O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds


By Max Sargent

Se cultiva erva, em breve aperceber-se-á que esta cresce impressionantemente depressa, disparando em alguns pontos como um adolescente alto e magro. Frequentemente, este crescimento é bom e natural. Por vezes, contudo, o alongamento na canábis pode ser um sinal de que algo no ambiente está mal.

Se detetado e tratado, não será um problema. Neste artigo, explicamos os diferentes motivos do alongamento das plantas de canábis (alguns deles são bons), e as diferentes formas de controlar e de reduzir este comportamento.


O que é o alongamento da canábis e porque é importante?

O alongamento, no que à canábis diz respeito, é um termo utilizado para descrever o crescimento vertical súbito. Pode acontecer devido ao stresse ambiental, à genética ou a uma combinação das duas.

Geralmente, o alongamento tem uma má reputação quando se trata do cultivo de erva e, embora seja frequentemente um sinal de que algo não está a correr bem, este nem sempre é o caso. O alongamento pode, em determinadas alturas durante o crescimento, ser um evento natural e até desejável.

Quando é indesejável, contudo, pode ser problemático.

As plantas que se alongam podem tornar-se fininhas, pouco firmes e fracas, o que pode levar a caules frágeis que se vergam e até partem. Na melhor das hipóteses, isto atrofiará a produção de brotos e requer intervenção. No pior dos cenários, isto poderá danificar uma planta a tal ponto que dificilmente produz seja o que for.

Interromper o tipo de alongamento mau antes de este ocorrer é a sua melhor aposta, contudo, por vezes, a vida não é perfeita. Por conseguinte, é importante saber como detetar o alongamento antecipadamente, e saber como lidar com ele o mais rapidamente possível.

Vídeo aneu: 265566531

Porque é que as plantas de canábis se alongam?

Há vários motivos para as plantas de canábis se alongarem. É crucial aprender a identificar o motivo específico, dado que o diagnóstico incorreto poderá ser mais prejudicial do que bom.

1. Fase de crescimento e genética

Durante a fase de prefloração, as plantas de canábis exibem frequentemente crescimento dramático do caule, duplicando por vezes de altura. Em todas as plantas de canábis vai haver algum tipo de surte de crescimento, por vezes duplicando de altura, contudo, algumas crescerão mais do que outras, consoante a sua genética.

As estirpes que contêm uma quantidade elevada de genética sativa são mais prováveis de se alongarem imensa quando comparadas com plantas de predominância indica. As sativas são reconhecidas por crescerem alto, com grande espaçamento entrenós. As indicas, por outro lado, crescem mais pequenas e mais compactas, com os brotos mais juntos.

Conhecer a genética da sua planta ajudá-lo-á a compreender onde uma explosão no crescimento é uma resposta ao stresse ambiente ou se é apenas uma característica da planta que tem.

2. Exposição à luz

Talvez o principal motivo do alongamento das plantas de canábis de forma não saudável seja a resposta a muito pouca luz.

Na natureza, as sementes germinam na primavera, quando os níveis de luz estão a aumentar. Caso não recebam luz suficiente, então a sua resposta é disparar na vertical, numa tentativa de ultrapassar qualquer cobertura que se encontre sobre estas, a bloquear a luz.

Num cultivo de interior, a luz pode encontrar-se demasiado longe ou ser demasiado fraca. Isto espoletará a mesma resposta nas suas plantas de canábis. Este tipo de alongamento, conhecimento como estiolamento, pode acontecer a qualquer altura durante a fase vegetativa, mas é mais assinalado durante as fases plântula e vegetativa inicial.

A sua primeira resposta deve ser verificar se as luzes não estão demasiado longe. Caso este não seja o caso, elas podem não ser fortes o suficiente, ou podem até estar a fornecer o tipo de luz incorreto.

As plantas jovens preferem luz azul brilhante. Digamos que estava a utilizar luzes potentes, mas a cor era do espetro de luz vermelho, as plantas jovens ainda podem alongar-se.

Em termos de onde posicionar as suas luzes, quer que fiquem o mais próximas possível das suas plantas, sem as queimar. Isto garantirá que estão expostas ao máximo possível de luz, reduzindo assim a probabilidade de se alongarem.

3. Calor

As temperaturas acima dos 29 ºC podem fazer com que as plantas se alonguem. O motivo pelo qual fazem isto é para aumentar a sua área de superfície, permitindo assim maior transpiração (não muito diferente do suor, neste contexto). Na transpiração, o estoma da planta abre e a água evapora-se destas, o que, por sua vez, retira água nova do solo. Relativamente ao calor, a evaporação da água permite que as plantas se arrefeçam um pouco.

