O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds


By Luke Sumpter Reviewed by: Micaela Landeira


Há um bom motivo para a maioria dos cultivadores manter as plantas macho afastadas das suas fêmeas: a polinização dos machos faz com que as fêmeas desenvolvam sementes. Fruto disso, as fêmeas concentram a sua energia na produção de sementes, ao invés de o fazerem no crescimento de brotos de qualidade superior. Este infeliz produto final com sementes pode ser evitado implementado algumas técnicas básicas.

Obviamente, ninguém quer fumar erva com sementes. Quando cultiva canábis e aprende a identificar as plantas macho e os sinais de polinização, pode remover estas plantas para salvar as suas fêmeas restantes. Igualmente, reconhecer uma fêmea polinizada antecipadamente permite-lhe começar de novo antes que seja demasiado tarde, ao invés de terminar um cultivo que só resultará numa colheita de fraca qualidade.

Nunca subestime até onde o pólen da canábis consegue viajar. Este material genético microscópico pode disseminar-se por um raio de 5 a 12 quilómetros. No entanto, durante o clima mais severo, pode voar com o vento por distâncias superiores a 48 km. Quando cultiva no exterior, tem mais em que pensar do que nos machos na sua propriedade. Os cultivadores na cidade vizinha, que não estejam a prestar atenção ao sexo, poderão colocar as suas plantas em risco caso não tome medidas adicionais.

How To Tell That A Female Plant Has Been Pollinated

Como distinguir se uma planta fêmea foi polinizada

Entre os primeiros sinais de que a sua fêmea foi polinizada encontra-se o aumentar de volume das suas brácteas. As brácteas são estruturas pequenas, estilo folhas, que protegem as partes reprodutoras da fêmea. Estes são os locais a partir dos quais aparecerão os brotos em floração. Não confunda as brácteas com cálices.

Um bom teste para constatar se as brácteas incharam é pegar num par de tesouras, agarrar uma bráctea e abri-la. Se houver uma semente no interior, tem uma planta polinizada.

Outra indicação da polinização pode ser a cor dos pelos do pistilo. Quando uma fêmea tiver sido polinizada, os pelos anteriormente brancos murcharão pouco depois e tornar-se-ão mais escuros.

Também consegue ver se o pólen fertilizou uma planta fêmea prestando muita atenção aos pistilos — os órgãos reprodutores das flores. Estas estruturas com um ar de pelo mudam de cor durante a fase de floração normal, de branco para laranja ou vermelho escuro. Nas flores não fertilizadas, todo o pistilo passa por esta mudança. Contudo, após a exposição ao pólen, apenas as pontas dos pistilos ficarão escuras, enquanto o "caule" permanece branco.

How To Tell That A Female Plant Has Been Pollinated

Como evitar a polinização das suas plantas fêmea

A polinização requer a presença de plantas mancho ou intersexo (hermafroditas), que são fêmeas que também produzirão pólen. A primeira coisa que quer fazer para manter o risco da polinização baixo é remover o máximo de machos ou "hermafroditas" que conseguir. Particularmente durante as primeiras três semanas de floração, é importante verificar frequentemente se há espécimes macho no seu jardim.

O cultivador de canábis típico não tem um motivo para manter os machos, e quererá livrar-se deles assim que forem detetados. Os produtores de canábis, por outro lado, podem querer manter os machos na sua cultura de plantas fêmea. Nestes casos, normalmente, o produtor separará os sexos para evitar qualquer polinização acidental. Eles podem cultivar fêmeas numa tenda e machos noutra. Quando cultivadas no exterior, tal como num jardim, os machos são frequentemente mantidos no canto mais remoto da área de cultivo, o mais longe possível das fêmeas. Ainda assim, devido ao facto de o vento transportar o pólen, há sempre algum risco de polinização acidental.

