Menos 20% em toda a loja com o código FLASH20 ⏤

By Luke Sumpter


Não há nada pior do que investir tempo, esforço e dinheiro para iniciar o cultivo de canábis e acabar por deparar-se com convidados indesejáveis que devoram as suas preciosas plantas. Juntamente com os ácaros e outras criaturas, uma das pragas comuns da canábis é o mosquito dos fungos. Aprenda a detetar, evitar e eliminar os mosquitos dos fungos assim que os avistar utilizando o guia abaixo!

O que são os mosquitos dos fungos?

Os mosquitos dos fungos são mosquitos pequeníssimos, escuros e de curta vida que se parecem com moscas pequenas. Caso tenha uma infestação, vê-los-á a saltar no solo. Ao contrário de algumas das outras pragas da canábis, os mosquitos dos fungos não têm muito interesse pelas folhas ou flores da sua erva, dado que vivem no solo. Ao invés, as larvas roem as raízes e danificam-as. Dado que o sistema de raízes é crítico para o crescimento saudável, uma infeção por mosquitos dos fungos pode ser um problema.

Felizmente, os mosquitos dos fungos não são a pior das pragas que consegue encontrar. Se tiver plantas maduras com um forte sistema de raízes, os mosquitos dos fungos podem ser mais um incómodo do que propriamente uma catástrofe. Por outro lado, eles representam uma grave ameaça para as plantas jovens, bem como para as plântulas. Uma infestação massiva deixada por tratar também pode ser um problema para as plantas maiores.

De onde vêm os mosquitos dos fungos?

Os mosquitos dos fungos são praticamente sempre um indicativo de condições de humidade na sua divisão de cultivo e ocorrem habitualmente quando as plantas de canábis são regadas em excesso.

  • Ciclo de vida

Os mosquitos dos fungos desenvolvem-se em quatro estágios: ovo, larva, crisálida e adulto. Em condições quentes e húmidas favoráveis, as fêmeas adultas depositam centenas de ovos no solo. As larvas alimentam-se durante cerca de duas semanas e de seguida transformam-se em crisálidas perto da superfície do solo. Decorridos 3–7 dias no estágio de crisálida, os mosquitos adultos emergem e vivem durante cerca de oito dias. São necessárias cerca de 3–4 semanas para os mosquitos adultos se desenvolverem a partir dos ovos.

Dado que os esporos fúngicos estão à nossa volta por todo o lado praticamente sempre, tudo o que os mosquitos precisam é de condições húmidas e matéria orgânica para aparecerem. Muitas vezes, os seus ovos já estão incluídos no solo não-esterilizado comprado na loja.

De onde vêm os mosquitos dos fungos?

O que é que os mosquitos dos fungos fazem às plantas de canábis?

Os mosquitos dos fungos não consideram as raízes da sua canábis como o seu alimento favorito. Estes preferem devorar os fungos e matéria decadente no solo. Contudo, estes tornam-se um problema quando a matéria orgânica no solo se esgota. Nesse caso, as larvas dos mosquitos dos fungos devoram e danificam os pelos das raízes e as próprias raízes de canábis mais tenras.

Sintomas da infestação pelos mosquitos dos fungos:

  • Quando as raízes estão danificadas, as plantas podem demonstrar vários sinais de doença, incluindo folhas amareladas, murchamento, manchas e queda.
  • Podem ocorrer sintomas de deficiências de nutrientes (crescimento doentio, descoloração das folhas etc.) apesar de ter o pH correto e os nutrientes adequados.
  • As plântulas enfraquecem, caem e morrem (“queda”).
  • Crescimento atrofiado e baixos rendimentos.

Como detetar uma infestação de mosquitos dos fungos

Uma infestação de mosquitos dos fungos é relativamente fácil de diagnosticar. Os mosquitos dos fungos são pequenos, mas consegue vê-los se se aproximar das suas plantas. Eis como pode detetá-los:

  • Pequeníssimas "moscas" a rastejar e a saltar no solo em torno das suas plantas.
  • Larvas brancas a serpentearem no solo. Não tão fáceis de detetar dado que são muito pequeníssimas e podem estar escondidas no solo.
  • Problemas com as plantas para os quais não encontra uma explicação incluindo, mas sem se limitar, a folhas pálidas, manchas, extremidades castanhas nas folhas e plantas que caem. Os sinais podem variar e podem parecer-se com outros problemas e doenças da planta.