Ter um termómetro no seu espaço de cultivo deverá ajudar a evitar este problema.

4. Outros stressantes ambientais

Outros fatores também podem levar ao alongamento nas plantas de canábis, embora estes possam ser mais difíceis de identificar.

Um exemplo pode ser que está a tentar cultivar demasiadas plantas num espaço que não as consegue acomodar. Se uma planta sentir que não há espaço para se alongar para fora, esta pode tentar compensar exibindo crescimento vertical dramático. Se todas as plantas crescerem lateralmente umas entre as outras, então elas bloquearão a luz e farão com que se acumule humidade. Da próxima vez que estiver na floresta, olha para a cobertura das árvores. Elas dificilmente se tocarão e nunca ficam emaranhadas umas nas outras — cada árvore ocupa o seu respetivo espaço. O mesmo aplica-se às plantas de canábis.

Outra causa poderá ser que não são expostas à circulação do ar. Na natureza, até quando o tempo é bom, o ar tende a mover-se um pouco. E haverá sempre períodos de vento. Este movimento do ar faz com que os caules das plantas cresçam mais robustos, o que as ajuda a suportarem-se à medida que amadurecem.

As plantas de canábis cultivadas em ambientes totalmente parados são muito mais prováveis de cair quando se alongam. Além disso, o robustecimento dos seus caules pode, na realidade, ajudar a impedir que disparem assim tanto na vertical.

Stretching

Quando é que as plantas de canábis se alongam?

Mais frequentemente, as plantas de erva alongam-se durante a noite. É muito provável que se deite à noite e acorde na manhã seguinte e dê por elas muito maiores do que se lembrava.

Isto é particularmente verdade durante a fase inicial da floração, quando, por um curto período, as plantas de canábis podem disparar realmente na vertical. Em alguns casos, isto designa-se por "alongamento da floração" e não indica um problema com o seu cultivo. De facto, o alongamento durante a fase inicial da floração cria mais locais de brotos, o que, em última instância, leva a um maior rendimento. Por conseguinte, além de o alongamento da floração não ser algo de mau, na realidade é desejável.

Quanto é que as plantas de canábis se alongam durante a floração?

Todas as plantas alongar-se-ão até uma determinada extensão durante a fase de floração, e não deve preocupar-se, mesmo que seja muito. Algumas estirpes duplicarão de altura numa questão de dias. Importante, é acompanhar se o alongamento para.

Caso continuem a alongar-se por muitos dias, ou ultrapassem o dobro da sua altura, então talvez também seja um problema ambiental que tem de resolver.

Quanto tempo dura o alongamento na fase de floração da canábis?

Geralmente, o alongamento da canábis durante a floração dura, sensivelmente, duas semanas, e assinala o período final do crescimento vertical antes de a planta se concentrar na produção de brotos.

Tall Cannabis Plants

Dicas para controlar o alongamento da canábis

Agora que já sabe porque é que as plantas de erva se alongam, iremos destacar as técnicas que podem ser utilizadas para ajudar a reduzir o alongamento. Quer seja para poupar espaço numa divisão de cultivo ou apenas para manter as suas plantas felizes, a redução do alongamento tem muitos benefícios.

1. Escolha da estirpe

Em primeiro lugar, e acima de tudo, determinadas estirpes são muito mais propícias ao alongamento do que outras. Caso tenha um espaço de cultivo pequeno e queira manter o tamanho da planta consideravelmente baixo, então opte por uma indica ou por uma híbrida de predominância indica. Estes cultivares tendem a crescer baixos e densos, com crescimento mais denso e mais lateral.

Especialmente em relação ao alongamento durante a floração, estas estirpes não disparam da mesma forma que as sativas esguias. Contudo, elas ainda se alongarão, não há como impedi-lo, de todo. De facto, também não quereria, dado que ficaria a perder em termos de brotos!

2. Mantenha a fase vegetativa curta

Quando as plantas crescem no início da fase de floração, elas fazem-no proporcionalmente ao tamanho existente. Uma planta que entra na floração com um metro de altura poderá atingir os dois metros após se ter alongado, enquanto uma planta de 50 cm só aumentará até um metro ou, frequentemente, menos.

Por conseguinte, caso precise de manter o alongamento sob controlo, pode encurtar a fase vegetativa. Isto significa que assim que trocar as suas plantas para a floração, elas serão mais curtas do que se as mantivesse a vegetar por mais tempo, e a planta madura resultante também será mais curta.

Este método é ótimo para quem tem espaços de cultivo pequenos, mas reduzirá inevitavelmente o tamanho final das suas plantas. Assim sendo, é uma boa opção para os que querem ter plantas pequenas ou para os que querem cultivar plantas particularmente grandes, mas que não dispõem de espaço suficiente para as mesmas.

