Guia Completo para a Fase de Floração da Canábis

Flowering

Ahhh, a fase de floração. Após semanas a tratar das suas meninas, a podar e a treiná-las para promover o máximo possível o crescimento vegetativo, está na altura de se focar em ajudá-las a florescer. Neste artigo, demonstrar-lhe-emos exatamente como fazê-lo.

ENTRAR NA FASE DE FLORAÇÃO

Quando exatamente é que as suas plantas estão prontas para florescer dependerá de uma série de fatores. Se estiver a cultivar no exterior, as suas meninas só começarão a florescer no final do verão, quando os dias ficam naturalmente mais curtos. Se estiver a cultivar dentro de portas, terá muito mais controlo sobre a fase de floração das suas plantas. A maioria dos produtores passará as suas plantas para a fase de floração após sensivelmente quatro semanas de crescimento vegetativo mas, tecnicamente, pode mantê-las indefinidamente nesta fase.

Assim que as suas plantas receberem menos luz, elas começarão automaticamente a focar a sua energia no crescimento dos brotos ao invés da folhagem. Para a melhor colheita possível, quererá ajudá-las com os nutrientes, iluminação e condições ambientais corretas.

Abaixo, tem um resumo detalhado de um período de floração normal de oito semanas. Embora algumas estirpes tenham tempos de floração mais curtos e/ou mais longos, este guia ajudá-lo-á a compreender o que deve esperar à medida que as suas plantas se aproximam da colheita e o que pode fazer para maximizar a qualidade dos brotos que produzem durante esta fase vital.

 

Fase de floração (Semana 1)
Fase de floração (Semana 2)
Fase de floração (Semana 3)
Fase de floração (Semana 4)
Fase de floração (Semana 5)
Fase de floração (Semana 6)
Fase de floração (Semana 7)
Fase de floração (Semana 8)

SEMANAS 1–3

O que esperar: alongamento da floração, pelos brancos (pistilos) e aromas característicos.

Muitos cultivadores acham que assim que passam as suas plantas para a floração, estas deixarão de crescer e começarão a desenvolver brotos. Mas isto não poderia estar mais longe da verdade.

Durante a primeira semana de floração, as plantas experienciarão realmente um período de crescimento e alongamento acelerados. Este "alongamento da floração” é totalmente normal enquanto se preparam para suportar o peso dos seus brotos. O crescimento que pode esperar constatar durante esta primeira semana variará dependendo da estirpe que estiver a cultivar, mas algumas estirpes podem praticamente duplicar em altura durante este período de tempo.

A segunda semana de floração é habitualmente quando pode confirmar com segurança o género das suas plantas. As fêmeas começarão a ficar compridas com pistilos brancos nos seus nódulos (locais dos brotos). Os machos, por outro lado, desenvolverão sacos de pólen redondos. Se estiver a cultivar sementes normais, certifique-se de que define o género das suas plantas antecipadamente e separa os seus machos e fêmeas rapidamente para evitar a polinização (a não ser que esteja a reproduzir, como é óbvio).

Na terceira semana, as suas plantas deixarão gradualmente de alongar-se e concentrar-se-ão realmente em desenvolver os seus brotos. Embora os brotos ainda sejam pequenos, irá notar cálices grandes e o desenvolvimento de alguns tricomas.

MELHORES PRÁTICAS

Nutrientes: os requisitos de nutrientes da planta de canábis alterar-se-ão dramaticamente à medida que começa a florir. Nesta fase inicial, as suas plantas responderão bem a soluções de nutrientes com concentrações mais elevadas de fósforo e potássio. A fórmula NPK exata que decide utilizar depende de si — tenha apenas cuidado para não sobrecarregar de nutrientes durante esta fase preliminar para evitar queimar as suas plantas. A fase em que decide aumentar os seus nutrientes também depende de si, mas recomendamos que o faça durante a segunda semana.

Sobrealimentação/deficiências: pode ser complicado mudar corretamente de nutrientes vegetativos para nutrientes de floração, especialmente se for um cultivador iniciante. Certifique-se de que se mantém atento às suas plantas e de que procura por sinais de deficiências ou sobrealimentação (folhagem morta, queimada ou amarela).

LST: o treino de baixo stress pode ser uma ótima forma de manipular as suas plantas e de lidar com o alongamento adicional das primeiras fases de floração. O LST também ajudá-lo-á a criar uma cobertura e assegurará que os brotos inferiores das suas plantas recebem luz suficiente.

