O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By Steven Voser

Não baixe a sua guarda após a colheita — saiba como proteger os seus brotos do bolor durante as últimas fases do processo de cultivo.


O que faz com que os brotos de canábis fiquem bolorentos?

O bolor que pode desenvolver-se nas flores de canábis, coloquialmente designado "podridão do broto" pelos cultivadores, é provocado pelo Botrytis cinerea, um fungo necrotrófico que também se desenvolve nas uvas, morangos, tomates e noutros frutos e legumes.

O Botrytis prospera em climas quentes e húmidos e ataca as células vivas das plantas ou frutos, enquanto se alimenta da matéria morta. Este desenvolve-se nos caules das plantas de canábis vivas ou nas flores colhidas e cresce lentamente para o exterior, o que o torna particularmente difícil de detetar. Habitualmente, na altura em que deteta o botrytis na superfície de um broto, este já terá destruído praticamente por completo o seu interior, deixando-o húmido, pegajoso e mal-cheiroso.

Como prevenir o bolor após a colheita

Na sua divisão de cultivo, os princípios para prevenir o bolor são manter a temperatura e a humidade relativa ideais, bem como a devida circulação do ar. Pós-colheita, quererá seguir os mesmos princípios para evitar perder os brotos que tanto lhe custaram a ganhar para o bolor.

Secagem

As flores de canábis têm um maior conteúdo de água quando são colhidas. Por conseguinte, antes de acender os seus brotos, precisa de ser paciente e deixá-los secar até que só contenham cerca de 10 a 15% de água.

Secar os seus brotos é tão simples como os pendurar de pernas para o ar numa tira de corda ou num estendal. Onde os pendura depende inteiramente de si, por conseguinte, certifique-se apenas de que estão num local seco e escuro onde o ar circula livremente. Tipicamente, os cultivadores secam os seus brotos numa divisão específica ou num armário. Caso tenha pouco espaço, pode inclusive pendurar os seus brotos no interior de uma caixa de cartão, certifique-se apenas que faz alguns furos na caixa para o ar circular.

Crie o ambiente de secagem perfeito

Idealmente, quererá secar os seus brotos entre 18 e 20 °C e com uma humidade relativa de 50 a 60%. Alguns cultivadores gostam de manter a temperatura no espetro mais alto durante os 3 primeiros dias para secarem os seus brotos um pouco mais rápido, antes de diminuírem a temperatura para abrandarem o processo. Saberá que os seus brotos estão prontos para serem curados assim que os seus caules partirem facilmente. Isto pode demorar até 2 semanas, mas variará consoante as temperaturas e os níveis de humidade a que está a secar as suas flores.

Se estiver quente, recomendamos que seque os seus brotos numa divisão ligeiramente arrefecida pelo ar condicionado. Também pode utilizar o ar condicionado para diminuir a humidade caso viva numa área particularmente húmida. Finalmente, lembre-se de utilizar ventoinhas para circular o ar em torno dos seus brotos para os secar uniformemente e prevenir ainda mais a formação de bolor.

Cómo prevenir el moho después de la cosecha

Cura

Assim que os brotos estiverem bem secos, quererá curá-los em jarros estanques por pelo menos 2 a 3 semanas (ou mais, caso seja paciente).

À medida que os brotos curam, eles continuam a perder a humidade, mas a uma ritmo muito mais lento. Esta libertação lenta de humidade ajuda a realçar os aromas e os sabores nas suas flores e também purga quaisquer impurezas. Infelizmente, a acumulação de humidade no interior dos seus jarros de cura também pode criar as condições perfeitas para os esporos de botrytis se desenvolverem.

Corte como um profissional e mantenha as coisas limpas

Antes de curar os seus brotos, deve assegurar que estes foram cortados na perfeição. A folhagem antiga, como folhas e caules, pode aprisionar a humidade e criar o ambiente ideal para o bolor. Quer prefira o corte húmido ou seco, certifique-se de que as suas flores colhidas não contêm matéria vegetal desnecessária antes de as colocar nos seus jarros de cura.

Outro passo chave para prevenir o bolor quando cura a erva é a limpeza. Certifique-se de que os seus jarros estão estéreis e secos antes de começar a enchê-los com flores. Além disso, encha apenas os seus jarros até 3/4 da sua capacidade. Mantenha os seus jarros num local fresco, seco e escuro (a luz degrada o THC e pode diminuir a potência dos seus brotos).

