Cannabis Grow guide by Royal Queen Seeds

By Luke Sumpter

Como resolver o problemas das folhas de canábis secas e quebradiças.


Os espécimes de canábis saudáveis e vibrantes dominam os feeds das redes sociais. Estas plantas prósperas exibem folhas lança verde-escuras firmes com um brilho ceroso saliente dos caules robustos e resistentes. Cada cultivador esforça-se por alcançar plantas com pelo menos metade da saúde. No entanto, as coisas nem sempre correm como planeado.

Alguma vez entrou no seu espaço de cultivo e deparou-se com folhas secas e quebradiças desesperadamente agarradas à vida? É desanimador e bem longe da folhagem exuberante retratada no Instagram. Caso as suas folhas estejam com um aspeto um pouco pior, consulte o guia abaixo. Cobriremos todas as causas possíveis para a condição e como resolvê-lo.

Cómo evitar y tratar las hojas de marihuana secas y quebradizas

O que provoca as folhas de canábis secas e quebradiças?

Um solucionador de problemas encontra-se no coração de cada cultivador de canábis. Uma grande parte da colheita de uma cobertura de brotos saudáveis envolve uma grande quantidade de resolução de problemas durante o percurso, desde deficiências de nutrientes até invasões por pragas. As folhas secas e quebradiças são um destes potenciais problemas. Isto ocorre quando as plantas perdem o seu conteúdo húmido, se enrolam e sentem-se frágeis e quebradiças ao toque. Vários fatores ambientais dão azo a este problema — problemas de nutrientes, demasiada água e excesso de calor são apenas algumas das causas comuns.

Felizmente, identificámos soluções para todas elas. Utilize o guia abaixo para aprender o que leva exatamente as folhas de canábis a secarem e o que pode fazer para salvar as suas plantas.

Velhice

As plantas de canábis não ficam jovens para sempre. As folhas secas e quebradiças ocorrem naturalmente no final do ciclo de vida da planta. Durante o final da fase de floração, à medida que as plantas divergem a maioria dos seus recursos para a formação de brotos resinosos, reparará que algumas folhas lança começam a secar e a perder a cor.

A velhice afeta maioritariamente as folhas inferiores, mas as superiores também podem começar a perder o seu conteúdo húmido e a aparência verde exuberante. Caso as suas plantas estejam saudáveis, livres de pragas e desfrutem de temperaturas ideais, muito provavelmente estão apenas a envelhecer.

As folhas lança parecerão particularmente secas e frágeis durante a lavagem — o ato de restringir a alimentação cerca de duas semanas antes da colheita para melhorar o sabor dos brotos. Uma escassez intencional de nutrientes essenciais terá um impacto na folhagem e, frequentemente, fará com que muitas folhas lança caiam ao chão.

Vejez

Solução

Dado que é um fenómeno natural, não tem nada com que se preocupar. Deixe a natureza desempenhar o seu papel. Pegue num par limpo de tesouras de poda e desfolhe as folhas secas e a morrer para melhorar a aeração da cobertura e limpar a estética das suas plantas.

Problemas com nutrientes

As plantas de canábis requerem um equilíbrio de nutrientes essenciais para sobreviverem e prosperarem. Estes compostos naturais desempenham papéis vitais na fisiologia da canábis, desde ajudar com a fotossíntese até facilitar o crescimento de tecido e a floração.

As plantas requerem dois grupos essenciais de nutrientes: macronutrientes e micronutrientes. Tal como o seu nome sugere, as plantas requerem os primeiros em quantidades maiores e o segundo em quantidades menores. A maioria dos cultivadores gere o abastecimento das suas plantas com nutrientes adequados, utilizando composto ou suplementos de alta qualidade.

Apesar disto, as plantas ainda podem exibir sintomas de deficiência devido a flutuações de pH. Se o pH do meio de cultivo se tornar demasiado baixo ou demasiado alto, as plantas perdem a capacidade de absorver os nutrientes. Os baixos níveis de moléculas tal como o ferro e o magnésio — importante para a formação de clorofila e síntese das enzimas — pode levar a folhas quebradiças e secas.

Um excesso de nutrientes também pode provocar folhas lança secas e danificadas. O excesso de azoto pode queimar as raízes, levando as folhas lança a tornarem-se extremamente verde-escuras e quebradiças.

Problemas nutricionales

Solução

Ajuste o pH do seu meio de cultivo para restaurar um equilíbrio saudável. As plantas de canábis prosperam num pH entre 6,0 e 7,0, enquanto as plantas hidropónicas preferem um pH de 5,5 a 6,5. Utilize um testador de pH para determinar o estado do seu solo. Primeiro, tente lavar o meio de cultivo com água equilibrada em termos de pH e teste novamente o meio de cultivo. Se o nível de pH ainda estiver desregulado, aplique produtos de correção de pH disponível em qualquer loja de produtos de cultivo.

Considere também acrescentar fungos micorrizais ao seu solo. Estes fungos benéficos formam uma relação mutualmente benéfica com as raízes da planta, ajudando-as a minar os nutrientes em compensação por açúcares.

Rega excessiva

Não é nenhum segredo que a canábis precisa de água para sobreviver. As plantas utilizam este recurso precioso durante a fotossíntese para transportarem nutrientes e para as manterem túmidas e fortes. Não obstante, tal como se passa com tudo, demasiada água faz mais mal do que bem.

