As Melhores Plantas de Companhia para o Seu Jardim de Canábis

As Melhores Plantas de Companhia para o Seu Jardim de Canábis

Aprenda a utilizar estas plantas de companhia da canábis no seu jardim.


As plantas de companhia servem como uma forma natural de proteger a sua preciosa canábis de invasões de pragas e de algumas doenças. Estas espécies aliadas atraem os insetos predatórios para o jardim, que limpam as espécies prejudiciais num instante.

Colocá-las entre a sua canábis também pode ajudar a deter a propagação do bolor e de outros fungos que podem arruinar as colheitas. Muitas espécies também melhoram a saúde do solo reforçando a estrutura do solo e fixando o nitrogénio da atmosfera.

As plantas de companhia não se limitam apenas a proteger a sua cultura, estas também promoverão a saúde de todo o jardim, contribuindo para a biodiversidade. Atrairão espécies polinizadoras que também ajudarão a fortalecer o seu canteiro de vegetais. Além disso, estas plantas também podem ser utilizadas para outros fins. Colha as plantas de companhia no final da estação e use-as como ingredientes para refeições e chás herbais.

Consulte algumas das plantas de companhia mais populares e eficazes para a canábis abaixo.

CERASTIUM

A Cerastium tomentosum, também conhecida como neve-no-verão, cresce numa formação estilo tapete. A planta de rápido crescimento espalha-se pela superfície do solo e atua como uma cobertura da cultura. Ajuda a reter a humidade e protege a vida microbial dos raios UV.

Semeie diretamente as sementes nos ou em redor dos canteiros do jardim no início da primavera, e não as cubra com terra. Tente espalhar as sementes num meio bem drenado, numa área com exposição solar integral — as plantas prosperam nas posições direcionadas para sul ou para oeste. Estas tolerarão uma ampla variedade de pH, embora a canábis prefira um pH entre 6,0 e 7,0.

As sementes germinarão decorridos 14–21 dias. Após as plântulas ficarem totalmente estabelecidas, remova algumas, para que haja 20 cm entre cada planta. Elas atingirão a maturidade num breve período de 40 dias, alcançando uma altura máxima de 25 cm. As pequenas flores da cerastium não crescem acima dos 2 cm de largura e surgem no início do verão, emanando um aroma muito leve e doce.

Após florirem, corte as plantas. Utilize-as como uma camada de adubo ou acrescente-as na pilha de composto. A massa da raiz desta planta decídua resistente sobreviverá soterrada a temperaturas abaixo de -20°C e volta a crescer no ano seguinte.

Como utilizá-las no seu jardim de canábis:

  • Onde: utilize como uma cobertura da cultura dentro dos canteiros e em vasos.
  • Quando: fevereiro
Companion Plants for Cannabis

GIRASSOL

Estes gigantes imponentes acrescentam uma beleza inegável a qualquer jardim, crescendo até aos 3 m de altura e apresentando flores amarelas brilhantes. Eles ajudarão a proteger as suas plantas de canábis contra os pulgões, moscas-brancas, lesmas e caracóis afastando a sua atenção.

Semeie as sementes diretamente nos canteiros de jardim e vasos. Prosperam em condições de humidade, mas com um solo bem drenado, em locais repletos de sol e abrigados, para as protegerem dos ventos fortes. Os girassóis libertam um químico alelopático no solo que pode inibir o crescimento das plantas nas proximidades — utilize-os como barreiras e para delimitar.

Após as plântulas emergirem, separe-as cerca de 60 cm umas das outras. Começarão a florescer decorridos cerca de 60–95 dias após a germinação. Após as flores se encherem de sementes, tem duas opções. Pode colher estes mimos deliciosos ou deixá-los para atrair pássaros que ajudarão a manter as pragas das populações de insetos sob controlo. Os girassóis não têm um aroma característico.

Como utilizá-los no seu jardim de canábis:

  • Onde: utilize-os para criar barreiras, para-ventos e sombra nas extremidades dos seus canteiros ou perto dos seus vasos.
  • Quando: março
Companion Plants for Cannabis

CRAVO-DE-BURRO

O cravo-de-burro — Calendula officinalis — produz flores laranja vivo maravilhosas e folhas aromáticas. Estas flores hipnotizam os pulgões e afastam-nos da sua cultura de canábis. Esta planta de crescimento rápido tanto cresce anualmente ou bienalmente e prospera durante toda a estação até surgir a primeira geada em pleno. O cravo-de-burro tolerará solo fraco, mas prefere solo bem drenado de consistência calcária, argilosa ou arenosa.