Temperatura: a canábis responde bem a temperaturas mais frias durante a fase de floração. Cada planta será um pouco diferente e cada cultivador dará o seu respetivo conselho sobre como encontrar a temperatura perfeita para a floração. No entanto, recomendamos que mantenha as temperaturas diurnas por volta dos 26 °C e as temperaturas noturnas por volta dos 16 – 18 °C. É super importante manter as suas temperaturas noturnas relativamente baixas para um melhor desenvolvimento dos brotos.

NUTRIENTES, ILUMINAÇÃO, TEMPERATURA E HUMIDADE

NPK

Aproximadamente 5-10-7

EC
1,2–1,5
HUMIDADE
50–60% RH
TEMPERATURA (Dia/Noite)
26°C / 16–18°C

SEMANAS 3–4

O que esperar: brotos maiores e aromas mais intensos.

Na terceira e quarta semanas, as suas plantas de canábis terão deixado de crescer e concentrar-se-ão inteiramente no desenvolvimento dos brotos. Irá reparar que o tamanho das suas flores aumenta diariamente, desenvolvendo cálices espessos, pistilos mais brancos e uma boa camada de tricomas. As suas plantas também começarão a denotar aromas mais evidentes e complexos.

MELHORES PRÁTICAS

Alimentação: à medida que os brotos das suas plantas ficam maiores, estas precisarão de mais nutrientes. Uma vez mais, a solução exata de nutrientes que deve utilizar durante esta fase de floração depende inteiramente de si, mas certifique-se de que presta muita atenção a como as suas plantas reagem a quaisquer alterações na alimentação. Durante o período intermédio de floração é commumente usada uma fórmula NPK de 6-15-10.

Humidade e circulação do ar: é realmente importante manter-se atento à humidade e à circulação do ar. O ar estagnado e húmido cria um ambiente propício para a formação de bolor e bactérias, atraindo também as pragas. Para manter o ambiente mais limpo, recomendamos que mantenha a humidade relativa a 40–50% e que utilize ventoinhas ou ventilação para manter o ar a circular no seu espaço de cultivo.

NUTRIENTES, ILUMINAÇÃO, TEMPERATURA E HUMIDADE

NPK

Aproximadamente 6-15-10

EC
Aproximadamente 1,5
HUMIDADE
50% RH
TEMPERATURA (Dia/Noite)
24–26 °C / 16–17 °C

SEMANAS 4–6

O que esperar: floração a todo o vapor e brotos grandes e densos. O aroma estará perto de atingir o seu pico.

Nas semanas 5 e 6, as suas plantas já estarão bem dentro da fase de floração. Os seus brotos devem ser grandes, espessos e devem estar carregados de pistilos brancos. Também estarão a desenvolver uma camada espessa de tricomas, os quais devem encher o ar com um aroma agradável e pungente. Se não tiver investido num extrator e filtro de ar até aqui, esta pode ser uma boa altura para fazê-lo.

Se analisar atentamente os seus brotos, deverá reparar que ocorreram algumas alterações bastante drásticas no seu aspeto desde há algumas semanas. Os cálices devem estar notavelmente maiores e os brotos devem parecer e sentir-se mais densos e pesados. Algumas estirpes de floração rápida já podem estar a aproximar-se da altura da colheita, sendo que nesse caso os brotos devem apresentar um aspeto ainda mais maduro (com mais tricomas e pistilos de cor mais escura).

MELHORES PRÁTICAS

Alimentação: este período (semanas 5 e 6) é considerado o período de pico da floração para a maioria das estirpes de canábis. Certifique-se de que se mantém muito atento às suas plantas e de que está atento a quaisquer sinais de deficiências ou sobrealimentação de nutrientes. Dependendo do tamanho dos seus brotos, pode querer aumentar os seus nutrientes uma vez mais para ajudá-los a produzir a melhor colheita possível. Lembre-se de que, nesta fase, as suas plantas não precisarão de muito nitrogénio, o qual é mais importante para o crescimento vegetativo do que para a floração. Além do fósforo e do potássio, as plantas em floração requerem mais cálcio.

Stress: faça o que fizer, quererá evitar stressar as suas plantas durante esta fase para precaver-se contra a atrofia do crescimento dos seus brotos ou, ainda pior, ativar o hermafroditismo. O stress pode levar a que as fêmeas em floração produzam pólen e se polinizem numa tentativa final de se reproduzirem antes de morrerem.

Apoio: ficará surpreendido com o quão pesadas as flores frescas de canábis podem ser. Se as suas plantas estiverem com dificuldade em suportar o peso das suas flores, considere utilizar estacas de bambu e utilizar cordas ou clipes para plantas para manter as suas plantas eretas e prevenir que caiam.

