Cannabis Grow guide by Royal Queen Seeds

By Luke Sumpter

O o quê, quando e como aparar a canábis.


A maioria dos cultivadores concorda que a altura da colheita é a parte mais recompensadora do ciclo de cultivo. Após meses a desenvolver as suas plântulas em plantas maduras e repletas de brotos, consegue finalmente provar os frutos do seu trabalho!

No entanto, ainda tem trabalho a fazer; terá de preparar adequadamente as suas flores para a secagem, cura e armazenamento. Faça-o corretamente e terá brotos com um aspeto, sabor e fumo melhores. Confie em nós; vale a pena o seu tempo e esforço.

Um passo essencial, como é óbvio, é aparar as folhas de açúcar dos seus brotos após cortar os ramos da planta. Lembra-se desses brotos imaculados parecidos com pepitas no seu dispensário ou coffeeshop local? Esses são o resultado da poda — outra palavra para aparar. Além da estética, estes brotos também cheirarão melhor, saberão melhor e manter-se-ão mais frescos após um bom processo de apara.

Mergulhemos mais profundamente no porquê de ter que aparar a sua colheita e considere as diferentes técnicas utilizadas para realizar o trabalho.

Video id: 265566827

Porque deve aparar os brotos da canábis?

Aparar as folhas de açúcar ajudará a assegurar que as suas flores não têm bolor nem excesso de material vegetal. Caso precise de convencer-se ainda mais, decomponhamos os principais motivos para aparar.

🏵️Estética

O sabor, o aroma e os efeitos são os aspetos mais importantes da canábis. No entanto, o visual não fica muito atrás. Afinal de contas, nada sabe tão bem como tirar brotos imaculados e cuidados do jarro. Aparar as suas flores transformá-los-á de pepitas rugosas nas que merecem um lugar na prateleira superior.

👃Aroma

Cada estirpe oferece uma mistura única de terpenos que sustenta o seu aroma. Com as folhas de açúcar fora do caminho, os terpenos estarão muito mais em evidência. Apare na altura certa para que possa evitar desalojar demasiados tricomas — as glândulas que produzem estas moléculas aromáticas.

💨Passas suaves

As folhas de açúcar persistentes são agrestes para os pulmões quando fumadas e têm muito menos THC, por conseguinte, é melhor colocá-las de lado. Assim que aparar os seus brotos, eles baterão tão suave como os melhores que encontrará no dispensário.

🦠Conteúdo canabinoide

A maioria dos tricomas que produzem canabinoides e terpenos residem nos brotos. As folhas de açúcar produzem tricomas, mas em números muito menores. Após aparar os seus brotos, o rácio de material vegetal para canabinoides estará mais a seu favor.

X

Quando aparar a canábis

Agora que sabe porque precisa de fazê-lo, precisa de saber como fazê-lo corretamente. Como mencionámos anteriormente, a altura é essencial quando se trata de aparar as flores de canábis. Para os que acompanham, é o seu próximo porto de chamada após a colheita.

Antes sequer de colher, contudo, há passos que pode dar para maximizar os benefícios de aparar. Estes passos incluem lavar, que, para os que não estão familiarizados, envolve retirar os nutrientes e administrar água pura ao meio de cultivo da sua planta antes da colheita. Esta prática encoraja as plantas a utilizarem os nutrientes armazenados antes da hora da colheita, resultando em flores mais suaves e mais saborosas.

A maioria dos cultivadores opta por lavar a sua cultura por cerca de duas semanas durante o período final da fase de floração. Avançar para a poda, secagem e cura corretas das suas flores diminuirá ainda mais as características ásperas e reforçará as suas propriedades aromáticas.

Alguns cultivadores preferem aparar imediatamente após colherem as suas flores, enquanto outros gostam de secar os seus brotos de antemão. Ambas as técnicas têm os seus respetivos benefícios e contratempos.

Aparar: as melhores ferramentas para o trabalho

Tal como se passa com qualquer trabalho relacionado com o cultivo de canábis, precisará das ferramentas certas para o fazer. Embora possam parecer simples, e muitas formas são, não obstante, elas não deixam de ser importantes.

1. Tesoura de poda curva

Para começar, qualquer cultivador dir-lhe-á que a tesoura de poda curva torna tanto a colheita como a poda muito mais fáceis. As lâminas arredondadas cabem perfeitamente em torno da base dos brotos, permitindo-lhe cortá-los em segurança dos ramos.