Semeie as sementes diretamente nos canteiros e nos vasos durante o final da primavera. Separe-as a 20 cm nas plantas mais pequenas, ou 30 cm para deixá-las atingirem o seu verdadeiro tamanho. A planta atinge o pico da altura aos 50 cm, gosta de sol parcial e situa-se confortavelmente abaixo da cobertura de uma policultura.

Corte os caules das plantas ao longo da estação para encorajar as plantas a aumentar a sua produção floral. Guarde as flores para criar os seus próprios cosméticos, incluindo bálsamos e extratos.

Para além de afastarem determinados insetos das plantas de canábis, elas repelirão outros do jardim com o seu aroma pungente. As pragas como as borboletas e traças da couve branca — que de outra forma comeriam as suas plantas de canábis — não as suportam.

Como utilizá-los no seu jardim de canábis:

  • Onde: plante entre as plantas de canábis nos canteiros utilizando o espaçamento recomendado. Coloque 1–2 plantas juntamente com a canábis em vasos grandes.
  • Quando: fevereiro-abril
Companion Plants for Cannabis

ALFAFA

Fácil de cultivar e eficaz na melhoria do solo, a alfafa serve como uma planta de companhia fiável e atraente. Sendo um legume, a espécie trabalha com as bactérias no solo para atrair o nitrogénio da atmosfera — um nutriente essencial que impulsiona o crescimento adequado. Inocule as sementes com bactérias que fixam o nitrogénio antes de semear para garantir este efeito.

A alfafa também aumenta a penetração da água no meio de cultivo, mantendo o sistema de raízes hidratado e reforçando a turgidez das suas plantas. Também conhecida como Medicago sativa, esta perene de raízes profundas acrescentará uma estrutura fantástica ao seu solo.

A alfafa enraíza-se muito rapidamente, portanto, só precisa de espalhar as sementes na superfície do solo. Espalhe as sementes na primavera (abril a maio) em regiões frias e no outono nos climas mais quentes. Verá os brotos a emergirem passados sensivelmente dez dias. Disperse e corte-os conforme necessário para evitar a sobrelotação.

A espécie prefere um clima ligeiramente mais quente e apresenta uma resiliência impressionante contra a seca. Ela prospera em pleno sol e em solo ligeiramente ácido ao invés de neutro. Quando remove as sementes, certifique-se de que fica com os brotos, estes fornecem uma ótima fonte de vitaminas e minerais e ficam muito bem numa salada .

Como utilizá-las no seu jardim de canábis:

  • Onde: semeie como cobertura da cultura nos canteiros e vasos.
  • Quando: abril-julho
Companion Plants for Cannabis

TREVO VERMELHO

Esta planta decídua e espessa também trabalha com as bactéricas que fixam o nitrogénio no sol para atrair altas quantidades do elemento da atmosfera. Prepare-se para ter plantas de canábis fortes, saudáveis e grandes.

O trevo vermelho dá flores deslumbrantes de vermelho-rosa que atrairão espécies polinizadoras para o seu jardim. Semeie as sementes no início da primavera nos climas mais frios, e no outono nas áreas mais quentes. Semeie as sementes a 1 cm de profundidade e a 5 cm de distância entre elas em solos argilosos com um pH ligeiramente ácido. O trevo vermelho requer sol pleno para crescer de forma ideal e sai-se bem nas extremidades dos canteiros e junto das plantas de canábis em vaso.

Como utilizá-los no seu jardim de canábis:

  • Onde: semeie diretamente nos vasos e canteiros como uma cobertura de adubo viva do solo.
  • Quando: abril
Companion Plants for Cannabis

CEREFÓLIO

O cerefólio serve como uma excelente erva culinária e também ajuda a manter os insetos prejudiciais afastados. Os pulgões são atraídos pelo aroma suavemente anisado, que os distrai de interferirem com a sua erva.

