O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By Luke Sumpter

A hora da colheita é a fase mais importante e mais excitante do cultivo de canábis. Esta é a altura em que o seu trabalho árduo finalmente compensa. No entanto, chegar a este ponto é mais fácil de falar do que fazer. Imenso pode correr mal antes de chegar a colheita. Já para não mencionar que QUANDO escolhe colher pode compor ou arruinar por completo a seu lote final. Compensa considerar de antemão quando e como colher as suas plantas, bem como o que fazer com o broto colhido posteriormente.

Se der por si ligeiramente perplexo pela noção de determinar quando colher, então continue a ler — cobriremos tudo o que precisa saber.


Video id: 540076385

Sinais da colheita

1. Cor dos tricomas

Há um par de formas de dizer quando é a altura de colher os seus brotos de canábis. Talvez a mais fiável seja examinar a cor dos tricomas. Estas glândulas que ostentam resina são consideradas como a melhor norma de medida dado que são mais consistentes nos seus resultados do que outros métodos de reconhecimento. Para fazê-lo, precisa de uma lupa — os tricomas são muitíssimo pequenos.

Os tricomas passam por três estados de cor consecutivos. Estes são transparente, turvo e âmbar. A melhor altura para colher é quando metade dos tricomas fica âmbar e metade fica transparente ou turva. Esta disparidade de cor deve-se aos brotos mais superiores amadurecerem mais cedo do que os da parte inferior. De qualquer das formas, não quer aguardar até que todos os tricomas fiquem âmbar, dado que isto leva geralmente a uma diminuição no THC e a um aumento no canabinoide que induz a sonolência, o CBN.

Trichomes

2. Folhas amarelas

As folhas amarelas também são um bom sinal de que a sua planta de canábis está pronta a colher. Pode lavar a sua planta quando as suas grandes folhas lançam começarem a amarelecer ou quando caírem por si só. No entanto, tenha em consideração que a queda das folhas é improvável de acontecer quando utiliza fertilizantes. Por conseguinte, pode querer confirmar outras pistas para determinar a altura da colheita.

Yellow Leaves

3. Pistilos

Caso tenha uma planta de canábis fotoperiódica, então consultar os seus pistilos e estigmas é uma forma útil de avaliar se está pronta para a colheita. Habitualmente, pode assumir que uma planta está pronta para colher quando cerca de metade dos pistilos ficam castanhos. Uma vez mais, o método dos tricomas é mais fiável.

Pistils

4. Folhas enroladas

A secagem e o encaracolar das folhas é outro sinal de que a sua planta de canábis está, provavelmente, pronta para ser colhida. Isto acontece porque a sua canábis consome menos água à medida que se aproxima da sua fase final da vida. Não obstante, confirme este método em conjugação com outros, dado que há pragas e doenças que podem levar a folhas secas e enroladas.

Curling

5. Agenda do reprodutor

Embora não esteja assente na pedra, é importante, pelo menos, considerar a agenda da colheita fornecida pela fonte da sua semente. Esta encontra-se habitualmente na embalagem da semente. Esta agenda é o número aproximado de dias/semanas que demorará para a sua semente de canábis desenvolver-se numa planta madura. Esta agenda, contudo, flutua consoante condições de cultivo como o ambiente, a água e o calor. Encare sempre esta informação do reprodutor com uma pitada de sal.


Colheita antecipada

Caso queira colher a quantidade máxima de brotos que a sua canábis consegue produzir, então colher mais cedo não é uma boa ideia. Contudo, há inúmeros motivos para poder optar por colher um pouco mais cedo do que o habitual. Alguns dos motivos mais comuns são a prevenção de insetos e do bolor. Em climas menos ideais, o mau tempo pode catalisar o início do apodrecimento do broto e outras doenças desagradáveis à medida que a época da colheita chega ao fim. Caso não consiga deslocar as suas plantas para o interior para evitar as condições severas, pode valer a pena fazer uma colheita prematura.

As ramificações das plantas envolventes também pode derrubar a sua canábis, motivo pelo qual a colheita antecipada é, por vezes, uma boa ideia. O cultivo discreto é outro motivo para alguns optarem por colher antes que a planta esteja verdadeiramente pronta. Embora tecnicamente possa colher assim que a sua planta produzir flores, os níveis de canabinoide permanecem muito baixos até que os brotos amadureçam.

Evite a colheita prematura o máximo possível, mas se realmente precisar, não é o fim do mundo. Caso colha apenas uns dias mais cedo, os "danos" na potência serão mínimos. Alguns brotos são melhores do que nenhuns brotos!

Cannabis Mouldy Bud

Colheita tardia

Por outro lado, uma colheita tardia significa que permitiu que a sua planta de canábis amadurecesse para lá do ponto do pico de potência. Muitos consideram que este método é mau devido à degradação do THC — o canabinoide que a maioria dos utilizadores quer usufruir. Embora os terpenos nos brotos sejam, de facto, mais pungentes quando os deixa amadurecer, o sabor e o aroma dissipar-se-ão caso a deixe amadurecer por muito tempo.

Colher as suas plantas tarde induz uma moca mais narcótica e "mocante" do que um estímulo cerebral energizante. Mesmo que só cultive uma sativa, a colheita tardia, provavelmente, resultará em efeitos semelhantes aos das estirpes de predominância indica. Embora isto não seja o ideal para muitos, alguns consumidores medicinais preferem os maiores níveis de CBN e os efeitos que induzem mais sono da erva que é deixada a amadurecer por mais tempo.

Finalmente, também deve ter cuidado com as colheitas tardias, dado que algumas estirpes começarão a polinizar-se por si só e ficarão intersexuais fruto disso.

Conclusão

A altura certa é um fator importante a considerar quando está a cultivar canábis. A quantidade de tempo que a permite amadurecer tem um efeito enorme no seu conteúdo canabinoide. É melhor considerar os métodos de reconhecimento supra para colher a sua planta quando este não for demasiado jovem nem demasiado velha. Desta forma, terá o melhor de dois mundos e a experiência de estirpe mais genuína.

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Localizador de Guias de Cultivo

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37804 avaliações