O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By Steven Voser

Os caules vermelhos ou roxos na canábis podem ser um sinal de stresse, deficiência de nutrientes, patógenos ou puramente genético. Continue a ler para saber quando deve preocupar-se quanto aos caules vermelhos… e quando não o deve fazer.

Over and under-watering


Caules vermelhos ou roxos provocados pela genética ou pela iluminação

Pode ficar alarmado da primeira vez que deteta caules vermelhos ou roxos nas suas plantas de canábis. Contudo, nem sempre precisa de ficar. Há incontáveis estirpes de canábis no planeta e algumas delas são capazes de desenvolver pigmentação incrível.

As estirpes roxas com uma folhagem muito escura, por exemplo, desenvolvem frequentemente caules roxos também, particularmente se as cultivar em temperaturas ligeiramente mais frescas. Desde que as suas plantas pareçam saudáveis em termos gerais, não há, habitualmente qualquer motivo para preocupação.

Além da genética, outra causa principal por detrás dos caules descoloridos é a forte exposição à luz. Caso esteja a utilizar métodos de treino como o LST ou desfolhação, talvez repare que os caules expostos das suas plantas estão a ficar vermelhos, cor-de-rosa ou roxos com o passar do tempo. Isto é totalmente normal e não deve ser motivo de preocupação desde que as suas luzes estejam suficientemente distanciadas e as suas plantas aparentem estar saudáveis.

STRESS

Caules vermelhos ou roxos provocados pelo stresse, deficiência de nutrientes ou pelo ambiente

Infelizmente, os caules vermelhos ou roxos na canábis também podem dever-se a um sinal de stresse. Habitualmente, quando este é o caso, as suas plantas passarão por alguns sintomas que podem ajudá-lo a identificar a causa raiz do problema.

1. Patógenos

Alguns fungos, tais como o fusarium ou a botrytis, podem afetar a cor dos caules e da folhagem das suas plantas. O fusarium afeta as plântulas, atacando os seus caules e, eventualmente, fazendo com que tombem ou "apodreçam". Por vezes, pode fazer com que os caules tenham um aspeto castanho-escuro, vermelho ou ligeiramente roxo. Por outro lado, a botrytis afeta as plantas maiores e forma uma linha castanha característica ao longo dos caules e dos ramos afetados, roubando-os dos nutrientes e fazendo com que morram.

Tanto o Fusarium quanto a Botrytis podem propagar-se de uma planta para outra e devem ser tratados assim que possível. Consulte as nossas publicações anteriores sobre o Fusarium e os bolores de canábis para mais informação sobre como lidar com estes patógenos mortíferos.

2. Deficiência de nutrientes

As deficiências de nutrientes provocam uma infinitude de sintomas, incluindo amarelecimento/secagem de folhagem nova e antiga e caules e folhas descoloridos. Em particular, alguns dos primeiros sinais de uma deficiência de fósforo incluem caules vermelhos e roxos, seguidos por folhas castanhas e secas. Por outro lado, as deficiências de magnésio tendem a fazer com que os pecíolos (hastes que ligam uma folha a um caule) fiquem vermelhos.

Caso esteja preocupado com a possibilidade de as suas plantas poderem estar a lidar com uma deficiência de nutrientes, consulte esta publicação para ver imagens, descrições e passos fáceis de seguir sobre como identificar e curar cada deficiência de nutrientes da canábis.

Lembre-se, as deficiências de nutrientes não provocam apenas caules descoloridos, estas também provocam sinais de crescimento atrofiado, folhagem danificada etc. Certifique-se de que identifica o tipo de deficiência que afeta as suas plantas utilizando o nosso guia e retifique-o assim que possível.

3. Uma nota sobre o pH

É essencial acertar no pH do seu solo e na solução de nutrientes para dispor de plantas saudáveis. Infelizmente, também é algo com que inúmeros cultivadores têm de lutar.

A canábis gosta de solo ligeiramente ácido (recomendamos que o mantenha em 6,5 para melhores resultados). Caso o seu solo seja demasiado ácido ou demasiado alcalino, as suas plantas podem perder folhagem saudável e desenvolver deficiências de nutrientes enquanto lutam com a ingestão de nutrientes dos seus fertilizantes. Se as suas plantas tiverem caules vermelhos ou roxos e outros sinais de um problema de nutrientes, certifique-se de que verifica os seus níveis de pH.