Semeie diretamente no solo rico em composto logo no início de março. As sementes germinarão decorrida sensivelmente uma semana e atingirão a fase de plântula pouco depois. Separe-as a cerca de 30 cm umas das outras. O cerefólio tolera tanto sol direto como sombra parcial, mas gosta de humidade constante.

O cerefólio tem a notoriedade de semear-se a si mesmo e tem a capacidade de açambarcar os canteiros. Remova as cabeças das flores a tempo de evitar uma infestação total. Terá um abastecimento de folhas jovens prontas a colher em cerca de nove semanas. Coloque-as nas saladas e em pratos de peixe para dar um palato aprazível.

Como utilizá-los no seu jardim de canábis:

  • Onde: plante em vasos separados junto dos seus vasos de canábis, ou plante entre a canábis nos canteiros e estufas.
  • Quando: março–agosto
Companion Plants for Cannabis

TREVO BRANCO

O trevo branco fornece um adubo vivo resistente às pragas que captura a humidade e reforça os níveis de nitrogénio no solo. A perene rastejante abrirá o seu caminho até à superfície dos canteiros sem qualquer orientação.

Além de melhorar a saúde do solo, este tapete vivo suprimirá as ervas-daninhas e poupar-lhe-á muito tempo no jardim. Inocule as sementes com rizobactérias para assegurar que as suas plantas fixarão o nitrogénio. Semeie as sementes no início da primavera, idealmente em solo ligeiramente ácido, rico em fósforo e potássio, numa área solarenga do jardim.

Mantenha o solo constantemente húmido para prevenir que o trevo branco seque. Um simples sistema de irrigação por gotas fará um ótimo trabalho em manter os seus leitos hidratados.

As suas plantas produzirão flores brancas e cor-de-rosa de aroma doce entre maio e outubro. Estas flores deslumbrantes atraem as borboletas e abelhas. Pequenas quantidades de folhas e flores são ótimas para colocar em saladas ou para refogar juntamente com frango ou como uma alternativa vegana.

Como utilizá-los no seu jardim de canábis:

  • Onde: semeie como um adubo vivo em torno da base das suas plantas de canábis. Funciona especialmente bem em vasos de tecido grandes.
  • Quando: março–abril
Companion Plants for Cannabis

HORTELÃ-PIMENTA

A hortelã-pimenta cresce tão facilmente que terá de trabalhar para evitar que estas assumam o controlo do seu jardim. Por este motivo, só deve cultivar hortelã-pimenta em vasos. O aroma pungente ajuda a deter pragas como as formigas, pulgas, pulgões e inclusive ratos, e também ajudará a mascarar o aroma óbvio da erva.

Após semear estas sementes uma vez no início da primavera, poderá colher as folhas saborosas inúmeras vezes ao longo da estação. Cultive-as em solo rico e bem drenado num local solarengo ou parcialmente à sombra. As plantas germinarão 10–16 dias após semeá-las e florirão no final do verão.

Corte estas plantas após florirem. As espécies perenes continuarão a fornecer-lhe folhas saborosas — ideal para chás herbais — ano após ano.

Como utilizá-las no seu jardim de canábis:

  • Onde: plante em vasos isolados para impedir que estas cresçam fora de controlo
  • Quando: fevereiro–junho
Companion Plants for Cannabis

ALFAZEMA

Flores ricamente aromáticas e maravilhosos tons de roxo — a alfazema abrilhantará os seus canteiros. Estes arbustos apelativos atuam como luzes de tráfego botânico que afastam as pragas dos insetos da sua preciosa erva. Além disso, também atrairão grandes quantidades de polinizadores amigáveis.

A alfazema gosta de um ambiente quente e mediterrânico, embora também cresça no norte mais fresco. Preencha as células propagadoras com composto rico e semeie as suas sementes; cubra com uma leve camada de vermiculita. Mantenha-as entre 21–25 °C, e estas aparecerão pelo solo decorridos 21 dias. Transplante-as para os canteiros ou vasos com solo livre de drenagem e exponha-as à máxima quantidade possível de sol, deixando um intervalo de 30 cm entre plantas.

Não deixe esse maravilhoso aroma herbal provocá-lo durante toda a estação. Pode as suas plantas no final da estação e guarde as flores. Seque-as para fazer um chá suavizante e saboroso.

