Os cultivadores de canábis podem iniciar um cultivo segundo uma de duas formas. Estes podem optar por germinar as sementes ou tirar estacas de uma planta progenitora. Ambos os métodos produzem o mesmo resultado final — brotos ricos em canabinoides — mas seguem caminhos diferentes para alcançar esse fim.

Alguns cultivadores preferem a celeridade dos clones, enquanto outros optam por percorrer o caminho, do início ao fim, a partir das sementes. Quer seja um cultivador novo ou um veterano decano, é essencial ter conhecimento sobre ambas as técnicas, de forma que possa experimentar no futuro e maximizar os resultados.

As sementes e clones têm ambos um conjunto único de prós e contras. Uma vez que avalia as características de cada um, poderá decidir qual o caminho a seguir.

VANTAGENS DE CULTIVAR CANÁBIS A PARTIR DE SEMENTES

Alguns cultivadores olham o início do cultivo a partir das sementes como a forma "pura" de cultivar erva. Quer seja ou não verdade, certamente que proporciona uma sensação de satisfação profunda chegada a hora de colher.

A maioria dos cultivadores domésticos, um pouco por todo o mundo, iniciam os seus projetos recorrendo às sementes. Isto deve-se principalmente ao facto destas serem mais fáceis de aceder, além de serem legais na maioria dos países, contudo, as suas vantagens não ficam por aqui. Discutamos alguns dos melhores motivos para iniciar o seu cultivo a partir das sementes.

FÁCEIS DE ACEDER

A Internet facilitou muito o acesso a tudo e mais alguma coisa, sendo que podemos colocar facilmente a aquisição de sementes de canábis neste contexto.

Nos dias de hoje, pode encomendar facilmente sementes online a partir de uma longa lista de bancos de sementes devidamente credenciados (como a Royal Queen Seeds, obviamente). Estes enviam remessas de forma discreta para a sua caixa de correio, de forma que nunca tenha sequer que sair de casa.

Inclusive em países onde a canábis permanece ilegal, as sementes de canábis não-germinadas são frequentemente perfeitamente legais de encomendar, possuir e colecionar. Iniciar com sementes mantê-lo-á no lado legítimo da lei, isto é, até colocar algumas dessas sementes no solo.

COMEÇAR DO ZERO

Nem todas as sementes oferecem um resultado final indiscutivelmente mais satisfatório, mas estas também permitem que os cultivadores comecem por um lote genético novinho em folha. Estes pequenos pacotes de ADN albergam um código que não foi exposto a um ambiente de cultivo de qualidades dúbias nem ostentam um vasto conjunto de doenças. Conforme discutiremos adiante, contudo, já não podemos tecer os mesmos comentários relativamente a todos os clones.

CULTIVE AS SUAS RESPETIVAS ESTIRPES

Assim que tiver dominado a arte de cultivar canábis a partir das sementes, pode começar por criar as suas respetivas estirpes. Cruze a sua fêmea favorita com um macho premiado e terá centenas — ou inclusive milhares — das suas respetivas sementes no final da temporada de cultivo.

Dito de outro modo, não está a "criar uma semente", está apenas a criar a sua respetiva estirpe. Aprimore as características que lhe aprazem para obter as passas mais agradáveis possíveis.

SEMENTES FEMINIZADAS = FLORES HÚMIDAS

Embora as sementes normais emerjam com ambos os sexos, as sementes feminizadas de alta qualidade oferecem 99% de garantias de serem fêmeas.

Porque é que isto é importante? Conforme deve saber, as plantas de canábis fêmea produzem os brotos pegajosos e ricos em canabinoides que a maioria dos cultivadores procura. De modo contrastante, os machos produzem sacos de pólen, necessários para os cruzamentos, mas perniciosos para o rendimento das plantas fêmea com os quais são cruzados.

Com sementes feminizadas, poupará uma enorme quantidade de tempo e de esforços, os quais despenderia habitualmente só para livrar-se dos machos. Ao invés, obterá mananciais de brotos de qualidade.

SEMENTES FEMINIZADAS = FLORES HÚMIDAS

DESVANTAGENS DE CULTIVAR CANÁBIS A PARTIR DE SEMENTES

Após ler os parágrafos supra, talvez fique a pensar que começar pelas sementes é uma brincadeira de criança. No entanto, tal como com tudo na vida, há sempre um outro lado. Assim sendo, passemos a discutir os aspetos não tão vantajosos de utilizar sementes.

ESTAS NEM SEMPRE GERMINAM

Embora os bancos de sementes de reputação é inquestionável ofereçam taxas de germinação superiores, nem todas as sementes brotarão do solo. Infelizmente, faça o que fizer, algumas estão simplesmente destinadas a fracassar. Por este motivo, sugerimos que inicie um cultivo com várias sementes, mesmo que só esteja a planear cultivar uma planta.

GENÓTIPO E FENÓTIPO

Todas as sementes da mesma planta apresentarão um genótipo ligeiramente diferente — um código genético único. Haverá sempre uma variação genética entre os progenitores a sua prole, bem como de irmã para irmã.

Isto significa que as sementes não produzirão uma réplica exata de uma progenitora em particular, e de que verá diferenças entre irmãos e irmãs que cultiva. Caso plante dez sementes iguais, certamente que observará diferenças na sua altura, cor, paladar e rendimento.

