O Guia Completo Para Germinar Sementes de Cannabis

Até pôr as mãos nos lindos e cheirosos brotos, há várias etapas no cultivo da cannabis que antecedem esse momento. É preciso germinar a semente de cannabis, antes de ter uma planta para colher. Dê o melhor começo possível às suas sementes ao ler o nosso guia definitivo para germinação.

A ARTE DE GERMINAR SEMENTES DE CANNABIS

É muito fácil assumir que a etapa vegetativa e a etapa de floração são as mais criticas no ciclo de vida de uma planta. No entanto, a germinação, se mal planeada, pode acabar com o cultivo antes mesmo do seu início. Dar às suas sementes de cannabis o melhor início possível é uma forma segura de encorajar uma planta robusta e saudável.

Pequena, frágil e carente de ajuda, há várias formas de germinar as suas sementes de cannabis. Todos os métodos têm níveis variados de sucesso, com vantagens e desvantagens. É importante saber que mesmo com experiência de cultivo e equipamento de topo, é ainda assim possível perder algumas sementes. Esta é uma parte natural de se lidar com um organismo vivo. Na Royal Queen Seeds, apenas vendemos sementes feminizadas, portanto, não precisa de se preocupar com separar as plantas macho.

O QUE PROCURAR NAS SEMENTES DE CANNABIS

Independente da origem das suas sementes, é melhor fazer uma leve (e delicada) inspeção antes de plantar. Na maioria das vezes todas as sementes germinarão; porém, sementes de baixa qualidade produzirão uma planta mais fraca. Infelizmente, isso é algo que só descobrirá durante as fases de vegetação e floração.

Para evitar deceções, saiba que as sementes com cores mais escuras têm mais hipóteses de germinar, ao contrário das verde claro ou brancas. Mesmo as sementes escuras danificadas podem ser plantadas. Há uma boa chance de elas germinarem, mesmo se a casca estiver esmagada.

A TEMPERATURA É CRUCIAL PARA A GERMINAÇÃO

Antes de irmos diretamente aos diferentes métodos, existem algumas regras douradas da germinação. Para obter os melhores resultados, recomendamos seguir essas direções, independentemente da forma como irá germinar. Dito isto, de todos os factores a considerar, a temperatura é um das mais importantes. As sementes irão sempre procurar humidade, mas elas usam a temperatura como um sinal para saber quando agir.

• A temperatura ideal é entre 22° e 25°C (71–77°F)
• O ambiente deve estar húmido, mas nunca encharcado.
• A humidade relativa deve estar entre os 70% e os 90%
• As sementes preferem iluminação fluorescente (Luz Fria código 33)
• Toque o mínimo possível nas sementes
• Em cultivos hidropónicos/lâ-de-rocha, o PH ideal é 5.8–6.2

A TEMPERATURA É CRUCIAL PARA A GERMINAÇÃO

QUAL O PERÍODO ESPERADO DE GERMINAÇÃO?

Três princípios fundamentais vão incentivar o surgimento da primeira raiz: calor, humidade e escuridão. Com a humidade, vai-se formar uma pequena raiz antes de lentamente se tornar na planta que todos adoramos. Nas condições ideais, as sementes começarão a desenvolver-se a partir de 12-36 horas após terem sido expostas à humidade.

O tempo exato varia, pois depende do ambiente (veja as regras acima). Mesmo o pior cultivador pode germinar uma semente, mas pode demorar algumas semanas e, claro, aumenta o risco de uma planta mais fraca.

A ESCOLHA DO MÉTODO DE GERMINAÇÃO

MÉTODO DO COPO DE ÁGUA

Este é talvez um dos métodos menos eficazes, mas ainda assim viável. É um método incrivelmente simples para facilitar a vida aos cultivadores iniciantes, que optam por colocar as suas sementes num copo de água. Metade de um copo com água a uma temperatura de aproximadamente 22°C (71°F).

