Iniciar O Cultivo De Canábis

Iniciar O Cultivo De Canábis

Então, quer cultivar em casa mas não sabe por onde começar. Nada tema! O nosso guia para cultivo de canábis vai informá-lo do essencial. Aprenda a cultivar como os profissionais!

SAIBA ONDE ENCONTRAR GUIAS DE CULTIVO E RECURSOS

Se deseja cultivar a sua própria canábis, já deu o principal passo ao começar a ler este guia de cultivo. Mesmo que haja termos técnicos que não compreende, ficar familiarizado com o processo de cultivo da canábis em casa vai ajudá-lo quando tiver que planear e construir o seu cultivo.

Como qualquer façanha, esta é uma arte que exige prática. Além deste guia, o blogue de canábis da Royal Queen Seeds está cheio de informações úteis, oferecendo dicas e truques para todas as questões e preocupações sobre o cultivo. Também pode ler e ver outras fontes de informação úteis:

7 Canais Do Youtube Que Todos Os Consumidores de Canábis Devem Ver
10 Apps Indispensáveis Para Os Consumidores De Canábis
Os 10 Melhores Livros Sobre Canábis

Se quer aprender e interagir com outros cultivadores, visite fóruns populares de cultivo para ler relatos pessoais. Aqui pode falar com cultivadores novatos e experientes, dando e recebendo dicas para se ajudarem mutuamente. Obviamente, é sempre importante aceitar essas dicas com bom senso, pois são informações pouco verificadas.

No fim das contas, porém, colocar a teoria na prática traz sempre algumas surpresas. Por isso previna-se ao familiarizar-se com os fatores cruciais abaixo!

ESCOLHA AS SEMENTES DE CANÁBIS ADEQUADAS

As plantas de canábis não crescem do nada, obviamente, o que significa que precisamos de obter algumas sementes em primeiro lugar. Felizmente, pode obter sementes de qualidade no catálogo da RQS, que são testadas e possuem uma das melhores taxas de germinação do mercado.

Agora a parte mais difícil: escolher as estirpes que quer. O truque é não se deixar impressionar com a quantidade de genéticas disponíveis. Para decidir com sucesso entre as diferentes opções, vamos analisar as diferenças básicas entre indica e sativa.

INDICA

As plantas indica são robustas, com ramos grossos e folhas largas. O seu período de floração é relativamente curto e são conhecidas por produzir brotos grandes e densos. As indica são o que os consumidores chamam de "cepas para a noite" pois geralmente causam um efeito relaxante.

Outros efeitos comummente associados com as indicas são:

- Deixá-lo preso ao sofá
- Sedação
- Larica
- Efeito corporal
- Relaxamento profundo

Estas são algumas das nossas cepas indica mais famosas: ICENorthern LightBlue MysticO.G. Kush.

 

  • Indica leaf INDICA / caratteristiche
  • Couch-lock
  • Chilling
  • Appetite
  • Body High
  • Deep relaxation
  • Sleep Aid
  • Pain + Nausea Relief
  • Stress + Anxiety Relief
  • Sativa leaf SATIVA
  • Energy
  • Stimulating
  • Head High
  • Uplifting
  • Creativity
  • Fight Depression

SATIVA

Ao contrário das indicas, as sativas são altas, têm folhas mais finas e ramos mais compridos e demoram muito mais tempo a florir em comparação com as indicas. Além disso, os seus efeitos tendem a ser mais energéticos do que sedativos.

Outros efeitos comummente associados com as sativas são:

- Estímulo cerebral
- Energia física
- Criatividade
- Euforia

Estas são algumas das nossas cepas sativas mais famosas: Power FlowerAmnesia HazeHaze BerryRoyal Moby.

Atualmente, poucas cepas são indica ou sativa puras. A maioria das variedades que vai encontrar são híbridas, uma mistura de ambas as genéticas. As híbridas podem ter dominância indica ou sativa, ou ser divididas em 50/50. Portanto, a morfologia e os efeitos das híbridas irão variar muito dependendo da genética e de factores ambientais. Dito isto, pode usar as características comuns das indicas e sativas para ajudar a guiá-lo na direção certa.

Embora não exista a "melhor" opção na hora de selecionar a cepa, os iniciantes geralmente escolhem espécimes indica ou com dominância indica, pois são mais fáceis de controlar e ficam prontas em menos tempo.

