O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By Luke Sumpter Reviewed by: Silvia Maroto


O melaço serve como uma ferramenta importante no arsenal de muitos cultivadores de canábis orgânica. Esta substância doce e pegajosa introduz imensos açúcares e nutrientes benéficos no meio de cultivo, alimentando tanto as plantascomo os micróbios benéficos do solo.

O que é o melaço?

Uma substância escura, doce e xaroposa, o melaço deriva do processamento de açucares de fontes que incluem beterrabas e cana de açúcar[1]. O melaço é o resíduo restante do processo de cristalização do açúcar, a partir do qual mais nenhum açúcar pode ser obtido através de métodos físicos. É feito fervendo, por exemplo, o sumo da cana de açúcar, até à evaporação parcial da água, formando um produto xaroposo semicristalizado[2].

  • Porque é que o açúcar é importante para a canábis?

Pode parecer um pouco surpreendente, mas o açúcar é vital para o desenvolvimento saudável e robusto da planta de canábis[3]. O açúcar, além de ser responsável pelo metabolismo da energia, também serve como um tipo de mensageiro químico que ajuda a promover a saúde durante todo o ciclo de vida da canábis[4]. A produção e a distribuição de açúcares é algo que a canábis faz naturalmente, mas pode recorrer a ajuda sob a forma de várias práticas e de suplementos. Aqui entra o melaço.

Quais são os benefícios do melaço para as plantas de canábis?

Embora seja, algumas vezes, utilizado como um adoçante ou ingrediente culinário, o melaço também é utilizado para melhorar a saúde e o rendimento das plantas de canábis. Este xarope pegajoso contém uma variedade de nutrientes que ajudam a impulsionar o desenvolvimento da planta e a saúde do solo, incluindo:

  • Hidratos de carbono: estes açúcares simples servem como uma fonte de energia que dá vida a micróbios benéficos no solo. À medida que alimenta as bactérias e os fungos na rizosfera, estes multiplicam-se e ajudam as plantas a absorver os nutrientes.
  • Cálcio: este mineral desempenha um papel crucial na fisiologia da planta, contribuindo para o crescimento celular e para a integridade estrutural das paredes celulares.
  • Ferro: este micronutriente essencial para a planta desempenha um papel fundamental no processo metabólico, tal como a síntese do ADN, a respiração e a fotossíntese.
  • Selénio: o selénio ajuda a reduzir o stresse da planta e ativa antioxidantes e enzimas importantes.
  • Cobre: o cobre ajuda as plantas a criarem energia e a respirar, além de também desempenhar um papel na decomposição dos hidratos de carbono e das proteínas.
  • Magnésio: a magnésio forma o núcleo da molécula clorofila no tecido vegetal, o que significa que as deficiências podem levar a uma escassez de clorofila e a crescimento atrofiado.
¿Cómo beneficia la melaza a las plantas de marihuana?

Tipos de melaço

Agora já conhece os muitos benefícios que o melaço pode proporcionar ao cultivador de canábis, desde nutrientes essenciais para a planta até açúcares que alimentam a vida microbial[5]. Quando procura um melaço para comprar, descobrirá rapidamente que há alguns tipos diferentes. Consulte as diferenças abaixo para ver qual é o ideal para a erva.

  • Melaço claro

O melaço claro, também conhecido como "primeiro" ou "doce" melaço, é menos rico e mais claro do que as outras opções. É produzido a partir da primeira fervura quer do sumo de beterraba ou da cana de açúcar. O melaço claro é, tal como deve ter suposto, claro em termos de cor e proporciona um sabor mais suave ou mais doce, que é mais saboroso porque só foi extraída uma pequena percentagem do açúcar. Encontrará melaço claro principalmente em alimentos cozinhados, marinadas e molhos.

Melaza
  • Melassa mitjana o fosca

O melaço escuro ou "segundo" melaço tem uma cor mais escuro e é produzido após a segunda fervura da cana de açúcar ou do sumo de beterraba. Estes tipos possuem um sabor muito mais forte do que o melaço claro, e a cor escura deriva da maior concentração de hidratos de carbono. O melaço escuro é menos doce e fornece a sabor que sustenta os bolos de gengibre.

Melaza
  • Melaço de cana de açúcar escuro

O melaço escuro ou "segundo" melaço tem uma cor mais escuro e é produzido após a segunda fervura da cana de açúcar ou do sumo de beterraba. Estes tipos possuem um sabor muito mais forte do que o melaço claro, e a cor escura deriva da maior concentração de hidratos de carbono. O melaço escuro é menos doce e fornece a sabor que sustenta os bolos de gengibre.

