Preparar o Cultivo de Canábis Orgânica na Temporada ao Ar Livre

Preparar o Cultivo de Canábis Orgânica na Temporada ao Ar Livre

Após os meses angustiantes de inverno quando os dias ficam finalmente mais compridos e os primeiros soslaios de calor podem ser sentidos, a excitação paira no ar. A primavera chegou finalmente e, com ela, a temporada de canábis ao ar livre!

Mas não pegue nas suas sementes ainda, pois não queremos apressar as coisas. Queremos preparar o nosso jardim de canábis ao ar livre da forma ideal, para que possamos contar com plantas saudáveis e ótimas culturas de brotos suculentos e aromáticos.

Porquê Cultivar Canábis Organicamente?

Para o nosso cultivo de canábis ao ar livre, estamos a optar por uma via natural e orgânica. O motivo é simples: muitos especialistas consideram os resultados finais de um jardim orgânico mais satisfatórios. A sua erva será mais saborosa, mais aromática e estará a transbordar de resina!

Além disso, uma cultura orgânica bem preparada melhorará a resistência das suas plantas aos elementos e às pragas, algo que é extremamente benéfico quando cultiva ao ar livre.

Finalmente, mas não menos importante, as práticas de jardinagem orgânica e sustentável não provocam quaisquer danos à Terra e aos seus habitantes. Além disso, o que seria melhor do que cultivar canábis ótima e fazer algo pelo ambiente ao mesmo tempo?

Então, comecemos a preparar o nosso jardim orgânico para dispormos de uma ótima cultura ao ar livre!

Escolha o Melhor Local para o Cultivo da sua Canábis no exterior

Se ainda não tiver um espaço dedicado no seu jardim, o primeiro passo será encontrar um bom local para cultivar a sua erva. A canábis adora a luz, de preferência muita luz. Idealmente, quererá que o local esteja voltado a sul. O cenário ideal é quando as suas plantas conseguem aceder a imensa luz do sol durante o dia e depois alguma luz filtrada/difusa de tarde e ao anoitecer.

Outras considerações importantes para um bom local de cultivo incluem:

  • Proteção dos Elementos

Certifique-se de que a sua canábis não está exposta a ventos fortes e a condições meteorológicas severas. Um bom local atrás de um barracão ou perto de uma vedação pode fornecer proteção dos ventos e das chuvas fortes. Em alternativa, plante em vasos para lhe dar a opção de deslocar a sua canábis para um local seguro caso o mau tempo apareça.

  • Privacidade/Discrição

Quererá manter as suas plantas longe dos olhares de vizinhos metediços e demais transeuntes. Afinal de contas, não quereria passar por todo este esforço só para acabar por ver a sua erva roubada, pois não? Consulte mais algumas dicas úteis sobre o cultivo discreto para ter realmente tudo sob controlo.

  • Acessibilidade

A acessibilidade é outra preocupação, especialmente se estiver a cultivar no meio da natureza. Não será prático plantar num local muito afastado ou extremamente difícil de alcançar. Lembre-se, as suas plantas precisam de ser regadas e de receber os cuidados necessários de vez em quando, ainda que as esteja a cultivar no modo guerrilha, no meio da natureza. Este local não deve ser muito difícil de alcançar, mas também deve encontrar-se um pouco distante dos locais onde outras pessoas possam passar.

Escolha o Melhor Local para o Cultivo da sua Canábis no exterior

Plantar em Vasos ou na Terra?

Se vai cultivar a canábis ao ar livre, tem algumas opções diferentes. Primeiro, pode cultivar num local clandestino afastado da sua casa usando o solo natural, ou pode levar o seu solo específico para canábis para o dito local para reforçar a sua qualidade. Escave simplesmente um buraco e encha-o com o solo bom. Pode reconhecer os solos naturais de fraca qualidade pela sua aparência arenosa e brilhante.

Também tem a opção de cultivar em vasos. Esta apresenta algumas vantagens, sendo a mais óbvia a portabilidade. Por exemplo, permite-lhe colocar as suas plantas em segurança antes de uma tempestade. Ou, talvez o local de cultivo guerrilha que tenha escolhido seja um pouco demasiado bem tratado para o seu gosto. Não se preocupe! Só tem de deslocar a sua planta um pouco mais além.