AUTOFLORESCENTE

As autoflorescentes acabam com algumas das principais complicações no cultivo da erva. Estas cepas vêm na forma de híbridas indica e sativa, mas também contêm um terceiro tipo de canábis, conhecida como ruderalis. Estes genes permitem que as autoflorescentes floresçam com base na sua idade e não no fotoperíodo, ao contrário das variedades fotoperíodo tradicionais. As autoflorescentes normalmente crescem menos do que as variedades fotoperíodo, o que pode ser uma vantagem se o seu espaço é limitado. Se quiser aprender mais sobre o cultivo de autoflorescentes, veja o nosso guia Como Cultivar Canábis Autoflorescente. Neste guia, continuaremos a focar-nos na canábis tradicional (feminizada fotoperíodo).

SUBSTRATO DE CULTIVO

Assim que tiver as suas sementes, precisará de vasos adequados para o seu solo. Geralmente, vasos de 7-11 litros são um bom começo. Assegure-se de que os vasos têm furos embaixo para permitir que a água saia. A canábis não gosta de humidade estagnada.

Que tipo de solo deve comprar? Em princípio, pode usar a maioria dos tipos de terra, mas algumas misturas baratas nem sempre são ideais para a canábis. Algumas terras podem conter poucos nutrientes e/ou não serem suficientemente arejadas. Um solo bem arejado é importante para o desenvolvimento adequado das raízes. Se já tem uma boa terra, pode melhorá-la adicionando perlita, um vidro vulcânico amorfo que se assemelha a pedras brancas pequenas e leves. Estas ajudam a deixar a terra mais arejada para uma melhor drenagem.

Atualmente é possível encontrar misturas de terra feitas especialmente para o cultivo de canábis, prontas a sair do saco. Estas misturas contêm os nutrientes certos e em quantidade suficiente para sustentar o cultivo (vegetativo) das suas plantas, pelo que não deverá ser necessário adicionar nutrientes nas primeiras semanas. A maioria das terras de alta qualidade também terão já perlita adicionada.

O que definitivamente não deve fazer: cavar terra do seu jardim e usá-la como substrato. Não só não vai conter os nutrientes certos, como também provavelmente estará contaminada com insetos, fungos e outras impurezas que definitivamente não quer na sua zona de cultivo.

SUBSTRATO DE CULTIVO

ILUMINAÇÃO

A canábis precisa de luz para crescer, e precisa de ainda mais luz para florescer. O seu equipamento de iluminação fará uma grande diferença no resultado final da sua colheita.

TIPOS DE ILUMINAÇÃO

Nas lojas de cultivo físicas e online encontrará vários tipos de lâmpadas para cultivo - algumas para a fase vegetativa, algumas para florescimento e outras para ambas. Para manter as coisas o mais simples possível, escolha uma lâmpada adequada para todos os estágios de cultivo. Nos últimos anos as lâmpadas LED tornaram-se bastante mais acessíveis. Elas podem ser uma alternativa económica em comparação com lâmpadas HID, por exemplo. Consiga uma lâmpada "de espectro completo", ou alguma com botão para mudar o espectro de vegetativo para florescimento. Se precisa de pouca luz, como no caso de sementes e plantas jovens, pode também usar lâmpadas fluorescentes.

POTÊNCIA

A potência da sua lâmpada de cultivo é um fator importante a ter em consideração no seu cultivo. Para uma produção razoável de boa qualidade deverá ter pelo menos uma lâmpada de sódio de 400-600W ou uma LED equivalente. É claro que pode encontrar lâmpadas mais potentes de 1000W ou 2000W, ou modelos menos potentes com 150-250W, mas uma lâmpada de 400-600W oferece um bom meio-termo para obter um bom rendimento sem usar muita energia.

Uma lâmpada de 400W pode produzir cerca de 200 gramas de brotos por m², enquanto uma lâmpada de 600W pode alcançar as 300 gramas. Obviamente, isto são apenas estimativas. Se obtiver mais, considere-se um sortudo. Os cultivadores experientes podem obter até 300g/m² com uma lâmpada de 400W e 400g/m² com uma lâmpada de 600W em circunstâncias ideais.

Ao comprar uma lâmpada para cultivo, leia o manual de instruções. E saiba que os fabricantes de lâmpadas de LED super baratas podem exagerar de forma grosseira as características dos seus produtos. Se não sabe que luz adquirir, pode sempre pedir ajuda em fóruns de cultivo.