Como utilizá-las no seu jardim de canábis:

  • Onde: plante nas extremidades dos canteiros e em vasos junto dos vasos de canábis.
  • Quando: fevereiro–julho
Companion Plants for Cannabis

COENTRO

Esta erva de múltiplas finalidades e crescimento rápido acrescentará uma fonte agradável de sabor ao seu jardim. Aparte o paladar, o coentro gera um aroma pungente que detém os insetos maus enquanto atrai as espécies benéficas.

Os ácaros, besouros da batata e pulgões prejudiciais ignorarão alegremente o seu jardim de canábis após sentirem uma baforada desta erva. Em contraste, as vespas parasitas atraem-se particularmente pelo aroma e manterão as populações de pragas afastadas.

Sendo uma planta delicada, o coentro não gosta de ser transplantado. Semeie as sementes diretamente no seu local final no jardim a uma profundidade de 1 cm. Faça-o em pleno sol entre abril e julho e espere vê-las emergir decorridos 12–21 dias. Corte-as para manter uma distância de 25 cm entre estas.

Colherá as folhas saborosas sensivelmente 60–75 dias após semeá-las. Acrescente-as às sopas juntamente com manteiga de canábis para passar uma tarde descontraída.

Como utilizá-los no seu jardim de canábis:

  • Onde: plante intervaladas com a sua canábis nos leitos ou em vasos de tecido grandes. Cultive em vasos separados se estiver a utilizar vasos pequenos.
  • Quando: março
Companion Plants for Cannabis

CAMOMILA

Bonita, aromática e funcional. Porque não haveria de querer esta flor deslumbrante a crescer junto das suas plantas de canábis? Sendo extremamente fácil de cultivar, a camomila aparecerá no mesmo local ano após ano para cumprir as suas funções de planta de companhia.

Semeie a camomila ao longo das extremidades dos canteiros e nos vasos grandes junto das plantas de canábis. A erva reforçará a produção de óleos essenciais e turgidez das plantas nas proximidades enquanto detém as moscas e mosquitos irritantes.

Semeie as sementes diretamente no solo bem drenado em pleno sol de abril em diante. Após 20–30 dias, corte as suas plantas para separá-las cerca de 15 cm umas das outras.

Não deixe as flores de camomila para trás após colher a sua canábis. As folhas e flores produzem um chá delicioso e suavizante e são um bom ingrediente para um produto de limpeza da pele caseiro.

Como utilizá-las no seu jardim de canábis:

  • Onde: cultive como cultura de extremidade/repelente de insetos rodeando os canteiros e entradas da estufas.
  • Quando: comece no interior seis semanas antes da data da última geada
Companion Plants for Cannabis

MILEFÓLIO

O milefólio produz coberturas maravilhosas repletas de flores brancas. Como é óbvio, é uma ótima planta de companhia, mas o seu visual por si só é um motivo soberbo para incluir este espécime no seu jardim.

Os relatos anedóticos de jardinagem afirmam que o milefólio ajuda a reforçar a produção de óleos essenciais das plantas nas proximidades. Embora seja um produto do folclore da jardinagem, se é que é verdade, a planta pode exponenciar o potencial integral da sua genética de canábis. O milefólio também atrai um exército de insetos predadores com um apetite por afídios, tais como as joaninhas e leões afídios.

Semeie as sementes em solo bem drenado num local relativamente seco sob o sol quente. O milefólio não gosta de solo húmido e terá um fraco rendimento se inserido em solo alagado. Espace as sementes a 60 cm umas das outras quando as plântulas emergirem, sensivelmente 21 dias após a germinação. Utilize os seus milefólios para fazer um chá aprazível no final da estação de cultivo.

Como utilizá-los no seu jardim de canábis:

  • Onde: cultive diretamente ao lado das plantas de canábis — as duas prosperam em conjunto.
  • Quando: semeie oito semanas antes da data da última geada
Companion Plants for Cannabis

ANETO

O aneto é sinónimo de delicioso. A sério. Reconhecerá o paladar estilo anisado nas receitas de frango, sopas, saladas e pickles. Independentemente de cultivar ou não canábis, precisará de um pouco de aneto na sua vida.