Alternativamente, trocar as plantas muito cedo, inclusive apenas após uma ou duas semanas, é outra técnica viável, conhecida como SOG (aprofundaremos melhor este tema abaixo).

3. Técnicas de treino

Determinadas técnicas de treino podem ajudar a manter o crescimento da planta sob controlo. Se devidamente executadas, elas também devem aumentar o rendimento geral!

LST

O treino de baixo stresse (LST) envolve atar os caules de uma planta jovem lateralmente, com uma corda ou fio. Isto faz com que a planta cresça horizontalmente. O principal motivo pelo qual um cultivador faria isto é para aumentar a área de superfície da cobertura e a exposição geral das plantas à luz. Mais luz significa maior produção de brotos e um maior rendimento.

No entanto, outra vantagem deste método é que mantém as plantas muito mais baixas do que se fossem deixadas a crescer naturalmente, o que pode pode ser muito útil para os cultivadores de interior.

SOG

O SOG, ou o mar de verde, conforme mencionado brevemente acima, é um método que envolve cultivar muitas plantas mais pequenas num espaço pequeno. É alcançado trocando as plantas de canábis para o período de floração muito mais cedo do que o habitual. Isto faz com que as plantas finais sejam muito mais pequenas. Embora as plantas individuais produzam menos brotos, a cultura geral por metro quadrado é, frequentemente, maior, sendo por isso que os cultivadores o fazem.

Contudo, uma vez mais, também é uma forma ótima de manter a altura sob controlo.

ScrOG

O ScrOG é semelhante ao SOG, exceto que as plantas são entrelaçadas através de uma rede ou treliça, sendo que a determinada altura a cobertura cresce para fora, ao invés de o fazer para cima. Além disso, as plantas não precisam de ser trocadas cedo, dado que as plantas grandes individuais também podem ser colocadas na configuração ScrOG.

Quando define a altura da rede com o ScrOG, também define a altura final da cobertura, por conseguinte, é uma boa forma de decidir exatamente o quão altas as suas plantas finais vão ficar.

Training Techniques

4. Dê imensa luz às plantas

Garantir que as suas plantas têm a luz adequada é talvez a melhor forma de as impedir de se alongarem excessivamente.

Nos dias de hoje, os LEDs são considerados, por alguns, a melhor e mais económica forma de iluminação para a canábis. No entanto, é importante escolher luzes LED de alta qualidade, dado que algumas não terão as frequências corretas para cultivar eficazmente erva.

Alternativamente, pode utilizar luzes de cultivo mais da "velha guarda", tais como HIDs; estas luzes já foram experimentadas e testadas, e certamente que darão às suas plantas quantidades adequadas do tipo de luz correto.

Em termos da distância a que as suas plantas devem estar das suas plantas, tudo se resume à potência e ao tipo de luz — pode variar bastante significativamente. Aqui tem alguns exemplos da distância recomendada para uma determinada potência, mas estes números não devem ser tidos como sendo irreversíveis.

  • 150 watts: 20–30 cm
  • 400 watts: 30–48 cm
  • 1000 watts: 41–79 cm

Em caso de dúvida, leia as instruções! As luzes de boa qualidade indicarão o quão longe devem ser penduradas da cobertura.

5. Mantenha a circulação do ar e a temperatura equilibradas

Finalmente, o controlo da temperatura e da circulação do ar ajudará a impedir que a planta de canábis se alongue. Mantenha as temperaturas abaixo dos 29 ºC e certifique-se de que o ar se desloca. Isto ajuda a fortalecer os caules e impede que o calor e a humidade se acumulem sob a cobertura, o que também pode levar as plantas a se alongarem.

Airflow and temperature

Pode impedir que uma planta de canábis se alongue?

Nem completamente, nem sequer o quer fazer!

O alongamento, em muitos casos, é apenas uma fase natural e desejável do crescimento que levará a mais locais de brotos.

Nos casos em que o stresse ambiental está a levar as plantas a se alongarem, então pode impedi-lo. Se o impedir, geralmente, terá um crescimento melhor, com plantas mais saudáveis e mais produtivas. Concluindo, um pouco de alongamento não é uma crise por si só! A sua configuração nem sempre será perfeita, e uma planta pode alongar-se sem sofrer, desde que aja rápida e devidamente.

O crescimento controlado equivale a brotos grandes!

Finalmente, tudo se resume a controlar o ambiente e a tratar as suas plantas de erva o melhor que conseguir. Caso o faça, além de mantar o alongamento no mínimo, também alimentará condições segundo as quais as suas plantas podem desenvolver-se em bestas altamente produtivas, proporcionando uma colheita monstruosa no final!

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37835 avaliações