By Luke Sholl

QUAL É O MELHOR HORÁRIO DE LUZ PARA A CANÁBIS AUTOFLORESCENTE?

As estirpes de canábis autoflorescente florescem tendo como base a idade, ao invés de uma alteração no seu ciclo de luz. Não obstante, continua a ser crucial fornecer às suas automáticas a quantidade correta de luz para assegurar a melhor colheita possível. Continue a ler para saber tudo o que precisa sobre a iluminação para as estirpes de canábis autoflorescentes.

Video id: 527684146

CICLO DE LUZ 18/6

A canábis é uma planta C3, o que significa que consegue absorver o CO₂ para a fotossíntese, inclusive durante as horas diurnas. Além disso, dado que as plantas autoflorescentes têm fases vegetativas mais curtas e crescem frequentemente menos do que as estirpes fotoperiódicas, tipicamente quererá dar às suas automáticas pelo menos 18 horas de luz. Isto permite que haja um crescimento robusto, sem gastar demasiado na conta de eletricidade. As suas automáticas adoram a luz tanto quanto as estirpes fotoperiódicas tradicionais, estas só não dependem da mesma para começarem a florescer.

18/6 LIGHT CYCLE

CICLO DE LUZ DE 24 HORAS

Alguns cultivadores darão inclusive às suas automáticas um ciclo de luz integral de 24 horas, argumentando que este ajuda a maximizar o crescimento vegetativo. Os cultivadores que se mantêm pelos ciclos de luz de 18 horas, por outro lado, argumentam que este proporciona um curto período de "recuperação" às suas plantas, que é essencial para um crescimento saudável.

Não há um verdadeiro consenso sobre se as automáticas crescem melhor sob 18 ou 24 horas de luz, e já vimos os cultivadores a atingirem ótimos resultados com ambos os métodos. Para tomar uma decisão, recomendamos que teste um pouco ambas as variações e que se fique pela que funciona melhor para si.

24HR LIGHT CYCLE

E ENTÃO O CICLO DE LUZ 12/12?

Alguns cultivadores ainda decidem manter as suas automáticas sob um ciclo de luz 12/12 durante a floração, sendo que isto não constitui qualquer problema, dado que as automáticas cultivadas nestas condições ainda conseguem produzir uma colheita considerável. Lembre-se apenas de que os brotos que colhe sob um ciclo de luz de 12 horas serão visivelmente mais pequenos daqueles que obteria com um ciclo de luz de 18 ou 24 horas. Alguns dos motivos pelos quais pode considerar manter as suas automáticas sob um ciclo de luz 12/12 incluem:

  • Preocupações com o calor: caso viva num clima muito quente, pode querer desligar as suas luzes de cultivo durante o dia para evitar sobreaquecer a sua sala de cultivo. Nesse caso, cultivar as suas automáticas sob um ciclo de luz 12/12 — com as luzes ligadas durante a noite — pode ser a sua melhor opção para evitar stressar as suas plantas devido ao calor.
  • Cultivar automáticas juntamente com estirpes fotoperiódicas: caso esteja a cultivar automáticas juntamente com estirpes fotoperiódicas feminizadas, provavelmente terá de colocar as suas automáticas na mesma divisão das suas plantas feminizadas, o que significa que as suas automáticas só obterão 12 horas de luz por dia.
  • Para poupar dinheiro: ter as luzes de cultivo a funcionar durante 18 ou 24 horas durante alguns meses pode tornar-se bastante caro. Caso queira cultivar automáticas com um orçamento reduzido, pode querer optar por utilizar um ciclo de luz de 12 horas.
WHAT ABOUT A 12/12 LIGHT CYCLE?

REALIZAR O SOG NAS AUTOFLORESCENTES

O SOG, ou mar de verde, é uma técnica de treino da canábis que pode produzir algumas colheitas ótimas. Ao invés de deixar as suas plantas crescerem o máximo possível, o SOG envolve cultivar várias plantas mais pequenas, próximas umas das outras, para formar uma cobertura uniforme que maximiza a exposição à luz e o espaço.

O SOG é uma técnica ótima para experimentar com as automáticas, dado que tira partido da estatura naturalmente mais pequenas destas variedades. Embora todos os cultivadores tenham a sua respetiva técnica para o SOG, a maioria cultivará entre 4–16 plantas por m², dependendo do quanto irão deixar cada planta crescer.

Dependendo do tamanho da estirpe em particular que está a cultivar, recomendamos que utilize vasos de 7–10 l e que cultive entre 4–6 plantas por m². Isto deverá permitir-lhe tirar o máximo partido do seu espaço e iluminação enquanto ainda fornece às suas plantas o fluxo de ar necessário para evitar problemas com a formação de bolor. Caso decida cultivar mais plantas por m², não se esqueça de utilizar vasos mais pequenos para controlar o seu tamanho e evitar sobrelotação do seu espaço de cultivo.

UMA NOTA SOBRE O ESPETRO DE LUZ

É super importante utilizar o espetro de luz correto quando cultiva qualquer tipo de planta de canábis, incluindo as automáticas. Como as plantas autoflorescentes têm ciclos de vida tão curtos, certamente que quererá maximizar a qualidade da luz, nutrientes e solo que lhes proporciona.

Conforme deve estar recordado das aulas de ciência, quando passa uma luz por um prisma, esta é decomposta em diferentes espetros de cor. As plantas, que dependem da luz para a fotossíntese, respondem de forma diferente a estes diferentes espetros. Tal como com as estirpes de canábis fotoperiódicas, recomendamos que opte pelos seguintes espetros de luz:

  • Luz azul de 6500 K durante a vegetação: os espetros de luz azul demonstraram encorajar o crescimento vegetativo, ajudando as plantas de canábis a crescerem curtas e robustas enquanto minimizam o alongamento.
6500K blue light during veg
  • Luz vermelha de 2700 K durante a floração: os espetros de luz vermelha são ideais para a floração porque encorajam o florescimento e um pouco de alongamento, estimulando as suas plantas a produzirem flores grandes e densas.
2700K red light during flowering

DICAS EXTRA PARA CULTIVAR ÓTIMAS AUTOMÁTICAS

Caso esteja a dar os primeiros passos no mundo das autoflorescentes, siga estas simples dicas para usufruir de uma melhor colheita:

  • Escolha uma automática de alto rendimento: nem todas as autoflorescentes são iguais umas às outras, por conseguinte, certifique-se de que escolhe uma estirpe de alto rendimento, caso o tamanho da colheita seja um ponto importante para si.
  • Plante no recipiente final: o envasamento das plantas causa sempre stresse. Dado que as autoflorescentes podem passar da semente à colheita em apenas 8 semanas, é melhor evitar este tipo de stresse e semear sempre as suas sementes diretamente nos seus vasos finais.
  • Utilize um meio de cultivo arejado: isto ajuda a estimular o crescimento das raízes e da folhagem.
  • Utilize a LST: caso queira treinar as suas plantas de canábis autoflorescentes, utilize apenas técnicas de baixo stresse. As técnicas de alto stresse como a poda das pontas da planta, a poda superior e a super poda acabarão por prejudicar mais do que serem úteis.

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.