O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds


By Luke Sumpter

O QUE É A PODA SUPERIOR DA CANÁBIS?

A poda superior é o processo de podar a ponta do cultivo do caule principal de uma planta de canábis. Esta é talvez a técnica HST, ou treino de alto stresse, mais comummente aplicado, tanto por cultivadores de interior quanto por de exterior. Naturalmente, o crescimento da marijuana assumirá, tipicamente, uma estrutura estilo árvore de Natal, com uma cola central principal predominante e vários conjuntos de ramos laterais. Todas as partes da planta recebem uma cota de luz solar numa determinada fase durante o dia, à medida que o sol percorre o céu.

Por outro lado, as plantas de canábis de interior recebem iluminação de uma lâmpada de cultivo fixa, posicionada acima destas. Isto faz com que as plantas de canábis com a forma natural sejam ineficientes no cultivo interior, a não ser que cultive em grandes números utilizando o método SOG, ou Mar de Verde. A poda superior é o método de eleição para os cultivadores profissionais aumentarem os rendimentos. Também é favorecida pelos cultivadores domésticos que querem encher o seu espaço de cultivo com um punhado de plantas, ao invés de o encherem com o máximo possível.

A remoção do broto terminal encorajará o desenvolvimento de duas novas colas principais e promoverá o crescimento dos ramos secundários inferiores. O objetivo é inverter a forma da árvore de Natal para permitir que haja mais penetração da luz. A hormona do crescimento é difundida para todos os rebentos assim que a predominância do broto apical é removida. As plantas de baixo perfil e ramosas são mais desejáveis para qualquer cultivador. No interior, o espaço vertical é frequentemente valioso e no exterior, os arbustos são mais discretos do que as árvores altas. A poda superior é uma técnica ideal para assumir o controlo sobre a cobertura da canábis.

New Colas

COMO REALIZAR A PODA SUPERIOR DA CANÁBIS

Para realizar a poda superior de uma planta, faça um corte limpo na ponta do caule principal utilizando uma tesoura esterilizada e remova totalmente o crescimento superior. Certifique-se de que deixa cerca de 5 mm de espaço entre o corte e os ramos laterais. Isto dar-lhe-á algum espaço de erro e ajudá-lo-á a evitar causar danos graves acidentais nestas estruturas importantes.

Ao invés de formar uma cola central solitária, a planta crescerá agora em dois ramos separados — a cola principal não continuará a crescer e os dois nós laterais assumir-se-ão como colas.

Pode repetir este processo mais tarde. Eventualmente, os dois ramos que acabou de criar estarão prontos para a poda superior. Isto dividirá ainda mais o que era uma flor com um só ponto terminal em quatro locais de brotos distintos.

Dê continuidade ao processo até se encontrar satisfeito com a cobertura da sua planta.

QUANDO REALIZAR A PODA SUPERIOR DA CANÁBIS

Faça a poda superior das suas plantas após estas desenvolverem entre 3 a 5 nós, dado que é aqui que as suas raízes e caules são suficientemente fortes para recuperarem do stresse decorrente do processo. Tipicamente, as plantas atingem este tamanho após sensivelmente 30 dias de fase vegetativa. Tenha em consideração que diferentes variedades crescem a diferentes velocidades.

As plantas não conseguem lidar com a poda superior durante a fase plântula. Caso tente realizar a poda superior nesta altura, arrisca matar ou atrofiar as suas plântulas. Igualmente, a poda superior durante a fase de floração certamente que provocará danos nas suas plantas preciosas.

Aguarde cerca de 1 a 2 semanas antes de realizar a poda superior do novo crescimento. As suas plantas precisarão deste tempo para recuperarem do stresse e para se reajustarem ao novo padrão de crescimento.

Topping

EQUIPAMENTO PARA A PODA SUPERIOR DA CANÁBIS

A poda superior da canábis requer exatidão, precisão e limpeza. Cortar a sua planta com uma ferramenta pouco precisa pode fazer com que o caule parta e pode deixar uma ferida muito maior do que a pretendida.

Utilize as lâminas mais afiadas que conseguir alcançar. As tesouras de escritório e de cozinha funcionam, mas não são tão eficientes quanto ferramentas especificamente projetadas para a poda, por conseguinte, considere utilizar tesouras de poda. As navalhas de barbear também são uma boa opção.

Experimente estas tesouras de poda curvas feitas para domar e para a poda superior das plantas de canábis. As lâminas afiadas e a pega robusta tornam-nas perfeitas para as suas necessidades. O seu design curvo faz com que sejam perfeitas para podar bem fundo nas coberturas e para podar as folhas açúcar durante a colheita. Também pode utilizar esta ferramenta útil para obter estacas limpas para clonagem.