A arte de arrotar

Para prevenir ainda mais o bolor quando cura a erva, recomendamos que abra (ou "arrote") os seus jarros 2 a 4 vezes por dia para remover e substituir o ar antigo e húmido. Após cerca de 1 semana, pode começar a arrotar os seus jarros menos frequentemente (1 a 2 vezes por dia), dado que as flores estarão mais secas e libertarão menos humidade.

Caso esteja preocupado pela possibilidade de se poder esquecer de arrotar os seus jarros (ou tenha sorte suficiente para ter uma colheita enorme em mãos), pode utilizar packs de humidade para controlar os níveis de humidade no interior dos seus jarros. Para curar a canábis, recomendamos que utilize packs que ajudam a manter a humidade nos 62%.

Mantenha-se atento

Finalmente, a melhor proteção contra o bolor é manter-se atento. Certifique-se de que inspeciona regularmente os seus brotos durante o processo de cura. Caso suspeite que alguns dos seus brotos estejam a desenvolver bolor, separe-os dos restantes o mais rapidamente possível para evitar que os fungos se disseminem ainda mais.

Armazenamento

Assim que tiver curado a sua erva por pelo menos 2 a 3 semanas, esta está oficialmente pronta para ser fumada. Pode continuar a guardar as suas flores nos seus jarros de cura, utilizando packs de humidade para evitar secá-los em demasia com o passar do tempo e para manter a humidade no interior dos jarros a um nível ideal. Lembre-se que os seus brotos continuarão a curar e que os seus sabores devem intensificar-se à medida que amadurecem, por conseguinte, não fume o seu lote demasiado depressa!

Vídeo aneu: 441346585

Manter o bolor ao largo — Conclusão

É vital que não apresse a sua jornada durante as fases finais do processo de cultivo. Embora saibamos que estará ansioso para provar os seus brotos cultivados por si, tirar o tempo para cortar, secar e curar as suas flores adequadamente fará com que passem para um outro nível em termos de sabor, aroma e potência, tudo enquanto as mantém protegidas do bolor.

Além disso, caso encontre brotos que estão afetados pelos temíveis fungos, certifique-se de que os remove e que inspeciona atentamente os demais, dado que fumar erva com bolor é perigoso para o seu corpo!

Os packs de humidade protegem contra o bolor

Os packs de humidade são ferramentas pequenas e simples que removem a humidade do ambiente envolvente. Quando o nível de humidade começa a subir, eles absorvem as partículas de água que, de outra forma, serviriam como um terreno de reprodução para o bolor.

Os Moisture Fighters oferecem controlo de dois sentidos

Na Royal Queen Seeds, preparámos os nossos respetivos packs de humidade, especificamente para curar brotos de canábis. Os nossos Moisture Fighters possuem um mecanismo de controlo de dois sentidos que lhes permite quer aprisionar quanto libertar a humidade. Isto permite-lhe absorver a humidade em excesso enquanto também impedem que as suas flores fiquem demasiado secas e percam o seu sabor.

Um produto vegetal sem quaisquer conservantes

Os nossos Moisture Fighters são preparados e tem em consideração a saúde do ambiente e a dos seus brotos. Cada embalagem deriva inteiramente de materiais de origem vegetal e não contém nenhuns conservantes. Não tem de preocupar-se com quaisquer químicos indesejáveis a vazarem e a contaminarem as suas flores orgânicas imaculadas.

Os indicadores de humidade mantêm-no informado

Os Moisture Fighters removem qualquer trabalho de adivinhação do processo de cura. Cada pack possui um cartão que alberga um indicador de humidade. Este peça reutilizável do kit permitirá que saiba quando precisa de trocar os seus Moisture Fighters. Saber exatamente quando o fazer significa que manterá o ambiente de cura perfeito durante todo o processo.

Como utilizar os Moisture Fighters

Os Moisture Fighters são extremamente fáceis de usar. Mantenha as suas flores suculentas e ricas em terpenos recorrendo aos passos abaixo.

  1. Remova os Moisture Fighters da sua embalagem, certificando-se de que não abre o Fighter em si.
  2. Coloque um Moisture Fighter e o indicador de humidade juntamente com os seus brotos no seu jarro de cura.
  3. Deixe o Fighter desempenhar a sua função. Quando o ponto no cartão de humidade passar de cor-de-rosa para azul, troque o Humidity Fighter por um novo.
  4. Volte a colocar o indicador reutilizável no cor-de-rosa para acompanhar o novo Fighter.

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37825 avaliações