FOTOPERÍODOS

A menos que esteja a cultivar autoflorescentes (que pode deixar sob 18-24 horas de luz desde a semente até à colheita), vai precisar de manter as suas plantas sob um ciclo de luz específico, dependendo do seu estágio.

Estágio vegetativo: 18-6

O estágio vegetativo das suas plantas pode, em princípio, durar o tempo que desejar. Normalmente, porém, os cultivadores deixam as suas plantas vegetar pelo menos durante 3-4 semanas, ou até as plantas alcançarem a altura desejada. Um fotoperíodo típico para este estágio é 18 horas ligado e 6 desligado.

Estágio de florescimento: 12-12

Para o florescimento, mude o fotoperíodo das suas lâmpadas para um ciclo de 12-12. Garanta que o "ciclo escuro" não seja interrompido pois isso pode impedir que as suas plantas floresçam.

Quando conetar as suas lâmpadas a um temporizador, pode manter facilmente estes períodos.

CIRCULAÇÃO DE AR E VENTILAÇÃO

Se está a cultivar no interior, pode precisar de garantir circulação de ar adequada para as suas plantas permanecerem saudáveis.

CIRCULAÇÃO DE AR E VENTILAÇÃO

EXAUSTORES

Embora não pareça tão vital como, por exemplo, as suas lâmpadas, um ventilador exaustor e um extrator de ar (com filtro de carvão ativado) pode fazer uma enorme diferença para o seu cultivo. As plantas de canábis precisam de dióxido de carbono (CO₂) para crescer, que elas absorvem do ar ao seu redor.

Se está a cultivar dentro de portas e não possui entrada e saída de ar adequada, a sua planta irá consumir, mais cedo ou mais tarde, todo o dióxido de carbono disponível. Assim que isso acontecer, o crescimento irá diminuir e a sua planta pode até parecer doente. O extrator suga o ar sem dióxido de carbono, repondo-o automaticamente com ar fresco e rico em CO₂.

Um bónus adicional de usar extrator de ar com um filtro de carvão ativado é que ele vai neutralizar o cheiro da sua canábis durante o florescimento. Isto pode ajudar a manter o seu cultivo escondido. Os filtros de carvão contêm um tubo de carbono ativado que coneta ao seu sistema de exaustão. Mas fique ciente que estes filtros não durarão para sempre. Na maioria das vezes será necessário substitui-los após cerca de 5 colheitas.

CIRCULAÇÃO DE AR

Para garantir a dispersão homogénea do ar fresco sugado para dentro do seu espaço de cultivo, será necessário ter um ou mais ventiladores. Ao manter o ar em circulação, os ventiladores garantem que o CO₂, bem como o calor e a humidade, sejam espalhados de forma homogénea pelo espaço. Isto pode ajudar a dispersar o calor das suas lâmpadas e reduzir o risco de mofo.

Pode também colocar alguns ventiladores a soprar uma leve brisa nas suas plantas, fazendo-as crescer ramos mais fortes e grossos, que aguentam flores pesadas.

RELATED STORY
Ventilation

NUTRIÇÃO

As plantas de canábis não vivem apenas de luz e amor; precisamos de lhes providenciar nutrientes para que possam crescer.

A canábis tem requisitos nutricionais diferentes dependendo do seu estágio. Durante o crescimento, as plantas precisam de níveis altos de nitrogénio e potássio e um consumo médio de fósforo. Para o florescimento, o nível de nitrogénio é reduzido, mais fósforo é adicionado e os níveis de potássio são mantidos. Por causa disso, os nutrientes de canábis normalmente vêm com (pelo menos) duas garrafas - uma para a vegetação e outra para a floração.

Mais uma vez, não precisa de complicar mais do que o necessário. Se está a cultivar no interior, a deixar as suas plantas vegetar durante quatro semanas e com um solo que contém um espectro de nutrientes para a canábis, não precisará de dar nenhum nutriente adicional durante a fase vegetativa. Pode começar apenas durante a floração, quando os requisitos da planta mudam.