Como eliminar os mosquitos dos fungos das plantas de canábis

Num determinado sentido, os mosquitos dos fungos podem ser algo de bom, dado que o alertam sobre os problemas com o seu regime de rega. Quanto estes aparecerem, isto deve-se praticamente sempre ao facto de as suas plantas serem excessivamente regadas. Felizmente, é relativamente fácil livrar-se deles:

  • Regue menos frequentemente

A primeira, e mais importante, coisa que deve fazer é repensar a sua rotina de rega. Deixe que o solo seque totalmente entre regas — não se preocupe, irá correr tudo bem. Na maioria das vezes, se fizer isso, o problema dos mosquitos dos fungos desaparecerá por si só.

  • Armadilhas pegajosas amarelas

Compre armadilhas pegajosas amarelas na sua loja de produtos para jardim e posicione-as em torno das suas plantas. Estas armadilhas atraem os mosquitos dos fungos, que ficarão presos nas mesmas. Fique a saber que as armadilhas amarelas por si só não erradicarão por inteiro uma infestação. Contudo, elas são um bom indicador de se (ainda) tem mosquitos dos fungos e podem prevenir muitos destes de perturbarem o seu solo.

How To Stop Fungus Gnats From Damaging Your Weed Plants
  • Óleo de Neem

Caso tenha uma infestação de pragas, não precisa de optar pela opção mais hardcore com os inseticidas químicos. O óleo de Neem pode ajudar a manter a sua infestação sob controlo. Este também funciona bem como uma medida preventiva. Trate a camada superior do seu solo com ele para eliminar as larvas.

  • Terra de diatomáceas

A terra de diatomáceas é outra forma de livrar-se dos insetos naturalmente. Pulverize o fino pó no solo em torno das suas plantas. Isto deve tratar das pragas num instante.

  • Sopre ar sobre o solo

Uma simples ventoinha de pé a soprar ar gentilmente sobre o seu solo traz inúmeras vantagens. Tornar a vida miserável para os insetos é uma delas. Também ajuda a secar o solo mais rapidamente para eliminar os mosquitos de vez.

  • Bactéria BT

Alguns cultivadores conhecem a bactéria Bacillus thuringiensis para livrarem-se das lagartas. Há uma variedade destas bactérias, a Bacillus thuringiensis israelensis, que funciona para os mosquitos dos fungos. Só tem de acrescentar água.

Como evitar os mosquitos dos fungos

A prevenção é sempre melhor do que o tratamento — eis o que pode fazer para manter essas pragas ao largo.

  • Regue menos frequentemente!

Acima de tudo o resto, preste atenção à quantidade de água que dá às suas plantas! As condições húmidas e quentes estão praticamente a suplicar pela presença de mosquitos dos fungos. Deixe o solo secar. Caso não saiba muito bem quando regar, pode fazer o "teste de elevação". Eleve simplesmente a sua planta com o seu vaso e compare peso quando totalmente regada versus seca. Regue apenas se sentir que o vaso está visivelmente mais leve.

  • Cubra o solo

Dado que os mosquitos dos fungos vivem e procriam no solo, pode cobri-lo com areia, gravilha ou perlite para evitar que estes proliferem no seu solo. No entanto, tenha em consideração que embora cobrir o solo possa evitar que os mosquitos apareçam, as suas plantas ainda podem estas alagadas.

  • Esterilize o seu solo

Por vezes, não consegue simplesmente evitar que os insetos apareçam, por exemplo se já estiverem presentes no solo. Para jogar pelo lado seguro, esterilize o seu solo primeiro. Faça-o colocando um pouco de solo num recipiente liso e seguro para levar ao forno, tal como uma forma e cubra com papel de alumínio. Coloque um termómetro para carne no centro e deixe "cozinhar" durante pelo menos 30 minutos a 82–93 °C. Enquanto o faz, assegure-se de que os seus vasos também estão limpos. Desta forma, pode minimizar o risco para todos os tipos de doenças, fungos e infestações por pragas.

  • Considere um meio de cultivo alternativo

Caso se aperceba de que as suas plantas de canábis são frequentemente "incomodadas pelos insetos", considere cultivar num meio de cultivo alternativo. Quando cultiva erva em coco, perlite ou hidroponicamente, as infestações por pragas são menos prováveis.

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.