O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By Steven Voser


Há muitas formas de poder intervir no crescimento da planta de canábis para melhorar a qualidade e o tamanho do rendimento. Um desses métodos, a desfolhação, envolve despir uma planta da sua folhagem em excesso para melhorar a penetração da luz e a circulação do ar.

Embora seja um método controverso, somos firmes crentes da sua capacidade de melhorar a qualidade e o tamanho dos rendimentos da canábis.

O que é a desfolhação da canábis?

Embora seja suficientemente simples, há, certamente, algum risco envolvido na prática da desfolhação. Em concreto, é demasiado fácil desfolhar uma planta em demasia, atrofiar o seu crescimento e remover nós que poderão desenvolver alguns brotos excelentes.

Muitos cultivadores questionam a desfolhação. Afinal de contas, porque é que uma planta dispenderia energia no crescimento de folhagem desnecessário. Bem, na natureza, as plantas de canábis utilizam as suas folhas para armazenarem nutrientes para alturas stressantes como secas, escassezes de nutrientes e infestações por pragas.

Quando cultiva no interior, contudo, imensa desta folhagem em excesso torna-se desnecessária. Afinal de contas, ao contrário daquilo que acontece na natureza, as plantas de interior crescem em ambientes cuidadosamente controlados com, idealmente, temperatura e humidade perfeitas e um risco baixo de infestações por pragas. Neste ambiente, a folhagem espessa torna-se mais um fardo do que outra coisa.

É aqui que entra a desfolhação. Ao remover alguma desta folhagem em excesso, além de libertar alguma das energia da sua planta (reduzindo a quantidade de folhagem que precisa de manter viva), também ajuda a sua planta a utilizar melhor a sua fonte de luz limitada. Finalmente, a desfolhação também melhora a circulação do ar em torno das suas plantas, o que, por sua vez, ajuda a reduzir problemas com a temperatura e humidade, bem como o risco de pragas e bolor.

Nota: alguns cultivadores confundem a desfolhação com o lollipopping. Embora o lollipopping requeira a remoção da folhagem, este envolve despir toda a parte inferior de uma planta, incluindo os nós (e, por vezes, remover ramos inteiros), deixando os ramos praticamente nus como um pauzinho de chupa-chupa. A desfolhação, por outro lado, envolve remover estrategicamente as folhas de diferentes áreas da planta e não envolve inerentemente remover os locais dos brotos ou ramos.

Defoliation – A High Risk Way To Increase Yield

Os benefícios de desfolhar as plantas de canábis

Para compreender melhor os benefícios da desfolhação, é útil compreender que as plantas de canábis têm uma quantidade finita de energia à sua disposição para alimentarem o crescimento. Isto é governado por vários fatores, principalmente a quantidade de solo disponível, o conteúdo de nutrientes desse solo, os níveis de humidade e de temperatura e a quantidade de luz.

Numa divisão de cultivo interior, tem a liberdade de garantir que as suas plantas dispõem dos nutrientes corretos, exatamente quando precisam deles, e pode controlar tanto a temperatura quanto a humidade com exatidão. No entanto, a quantidade de luz, solo e espaço que as suas plantas têm à sua disposição no interior é muito menos do que o que obteriam na natureza.

Seja cuidadoso removendo folhagem que não suportará o desenvolvimento de brotos, estará a ajudar a sua planta a utilizar melhor a quantidade finita de energia que consegue produzir com os seus recursos limitados.

A remoção desta folhagem também fará com que seja mais fácil o ar circular em torno das suas plantas e na divisão. Isto, por si só, tem inúmeros benefícios; além de jardim a manter a temperatura e a humidade consistente no seu espaço de cultivo, também reduzirá o risco de formação de bolor e de infestações por pragas (as quais florescem naturalmente em condições quentes e húmidas).

Beneficios da defolhaçao
Ajuda a sua planta a utilizar a quantidade de energia que consegue produzir
Aumenta a circulação do ar
Reduz o risco de formação de bolor e de infestações por pragas

Escolher as plantas de canábis indicadas para a desfolhação

A remoção de folhagem saudável stressa as suas plantas. Por conseguinte, só deve desfolhar plantas que são 100% saudáveis. As folhas fortes, com caules verticais, verdes, com um crescimento rápido e num meio bem drenado e de secagem rápida são sinais indicativos de que as suas plantas estão felizes.

Não desfolhe quaisquer plantas que parecem visivelmente frágeis ou que demonstram sintomas de uma deficiência de nutrientes, rega excessiva ou escassa, queima de nutrientes ou por luz, danos pelo vento ou pragas/doenças. A desfolhação destas plantas só provocará mais stresse do que aquele do qual elas conseguiriam recuperar.

Também só recomendamos desfolhar plantas de interior. Conforme mencionámos anteriormente, na realidade, as plantas de canábis armazenam a energia nas suas folhas para quando estiverem expostas ao stresse. Dado que as plantas de exterior estão expostas a stresse ambiente mais consistente (como secas, tempestades, ventos fortes ou flutuações de temperatura/humidade) bem como pragas, não recomendamos que as desfolhe.