Desvantagens de cultivar em vasos? As suas plantas podem não alcançar todo o seu potencial devido às limitações de tamanho. Por outro lado, se optar por vasos suficientemente grandes, ainda pode cultivar espécimes monstruosos. Na nossa opinião, os prós do cultivo em vasos sobrepõem-se aos contras.

Se tiver canteiros à sua disposição, pode plantar a sua erva diretamente no solo, sem ter de sair de casa. Isto, como é óbvio, partindo do princípio que é seguro fazê-lo. Se puder, contudo, as suas plantas poderão expandir com todas as garantias o seu sistema de raízes e proporcionar rendimentos astronómicos.

Que tipo de Solo Utilizar Quando Cultiva Canábis ao Ar Livre?

Quando cultiva canábis ao ar livre, o solo saudável é um dos fatores mais importantes para o êxito da sua cultura. O solo orgânico bem preparado promove o crescimento expansivo das raízes e uma vegetação exuberante e vibrante. O bom solo também faz com que as plantas fiquem menos propensas às pragas e doenças, sendo uma grande vantagem quando cultiva ao ar livre.

Conheça o Seu Solo

A canábis não cresce igualmente bem em todos os solos. Alguns solos são mais adequados para flores ou para legumes, portanto, quererá saber exatamente com o que está a lidar. Familiarize-se com a textura, composição, compactidade e drenagem associadas a um solo bom. O solo bom para canábis é tipicamente escuro e rico, mas não demasiado compacto. Ao mesmo tempo, este deve ter uma boa retenção e drenagem da água, além de ser rico nos tipos certos de nutrientes. Além disso, o valor do pH deve encontrar-se entre 6–7.

  • Dica pro: se não pretende cultivar 100% organicamente, pode utilizar solo comercial que é feito para cultivar canábis. O solo de uma marca de confiança tem habitualmente a composição, textura e pH ideais para levar as suas plantas a uma colheita bem-sucedida. Na maioria das vezes, os solos pré-preparados são pré-fertilizados com nutrientes durante as 3–4 primeiras semanas de cultivo.

Mas quando são cultivadas organicamente, onde aperfeiçoará o solo com compostos, restos de minhocas e outra matéria orgânica, os microorganismos transformarão a matéria em nutrientes para as suas plantas. A natureza tratará de tudo — não precisará de administrar nutrientes extra!

Que tipo de Solo Utilizar Quando Cultiva Canábis ao Ar Livre?

Utilize o Solo Correto para Canábis Feminizada e Autoflorescente

A canábis feminizada (também conhecida como fotoperiódica) e as autoflorescentes crescem de forma relativamente diferente. As autoflorescentes são habitualmente muito mais pequenas, mas crescem e florescem mais rapidamente. Devido ao facto de florescerem automaticamente decorridas algumas semanas, estas são menos perdulárias de erros graves.

Por esse motivo, quererá facilitar o crescimento das suas autoflorescentes. O melhor solo para autoflorescentes é airoso e bem drenado — ainda mais do que o solo utilizado para a canábis feminizada. Embora ainda deva ser rico e escuro, vai querer evitar os solos excessivamente fertilizados que podem queimar as suas plantas automáticas.

  • Dica pro: Acrescente 10–15% de perlita para tornar o solo mais leve e melhorar a drenagem.

Otimizar o Solo ao Ar Livre

Há inúmeras formas de otimizar o seu solo ao ar livre para apoiar o crescimento saudável e robusto, independentemente do como decide cultivar exatamente.

Suplementos de Sílica

A silicone é o elemento mais abundante no solo. As plantas adoram-no e recompensá-lo-ão com um crescimento saudável caso tenham fácil acesso. Acrescentar suplementos de sílica oferece uma série de benefícios:

  • Melhora a absorção de nutrientes
  • Promove um crescimento mais rápido
  • Protege as plantas das toxicidades metálicas
  • Aumenta a resistência e fortalece o tecido vegetal
  • Aumenta a resiliência contra pragas e doenças

Perlita

A perlita é um mineral tratado a calor que é ótima para melhorar a qualidade do solo. As pedras brancas e leves tornam o solo mais airoso e melhoram a drenagem. A perlita tem capacidades de retenção da água mais reduzidas. Acrescente cerca de 10–15% de perlita ao seu solo.