.

Melaza
  • Mel negra

La mel negra es diferencia de la melassa que conté menys sacarosa i sembla molt més lleugera. Encara que és més dolç que tots els tipus de melassa, també posseeix un toc lleugerament amarg. No obstant això, igual que la melassa, la mel negra també prové del bulliment del suc cru. Els fabricants simplement eliminen abans el xarop en el procés del bulliment.

Melaza

  • Melaço sulfurado e não sulfurado

Por vezes, os produtores acrescentam dióxido de enxofre ao seu melaço. Este age como um conservante e aumenta a vida útil do produto. Contudo, este processo pode impactar o sabor do melaço, além de também o tornar inadequado para ser utilizado no jardim.

No que ao paladar diz respeito, a adição do dióxido de enxofre deixa o melaço com um sabor químico. O conservante também atua como um matador de micróbios, o que significa que prejudicará as comunidades benéficas no interior do seu solo. Por este motivo, escolha sempre melaços não sulfurados para utilizar no jardim.

Melaço ou mel?

Se o melaço contiver açúcares que ajudam os micróbios a prosperar e as plantas a crescer, porque não utilizar mel ao invés? O mel contém imensos açúcares, e funciona inclusive como um estimulante para as raízes quando clona estacas. No entanto, o melaço proporciona mais do que apenas o açúcar. As maiores quantidades de nutrientes essenciais tornam o melaço na escolha superior quando pretende alcançar rendimentos massivos.

Como e quando utilizar o melaço no cultivo de canábis

Portanto, tendo em consideração o conhecimento supra, como é que deve utilizar o melaço quando se trata de cultivar erva? Consulte as técnicas abaixo para descobrir diferentes formas de utilizar o melaço no seu jardim ou na sua divisão de cultivo.

Que tipo de melaço é melhor para a canábis?

Antes de mergulharmos sobre como utilizá-lo, definamos qual é o melhor tipo de melaço a utilizar. Recomendamos que aponte para o melaço de cana de açúcar escuro não sulfurado. Esta versão espessa e escura proporciona uma fonte muito mais concentrada de açúcares, que levarão a vida microbial no seu solo para a estratosfera.

Utilizar o melaço no solo

Pode melhorar o seu solo com melaço rápida e facilmente. Há duas formas de adicioná-lo ao seu meio de cultivo, quer através da água ou na sua forma seca.

Regar com melaço

Utilize estes passos para regar as suas plantas com melaço:

  1. Encha um regador com água morna.
  2. Acrescente 4 a 5 ml de melaço por litro de água e misture minuciosamente.
  3. Mantenha esta concentração durante a fase vegetativa e aplique 1 a 2 vezes por semana.
  4. Mantenha-se atento a quaisquer sinais de queima de nutrientes e regule a sua adubação caso constate-a.
  5. Aumente a dose para 8–10 ml durante a fase de floração para atender a maior procura por potássio.
Riego con melaza

Melhore o solo com melaço seco

O melaço seco é uma mistura de grãos embebidos em melaço. Eis como utilizá-lo.

  1. Utilize uma colher para medir 500 g de melaço.
  2. Aplique este volume por cada 4–6 m² de solo, para enriquecer o seu meio de cultivo no início do ciclo de cultivo.
  3. Aplique a mesma quantidade logo abaixo do solo superior no início da fase de floração.
Mejora el suelo con melaza seca

Utilizar o melaço como um spray foliar

Os sprays foliares permitem que os nutrientes passem diretamente pelas folhas através da epiderme e da pequeníssima estoma (poros). Isto permite que os cultivadores lidem rapidamente com quaisquer sinais de deficiência.

Para fazer o seu spray foliar, recorra a estes passos:

  1. Acrescente um litro de água morna a uma frasco aspersor.
  2. Acrescente um quarto de uma colher de chá de melaço no frasco.
  3. Misture a solução minuciosamente agitando e mexendo.
  4. Pulverize livremente nas folhas das suas plantas de canábis.
  5. Volte a aplicar a cada duas semanas durante o ciclo de cultivo.

Utilizar o melaço como um inseticida natural

Também pode recorrer à fórmula supra para lidar com as pragas de insetos[6]. Esta preparação, além de proporcionar nutrientes essenciais diretamente através das folhas, também ajudará a prevenir e a desalojar insetos sugadores que provocam danos nas folhas, nos caules e nos ramos.

