O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds


By Steven Voser

“Porque motivo é que as minhas plantas estão a crescer tão lentamente?”. Em algumas circunstâncias, aparecem problemas do nada com a planta marijuana. A sua bebé pode não ter demonstrado quaisquer sinais de um problema, mas reparou agora que o desenvolvimento estagnou e não faz a mínima ideia porquê. Aqui tem alguns fatores possíveis por detrás do crescimento abrandado da sua plântula ou planta de canábis.


18 motivos para o crescimento lento ou atrofiado da canábis

Vídeo aneu: 771062113

1. As sementes são velhas ou de fraca qualidade

As sementes velhas, além de demorarem mais tempo a germinar (se germinarem de todo), podem demonstrar crescimento a um ritmo reduzido. Igualmente, a boa genética é essencial para o crescimento saudável e vigoroso desde a semente até à colheita. Um saco de sementes aleatório não se sairá tão bem como sementes de qualidade obtidas de um banco de sementes de boa reputação.

2. Stresse do clone

Às vezes, as estacas não enraízam bem, o que prejudica o seu crescimento. Para prevenir que isto aconteça, aplique um pouco de hormona de enraizamento imediatamente após retirar as suas estacas.

Além disso, certifique-se igualmente de que o seu ambiente promove o crescimento da raiz. O meio deve ser húmido (mas não em demasia) com um nível de pH de sensivelmente 6.0.

Mantenha as suas estacas a uma temperatura de sensivelmente 22 ºC. Se ficarem demasiado frias, elas não apodrecerão de todo, e se estiver demasiado quente, as raízes morrerão.

3. Saúde da raiz

Quando as raízes da sua planta não conseguem receber oxigénio suficiente, as funções metabólicas abrandam. Em alguns casos, uma escassez de oxigénio pode interromper todo o seu crescimento. Um motivo comum para isto é a rega excessiva ou a utilização de substratos com fraca drenagem.

O que fazer quanto a isso? Crie um meio de cultivo ligeiro e airoso com boa drenagem. Pode melhorar o solo com má drenagem acrescentando alguma perlite.

A zona da raiz das suas plantas de canábis nunca deve ficar demasiado quente ou demasiado fria do que a temperatura ambiente. Igualmente, os danos físicos nas raízes, o bolor ou as bactérias podem afetar gravemente o crescimento das suas plantas. Utilize sempre vasos não transparentes de forma que a luz não alcance as raízes, dado que isto também é mau.

Root Helath

4. As plantas de canábis alongam-se em demasia

O alongamento entre as plântulas pode ser particularmente problemático. Vários fatores podem induzir esta resposta, mas o culpado mais provável é uma escassez de luz.

Se as suas plântulas estiverem magricelas, aumente a intensidade da luz ou aproxime mais as luzes. Fixe-as com hastes de madeira como um auxílio durante a recuperação. Como último recurso, pode replantá-las (cuidadosamente) mais profundamente num novo vaso.

18 motivos para o crescimento lento e atrofiado da canábis

5. As plantas não obtêm luz suficiente

Embora os requisitos possam variar de estirpe para estirpe, a luz não deixa de ser um fator crítico para o desenvolvimento de todas as plantas de canábis. Uma escassez de "boa" luz pode levar, por certo, ao crescimento abrandado. Caso cultive no interior e suspeite que as suas plantas não estão a obter luz suficiente, experimente diminuir a distância entre as suas lâmpadas e os topos das plantas. Se cultivar no exterior em vasos, desloque as suas plantas para um local mais solarengo.

6. As plantas estão a receber demasiada luz

Qualquer tipo de stresse na sua planta de canábis, incluindo muitas horas de exposição à luz solar direta sem descanso, também pode deter ou abrandar o crescimento. Se estiver a cultivar no interior e suspeitar que a exposição à luz é a fonte de stresse, diminua a intensidade ou desloque as lâmpadas para mais longe da cobertura, se possível. Fique a saber que as plântulas são particularmente sensíveis à luz intensa! Se estiver a cultivar no exterior e puder, desloque as suas plantas para um local onde a luz seja difusa, tal como perto da sombra de uma árvore.

7. Espetro de luz incorreto

Quão rápido e quão vigorosamente as plantas crescem é influenciado pelo espetro de luz que recebem. Certifique-se de que utiliza o tipo de luz correto segundo cada fase do crescimento. Para o crescimento vegetativo saudável, quer uma luz mais fresca com mais azul no seu espetro, uma designada "luz vegetativa". As luzes com um espetro mais vermelho, mais quente, são utilizadas para a fase de floração.