Após 3-5 dias, as sementes começarão a abrir, e deverá ver um pequeno fio branco a aparecer. Assim que esta raiz atinja 2-3mm de comprimento, transfira-a com extremo cuidado da água para vasos com terra previamente preparados.

Faça um pequeno furo na terra (entre 10-15mm de profundidade) para colocar a semente recém-germinada. Assim que as sementes estiverem seguras, coloque uma luz fluorescente a uma distância de 13-15cm (5-6 polegadas) para encorajar o crescimento. Finalmente, não arrisque com excesso de água nesta fase da vida das plantas. Use um borrifador para regá-las o suficiente para ficarem húmidas, mas não encharcadas.

MÉTODO DO COPO DE ÁGUA

MÉTODO DO PAPEL ABSORVENTE MOLHADO

É provavelmente um dos métodos de germinação mais comuns e possui várias versões. Alguns utilizam algodão, outros usam papéis absorventes. Para este guia, usaremos um papel de cozinha absorvente, pois é amplamente disponível e retém a humidade relativamente bem.

Coloque uma folha de papel de cozinha numa superfície plana. Separe as sementes com alguns centímetros entre elas e coloque a segunda camada de papel por cima. Garanta que ambas as folhas estão húmidas, mas não encharcadas. Novamente, assim que a raiz branca atingir 2-3 mm, transfira as sementes (cuidadosamente) para os seus vasos. Use o mesmo método acima para o plantio.

MÉTODO DO PAPEL ABSORVENTE MOLHADO

PLANTIO DIRETO NO SOLO

Ao plantar diretamente no solo, não será necessário transplantar as suas sementes no momento mais frágil das suas vidas. Aquela primeira raiz branca está cheia de filamentos microscópicos que podem ser facilmente danificados. Dado que um copo de água e papéis molhados estão mais sujeitos a flutuações de temperatura, o plantio no solo é uma opção muito mais segura.

Comece por encher os vasos com terra de qualidade que esteve imersa em água. Muitos cultivadores colocam um estimulante de raízes na água. Faça um buraco com 10-15mm de profundidade. Esta será a nova casa da sua semente. Remova as sementes dos seus pacotes e coloque-as nos buracos feitos. Cubra levemente o topo, tendo o cuidado de não comprimir a terra em cima da semente. Se o fizer, a raiz vai lutar para penetrar a terra sólida, desacelerando o crescimento da planta. Borrife água no sítio onde plantou a semente para o substrato permanecer húmido.

Se não gosta da ideia de mergulhar a terra em água, poderá usar um spray para humedecer os buracos antes de plantar cada semente. Com humidade suficiente à volta das sementes, o crescimento das raízes será encorajado.

Os vasos deverão ser colocados num clima húmido, dentro da temperatura ideal mencionada nas nossas regras douradas. Após 4-10 dias, deverá ver a planta brotar, enquanto as raízes começam a desenvolver-se debaixo da terra. A planta inteira, juntamente com a terra, pode ser transferida para um vaso maior, iniciando a rotina normal de cultivo.

PLANTIO DIRETO NO SOLO

UTILIZAR LÃ-DE-ROCHA

Pode ser difícil manter a temperatura ideal (entre 22–25°C/71–77°F) e a humidade para a germinação. Não é uma boa ideia deixar as sementes em ambientes abertos. Um cobertor aquecido é perfeito para manter uma temperatura constante, mas não resolve o problema da humidade.

Será necessário investir em alguns equipamentos específicos, no entanto, ao usar blocos de lã-de-rocha, pode criar a condição perfeita para germinar sementes. Mergulhe os blocos de lã-de-rocha em água da mesma forma que faria com a terra. A lã vai reter a humidade e evitar a necessidade de regar durante o início da germinação. Depois, coloque os blocos numa recipiente de plástico com tampa. Os recipientes de guardar bolos grandes são os ideais.

O recipiente de plástico vai criar um clima tropical para as suas sementes. Se depois colocar os componentes num armário com temperatura controlada, terá criado um suprimento auto-suficiente de humidade e não será necessário tocar nas sementes novamente até que estejam prontas para transplante. Com este método, as suas sementes deverão germinar em dois dias.