As plantas de canábis também desenvolvem características específicas tendo como base o ambiente externo, um factor que influencia o seu fenótipo. A temperatura, humidade, luz, nutrientes e a água, todos estes podem acarretar um impacto sobre a expressão fenotípica. Neste sentido, é mais difícil alcançar uma cultura uniforme do que com os clones.

INÍCIO MAIS LENTO

Finalmente, as sementes demoram mais tempo do que os clones a alcançarem a altura da colheita. Pode demorar entre alguns dias até uma semana para ver os primeiros sinais de vida a emergirem do solo. Após isso, acrescente mais uma ou duas semanas para a sua planta tornar-se uma plântula madura. Pode não parecer demasiado, mas há um motivo para as céleres estirpes autoflorescentes serem tão populares quanto são.

VANTAGENS DE CULTIVAR CANÁBIS A PARTIR DE CLONES

Para quem não estiver familiarizado, os clones são estacas retiradas de plantas progenitoras vegetativas. Uma vez obtidos, os cultivadores enraízam a estaca antes de a colocarem no solo ou num ambiente hidropónico.

Tal como o nome sugere, um clone fornece uma cópia genética exata da planta progenitora. Isto tanto pode ser uma bênção quanto uma maldição, conforme poderá constatar abaixo. Antes de prosseguirmos, falemos um pouco sobre as vantagens.

ESTACAS DE FÊMEAS CRIAM NOVAS FÊMEAS

Como os clones são cópias exatas, as estacas retiradas de uma planta progenitora fêmea produzirão outra fêmea. Isto permite que os cultivadores contornem a probabilidade de 50/50 que acarreta o cultivo de sementes normais. Isto também evita o risco reduzido das sementes feminizadas darem azo a um macho.

OS CLONES POUPAM TEMPO

Com os clones, não precisa de esperar que uma semente germine e cresça até transformar-se numa plântula de proporções aceitáveis. Na realidade, pode ignorar por completa esta fase! Enraíze simplesmente a sua estaca e obterá uma planta que está instantaneamente preparada para crescer.

OS CLONES POUPAM TEMPO

SABE EXATAMENTE O QUE ESPERAR

Os clones proporcionam exatamente as características que apreciou na planta progenitora. Sendo cópias genéticas exatas, estas ostentam todas as características da progenitora, incluindo o tamanho, paladar, morfologia e produtividade. Contudo, as sementes diferirão ligeiramente das plantas de que advêm, devido a factores genéticos e ambientais.

DESVANTAGENS DO CULTIVO DE CANÁBIS A PARTIR DE CLONES

Os clones têm uma performance superlativa em algumas áreas quando comparados com as sementes, mas estes não são perfeitos. De seguida, deixamos-lhe alguns dos problemas que pode encontrar caso decida cultivar a partir de clones.

BOA SORTE AO TENTAR ENCONTRÁ-LOS

Quer sementes? Pesquise por um banco de sementes online, e voilá. Quer clones? Força, e boa sorte. Dado que estes têm de ser cortados duma planta vegetativa ativa, os clones são difíceis de encontrar quando se é um cultivador doméstico. Além disso, estes são ilegais, mesmo antes de acabarem na sua posse, tornando a sua remessa bastante arriscada.

Prestar uma visita aos seus compinchas de cultivo pode ser a melhor forma de encontrar clones na maioria dos países. Peça com delicadeza e talvez vá para casa com uma ou duas estacas.

TEM DE TER CUIDADO

As sementes são resistentes. Estas podem ser semeadas diretamente no solo. Os clones são delicados e precisam de ser tratados com muito amor e carinho. Caso seja agressivo com as estacas ou não conseguir dar-lhes um começo digno, estas morrerão antes de enraizarem.

As estacas frágeis também requerem um ambiente especificamente cuidado com parâmetros personalizados para lhes proporcionar o melhor começo de vida. Estas precisam de níveis de humidade ideais e temperaturas afinadas com precisão extrema e consistentes. Por estes motivos, terá de arranjar espaço adicional no seu espaço de cultivo para atender às suas necessidades, particularmente se também estiver a cultivar as sementes.

TAMBÉM HERDA AS CARACTERÍSTICAS PREJUDICIAIS

As plantas progenitoras passam tudo para os seus clones, incluindo as características negativas. A planta progenitora, quer a conheça ou não, pode ter um problema ou defeito genético subjacente. Este pode não ser visível até ter cultivado alguns clones, mas provocará danos quando ocorre.

CLONES OU SEMENTES — QUAL O MELHOR PARA CULTIVAR CANÁBIS?

Honestamente, a resposta é inteiramente subjetiva. Resume-se tudo às preferências pessoais e ao nível de conhecimento do cultivador. Os iniciantes terão muito mais facilidade — e constatarão melhores resultados — utilizando sementes. Os clones são mais manhosos, adequando-se melhor a cultivadores ligeiramente mais experientes. No entanto, os cultivadores veteranos também optarão pelas sementes para fins de cruzamento e procriação, ou para verem as plantas desenvolverem-se do início ao fim.

Tal como tudo o que está relacionado com o mundo do cultivo, a experimentação permitir-lhe-á encontrar a sua respetiva forma de fazer as coisas. Experimente ambos e veja o que funciona melhor para si e para o seu estilo de cultivo. Boa sorte!

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.