A rega excessiva ocorre habitualmente quando os cultivadores iniciantes cuidam em demasia das suas plantas — mal veem um pedaço de solo seco e entram logo em pânico. Uma fonte constante de água significa que o fluido começa a acumular-se no solo. Quando as plantas consomem demasiada água, as células no interior das folhas aumentam e, eventualmente, rompem. Isto provoca a formação de crosta nas pontas e uma compleição quebradiça, já para não mencionar que o excesso de água cria um ambiente propício ao desenvolvimento de fungos prejudiciais, além de lavar nutrientes valiosos do solo.

Riego excesivo

Solução

Regue as suas plantas de forma inteligente. Uma ligeira secura no solo é, na realidade, algo de bom. Como regra dourada, regue apenas a sua planta novamente assim que os cinco centímetros do topo do solo estiverem secos. Para acompanhar melhor a situação, pese os seus vasos quando estiverem secos e novamente quando totalmente regados. Aguarde até que os seus vasos fiquem perto do seu peso seco antes de regar novamente.

Pragas e fungos

Os humanos não são as únicas criaturas ligadas à terra com uma queda pela marijuana. Muitas espécies de micróbios, insetos e bolor, todos desfrutem de saborear o sabor das plantas de canábis frescas. Os pulgões, as lagartas e as lesmas, todos gostam de mascar nas folhas de canábis, enquanto os nematodes parasitas das plantas preferem o sabor das raízes. Os fungos ficar-se-ão por qualquer parte da planta, desde que lhes forneça as suas condições favoritas — humidade.

As plantas de canábis conseguem suportar um pouco de danos provocados pelas pragas e a presença de alguns insetos indica forte biodiversidade dentro do jardim. No entanto, os assaltos prolongados e intensos podem provocar-lhes imenso stresse, resultando possivelmente em folhas secas e quebradiças.

Plagas y hongos

Solução

Proteja as suas plantas! Diferentes espécies requerem diferentes táticas. Utilize insetos predadores, tais como joaninhas, vespas parasíticas e louva-a-deus para manter as pragas distantes. Para uma segunda linha de defesa, semeie plantas de companhia, tais como funcho, manjericão, girassol e alfazema no início da temporada de cultivo para repelir e distrair os insetos prejudiciais.

Tem uma sensação de que as suas raízes estão sob ataque? Inocule o seu solo com fungos micorrizais; os seus filamentos finos — hifas — amarram-se e aprisionam os nematodes roedores. E então o incómodo bolor? Simples. Mantenha as suas plantas arejadas com ventoinhas ou uma brisa natural. Evite regar em demasia o solo e cubra a sua cultura para a proteger dos aguaceiros durante a floração.

Calor excessivo

O calor tem uma tendência para tornar as coisas quebradiças: bacon, torrada, inclusive a nossa pele após demasiado tempo na praia. Deixe as suas plantas de canábis expostas sob o sol a torrar numa estufa ou num jardim e constatará que as suas folhas lança assumem também assumem esta propriedade. O calor intenso fará com que as folhas percam humidade, sequem e se engelhem.

Calor excesivo

Solução

Caso esteja a cultivar no exterior numa região particularmente quente, prepare-se para defender as suas plantas de uma vaga de calor. Mantenha alguma sobra e algumas estacas à mão e implemente uma configuração DIY caso o sol esteja demasiado intenso, por demasiado tempo.

Caso considere que a sua divisão de cultivo se torna insuportavelmente quente, utilize ventoinhas e ar condicionado para diminuir a temperatura. Pode inclusive utilizar um sensor e um controlador ligados a uma ventoinha de exaustão para automatizar esta função.

Queima pela luz

Outro pilar da vida da planta, a luz, permite que as plantas de canábis criem a sua respetiva energia. Sem a luz, podia dizer adeus aos brotos de canábis. Contudo, demasiada luz queimará as áreas superiores da sua planta, fazendo com que as folhas fiquem quebradiças e danificando inclusive as colas superiores. Caso deixe a sua cobertura crescer demasiado alto, conte com descoloração, secura e rendimentos reduzidos.

Quemaduras por luz

Solução

Monitorize atentamente o seu cultivo interior. Desloque o seu sistema de iluminação para cima à medida que a sua planta continua a crescer. Caso esteja a lidar com espaço limitado, utilize as técnicas LST e ScrOG para manter a sua cobertura mais perto do chão sem sacrificar o rendimento.

As luzes LED estão a tornar-se mais populares entre os cultivadores de canábis. Além de serem o funcionamento ser mais económico, estas luzes emitem menos calor e oferecem mais espaço de erro caso as suas plantas cresçam um pouco descontroladamente.

Tratar as folhas secas e crocantes nas plantas de erva

Caso note que as folhas lança estão a tornar-se mais crocantes e secas, não entre em pânico! Enfrente o problema serenamente e lembre-se do que acabou de aprender. Revisite o nosso guia, identifique o problema e utilize o tratamento correto. Caso aja eficientemente, salvará as suas plantas, resolverá um problema horticultural e tornar-se-á num melhor cultivador, tudo ao mesmo tempo.

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Localizador de Guias de Cultivo

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 36328 avaliações