Duas ou três semanas após a germinação, as jovens plantinhas deverão estar prontas para as suas novas casas. Nesta fase, tem duas opções: transplantar para os vasos de terra ou aceitar o desafio do cultivo hidropónico. Saberá quando as sementes estão prontas para o transplante porque os sistema de raízes deverão começar a sair e ser visíveis por baixo da lã-de-rocha. Desde que as raízes não tenham começado a enroscar-se no fundo da lã-de-rocha, começarão a procurar água e nutrientes no seu novo ambiente e continuarão a crescer para baixo.

UTILIZAR LÃ-DE-ROCHA

KIT PARA INICIANTES EM SEMENTES FEMINIZADAS DA ROYAL QUEEN SEEDS

É claro que há uma maneira mais simples de germinar sementes. Ideal para os que se estão a estrear na arte de plantar, o kit para iniciantes de sementes feminizadas da Royal Queen Seeds tem tudo o que é preciso para iniciar o seu próximo cultivo.

O kit para iniciantes da Royal Queen Seeds contém:

  • 3x sementes feminizadas RQS Critical
  • 20x Easy-Start vasos para germinação
  • 1x Propagator Pro
  • 1x pack de Bacto
  • 1x perlita
  • 1x lâmpada fluorescente
  • 1x manual de instruções
  • 4x pilhas AA
  • 1x catálogo Royal Queen Seeds

*Precisará de um copo de medição e de uma colher (não incluídos no kit).

RELATED STORY
Vamos começar

1. Remova gentilmente o alumínio da parte de trás do pacote de sementes e coloque-as num recipiente seco. Voltaremos a elas mais logo.

2. Precisará de um recipiente raso e grande o suficiente para acomodar a bandeja de sementes. Encha o recipiente com um litro de água morna (22-25°C/71–77°F). Adicione a enzima Bacto, dissolvendo antes de mergulhar a bandeja de sementes no recipiente. A bandeja de sementes apenas precisa de ficar imersa por 5-10 segundos. Não descarte a mistura de Bacto após o mergulho da bandeja de sementes.

3. Após remover a bandeja de sementes do recipiente raso, use os seus dedos ou um utensílio para fazer um buraco em cada vaso, de preferência com 10-15 mm de profundidade. Transfira delicadamente as sementes do recipiente para cada buraco. Lembre-se, uma semente por vaso apenas.

4. Usando o propagador fornecido, adicione uma camada de 15mm de grossura de perlita no fundo do reservatório de água. Use a mistura Bacto que sobrou para encher o reservatório de água. A água deve cobrir o fundo do reservatório, mas não submergir a perlita completamente.

5. Coloque a sua bandeja de sementes no propagador, ajuste as paredes e posicione a tampa. A tampa vem com um interruptor para ligar e desligar as luzes já incluídas.

6. Verifique o nível de humidade do seu reservatório de água uma vez por dia. Procure manter um nível uniforme. Após 1-7 dias, as sementes deverão ter germinado, com folhas visíveis a aparecer. Assim que a plantinha tiver 3 cm de altura, transplante para um novo vaso.

NA DÚVIDA, PENSE NAS CONDIÇÕES DA PRIMAVERA

Independentemente do método que escolher, pense sempre nas condições que naturalmente tería na primavera. No seu ambiente natural, as sementes de cannabis começariam a brotar na transição do inverno para a primavera. A humidade ainda é elevada e as temperaturas estaríam naturalmente a aumentar. Faça sempre a seguinte questão: "o meu método de germinação replica as condições da primavera?". Se sim, há uma boa hipótese de ter uma germinação bem sucedida.

success.

PROPORCIONAR ÀS SUAS SEMENTES O MELHOR INÍCIO DE VIDA POSSÍVEL

Na maioria dos casos, a germinação acontecerá sem sobressaltos. Existem, porém, alguns problemas com os quais podemos ajudar.