ESPECTRO DE LUZ INCORRECTO

8. Stresse pela luz: interrupção do ciclo escuro

A luz é essencial para todas as plantas crescerem. Quaisquer alterações na intensidade ou na exposição da luz terão um efeito no crescimento. A canábis em floração é particularmente suscetível a interrupções no ciclo escuro. Uma fuga de luz na sua tenda, luz dispersa de um lampião de rua, e até uma luz vermelha de uma câmara podem perturbar a floração e, no pior dos cenários, podem fazer com que as plantas fiquem hermafroditas. Por esse motivo, é muito importante manter total escuridão durante as horas em que as luzes estão desligadas.

A exposição das plantas de erva a horários de luz irregulares pode provocar um desequilíbrio hormonal que confunde o seu relógio interno.

As suas plantas poderão florescer prematuramente, ou poderão reverter para a fase vegetativa. Se isto acontecer, o crescimento e os rendimento sofrerão imenso. Por esse motivo, certifique-se de que mantém o seu ciclo de luz consistente.

As sugestões supra aplicam-se predominantemente a estirpes fotoperiódicas, dado que as flores de canábis autoflorescente baseiam-se na idade ao invés da exposição à luz.

9. Rega excessiva

A rega excessiva é um dos erros mais comuns realizados por novos cultivadores de canábis. É como sufocar as suas plantas e um dos principais motivos por detrás do crescimento lento, das deficiências de nutrientes, do apodrecimento da raiz, dos fungos e de muitos outros problemas. Não regue demasiado frequentemente e não regue num horário fixo. É melhor regar menos frequentemente para que o solo possa secar entre regas. Uma boa forma de testar se deve ou não regar é levantar o próprio vaso. Caso sinta que está muito leve, está na altura de regar novamente.

10. Sem nutrientes suficientes

Embora não seja tão comum como alimentar excessivamente as plantas de canábis, uma quantidade insuficiente de nutrientes para o crescimento saudável pode muito bem ser o motivo para o crescimento lento. Saiba que os nutrientes encontrados na maioria das misturas para vasos comerciais só durarão por 3 a 4 semanas; posteriormente, terá de administrar mais alguns nutrientes de qualidade. Consulte o rótulo dos seus produtos de nutrientes para confirmar a dose recomendada para o crescimento saudável. Fique também a saber que os requisitos de nutrientes da sua planta estão intimamente associados à intensidade da luz a que as suas plantas estão expostas. As plantas sob luzes intensas crescem mais depressa e precisarão de mais nutrientes do que as plantas sob luzes fluorescentes, por exemplo.

11. Deficiência de cálcio

O cálcio está entre esses elementos vitais que a sua planta precisa para o desenvolvimento saudável. Uma escassez de cálcio pode manifestar-se nos seguintes sintomas:

  • O crescimento recente é lento, dobrado e encaracolado
  • Os rebentos jovens estão descoloridos e ficam roxos ou amarelos
  • O crescimento geral da planta é lento e falta-lhe vigor e vitalidade
  • Pode evitar uma deficiência de cálcio acrescentando cal dolomítica ao seu solo ou meio de cultivo

Aborde uma deficiência de cálcio imediatamente com produtos CalMag comerciais que contenham cálcio líquido. Pode acrescentar estes produtos à sua solução de nutrientes ou administrá-los como um spray foliar.

Tenha em consideração que alguns meios de cultivo, como o coco, aumentam o risco de uma deficiência de cálcio. Se cultivar em coco, deve utilizar nutrientes de coco especiais e/ou adicionar regularmente CalMag ao seu regime de nutrientes.

Calcium Deficency

12. Nível de pH incorreto

O nível incorreto de pH da sua solução de nutrientes está entre os motivos mais comuns para os problemas de cultivo da canábis, incluindo o crescimento lento. O motivo para isto é que a canábis só prospera numa janela relativamente pequena de valores adequados de pH. Se o pH estiver desviado, as plantas não conseguem ingerir nutrientes, ainda que estejam presentes.

Certifique-se de que ajusta corretamente o nível do pH consoante o seu meio de cultivo. Se cultivar no solo, certifique-se de que o nível do pH se encontra entre 6,5 e 7,0. Se cultivar em hidro, um nível de pH ideal é de 5,6 a 5,8. Para cultivos sem solo, tais como coco, um nível de pH de 6,0 a 6,3 é o ideal.


13. As temperaturas são demasiado baixas ou demasiado altas

A canábis gosta do calor para crescer saudável e sai-se melhor em temperaturas diurnas entre 25 e 30 ºC. As temperaturas inferiores a estes valores abrandarão o metabolismo da sua planta, resultando em crescimento mais lento. Contudo, as temperaturas excessivas também não são ideais. A temperaturas muito altas, o stresse provocado pelo calor também pode abrandar ou até interromper, na íntegra, o crescimento da planta. Caso esteja a cultivar no exterior, ajuste a sua temperatura para um nível confortável. Também pode fornecer algum arrefecimento com ventoinhas que sopram uma fonte de ar suave sobre as suas plantas. Isto também pode prevenir os bolsos de ar quente de se formarem no interior da sua divisão de cultivo.

