Cannabis Grow guide by Royal Queen Seeds

By Steven Voser

O lollipopping é uma técnica de poda que ajuda as suas plantas de canábis a focarem a sua energia nos locais dos seus maiores brotos, habitualmente em torno das suas coberturas. É fácil, aplica pouco stresse e pode ajudá-lo a produzir colheitas pesadas de alguns brotos excecionais. Leia para saber mais sobre o lollipopping da sua canábis.


Os benefícios do lollipopping

A planta de canábis, como qualquer outra, gera energia a partir da luz, da água e dos nutrientes que absorvem do seu ambiente. Esta energia, contudo, é limitada. O lollipopping, conforme é mencionado entre os cultivadores, tem tudo a ver com ajudar as suas plantas a focarem essa energia nos brotos que se estão a desenvolver nos locais certos. Mais especificamente, muda o foco para as partes da planta que recebem mais luz.

As plantas de canábis não podadas ou não treinadas crescem como árvores de Natal. Na altura em que estão prontas para florescer, é provável que tenham desenvolvido uma cobertura densa que lhes permite dispor de muito pouca luz nas camadas inferiores. Isto significa, como é óbvio, que a luz não atingirá os locais dos brotos mais inferiores. Deixados sem manutenção, estes nós mais inferiores produzirão brotos "pipoca" pequenos e espaçoso, com pouca potência, sabor, aroma e pouco apelativos.

O lollipopping envolve remover o crescimento num determinado ponto em cada ramo da sua planta de canábis para maximizar os esforços para os locais de broto mais superiores. Ao fazer o lollipopping, não só ajuda a direcionar a luz para os nós corretos, como também otimiza os armazenamentos de energia limitados das suas plantas. O resultado final é uma maior colheita de brotos densos e grandes, com potência e sabor máximos.

Lollipopping Cannabis Plant

Lollipopping Cannabis Plant

Como fazer o lollipop das suas plantas de canábis

O lollipopping é uma técnica simples, mas ainda deve exercer cuidado. Quererá fazer o lollipop das suas plantas pouco antes de começarem a florescer. Também recomendamos que também pode — removendo os ramos desnecessários — embora deva avançar lentamente e com um plano.

1. Comece com uma tesoura afiada e limpa para podar as suas plantas. As nossas tesouras de poda curvas, por exemplo, são ótimas para realizar cortes precisos perto dos nós. Para ramos maiores e mais espessos, invista num par de tesouras de poda. Comece por remover a folhagem óbvia. Os primeiros poucos ramos perto da parte inferior da sua planta, obviamente, não receberão luz suficiente para desenvolverem na íntegra. Livre-se destes primeiro.

Step 1

Step 1

2. Assim que tiver tratado das áreas problemáticas mais óbvias, recomendamos que siga os conselhos de poda de Kyle Kushman e remova quaisquer ramos que não partam a pelo menos 50% da altura da planta. Dado que as suas plantas se alongam durante as primeiras semanas de floração, estes ramos ficarão à sombra e nunca se desenvolvem devidamente. O lollipopping não tem de envolver remover ramos inteiros, mas a poda é, frequentemente, utilizada em série, conforme necessário.

Step 2

Step 2

3. De seguida, comece por remover os ramos que crescem no centro da planta, especificamente os que estão sob a cobertura. Além de, provavelmente, não receber luz suficiente, esta folhagem interior também cobre inúmeros locais que poderiam desenvolver-se em brotos de tamanhos consideráveis. Inclusive, nesta fase, deve remover quaisquer ramos ou folhas que estão a morrer ou a amarelecer.

Step 3

Step 3

4. Finalmente, quererá fazer o lollipopping em si em cada ramo individual na sua planta. Alguns cultivadores recomendam não deixar mais do que três nós a partir da ponta de cada ramo. Isto, contudo, depende imenso da estirpe, do tamanho e da saúde da planta individual. A hora a que está a podar também entra em jogo. Caso as suas plantas sejam mais pequenas e esteja a podar tarde, por exemplo, recomendamos que pode abaixo dos 4/5 nós do topo. De qualquer das formas, remova todo o crescimento que leva até os nós mais no topo de cada ramo.

Step 4

Step 4

Assim que tiver realizado o lollipopping de cada ramo, recomendamos que dê 2 a 3 dias às suas plantas para recuperarem antes de desligar as suas luzes. Além disso, lembre-se de não podar em demasia dado que isto pode atrofiar o seu crescimento. Caso nunca tenha experimentado o lollipopping antes, comece devagar e vá aumentando até alcançar uma estratégia de poda ideal.

Lollipopping vs. Desfolhação — Compreender as diferenças

A desfolhação não é a mesma técnica que o lollipopping, mas muitos cultivadores confundem as duas. Embora ambas envolvam remover folhas, o lollipopping foca-se na parte inferior de uma planta. Essencialmente, tem tudo a ver com remover o crescimento que não recebe luz suficiente. Este processo permite que as plantas concentrem a energia nos brotos em desenvolvimento no topo da sua cobertura, onde a luz é abundante. Visualmente, as plantas que passaram pelo lollipopping têm caules nus sem nenhuma folhagem na parte inferior, semelhante a um chupa-chupa.

Por outro lado, a desfolhação tem tudo a ver com melhorar a exposição à luz e a circulação do ar em todas as partes da planta. Ao invés de dar preferência exclusiva aos brotos no topo, a desfolhação dá uma oportunidade a todos os brotos. Caso queira experimentá-la, recomendamos que leia mais aprofundadamente o processo de desfolhação e os benefícios que pode oferecer.

Lollipopping Planta Cannabis

Lollipopping Planta Cannabis

Combinar o lollipopping com o Scrog e o Mainlining

Para melhorar realmente o tamanho e a qualidade dos seus rendimentos, recomendamos que combine o lollipopping com outras técnicas de treino.

O mainlining, por exemplo, é a chave para controlar a predominância apical natural das plantas de canábis. Envolve utilizar uma combinação de poda superior e de LST para criarem plantas simétricas com um caule principal em forma de Y, estilo coletor de distribuição. De cada vez que o faz, multiplica o número de colas que a sua planta desenvolve e ajuda a direcionar uniformemente o seu fluxo de energia para todos os seus ramos.

Esta, em particular, é uma técnica que dá-se extremamente bem com o lollipopping. Quando combinadas, estas duas técnicas não só maximizam a luz no seu espaço de cultivo, mas também reforçam a energia das suas plantas para a produção de brotos.

Além do mainlining, o lollipopping também funciona excecionalmente bem com o ScrOG. Lembre-se que o ScrOG tem tudo a ver com desenvolver uma cobertura uniforme tecendo o crescimento através de uma tela de rede. Ao acoplar o ScrOG com o mainlining e o lollipopping, estará a ajudar as suas plantas a direcionar a energia uniforme e eficientemente para esta cobertura.

Lollipopping and Mainlining Cannabis Plant

Lollipopping and Mainlining Cannabis Plant

Comece o lollipopping hoje mesmo!

Caso esteja a aproximar-se do tempo de floração, recomendamos vivamente que experimente a técnica lollipopping antes de apagar as suas luzes. Lembre-se, contudo, deve começar devagar e com reservas. Caso seja novo nesta técnica, considere experimentar diferentes graus de lollipopping e de poda em diferentes plantas da mesma estirpe, então compare os seus resultados durante o tempo da colheita para encontrar o ponto caramelo.

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Localizador de Guias de Cultivo

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 36328 avaliações