Como Conservar Corretamente as Sementes de Canábis

As sementes de canábis, com a sua dura casca exterior, parecem bastante resistentes. E, embora a natureza as tenha projetado definitivamente para suportarem uma variedade de condições, as sementes de canábis não são invencíveis. As alterações rápidas na temperatura e a humidade elevada, por exemplo, podem prejudicar rapidamente um lote de sementes. Felizmente, tratar das suas sementes é simples. Continue a ler para saber como.

AS SUAS SEMENTES ESTÃO VIVAS

Muitas pessoas esquecem-se disto, mas é verdade — as suas sementes de canábis são organismos vivos. Antes de germinarem, contudo, elas estão num estado de repouso (tal como alguns animais quando hibernam). E como todos os organismos vivos, as sementes podem morrer. Quando guarda as suas sementes, quererá dar-lhes as condições ideais para assegurar-se de que aguentam até estar pronto para as germinar e plantar.

CONDIÇÕES IDEAIS PARA AS SEMENTES DE CANÁBIS

As sementes de canábis têm três inimigos principais:

  • Luz
  • Humidade
  • Alterações de temperatura

Idealmente, quererá guardar as suas sementes num local fresco, escuro e seco. Sempre que possível, mantenha as suas sementes na sua embalagem original. Na Royal Queen Seeds, desenhámos especialmente a nossa embalagem para proteger as suas sementes até estar pronto para as plantar.

Se as suas sementes ficarem expostas à luz ou a rápidas alterações na temperatura, estas condições espoletá-las-ão a usar as suas reservas de nutrientes antes de verem sequer o solo, significando que não terão os nutrientes que precisam para germinar. A humidade elevada, por outro lado, pode espoletar o crescimento de fungos nas suas sementes.

EFEITOS DA HUMIDADE NAS SEMENTES DE CANÁBIS

A humidade é facilmente uma das maiores ameaças às suas sementes. Eis como os diferentes níveis de humidade (% de humidade relativa) afetam as suas sementes de canábis:

  • 80–100%: as sementes afogam-se e murcham após cerca de 12 horas.
  • 40–60%: as sementes germinam.
  • 18–20%: pode ocorrer o aquecimento, levando as suas sementes a suar.
  • 12–14%: com o passar do tempo, esta quantidade de humidade cria um ambiente fértil para a criação de fungos, tanto dentro como fora das suas sementes.
  • 8–9%: com o passar do tempo, este nível de humidade atrai insetos e pragas.

ONDE E COMO GUARDAR AS SUAS SEMENTES DE CANÁBIS

Para armazenamento de curto-prazo, um armário ou uma gaveta com temperaturas estáveis são habitualmente suficientes. Tente manter as suas sementes fora de áreas da sua casa suscetíveis a alterações da temperatura natural do seu ambiente local.

Se, por exemplo, vive numa área com temperaturas diurnas muito quentes e noites frias, tente proteger as suas sementes destas alterações e não as guarde no exterior num barraco ou numa garagem.

Para armazenamento de longo-prazo, é melhor manter as suas sementes num recipiente hermético dentro do frigorífico. Lembre-se que ao abrir a porta do seu frigorífico pode provocar algumas alterações bastante acentuadas da temperatura. Se tiver um segundo frigorífico, que utiliza com menor frequência do que o que tem na sua cozinha, utilize-o para guardar as suas sementes.

Uma vez mais, sempre que possível, mantenha as suas sementes na sua embalagem original. Se abrir uma embalagem de sementes e lhe sobrarem algumas, transfira as sementes extra diretamente para um recipiente hermético.

Os sacos com fechos herméticos, por exemplo, são ótimos porque pode remover todo o ar contido nos mesmos para criar um recipiente praticamente selado a vácuo para as suas sementes. Assim que o tiver selado a vácuo, coloque o seu saco no interior de um saco de plástico escuro, ou de um recipiente escuro, para proteger as suas sementes da luz do frigorífico.

Lembre-se, os frigoríficos modernos são muito secos. É importante não expor as suas sementes diretamente a estas condições, dado que a escassez de humidade pode fazer com que utilizem as suas reservas de nutrientes para se manterem vivas.

PODE GUARDAR SEMENTES NO CONGELADOR?

Sim, as sementes de canábis podem ser guardadas no congelador. Quanto mais baixa a temperatura, mais lentamente se decompõem. Contudo, habitualmente não é necessário congelar as suas sementes. Cumpra as condições que destacamos supra e conseguirá preservar as suas sementes durante cerca de cinco anos e ainda conseguirá obter uma taxa de germinação elevada.

SABER QUAIS AS SEMENTES QUE DEVE PLANTAR E QUAIS AS QUE DEVE GUARDAR

Quando estiver pronto para germinar as suas sementes, analise-as e germine primeiro quaisquer sementes que apresentem danos na camada exterior. A camada exterior das suas sementes é projetada para proteger a genética volátil contida no seu interior. As sementes com fissuras na camada exterior são muito mais vulneráveis e não devem ser guardadas.

Na Royal Queen Seeds, orgulhamo-nos do nosso trabalho e queremos assegurar que cada produtor só dispõe da melhor genética no seu jardim. Isto significa que analisamos todas as nossas sementes antes de as embalarmos. Se reparar em quaisquer danos nas suas sementes RQS, entre imediatamente em contacto com a nossa equipa de apoio ao cliente.

DICAS PARA GERMINAR SEMENTES ANTIGAS DE CANÁBIS

Todos nós já encontrámos uma semente estranha algures no fundo de uma gaveta ou de um armário antigo. Eis algumas dicas sobre como germinar sementes de canábis antigas:

  • Pré-embeber em água com gás

Antes de germinar as suas sementes antigas, experimente embebê-las em água com gás enriquecida com ácido fúlvico, reforçador de germinação, peróxido de hidrogénio ou ácido giberélico. Para melhores resultados, utilize água à temperatura ambiente e embeba as suas sementes durante 12 horas num local escuro.

  • Lixe as suas sementes

As sementes mais antigas têm frequentemente uma camada exterior extra rija. Ao lixar gentilmente esta camada com um pouco de lixa pode ajudar a humidade e o calor a entrarem na sua semente na altura da germinação. Experimente lixar gentilmente as suas sementes antigas de canábis antes de as embeber para as ajudar a brotar.

  • Remover a crista da semente

A crista é o lado ligeiramente elevado da sua semente. Como outras partes da casca, esta crista pode ficar extremamente dura com o decorrer do tempo. Removê-la gentilmente com uma lâmina afiada pode ajudar a sua semente a brotar.

  • Abra a sua semente

Numa última tentativa de germinar as suas sementes, realizar um pequeno corte na casca da semente pode ajudar. Contudo, isto não é uma cura milagrosa e precisará de ter cuidado para evitar danificar o interior da sua semente.

Lembre-se, algumas sementes antigas não irão simplesmente germinar, independentemente dos esforços que fizer. Sempre que possível, evite comprar mais sementes do que tem previsto plantar, de forma a evitar ter problemas na altura da germinação.

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.