O QUE É A PODA FIM DA CANÁBIS?

A poda FIM é outra técnica HST utilizada para aumentar o rendimento que é semelhante à poda superior, mas que não é exatamente igual. O objetivo ainda é aumentar o número de colas principais. Contudo, ao invés de duplicar, a poda FIM dá lugar a +4 novas colas superiores. Esta técnica é muitíssimo recomendada para micro cultivadores com talvez apenas 1 a 2 plantas.

Os rebentos secundários são alimentados com a hormona de crescimento que era anteriormente utilizada para desenvolver o caule principal. No entanto, a maioria dos cultivadores reporta que a poda FIM é ligeiramente menos eficaz na redução do alongamento do que a poda superior. Uma planta de canábis submetida à poda FIM ainda pode crescer bastante alta, apesar de ter muito mais colas superiores.

COMO FAZER A PODA FIM DA MARIJUANA

A poda FIM envolve cortar ou podar cerca de 75% da ponta de uma planta. A própria palavra FIM significa, em inglês " f*ck I missed", e dá uma dica sobre o quão desleixada esta técnica aparenta ser. Parece que o cultivador falhou a sua tentativa de poda superior! Deixando o visual de lado, esta é uma técnica extremamente simples e eficaz.

Agarre a ponta da sua planta e alonga gentilmente o crescimento com uma mão. Utilize um par de tesouras limpas para cortar cerca de 75% do topo. Ficará com uma turfa de crescimento pequena que, eventualmente, dão lugar a quatro colas.

QUANDO REALIZAR A PODA FIM DA CANÁBIS

Aguarde até que a sua planta tenha desenvolvido 3 a 5 nós antes de realizar a poda FIM. Tal como na topa superior, a realização do procedimento demasiado cedo provocará um choque na planta e abrandará o crescimento da sua plântula. Só deve realizar a poda FIM das plantas durante a fase vegetativa para permitir que as plantas concentrem toda a sua energia na produção de brotos durante a fase de floração. Se quiser treinar a sua planta durante esta altura, experimente técnicas gentis como o treino de baixo stresse (LST).

Fimming

LIMITAÇÕES DA PODA SUPERIOR E DA PODA FIM

A poda superior e a poda fim prolongarão a quantidade de tempo que as plantas de canábis terão de passar na fase de cultivo vegetativa 18/6. Conte com uma fase de crescimento vegetativo de 4 a 6 semanas caso planeie aplicar estas técnicas.

Outro problema frequentemente descurado e óbvio no encorajamento da formação de múltiplas colas gordas é que as plantas de marijuana tendem a tornar-se verdadeiramente pesadas no topo. Na ausência de um ScrOG, as plantas podem precisar de estacas de bambu para lhes proporcionarem suporte.

PODA E TREINO PARA RENDIMENTO MÁXIMO

Quer obter a maior colheita possível? Se quiser, então tem de estar preparado para misturar algumas técnicas. A poda superior ou a poda fim das plantas de canábis por si só não vão fazer milagres. Dê um passo extra para aqueles gramas extra. Ao acrescentar os dois seguintes métodos, talvez consiga alcançar a receita de uma colheita muito mais farta.

LOLLIPOPPING

Resumidamente, o lollipopping é a remoção de locais de broto fofos e inferiores das plantas de canábis. A ideia é concentrar a energia da planta no desenvolvimento de nós grandes e gordos, ao invés de brotos pipoca. A maioria dos cultivadores gostam de remover o crescimento inferior durante 3 semanas de floração. Remover seletivamente é geralmente melhor do que cortar com uma tesoura. Habitualmente, os cultivadores que utilizam o ScrOG removerão todo o crescimento inferior abaixo da tela para melhorarem a circulação do ar e conduzirem a energia da planta para os topos.

SCROGGING

Todas as técnicas de alto rendimento do cultivo da canábis podem ser ainda mais destacadas com um ScrOG ou Tela Verde. Um ScrOG é o pináculo do cultivo de marijuana de alto rendimento. Ao implementar uma rede verde ao longo do espaço de cultivo, toda a operação de cultivo é afinada para obter uma produção máxima. Essencialmente, o cultivador tem de dobrar e vergar os rebentos para encher o maior número possível de quadrados da grelha. Isto inicia-se na fase vegetativa e continua até à floração inicial.

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37832 avaliações