14. Os vasos são demasiado grandes

Frequentemente, os cultivadores de canábis arrancam com as suas plântulas em copos pequenos. Posteriormente, quando as plantas tiverem atingido um tamanho adequado, eles passarão para recipientes maiores.

Caso arranque com as suas plantas de canábis em recipientes que são demasiado grandes, há um risco alto de que os regar em demasia. O problema é que as plântulas não conseguem absorver toda a humidade que está contida num recipiente grande, ao contrário da canábis madura, que consegue "beber" muito mais. Além disso, um vaso grande também demorará mais tempo a secar.

Para evitar os problemas que derivam do solo e da humidade em demasia, arranque com as plântulas em recipientes mais pequenos até que estejam a crescer vigorosamente. Assim que tiverem um conjunto de 5 a 6 folhas verdadeiras (sem contar com os cotilédones), então transfira-as para um recipiente maior, com pelo menos o dobro do tamanho do atual.

Caso a sua plântula já esteja num recipiente grande e não queira ou não possa deslocá-la para um recipiente mais pequeno, regue apenas uma área pequena ao redor da plântula.

Qual é o tamanho correto do vaso para a sua planta de canábis?

Utilize este guia aproximado para determinar que tamanho de vaso deve utilizar para a sua planta de canábis:

  • Altura da planta 30 cm: recipiente de 7,5 a 11 l
  • Altura da planta 60 cm: recipiente de 11 a 19 l
  • Altura da planta 90 cm: recipiente de 18 a 26 l
  • Altura da planta 120 cm: recipiente de 22 a 37 l
  • Altura da planta 150 cm: recipiente de 30 a +37l +
Pots Are Too Big

15. Stresse provocado por pragas/doenças

Os insetos, as pragas e as doenças podem provocar danos e comprometer o sistema imunitário de uma planta. No melhor dos cenários, a sua planta poderá sobreviver, mas terá rendimentos fracos. No pior dos cenários, as suas plantas poderão morrer.

Os insetos podem alimentar-se das folhas, afetando a capacidade de uma planta reter água e de transpirar. Há outras pragas que podem danificar as raízes ou provocar problemas adicionais. Em qualquer altura que a sua planta se encontre doente ou infestada com insetos, esta gastará a maioria da sua energia a defender-se e a recuperar dos danos, que abrandarão o crescimento.

Caso as suas plantas estejam infestadas, quererá tratá-las imediatamente com as medidas apropriadas. Ainda melhor, pode utilizar métodos preventivos (ex. óleo de neem, proteções contra lesmas etc.) para minimizar o risco de infestações por pragas. Durante todas as fases do crescimento, garanta que verificará regularmente por sintomas de infestações por pragas, incluindo sob as folhas.

16. Stresse provocado por danos nos tecidos

Os danos físicos, tais como ramos partidos, podem abrandar significativamente o crescimento da sua planta. Qualquer dano fará com que a planta redirecione recursos preciosos para reparar as feridas — recursos que seriam melhor gastos no crescimento ou na produção de flores.

Se estiver a cultivar no exterior, situe as suas plantas numa área abrigada dos ventos e das chuvas fortes e utilize rede para galinheiros e estacas para manter o suporte.

As plântulas e as plantas de canábis jovens são particularmente vulneráveis. Permita que as suas plântulas amadureçam no interior por algumas semanas antes de as colocar no exterior.

17. Stresse devido às técnicas de treino da canábis

Os danos no tecido devido a técnicas de treino das plantas de alto stresse provoca sempre algum atraso no desenvolvimento da planta. Mas quando está a podar excessivamente ou demasiado frequentemente, a sua planta passará, em última instância, mais energia a reparar-se do que a crescer.

Stress Training

Se planeia podar, não exagere. Tenha em consideração que cada poda pode atrasar o desenvolvimento da sua planta durante dias, se não semanas.

Se estiver a utilizar outras técnicas de treino da planta tais como a poda superior, certifique-se de que começa o mais cedo possível. Se estiver a cultivar autoflorescentes, não utilize quaisquer técnicas de treino da planta que envolvam danos no tecido, tais como poda e corte.

18. Stresse pela idade

As plantas de canábis mais velhas têm requisitos nutricionais diferentes do que as suas plantas jovens. Os seus tecidos ficam duros e lenhosos, são menos vigorosos, e não conseguem ingerir tantos nutrientes.

Devido a isto, quererá ajustar o seu regime de adubação em conformidade. Caso contrário, arrisca adubar excessivamente, o que, por sua vez, resulta em crescimento atrofiado, deficiência e doenças. Tenha isto em consideração se quiser manter as plantas progenitoras por um longo período.

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37834 avaliações