Humidade e temperatura: mantenha a humidade a sensivelmente 30–40% a partir daqui para evitar quaisquer problemas com o bolor ou pragas. Mantenha também as temperaturas durante o dia a 25 °C no máximo, e as temperaturas durante a noite por volta dos 16–17 °C.

NUTRIENTES, ILUMINAÇÃO, TEMPERATURA E HUMIDADE

NPK

 Aproximadamente 5-12-9

EC
1,5–1,6
HUMIDADE
30–40% RH
TEMPERATURA (Dia/Noite)
24–26 °C / 16–17 °C

SEMANAS 6–8

O que esperar: últimas fases de floração e colheita.

As semanas 6, 7 e 8 compõem as fases finais de floração da maioria das estirpes. Nesta fase, os brotos das suas plantas devem estar densos, firmes e revestidos com uma camada espessa de tricomas. Os tricomas devem estar em transição de totalmente transparentes para branco leitoso, com alguns a apresentarem tons âmbar. Isto é um sinal de que a colheita está a chegar. Pode confirmá-lo analisando-as de perto com uma lupa. Os pistilos também continuarão a escurecer durante estas últimas semanas — outro sinal de que as suas plantas estão praticamente prontas para a colheita.

Nestas últimas semanas, o fósforo, potássio e cálcio ainda são os seus nutrientes mais importantes. Duas semanas antes da colheita, contudo, quererá lavar as suas plantas com água simples e de pH neutro. Isto encoraja-as a consumirem todos os nutrientes em sobra e ajuda a preservar o paladar natural dos seus brotos.

Durante esta última fase, as suas plantas desenvolverão algumas folhas amarelas à medida que consomem todos os nutrientes restantes armazenados na sua folhagem.

Uma vez mais, os seus brotos estarão prontos para a colheita assim que a maioria dos tricomas tiver ficado com um tom branco leitoso. A erva colhida mais cedo tende a ter um efeito mais empolgante e eufórico. Por outro lado, a erva colhida mais tarde tende a produzir uma moca mais relaxante e descontraída. Embora ainda não tenha sido minuciosamente confirmado, crê-se que as plantas de canábis produzem mais CBN (forma degradada do THC) e mirceno perto do final do seu ciclo de vida.

MELHORES PRÁTICAS

Lavagem dos nutrientes: lembre-se sempre de lavar as suas plantas com água com pH neutro duas semanas antes de as colher.

Humidade: mantenha a humidade entre os 30–40% no máximo para evitar problemas com o bolor ou pragas.

Maturidade dos brotos: mantenha-se atento às suas plantas durante o seu período de lavagem de duas semanas. Saberá que os seus brotos estão prontos para colher utilizando o método dos tricomas supracitado.

48–72 horas de escuridão: para tentar aumentar a potência da sua erva, pondere deixar as suas plantas em total escuridão durante 48–72 horas antes da colheita. Alguns produtores cumprem este truque à risca, afirmando que ajuda as plantas a produzir mais tricomas, resultando numa erva mais potente.

NUTRIENTES, ILUMINAÇÃO, TEMPERATURA E HUMIDADE

NPK

Aproximadamente 4-10-7

EC
1,7–1,8
HUMIDADE
30–40% RH
TEMPERATURA (Dia/Noite)
24–26 °C / 16–17 °C

NÃO FORCE A FASE DA COLHEITA

Os produtores podem ficar um pouco ansiosos nas últimas semanas de floração. No entanto, tente conter-se e evitar colher as suas plantas demasiado cedo. Embora uma semana possa parecer um período de tempo insignificante, esta pode fazer uma diferença enorme no paladar, qualidade e potência da sua colheita. Certifique-se de que presta muita atenção às suas plantas ao longo do seu ciclo de floração, seja paciente, e certamente será recompensado com um broto de qualidade superior. Se quiser saber mais sobre as últimas semanas de floração, incluindo como administrar os reforçadores de floração, como diminuir o ruído, como calcular a sua fase de floração tendo como base o tamanho do vaso, entre outras, consulte o próximo artigo da nossa série!


Parte. 1: Germinando. O guia completo para germinar sementes de cannabis.

Parte. 2: A fase de crescimento vegetativo. As sementes germinadas saem do solo e imediatamente se transformam em pequenas plantas verdes em formato de adaga

Parte. 4: As últimas semanas de floração. Após semanas de trabalho, o tão aguardado momento está chegando.

Parte. 5: Hora da colheita. Aprenda cada passo da colheita e do processo pós-colheita da canábis.

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.