Além disso, ao contrário das luzes de cultivo interior, o sol muda a sua posição ao longo do dia e é capaz de penetrar até em plantas extremamente densas, o que significa que as plantas de exterior obtêm muito mais exposição (e muito melhor) à luz. Assim sendo, elas não beneficiarão da desfolhação da mesma forma que as plantas de interior.

Candidatas para a defolhaçao
Caules fortes e verticais
Folhas verdes
Crescimento rápido
Um meio bem drenado e de secagem rápida

Como desfolhar as plantas de canábis

A chave para desfolhar adequadamente as plantas de canábis é, como é óbvio, saber que folhagem remover. Ao mesmo tempo, também é essencial saber quando desfolhar. Idealmente, recomendamos que desfolhe as suas plantas uma vez durante a vegetação e uma vez durante a floração.

Caso seja um cultivador inexperiente, desfolhe apenas uma vez durante a vegetação. Caso seja mais experiente, pode querer experimentar a desfolhação várias vezes (desde que o seu horário de cultivo permita que disponha de tempo suficiente para as plantas recuperarem após cada desfolhação).

Fase vegetativa

Recomendamos que desfolhe as plantas vegetativas pouco antes de as trocar para a floração:

  1. Comece por remover primeiro as folhas lança grandes, do tamanho de uma mão. Estas tendem a provocar sombra a praticamente tudo o que se encontre abaixo delas, fazendo com que seja difícil a luz penetrar adequadamente a cobertura da sua planta.
  2. De seguida, remova quaisquer folhas que crescem para o interior da sua planta de canábis. Estas também tendem a provocar sombra em locais de brotos importantes.
  3. Finalmente, remova qualquer folhagem velha e amarelecida.

Caso esta seja a sua primeira vez, recomendamos que desfolhe apenas a metade inferior da sua planta. Caso tenha qualquer dúvida quanto a remover uma folha em particular, jogue pelo seguro e deixe-a no devido lugar. Não remova mais do que 10 a 15% da folhagem de uma só planta.

Caso seja mais experiente, contudo, recomendamos que desfolhe a partir da parte inferior da sua planta até 3 a 4 nós do topo da cobertura. As plantas saudáveis devem conseguir lidar com a remoção de 20 a 25% da sua folhagem (considerando que não está a remover nada vital para o desenvolvimento da sua planta).

Para resultados ainda melhores, combine a desfolhação com o lollipopping e a poda, para ajudar a planta a tirar realmente o máximo partido da sua energia limitada. Finalmente, assim que tiver terminado de desfolhar as suas plantas vegetativas, dê-lhes 2 a 3 dias para descansarem antes de trocar as suas luzes para 12/12.

Defoliación: un método arriesgado para aumentar la cosecha

Fase de floração

Para melhores resultados, recomendamos que desfolhe as suas plantas uma segunda vez, sensivelmente decorridas 3 semanas da fase de floração. Siga os mesmos passos listados supra, mas seja um pouco mais prudente quanto à folhagem que remove. Uma vez mais, caso seja um iniciante, jogue pelo seguro e remova apenas as folhas lança grandes. Além disso, lembre-se de ter cuidado extra quando manuseia as suas plantas para evitar perturbar quaisquer dos seus brotos jovens.

Após esta desfolhação ligeira, alimente e regue simplesmente segundo o seu horário normal, dando às suas plantas tempo para desenvolverem as suas flores.

Defoliation Cannabis Plant in the Flowering Phase

Saber o que é a a folhagem (e quanto) remover

A desfolhação é uma forma de arte, ainda que seja só no sentido de que não há quaisquer indicações sobre como fazê-la. Com o tempo, contudo, saberá automaticamente que folhas remover das suas plantas e com quanto corte conseguem lidar.

Caso nunca tenha desfolhado antes, recomendamos que jogue sempre pelo seguro e que se fique por remover apenas a folhagem que, muito obviamente, impede a produção de brotos.

Concentre-se nas folhas lança grandes e na folhagem interior que já cobre os locais dos brotos.

Dicas rápidas para otimizar a desfolhação

  • A chave para obter colheitas grandes no interior é cultivar baixo, plano e largo. As suas plantas precisam de uma cobertura sólida para alimentarem o seu crescimento.
  • Comece por baixo. A maioria da folhagem inferior de uma planta é bastante segura de remover.
  • Comece devagar. Pode ser fácil perder-se no ritmo da desfolhação: depois, antes que se aperceba, despiu a sua planta de metade das suas folhas. Mantenha-se concentrado e avance lentamente para evitar remover em demasia. Os novatos devem apontar para não removerem mais de 10 a 15% da folhagem total de uma só vez.
  • Utilize uma tesoura afiada. A nossa tesoura de poda curva é ótima para realizar cortes precisos quando desfolha e poda pós colheita. Lembre-se de manter sempre a sua tesoura limpa para minimizar o risco de doenças e de infeções.
  • Estirpes diferentes conseguem lidar com quantidades diferentes de desfolhação. As indicas cerradas, por exemplo, tendem a lidar particularmente bem com a desfolhação, enquanto as sativas tendem a produzir naturalmente menos folhas e, por conseguinte, não conseguem lidar com tanta desfolhação.

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Localizador de Guias de Cultivo

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37804 avaliações