Polímeros Absorventes da Água

Estes são disponibilizados sob a forma de pequenas bolas de gelatina que acrescenta ao solo e que fazem exatamente o que o seu nome sugere. Estes géis conseguem absorver, reter e armazenar água. Os polímeros absorventes da água são ideais para o cultivo ao ar livre, especialmente se estiver a cultivar na natureza e não puder visitar as suas plantas frequentemente. Com estes, as suas plantas podem suportar períodos de seca ainda mais prolongados.

Criar as Suas Próprias Super Misturas de Solo

Assim que ganhar um gosto pelo cultivo orgânico, pode querer voltar a utilizar nutrientes minerais. Os cultivadores ao ar livre mais experientes fazem frequentemente as suas próprias super misturas de solo e aperfeiçoamentos de solo. Fazê-lo apresenta inúmeras vantagens (e alguns contratempos/considerações):

Prós:

  • O super solo caseiro é rico em nutrientes, portanto, estará menos dependente dos fertilizantes químicos.
  • Consegue controlar a proveniência dos nutrientes das suas plantas.
  • Sem químicos prejudiciais significa brotos com um paladar mais natural e umas passas mais suaves e saborosas.
  • É sustentável e ecológico.
  • Poupa dinheiro a longo prazo.
  • Sentir-se-á realizado por criar o seu próprio substrato.

Contras:

  • O processo demora tempo e requer algum esforço.
  • Os super solos custam mais do que comprar um saco de solo pré-preparado.

Criar as Suas Próprias Super Misturas de Solo

Nutrientes que a Canábis Precisa para Florescer ao Ao Livre

Juntamente com solo bom, imenso sol, oxigénio e algum carinho, a sua canábis precisará de nutrientes para crescer. Quais são afinal estes nutrientes e como é que as suas plantas de canábis lhes podem aceder?

  • Macronutrientes

Os nutrientes para a canábis são separados nos designados macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes incluem os três nutrientes principais —nitrogénio (N), fósforo (P) e potássio (K) — bem como nutrientes secundários como cálcio (Ca), magnésio (Mg), e enxofre (S). Estes são classificados de "macro" nutrientes porque são essenciais para o crescimento da sua canábis em quantidades relativamente grandes.

  • Micronutrientes

Também há micronutrientes, tais como zinco (Zn), ferro (Fe) e cobre (Cu), juntamente com muitos outros. Estes oligoelementos também são importantes para a sua canábis se manter saudável, mas as plantas requerem menos destes quando comparados com os macronutrientes.

Os bons solos orgânicos conterão tanto macro como micronutrientes para que a sua canábis possa crescer saudável e produtiva.

  • Micróbios: a Chave para o Cultivo Orgânico

Quando cultiva organicamente, o objetivo não é fornecer diretamente nutrientes à sua canábis, tal como o faz quando cultiva com nutrientes minerais convencionais. Ao invés, aquilo que faz é criar o ambiente perfeito para os microorganismos no solo. Estes micróbios do solo transformam a matéria orgânica em nutrientes tal como acontece na natureza — sem precisar de químicos! Os micróbios e o seu bem-estar são, portanto, muito importantes na jardinagem orgânica!

Correções Benéficas para o Solo Orgânico

Para transformar o seu solo num ambiente orgânico onde os microorganismos benéficos prosperarão, pode acrescentar o seguinte:

  • Dejetos de Minhocas

Sim, cocó de minhoca! Corrigir o solo com dejetos de minhoca é um dos métodos agrícolas orgânicos mais antigos e mais eficazes. Não precisa da sua própria cultura de minhocas para obter dejetos de minhoca (embora possa), dado que estes também são disponibilizados em lojas de jardinagem e de cultivo.

  • Bokashi

Bokashi é um método de compostagem que utiliza microorganismos benéficos para fermentar resíduos alimentares e transformá-los em fertilizante ecológico. Alguns consideram-no ainda melhor do que o composto normal, dado que contém mais nitrogénio. Além disso, quando comparado com a compostagem normal, o bokashi demora muito menos tempo e requer menos espaço. É como se fosse uma mini compostagem e, claro, é perfeito para cultivar canábis!