Este membro da família do aipo fica muito bonito quando intervalado entre as espécimes de canábis e fornece proteção contra determinadas espécies de lagartas e ácaros ao longo da estação de cultivo.

Semeie as sementes diretamente no solo logo após a última geada. Nas áreas mais frias, semeie-as a 1 cm de profundidade e depois apare as plântulas a cerca de 30 cm umas das outras. Nos climas mais quentes, semeie simplesmente as sementes diretamente no topo de composto de semente sem drenagem. Tente cultivar o seu aneto em pleno sol, mas mantenha o solo húmido. O aneto tende a disparar para a flor devido ao stresse provocado pelos solos secos. Colha a folhagem sete semanas após semear e coloque-a nas saladas e sopas.

Como utilizá-los no seu jardim de canábis:

  • Onde: diretamente entre ou ao lado das suas plantas de canábis.
  • Quando: março-julho
Companion Plants for Cannabis

ERVA-CIDREIRA

A erva-cidreira (Melissa officinalis) regressará ao seu jardim ano após ano. A erva robusta e versátil sobrevive no subsolo durante as geadas de inverno e volta a aparecer em plena força na primavera.

Esta potência herbal e membro da família da menta atrairá espécies polinizadoras para o seu jardim para protegerem os seus vegetais. A planta também mantém os mosquitos afastados, tornando a jardinagem uma experiência muito mais agradável.

Quase demasiado vigorosamente, a erva-cidreira tomará conta de todo um canteiro. Semeie as sementes em vasos para prevenir o crescimento indesejado. Espalhe-as no topo do solo do vaso e cubra ligeiramente com composto de semente. Espace-as 30 cm e posicione-as em sol pleno ou sombra parcial.

Colha as folhas durante a estação de crescimento para fazer um chá delicioso e refrescante. Arranque quaisquer flores para encorajar mais crescimento vegetativo.

Como utilizá-los no seu jardim de canábis:

  • Onde: a erva-cidreira deve estar confinada a vasos separados colocados perto das suas plantas de canábis para evitar a sobrelotação.
  • Quando: março–maio
Companion Plants for Cannabis

MANJERICÃO-DOCE

Talvez a melhor erva aromática (excluindo a canábis, claro), o manjericão-doce acrescenta imenso paladar às saladas, pizzas e pratos de massa.

Tal como a canábis, as pessoas sentem habitualmente o aroma antes de vê-lo. A planta enche o ar com um aroma poderoso que afasta as potenciais pragas como os afídios e besouros de espargos. Também atrairá várias espécies polinizadoras que reforçarão a biodiversidade do seu jardim.

Espalhe as sementes em vasos grandes que contêm solo bem drenado. Posicione-as em pleno sol e conte ver as plântulas surgirem decorridos 20 dias. Elas preferem o solo ligeiramente ácido ao invés de condições secas. Pode as plantas e colha as folhas ao longo da estação para encorajar o crescimento vegetativo rápido e vigoroso.

Como utilizá-los no seu jardim de canábis:

  • Onde: em vasos e canteiros ao lado das plantas de canábis, especialmente eficaz juntamente com o aneto para reforçar a produção de terpenos.
  • Quando: fevereiro-junho
Companion Plants for Cannabis

BORRAGEM

A borragem fornece uma fonte rica de nutrientes quer aos humanos quer às plantas. As belas flores azuis e repletas de néctar ajudarão a sua população local de abelhas a prosperar. No final da estação, utilize as plantas cortadas como adubo ou adicione-as ao composto. Os altos níveis de cálcio e potássio ajudarão as suas plantas a prosperar.

A borragem dá-se muito bem em pleno sol e gosta de ter espaço. Semeie as sementes em vasos grandes a partir de março, com cada planta a receber cerca de 30 cm de espaço. Regue regularmente durante os períodos secos para manter as plantas túrgidas e fortes. Colha frequentemente as folhas de sabor a pepino ao longo da estação para adicionar um toque refrescante às bebidas estivais.

Como utilizá-los no seu jardim de canábis:

  • Onde: lado-a-lado com as plantas de canábis para atrair insetos benéficos.
  • Quando: março–maio
Companion Plants for Cannabis

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.