How To Tell That A Female Plant Has Been Pollinated

Como detetar plantas de canábis macho

Para determinar o sexo das suas plantas de canábis, terá de aguardar até à fase de prefloração quando as plantas começam a dedicar a sua energia à reprodução. As plantas de canábis fêmeas demonstram os seus sinais de género mais tarde do que os machos. No local onde iriam, em breve, desenvolver os seus brotos (os nós entre o caule e o tronco), as fêmeas apresentarão pelos brancos delgados.

As plantas macho não apresentarão pelos nestes nós, desenvolvendo ao invés pequenos sacos de pólen. Estes sacos de pólen parecer-se-ão com bolas pequenas. Estas bolas podem aparecer isoladas ou em núcleos, consoante o quão avançada a fase de prefloração da planta está. Numa fase posterior do crescimento, os sacos de pólen abrirão, derramando o pólen e polinizando possivelmente as suas fêmeas.

How To Spot Male Cannabis Plants

Como é que as suas plantas de erva de interior foram polinizadas?

Cultivou canábis no isolamento de uma tenda de cultivo interior. Jogou pelo seguro e confirmou rotineiramente cada uma das suas plantas quanto a sinais de sacos de pólen. Contudo, de alguma forma, as suas plantas fêmea acabaram por ser fertilizadas e começaram a produzir sementes. Como, como raios é que isto aconteceu?

Bem, há várias causas a considerar. Primeiro, talvez tenha servido como um vetor para o pólen entrar no seu espaço de cultivo. Estas partículas microscópicas conseguem prender-se facilmente às fibras das roupas e abrigar-se no seu cabelo. Caso esteja a lidar com plantas macho num espaço de cultivo separado, talvez tenha trazido o pólen para a tenda de cultivo onde tem apenas fêmeas.

Em segundo lugar, as suas plantas podem estar stressadas! Os fatores ambientais que induzem o stresse podem forçar as plantas fêmea a desenvolver órgãos sexuais coloquialmente conhecidos como "bananas". Essencialmente, estes são sacos de pólen nas plantas fêmea. Eles formam-se principalmente como um resultado do stresse devido às fugas de luz, levando as plantas a entrarem no modo de sobrevivência e a polinizarem-se.

Estas estruturas polinizadoras são difíceis de detetar e, frequentemente, os cultivadores não as detetam. Ao contrário das plantas de sexo misto, ou das "hermafroditas" verdadeiras, que apresentam órgãos fêmea e macho óbvios separadamente, as bananas surgem nos brotos da fêmea. Além disso, as bananas não são sacos de pólen por si só. Estas são apenas a porção interior, ou antera. Há distância, os cultivadores poderão confundir facilmente a forma e a cor e achar que são pistilos. Devido ao facto de não possuírem o saco externo, as bananas começam a libertar imediatamente o pólen para a flor e provocam a fertilização rápida.

O que fazer quando as suas fêmeas são polinizadas?

Detetar as plantas de canábis macho e as fêmeas polinizadas antecipadamente pode salvá-lo de ter de investir ainda mais tempo e esforço em toda uma temporada de cultivo que dará em nada. Na maioria das vezes, o melhor rumo a seguir é livrar-se dos machos e das suas fêmeas polinizadas e iniciar simplesmente um cultivo novo.

Pode fumar fêmeas polinizadas?

Claro que sim! Embora não dê as boas-vindas a brotos com sementes numa loja, pode, de facto, fumar flores fertilizadas. Embora seja um recurso de última instância, certamente que não tem de descartar os seus brotos com sementes. Ainda conseguirá desfrutar de alguns terpenos saborosos e de canabinoides que alteram o estado de espírito; só terá de dedicar um pouco mais de trabalho.

Após cultivar brotos com sementes, terá de removê-los das flores. Pode fazê-lo á mão ou com um par de pinças, certificando-se de que não deixa passar nada. Alternativamente, pode moer ligeiramente as suas flores, o suficiente para decompor qualquer tecido de flor, mas sem decompor quaisquer sementes. De seguida, remova as sementes à medida que são expulsas.