  • Fungos Micorrízicos

Os fungos micorrízicos são um tipo de fungo benéfico que entra numa relação simbiótica com as suas plantas de canábis. Trabalhando em conjunto com as raízes, estes fungos aumentam a absorção de nutrientes e beneficiam a saúde da planta de muitas outras formas. Só precisa de adicionar fungos micorrízicos uma vez ao seu solo para a sua canábis tirar proveito dos benefícios ao longo das fases da sua vida.

Correções Benéficas para o Solo Orgânico

Nematoides

Os nematoides são outro tipo de criatura pequeníssima que fornecem um grande benefício às suas plantas. Estes são os inimigos de algumas pragas de canábis comuns, tais como os mosquitos dos fungos, lagartas, larvas de mosca, entre muitos outros. Os nematoides, juntamente com insetos benéficos tais como as joaninhas, são uma forma eficaz de guerra biológica para o cultivo orgânico!

Enzimas

Na natureza, os microorganismos benéficos no solo segregam enzimas para ajudá-los a decompor as moléculas grandes mais rápida e eficientemente. Ao acrescentar enzimas ao solo, está a fazer com que seja mais fácil para estas decompor matéria orgânica que transformarão em nutrientes.

Consulte mais informação sobre correções de super solo orgânico, desde guano de morcego e estrume de galinha até farinha de ossos e farinha de algas.

Mais Dicas para um Cultivo Bem Sucedido de Canábis Orgânica ao Ar Livre

Juntamente com uma boa localização e um bom solo, há mais coisas a considerar quando se prepara para cultivar organicamente ao ar livre.

Utilize Plantas de Companhia

As plantas de companhia são espécies que cultiva juntamente com a sua erva. Estas podem fornecer vários benefícios, tanto a si como às suas plantas:

  • As plantas de companhia grandes, tais como as urtigas-comuns ou os feijões, são ótimas para camuflar a sua erva.
  • Estas podem fornecer proteção natural contra o vento e demais condições climatéricas.
  • Algumas plantas de companhia, como o alho ou a hortelã, são repelentes naturais de insetos.
  • Os aromas fortes de algumas plantas de companhia podem mascarar o aroma da sua canábis.
  • Algumas plantas de companhia podem melhorar as condições do solo para a canábis.

ROLS e Semeadura Direta

ROLS é o acrónimo de solo vivo orgânico reciclado (recycled organic living soil). Significa que adiciona continuamente matéria orgânica ao solo, tal como acontece na natureza. Ao devolver os nutrientes e a vitalidade ao solo, o sistema ROLS assegura que a camada superior do solo permanece saudável e produz colheitas de qualidade superior. O ROLS é uma das escolas de pensamento da agricultura orgânica moderna, juntamente com o método de semeadura direta.

Ao contrário da agricultura convencional, a semeadura direta é um método em que o solo não é perturbado através da escavação, lavragem, agitação, etc. A ideia é permitir que o solo não perturbado se transforme num ecossistema vivo que se reabastece através de uma combinação de bactérias benéficas, fungos úteis, entre outros organismos vivos.

Benefícios destes métodos:

  • Melhora a atividade biológica no solo e aumenta a matéria orgânica.
  • Minimiza a erosão do solo e a evaporação da água.
  • Apoia a biologia saudável do solo orgânico conforme pretendido pela natureza.
  • O solo pode ser reutilizado durante muitos anos.

Dicas para Reutilizar o Solo Antigo

Por falar em reutilizar o solo, tudo o que precisa de fazer para prepará-lo é esterilizá-lo de bactérias e fungos prejudiciais. Assim que o seu solo antigo estiver limpo, pode revitalizá-lo com correções orgânicas frescas como composto, guano de morcego, dejetos de minhocas, farinha de sangue, etc. Melhore a estrutura do seu solo adicionando um pouco de perlita, areia e vermiculita.