ILUMINAÇÃO

O primeiro problema é a iluminação. Pelo menos no início, as suas sementes e plantas pequenas precisarão apenas de lâmpadas fluorescentes ou CFL. Apesar de precisarem de luz para crescer, o seu excesso pode causar problemas sérios nas primeiras semanas.

Posicione a luz a 15 cm de distância das sementes. Assim que elas tiverem o primeiro par de folhas reais, pode aproximar as lâmpadas para até 5 cm de distância. Se está preocupado com a possibilidade de danificar a sua planta, coloque a mão entre a planta e a luz. Se não puder permanecer com a mão na luz durante menos de 10 segundos sem aquecer demasiado, coloque a planta 2 cm mais distante. Repita até a temperatura estar confortável.

Devido ao rápido crescimento das sementes, deverá ajustar a distância das lâmpadas frequentemente para obter os melhores resultados. Após duas semanas sob luz fluorescente, poderá trocar para uma lâmpada HPS ou MH.

ILUMINAÇÃO

SEMENTES AO CONTRÁRIO

Não entre em pânico, sempre que possível as raízes crescerão para baixo. Não será necessário reposicionar as sementes. Incomodá-las a esta altura apenas causará mais danos. Na maioria dos cenários, não é uma raiz que está a sair do topo das sementes, mas o caule da planta.

Caso esteja incerto, aguarde uns dias até as primeiras folhas (cotilédones) aparecerem. Desde que tenha os seus requisitos atendidos, as sementes germinarão. O melhor é não entrar em pânico; siga as regras douradas e em breve a plantinha estará pronta para um vaso maior.

SEMENTES AO CONTRÁRIO

GERMINAÇÃO E MAIS

QUANDO COMEÇAR A FERTILIZAR?

Isto dependerá do substrato onde esteja a cultivar, mas na maioria dos casos não será preciso fertilizar durante as primeiras 2-3 semanas. Haverá muitos nutrientes disponíveis na terra e, mesmo que opte pelo coco, os nutrientes só terão que ser adicionados após uma semana. Caso opte por coco ou hidroponia, os nutrientes deverão ser adicionados a 1/4 da sua força. Assim que o primeiro par de folhas aparecer, aumente 1/4 por cada par novo de folhas. Para iniciantes, recomendamos sempre usar terra. Ela permite que aprenda o cultivo da cannabis, e pode ser o substrato menos suscetível a erros.

Uma maneira fácil de saber que mais nutrientes são necessários é observando as folhas. O serrilhado das folhas começará a ficar verde pálido, à medida que as reservas de nutrientes são usadas. Passado algum tempo, as folhas eventualmente ficarão amarelas. Este é um sinal definitivo de que a sua planta precisa de mais nutrientes. Ela não morrerá por causa de algumas folhas amarelas, mas trata-se de um bom lembrete para alimentar a sua jovem plantinha.

O nitrogénio é o nutriente mais requisitado nos períodos de intenso crescimento. Assim que as sementes forem alimentadas, a cor das folhas voltará ao normal. Dependendo do tempo que demorou a agir, a melhoria pode demorar horas ou um dia inteiro.

SENTE-SE E RELAXE

As primeiras semanas de desenvolvimento de uma planta requerem pouca interferência. O nutrientes, como mencionado, precisarão de pequenos ajustes, assim como a iluminação. No entanto, agora que a semente germinou, terá algumas semanas de tranquilidade. Relaxe, e aprecie o seu crescimento.

Assim que as semanas iniciais passarem, pode tratar da sua planta como se estivesse em estado vegetativo, e adotar rotinas estritas de iluminação e intensidade. Durante a germinação, lembre-se sempre das regras douradas, e, na dúvida, veja se criou as "condições da primavera". Se achar que tudo está correto, tudo o que resta será apreciar a criação da sua própria planta de cannabis.

buy Quality Cannabis Seeds

A Royal Queen Seeds produz algumas das melhores sementes de cannabis da europa, garantindo ao grower doméstico acesso às melhores strains do mercado.

Buy at RQS

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.