Também pode cortar as suas flores para remover as sementes. Utilize uma tesoura de poda para cortar os seus brotos em pedaços mais pequenos, removendo as sementes à medida que o faz. Pode fumar este material ou talvez combiná-lo com as suas aparas e fazer um pouco de haxixe com gelo seco.

No entanto, tenha em consideração que algumas pessoas são sensíveis ao pólen da canábis, tal como há pessoas que reagem ao pólen de outras espécies. Caso tenha alergias ao pólen, talvez queira deixar de lado a possibilidade de fumar brotos fertilizados.

Como é óbvio, deve apontar sempre para proteger as suas flores do pólen para produzir a melhor sinsemilla possível. Os brotos com semente não chegam, nem de perto nem de longe, a ser comparáveis às. Consulte os principais motivos para não serem assim tão bons abaixo.

Sabor diminuído as flores fertilizadas divergem a sua atenção da produção de resina pegajosa para a produção de sementes. Isto resulta em terpenos menos saborosos, os quais sustentam o sabor e aroma únicos de cada cultivar.
Níveis de THC mais baixos uma redução na resina também significa quantidades mais baixas de canabinoides como o THC. Sentirá menos potência dos brotos com semente do que naqueles que produzem resina até à hora da colheita.
Pode causar desconforto as sementes podem prejudicar a experiência de fumar. Por um lado, tornam o fumo extremamente áspero e podem irritar a garganta quando combustadas. As sementes também têm uma tendência para rebentar quando expostas ao calor, o que pode deixar a ponta do seu charro desfeita.

Como evitar o problema da polinização

Há, como é óbvio, uma forma de evitar o problema da polinização de todo para o cultivador doméstico. Como resultado da inovação na indústria de canábis moderna, as sementes feminizadas estão agora disponíveis numa ampla variedade de estirpes novas e lendárias. Ao contrário das sementes normais, nem sequer terá de se preocupar com identificar ou separar os machos durante o seu cultivo. Desde que as suas sementes feminizadas sejam provenientes de um vendedor fiável, todas as sementes desenvolver-se-ão em plantas com brotos fumáveis. Com este conhecimento, depende de si decidir que tipo de sementes adequar-se-ão aos seus parâmetros de cultivo e aos objetivos pessoais enquanto cultivador.

Pode cultivar as sementes resultantes?

As suas flores entraram na semente, nesse sentido, porque não tirar o melhor partido da situação germinando-as e cultivando mais plantas? Certamente que o pode fazer, mas pode não acabar bem. Os cultivares bons são criados através do cruzamento intencional. Isto permite que os cultivadores se concentrem nas características desejáveis e excluam as más. As sementes resultantes destas operações são geneticamente estáveis e consistentes.

Contudo, caso as suas plantas tenham sido acidentalmente polinizadas, o cultivo da progénie será um acaso. Provavelmente acabará com uma variedade que não é fiável, com fraca produtividade, sabores inferiores e efeitos indesejáveis. No entanto, se puder dispor do tempo e dos recursos, pode sempre experimentar fazê-lo. Pode acabar com algo especial!

Não obstante, deve evitar cultivar sementes de uma planta que tenha sido autopolinizada. Os espécimes que desenvolvem características hermafroditas passá-las-ão para a progénie, ou seja, acabará por passar pela mesma situação novamente.

Porque deve evitar comprar erva com sementes

Conforme evidenciámos, deve evitar comprar erva com sementes devido ao sabor e efeitos inferiores, bem como ao fumo áspero. Resumindo — gastar dinheiro em brotos com sementes significa que está a ser enganado. Tal como não ficaria satisfeito por receber um saco cheio de caules, as sementes também aumentam o peso total do saco, ou seja, usufrui de menos canábis pelo preço que pagaria normalmente.

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37832 avaliações