Mais Dicas para um Cultivo Bem Sucedido de Canábis Orgânica ao Ar Livre

Húmus: Porque é que o Seu Jardim Orgânico o Adora

A cobertura do seu solo fornece benefícios similares aos da adição de composto, embora a cobertura do solo apresente as suas próprias vantagens. O húmus é rico em nutrientes e também atua como uma barreira natural para as lesmas e caracóis, dado que estes não têm muito interesse pelo mesmo. Sob a camada protetora de húmus, o solo manterá a humidade e estará sempre bem arejado.

Para se preparar para cultivar na primavera, uma boa forma de iniciar a cobertura do solo é fazendo-o no outono, preferencialmente algum tempo após a colheita. Durante os meses seguintes de inverno, a matéria orgânica no húmus decompor-se-á e enriquecerá o solo com nutrientes e microorganismos benéficos. Chegada a primavera, terá o ambiente perfeito para a sua canábis orgânica crescer!

Benefícios da cobertura do solo:

  • Reduz a erosão e compactação do solo
  • Mantém as temperaturas ideais do solo
  • Enriquece o solo com nutrientes
  • Melhora o regime de água do solo
  • Diminui o risco de pragas e doenças
  • Ajuda a reduzir a acumulação de sal no solo
  • Promove o crescimento forte das raízes
  • Melhora o vigor e resistência gerais da planta

Como Cuidar do Solo Durante o Inverno em 5 Passos

No inverno, quando as temperaturas descem até, ou abaixo, dos 7 ºC, a atividade biológica no solo é interrompida. Por este motivo, a ideia de que o solo pode melhorar nos meses de inverno parece ser contraditória. No entanto, isto pode ser feito se souber como:

1. Utilizar o Húmus

No exterior, durante o outono, algum do melhor húmus está prontamente disponível sob a forma de folhas caídas. Mas não utilize folhas apenas; acrescente um pouco de outro material orgânico como lascas de madeira para manter o seu solo saudável!

2. Não Perturbe o Solo

No final da estação, o solo utilizado no seu local conterá todos os tipos de materiais orgânicos frescos, tais como raízes e fungos. Por esta altura, estes materiais ainda não são muito úteis, dado que ainda têm de apodrecer durante os meses seguintes. Por este motivo, é melhor se não tocar no solo e deixar simplesmente que a Mãe Natureza faça o seu trabalho. Chegada a primavera, todo este material no solo será bem aproveitado! A perturbação do solo impedirá ou abrandará aquilo que surgirá naturalmente.

3. Cultive Verduras de Inverno

As plantas resistentes ao frio tais como legumes, determinados tipos de ervas, ou flores, podem proteger o solo da erosão no inverno. Como benefício adicional, quando semeia plantas resistentes ao frio tais como feijões de inverno, estes desenvolverão grandes sistemas de raízes que melhorarão o solo e aumentarão o conteúdo de matéria orgânica. Quando as corta na primavera, algumas plantas, tais como as ervilhas de inverno, também deixarão reservatórios de nitrogénio no solo — perfeito para plantar a sua canábis!

Como Cuidar do Solo Durante o Inverno em 5 Passos

4. Não Retire as Ervas-Daninhas que Crescem Durante o Inverno

Embora não queira que as ervas-daninhas tomem conta do seu local de cultivo durante o verão, a história é outra totalmente diferente no inverno. Em primeiro lugar, as ervas-daninhas que se desenvolvem durante o inverno são habitualmente menos invasivas, não que isso tenha muita relevância dado que já colheu a sua canábis. Algumas variedades, como a morugem, protegem o solo da erosão. Outras, entre elas os dentes-de-leão e o agrião, podem melhorar imenso a textura e drenagem do solo com as suas grandes raízes. Assim que a estação de cultivo começar na primavera, só tem de cortá-las e adicioná-las ao seu composto.

5. Cubra o Seu Jardim com Composto

De forma similar à adição de uma camada protetora de húmus, pode alcançar o mesmo resultado cobrindo o seu local de jardinagem com composto! Basta acrescentar um tapete ou cobertura antigo sobre o topo para manter a quantidade correta de isolamento enquanto permite que a humidade penetre bem fundo no solo. As temperaturas aconchegantes sob esta cobertura resultarão num solo rico quando chegar a primavera. Tudo o que tem de fazer é retirar o cobertor, aguardar um par de dias para deixar o solo respirar e estará pronto para iniciar o seu cultivo primaveril de canábis!

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.