NITROGÉNIO, FÓSFORO E POTÁSSIO (NPK)

Os fertilizantes e as soluções de nutrientes são baseados em três macronutrientes: nitrogénio, fósforo e potássio. Eles também contêm micronutrientes, como ferro e cálcio. A proporção da quantidade de nitrogénio, fósforo e potássio numa solução é geralmente demonstrada na forma de três números, como 3-1-6 ou 0-4-5. Isto indica os níveis de NPK (nitrogénio, fósforo e potássio). Como mencionamos, o nitrogénio e o potássio são cruciais para o crescimento vegetativo, enquanto grandes quantidades de fósforo são úteis durante a floração.

Note que plântulas e plantas jovens têm necessidades nutricionais diferentes das das plantas grandes e vigorosas. As plântulas, por exemplo, precisarão de muito poucos (quase nenhuns) nutrientes. O excesso de fertilização nas plantas de canábis está entre os erros mais comuns dos cultivadores iniciantes. O pior é que os sintomas de uma planta doente e com excesso de fertilizantes podem parecer os mesmos de uma planta faminta, como folhas amareladas. Se tiver algum problema com as suas plantas, geralmente é melhor fazer um _flush_ (ver abaixo) e começar novamente com os níveis recomendados de nutrientes.

NITROGÉNIO, FÓSFORO E POTÁSSIO (NPK)

pH

O nível do pH da sua água/solução nutritiva é primordial para a absorção adequada de nutrientes. Os nutrientes modificam o pH da água e do solo em algum nível (alguns mais que outros). Ao cultivar em solo, o nível de pH deverá estar entre 6.0 e 7.0. Se o pH estiver fora desse limite, pode fazer com que a planta não consiga absorver nutrientes mesmo que eles estejam presentes, levando ao chamado _lockout_ de nutrientes. Isto pode adoecer as plantas ou fazer com que parem de crescer, pelo que deve sempre vigiar o pH do seu cultivo e ajustar a sua água/solução nutritiva com produtos pH "up" e "down".

ÁGUA

Uma rega inadequada é outro erro comum dos cultivadores inexperientes. Muitas vezes, os cultivadores tendem a exagerar na rega das suas plantas, o que pode criar vários problemas desde fungos a infestação de pragas.

Mas a rega adequada é muito simples: é sempre melhor regar menos frequentemente do que demasiado. Permita que a terra nos vasos seque entre as regas. Como saber quando isso acontece? Há alguns métodos. Um deles é inserir o dedo pela terra até 3cm. Se estiver seco, pode regar. Melhor ainda, use o peso do vaso para distinguir quando a terra está saturada ou seca. Se o seu vaso estiver notoriamente mais leve, vai perceber que é hora de regar novamente. Lembramos mais uma vez que é melhor regar menos do que mais.

_FLUSHING_

O _flushing_ ocorre quando rega as suas plantas de canábis com água pura e com pH ajustado. Há duas razões principais que levam os cultivadores a fazer o _flush_:

_Flushing_ para plantas doentes

Quando fornece nutrientes minerais à sua canábis, com o tempo os sais irão acumular-se no solo. Isto pode alterar o pH e tornar o solo muito ácido. Como resultado, as suas plantas ficarão doentes pois não conseguirão absorver nutrientes. Para lavar os sais, regue o seu solo com cerca do dobro da capacidade do seu vaso de água pura com pH ajustado. Assim que o fizer, espere até o solo secar novamente e dê os nutrientes recomendados às suas plantas. Com um pouco de sorte, a sua planta irá recuperar!

_Flushing_ pré-colheita

Muitos cultivadores preferem fazer o _flush_ nas suas plantas antes da colheita. O _flushing_ remove os sais minerais remanescentes do solo, fazendo com que as plantas utilizem nutrientes armazenados nas folhas. A ideia aqui é que isso irá beneficiar o sabor da sua canábis. Para fazer o _flush_ pré-colheita, pare de dar nutrientes às suas plantas e dê apenas água com pH ajustado durante as últimas 1,5-2 semanas.

CONCLUSÃO

Tudo isto pode parecer muita coisa para aprender se ainda é novo no mundo da canábis e do seu cultivo. Mas não se preocupe, assim que apanhar a prática, tudo se vai desenrolar naturalmente! Não se esqueça que até os melhores cultivadores começaram como novatos um dia. Os erros podem sempre ocorrer, e não deve deixar que pequenas frustrações o desencorajem. Na verdade, todos os erros são uma oportunidade de ganhar mais conhecimento. Fique tranquilo, não vai demorar muito para estar a cultivar canábis como um profissional!

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.