário.

Há muitas sondas, aparelhos e medidos no mercado, todos capazes de medir as ppm. O mais comum é um medidor TDS (total de sólidos dissolvidos). A sua escolha depende realmente do seu orçamento, e desejo de se tornar técnico e apaixonado com o seu cultivo. A maioria tem um alcance de 3500, que é tudo o que precisará para a canábis, mas se gosta de exageros, alguns lerão até 9999.

PPM In Different Waters
  1. Assim que tiver calibrado o seu medidor TDS, ligue-o, certifique-se de que lê zero e coloque-o na água que quer testar – e já está, aí tem a sua leitura ppm. Caso esteja a utilizar a osmose inversa da água, a leitura será de 0 a 10 ppm dado que estará totalmente livre de minerais.
  2. Caso utilize água da torneira, a sua leitura deve ser entre 50 e 300 ppm aqui na UE, como norma.
  3. Caso a canalização na sua cidade seja antiga, ou esteja a utilizar água de poço de estrato de calcário, pode obter uma leitura de até 500 a 700 ppm, devido à acumulação de minerais.
  4. Se a leitura da sua água for acima dos 500 ppm, precisa de fazer algo quanto a isso, dado que competirá e bloqueará os nutrientes que deseja que a canábis consuma. Quer precise de um pouco mais de nutrientes concebidos para serem utilizados em áreas de água dura, ou precise de tratar a sua água em casa, quer através de filtros de carbono, destilação ou osmose reversa.

Ser técnico com a CE e as PPM

É aqui que as coisas passam a ser técnicas.

CE, ou Condutividade Elétrica, é uma medida da salinidade de uma amostra de água.

A água salina conduz a eletricidade melhor do que a pura ou a água de osmose invertida, porque mais iões são dissolvidos nesta e, consequentemente, a condutividade da solução aumenta. Os valores podem ser medidos em microsiemens por centímetro (µS/cm) ou em milisiemens por centímetro (mS/cm) consoante o medidor CE.

Se a sua água for demasiado salina, esta pode afetar as suas plantas de duas formas. Pode aumentar a toxicidade de iões singulares na bola raiz e aumentar a pressão osmótica nas raízes, inibindo a ingestão de nutrientes.

As PPM medem o conteúdo mineral geral da sua água, independentemente daquilo que os minerais sejam.

As leituras ppm precisas são obtidas evaporando gentilmente a amostra de água e analisando o resíduo restante. Além do cloreto de sódio, a maioria dos outros minerais dificilmente se encontram presentes em praticamente toda a água que ocorre naturalmente e não são de qualquer preocupação de maior. Habitualmente, estes minerais são quantidades residuais de carbonato de cálcio, magnésio e vestígios micro de vários outros elementos.

Caso contacte o seu fornecedor de água local, habitualmente, pode fornecer-lhe uma análise mineral do seu abastecimento de água local.

Há conversões de microsiemens por centímetro para partes por milhão e no sentido contrário, mas a maioria dos medidores faz estas conversões por si.

O solo orgânico e os cultivadores de exterior têm uma vantagem uma vez mais quando se trata das ppm e da CE. Os microrganismos fornecem uma proteção que ajuda a proteger a planta das flutuações nas ppm ou na CE e há uma margem maior para erro quando rega.

Nunca seja complacente, contudo. Verifique sempre a qualidade da água, inclusive dos rios e das enseadas. Nunca sabe o que pode escorrer a montante durante dias de chuva que possam tornar a sua água tóxica.

Lectura precisa de las PPM

Dicas extras sobre a qualidade da água

  • Quem acha que a água da chuva é neutra? É um equívoco comum e, na realidade, é ligeiramente ácida. O dióxido de carbono dissolve-se na chuva e torna-a num ácido carbónico fraco com um pH de sensivelmente 5.6. Não se preocupe, contudo, assim que tiver assentado por algum tempo num tanque ou barragem ou reservatório, esta liberta o dióxido de carbono e equilibra-se a 7. Alguma vez reparou como as plantas crescem como loucas após chover? É por isso.
  • Quando faz com que a sua água passe por um filtro de osmose, este torna a sua água totalmente livre de minerais. Nunca utilize esta água não modificada para lavar as suas plantas ou como um spray da folhagem. A água RO roubará os nutrientes das suas plantas, particularmente o cálcio e magnésio. Etiquete as garrafas de forma perfeitamente percetível.
  • Coloque aeradores nas suas torneiras. Se estiver a encher um recipiente com uma mangueira, faça a água espumar e borbulhar para vivificar e oxigenar.
  • Em climas frios, tente manter a sua água nos 25 ºC.

Aqui tem! As coisas tornam-se bastante técnicas, por conseguinte, não se preocupe se demorar algum tempo a compreender. Ao trabalhar ativamente para assegurar que tem a melhor qualidade de água, ajudá-lo-á a minimizar quaisquer potenciais problemas de cultivo, além de dar à sua canábis o que ela precisa para prosperar. Quanto mais conhecimento, melhor!

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Localizador de Guias de Cultivo

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 36328 avaliações