Também cortam rente à curva natural dos brotos de canábis, permitindo que os cultivadores removam as folhas de açúcar sem danificarem as flores. A poda das plantas pode desgastar as suas mãos, contudo, e os calos são comuns. Felizmente, esta tesoura tem uma pega PVC confortável e resistência de mola para ajudar a combater esses problemas.

2. Bandeja de enrolar / Bandeja

Também quererá aparar as flores sobre uma bandeja para que possa guardar as folhas de açúcar mais tarde. Caso não saiba onde começar a procurar, a nossa linha de bandejas de enrolar possui designs vívidos e bordas salientes que impedirão derrames e confusão. Também terá a opção de selecionar as suas cores e tamanhos favoritos.

3. Jarro de armazenamento adequado

Onde é que planeia colocar todos esses brotos processados? Não os pode deixar por aí na sua mesa de centro! Terá de dispor de algo estanque, espaçoso e conveniente. A nossa marca da casa tem a solução perfeita sob a forma de jarro RQS.

Estes jarros estanques possuem uma manga de silicone que mantém o interior do jarro isolado. A tampa — sem BPA e trabalhada a partir de fibra de cânhamo renovável — ajuda a manter a frescura e otimiza o conteúdo de terpenos.

X

Tipos de poda

Há duas formas de aparar a canábis à mão: húmida e seca. Alternativamente, os brotos podem ser processados em massa através de uma máquina. Diferentes cultivadores têm as suas respetivas preferências, mas todos acabam com o mesmo resultado final (caso tudo corra bem). Analisemos o procedimento e os prós/contras de cada método abaixo para que possa constatar qual o que prefere.

Video id: 753816362

Poda húmida

A poda húmida refere-se a cortar as folhas de açúcar imediatamente após colher as suas flores. Como estas ainda têm muita água, as flores permanecem húmidas e ultrapegajosas.

1. Colha os seus brotos

Step 1

Corte cada ramo perto do nó utilizando a sua tesoura de poda curva. Cada ramo terá vários brotos. Mantenha-os presos ao ramo durante a poda para tornar a sua vida mais fácil. Coloque os seus ramos repletos de brotos num jarro ou balde grande até despir toda a planta.

2. Pegue nas suas ferramentas e prepare as suas mãos

Step 2

Pegue na sua tesoura e na sua bandeja, ponha um podcast a rolar e beba um pouco de café para ajudá-lo a mergulhar na tarefa que se avizinha. Lave as suas mãos e seque-as bem. De seguida, calce um par de luvas de látex para impedir que as suas mãos fiquem cheias de resina.

3. Aparar

Step 3

Pegue em cada ramo, um a um, e utilize a sua tesoura curva para cortar cuidadosamente todas as folhas de açúcar de cada broto. Muitos cultivadores gostam de começar pela base e trabalhar a partir daí de forma circular para assegurar extremidades uniformes e arredondadas. Algumas das folhas de açúcar estarão praticamente inteiramente escondidas pelo corpo do broto. Remova o máximo possível sem danificar a flor. Haverá sempre vestígios de folhas de açúcar — não se preocupe!

4. Secagem e cura

Step 4

Como é óbvio, precisará de secar e de curar os seus brotos aparados antes de os fumar. Coloque-os na prateleira de secagem numa divisão ligeiramente aquecida com uma ventoinha. Uma vez secos, remova os brotos individuais dos seus ramos antes de os colocar nos seus jarros para curar.


Poda a seco

A poda a seco, em contraste, decorre entre a secagem e a cura. Os brotos secos são muito menos pegajosos, mas um pouco mais difíceis de aparar. Eis como fazê-lo.

1. Colher e secar

Step 1

Corte a sua planta pela base e pendure-a de pernas para o ar numa divisão quente com uma ventoinha.

2. Processamento

Step 2

Assim que estiver totalmente seca, corte cada ramo individual e coloque-o de lado para aparar.

3. Pegue nas suas ferramentas

Step 3

Fique confortável, ponha um podcast a rolar e pegue na sua tesoura. Lave as mãos e calce um par de luvas aqui também.

4. Aparar

Step 4

Assim que estiver preparado, corte todas as folhas de açúcar de cada broto. Utilize a sua tesoura para cortar cada broto do ramo, um de cada vez. Isto fará com que sejam muito mais fáceis de curar e de armazenar.

5. Inicie o processo de cura

Step 5

Coloque os seus brotos nos seus jarros de cura para passas mais suaves e melhor sabor.