Para uma imagem clara do pH do seu solo, recomendamos que invista em testadores de pH e de condutividade. Estas ferramentas fornecem leituras precisas do pH do seu solo, bem como a condutividade elétrica dos seus nutrientes, significando que conseguirá ver o quão bem as suas plantas estão a absorver o seu fertilizante.

4. Flutuações de temperatura

As alterações abruptas na temperatura podem, frequentemente, provocar alterações na pigmentação das plantas de canábis. As temperaturas frescas durante a noite, em particular, podem fazer com que as suas plantas desenvolvam caules vermelho-escuros ou folhagem roxa. Isto é ainda mais comum nas estirpes roxas, de facto, os cultivadores expõem frequentemente as estirpes roxas a temperaturas noturnas mais frescas de propósito para destacarem realmente o gene roxo.

Caso as suas plantas fiquem vermelhas ou roxas após uma noite particularmente fria, preste-lhes muita atenção durante os dias que se seguem. Caso continuem a crescer normalmente, então não há nada com que se preocupar. Se, contudo, reparar em crescimento abrandado ou noutros sinais de stresse, aumente a temperatura na sua divisão de cultivo (ou considere deslocar as suas plantas para o interior caso estejam no exterior).

5. Stresse

As plantas de canábis reagem ao stresse numa série de formas. Por vezes, os caules descoloridos podem ser um sinal de choque devido à transplantação, stresse provocado pelo calor, rega excessiva ou inclusive uma infestação por insetos. É por isso que se detetar caules roxos ou vermelhos, é importante que preste muita atenção para identificar a causa raiz da descoloração.

Abaixo, encontrará uma lista de verificação de potenciais agentes stressantes que podem fazer com que as suas plantas desenvolvam caules vermelhos ou roxos:

🌱Choque na raiz:A transplantação é um grande choque no sistema da raiz. Caso as suas plantas desenvolvam caules vermelhos ou roxos após serem transplantadas, uma boa dose de TLC deve ajudá-las a recuperar rapidamente.

🕷Pragas:Algumas estirpes de canábis são mais propensas a pragas do que outras. Se as suas plantas tiverem caules descoloridos e também sofrerem de danos foliares de crescimento atrofiado e de sinais de míldio, mosquitos ou aranhas, terá de agir rapidamente. Consulte esta publicação sobre as complicações comuns na canábis para mais informação sobre como detetar e tratar as pragas comuns na canábis.

🌡Problemas de temperatura ou de humidade:Se os níveis de temperatura ou de humidade na sua divisão de cultivo não estiverem corretos, isso pode fazer parte do seu problema. Ajuste a temperatura/humidade caso suspeite que poderão estar a stressar a sua planta.

💡Stresse devido à iluminação/ao calor:Embora a canábis adore o clima quente e imenso sol, demasiado calor ou luz pode danificá-la. Caso as suas plantas de canábis desenvolvam folhagem queimada ou amarela, esbranquiçada ou folhas enroladas alguns dias após ter constatado os seus caules descoloridos, elas podem estar a lidar com o stresse provocado pela iluminação ou pelo calor. Seja rápido a lidar com estes problemas dado que eles podem ter um efeito devastador nas suas plantas e reduzir imensamente o tamanho e a qualidade do seu rendimento.

Over and under-watering

Apurar as causas dos caules de canábis vermelhos e roxos

Conforme vimos anteriormente, os caules de canábis vermelhos ou roxos não são necessariamente um motivo de preocupação. Caso as suas plantas desenvolvam subitamente caules descoloridos, lembre-se de monitorizá-los e esteja atento a outros sintomas para garantir que a descoloração não é provocada pela genética ou pela exposição à luz. Além disso, visite a secção de cultivo do nosso blogue para mais artigos detalhados sobre como cultivar canábis e como lidar com deficiências de nutrientes, pragas, stresse devido ao calor etc.

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37825 avaliações