Esta fórmula funciona bem a lidar com as pragas de insetos tais como afídeos, moscas-brancas e nabídeos.

Uso de melaza para pulverización foliar

Utilizar o melaço em chá composto

O chá composto tira proveito do potencial da vida microbial e de nutrientes cruciais[7]. Estas fórmulas alimentam as plantas com substâncias criadoras de vida que ajudam a melhorar a saúde da planta e a aumentar a sua produtividade.

Acrescente uma colher de chá de melaço de cana de açúcar escuro não sulfurado ao seu chá composto para proporcionar mais hidratos de carbono e minerais que reforçam o rendimento.

Dicas para utilizar o melaço na canábis

A utilização das receitas e dos métodos supra ajudará a aumentar a saúde das suas plantas e do solo enquanto melhora os rendimentos por defeito. Estas dicas apresentadas abaixo ajudá-lo-ão a refinar a habilidade de trabalhar com o melaço quando cultiva canábis. Saiba quando deve deixar de o utilizar, como combiná-lo com outras correções e que alternativas são as melhores.

  • Quando deixar de utilizar o melaço

A utilização do melaço pode tornar-se problemática sob algumas circunstâncias[8]. Por exemplo, é possível dar algo de muito bom em demasia às suas plantas. Quando adiciona demasiados nutrientes ao solo, as raízes e as folhas podem queimar-se. Caso detete sinais de queima de nutrientes, deixe de aplicar o melaço até o que problema esteja resolvido.

  • Combinar o melaço com rizobactéria

O melaço ajuda a alimentar micróbios que já existem no solo. Contudo, pode acrescentar um toque extra à preparação complementando-a também com rizobactéria[9]. Este tipos de bactéria é um mundo à parte no que aos benefícios diz respeito, ajudando a libertar nutrientes e a combater patógenos.

  • Melaço vs. suplementos comerciais

Dê uma vista de olhos à lista de ingredientes num conjunto de suplementos orgânicos. Repara em algo consistente? Inúmeros destes contêm melaço! O melaço alcança resultados muito semelhantes a inúmeras soluções pré-preparadas disponíveis nas prateleiras. No entanto, alguns destes produtos contêm benefícios adicionais, e alguns cultivadores preferem utilizar estes suplementos ao invés de dispenderem tempo a criar os seus próprios.

  • Alternativas ao melaço

O melaço é facilmente um dos reforçados do solo mais baratos e mais eficazes no mercado. No entanto, caso não tenha acesso ao melaço, há algumas alternativas que também funcionam bem. Estas incluem:

  • Mel
  • Agave
  • Xarope de milho

Porque é o melaço excelente para o crescimento saudável da planta de canábis?

O melaço contém um enorme conjunto de minerais cruciais necessários para as plantas de erva sobreviverem e prosperarem. Juntamente com este benefício enorme, ele ajuda a dar vida ao solo alimentando-o com bactérias e fungos benéficos. Isto, por conseguinte, permite que as plantas acedam a ainda mais nutrientes já presentes no solo. A melhor parte? O melaço é barato, mas super eficaz!

External Resources:
  1. The effects of fulvic acid and sugar cane molasseson yield and qualities of tomato https://irjabs.com
  2. Experimental investigation of molasses as a sole nutrient for the production of an alternative metabolite biosurfactant https://www.sciencedirect.com
  3. The Effects of Sugar Beet Molasses Applications on Root Yield and Sugar Content of Sugar Beet https://www.biotechstudies.org
  4. Effect of Molasses and Organic Fertilizer in Soil fertility and Yield of Spinach in Khotang, Nepal https://www.nepjol.info
  5. Evaluation of baker's yeast strains exhibiting significant growth on Japanese beet molasses and compound analysis of the molasses types https://www.sciencedirect.com
  6. Effect of Molasses as a Spray Additive for Control of the Bollworm and Tobacco Budworm https://academic.oup.com
  7. Effect of Molasses on Regrowth of E. coli O157:H7 And Salmonella in Compost Teas https://www.tandfonline.com
  8. Efecto del uso de melaza y microorganismos eficientes sobre la tasa de descomposición de la hoja de caña (Saccharum officinarum) https://dialnet.unirioja.es
  9. Plant Associated Rhizobacteria for Biocontrol and Plant Growth Enhancement https://www.frontiersin.org
Aviso legal:
Este conteúdo destina-se apenas a fins educativos. A informação fornecida é fruto do trabalho de pesquisa e de recolha realizada a partir de fontes externas.

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37825 avaliações