Poda por máquina

A poda à mão permite que os cultivadores disponham de grande atenção ao detalhe quando processam as suas flores. No entanto, alguns cultivadores não têm de preocupar-se com volumes massivos de flores. Os cultivadores comerciais, contudo, veem a poda à mão como algo arcaico, utilizando ao invés máquinas para fazerem o trabalho.

As máquinas de poda estão disponíveis em diferentes tamanhos e formas e a diferentes preços. As máquinas de nível comercial, embora esteja fora do alcance para o cidadão comum, conseguem podar rendimentos de armazéns num instante. Também existem aparelhos mais pequenos para remover a tarefa da lista de afazeres dos cultivadores mais pequenos.

Soa a uma ótima ideia, mas ainda há um contratempo. As máquinas, infelizmente, têm uma reputação de danificarem, de certa forma, flores de canábis imaculadas. Elas podem poupar tempo, mas tem de decidir se consegue tolerar a compensação.

Prós e contras de cada método de aparar a canábis

Tal como constatámos, cada um dos métodos supra oferece as suas respetivas vantagens e desvantagens.


AVANTATGES DEL MANICURAt EN VERD
DESVANTAGENS DA PODA HÚMIDA

É útil para prevenir o bolor em climas com humidade alta

É um processo mais pegajoso, fazendo com que pareça mais entediante

É um processo mais linear após a colheita (sem nada entre a secagem e a cura)

Os brotos podem secar demasiado rápido, levando a menos nuance no sabor

As flores secam mais depressa sem as folhas de açúcar

Os brotos serão menos densos e compactos, algo que alguns cultivadores não gostam

Os cultivadores conseguem secar mais brotos na sua prateleira de secagem

-

VANTAGENS DA PODA A SECO DESVANTAGENS DA PODA A SECO

É ideal em lugares com baixos níveis de humidade

As folhas de açúcar podem guardar bolsas de humidade, levando ao bolor

Os brotos ficam agradáveis, compactos e estilo pepitas

As flores podadas a seco perdem a sua cor inicial muito rapidamente

As flores secam a uma taxa mais lenta e preservam todo o seu sabor

As folhas de açúcar secas tornam-se ainda mais pequenas e mais difíceis de cortar de forma limpa

VANTAGENS DA PODA COM MÁQUINA

DESVANTAGENS DA PODA COM MÁQUINA

Poupa tempo quando comparada com qualquer um dos métodos de poda à mão Há um risco de a máquina danificar as flores
As máquinas mais pequenas ajudam os cultivadores domésticos a processarem maiores rendimentos Todo o ruído e equipamento não é ideal para cultivadores discretos
Removem uma das muitas tarefas com que os cultivadores se deparam -

O que fazer com as aparas que sobram

Após podar toda a sua colheita, a sua bandeja estará cheia — ou a abarrotar — com caules, talos, folhas lança e folhas açúcar. Embora estes componentes possam parecer como material de desperdício, na realidade, pode dar um bom uso a estas aparas.

Não, não quer fumá-los, mas todas estas partes contêm armazenamentos de canabinoides e de terpenos. Pode utilizá-los para todo o tipo de produtos caseiros que fá-lo-ão sentir essas boas vibrações herbais.

Os cultivadores podem ser particularmente experimentais com as folhas de açúcar. Elas não são as melhores para fumar, mas pode usá-las para fazer um pouco de manteiga de canábis de qualidade, um pouco de chá de folha de açúcar ou até um pouco de kief saboroso para acrescentar ao seu broto.

Igualmente, pode utilizar os caules para fazer um sortido de extratos e de concentrados. Acreditamos que os melhores usos para os caules de canábis incluem:

  • Charas
  • Kief
  • Haxixe bolha
  • Chá e chai
  • Manteiga de THC
  • Tópicos

Secagem e cura da canábis: o próximo passo

Com a poda terminada, precisará de secar (a não ser que teca podado a seco) e curar as suas flores. A secagem remove qualquer excesso de humidade das suas flores, minimiza a formação de bolor e torna-as viáveis para armazenamento a longo prazo.

A cura dos seus brotos aumentará imenso o seu sabor e contribuirá para suaves passas amanteigadas. O processo força os brotos a manterem a quantidade indicada de humidade para os tornar agradáveis de fumar e ideais de armazenar.

Consulte o nosso artigo sobre como secar e curar corretamente a sua colheita para mais informação!

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Localizador de Guias de Cultivo

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 36328 avaliações