O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By RQS Editorial Team

Os cultivadores de canábis podem escolher entre vários meios e técnicas de cultivo para alcançar uma colheita bem-sucedida. Quer cultivar no solo, coco ou quer optar por uma configuração hidropónica elaborada? Quais são os prós e contras de cada e qual deve escolher? Dado que escolher o meio de cultivo correto é um passo importante no caminho para cultivar ótima canábis, pensámos fornecer-lhe um guia para tornar o processo mais fácil.

COMO ESCOLHER O MEIO DE CULTIVO CORRETO PARA A CANÁBIS

Um meio de cultivo é onde as suas plantas de canábis desenvolvem o seu sistema de raízes. Muitos cultivadores mantêm as coisas simples com vasos de solo, mas também pode utilizar coco, perlite, lã de rocha ou optar por uma configuração totalmente hidropónica.

O importante a saber é que, na realidade, não há nenhuma "melhor" forma de cultivar. Cada meio tem os seus prós e contras, embora possa preferir uma em virtude da outra tendo como base as suas preferências e recursos. Desde que as raízes das suas plantas consigam aceder à água, nutrientes e oxigénio, elas crescerão.

Agora, analisemos as diferenças entre cada meio de cultivo.

SOLO/COMPOSTO

  • Dificuldade: fácil
  • Custo: baixo

Cultivar no solo é a forma mais simples de obter algumas plantas de erva bem agradáveis, mas não pense que isso significa que o solo produz resultados mais fracos do que outros métodos. Longe disso! Muitos cultivadores dizem que o solo enriquecido com composto de alta qualidade desenvolve a erva com o melhor sabor, mesmo que os rendimentos não sejam tão bons como no coco ou no cultivo hidropónico.

A principal vantagem do solo é que é perdulário e fácil para iniciantes e ainda pode cultivar canábis de qualidade superior. O solo também está amplamente disponível e é relativamente barato.

VANTAGENS DESVANTAGENS
Sementes, um vaso, um pouco de solo e algum carinho são tudo o que precisa. Bom para iniciantes! Risco comparativamente maior de infestações por pragas, bolor e fungo.
As flutuações de pH são tipicamente menos graves ou problemáticas. As plantas produzem rendimentos mais baixos quando comparadas com outros métodos de cultivo.
Muitos solos comerciais contêm nutrientes suficientes para 3 a 4 semanas de cultivo. As plantas crescem mais lentamente, por conseguinte, pode demorar mais tempo a detetar problemas de crescimento.
O solo é o método de eleição quando quer cultivar natural e organicamente. Nem todos os solos são ideais para a canábis.
Cultivar no solo pode proporcionar-lhe a canábis mais saborosa. -

COCO/PERLITE

  • Dificuldade: média
  • Custo: baixo a médio

O cultivo numa mistura de coco e de perlite fornece vantagens relativamente a um cultivo hidropónico e à facilidade de um cultivo no solo.

Dado que uma mistura de coco/perlite não contém quaisquer nutrientes, não é responsável por fornecer nutrientes hidropónicos do início. A grande vantagem aqui é que tem total controlo e as suas plantas crescerão tão rápido como na hidroponia. Contratempo: tal como com a hidroponia, terá de observar atentamente os seus níveis de pH. Também é menos perdulário aos erros do que o solo.

VANTAGENS DESVANTAGENS
Pode cultivar plantas grandes com rendimentos muito bons! Tem de administrar nutrientes desde o início.
Tem total controlo sobre os níveis de nutrientes e pH. Precisa de acompanhar atentamente os níveis de pH e EC: um pequeno erro pode levar rapidamente a problemas.
Nenhum equipamento especial necessário. Não tão disponível quanto o solo. Pode precisar de encomendar o coco online.
O coco é um recurso renovável. -
O coco/perlite é (praticamente) tão fácil como cultivar no solo. -

LÃ DE ROCHA

  • Dificuldade: média/alta
  • Custo: médio

Anteriormente utilizada apenas na construção, onde é amplamente utilizada como material de isolamento, a lã de rocha tornou-se num meio superior para a horticultura. Tal como a perlite e o coco, é um, de certa forma, meio de cultivo "inerte" que não tem quaisquer nutrientes nesta. A lã de rocha é feita a partir de fibra estilo algodão-doce fiada a partir de basalto e tem excelentes capacidades de retenção da humidade. Pode encontrar lã de rocha para cultivar numa variedade de formas e de tamanhos, desde blocos e cubos mais pequenos até blocos grandes.

A lã de rocha é mais frequentemente utilizada na hidroponia. As raízes das plantas recebem apoio da lã de rocha à medida que os conta-gotas fornecem água e nutrientes.

VANTAGENS DESVANTAGENS
A lã de rocha apoia um cultivo estéril com pouco risco de pragas, doenças e infestações. Precisa de fornecer nutrientes desde o início.
Como na hidroponia ou no coco, tem total controlo sobre os níveis de pH e dos nutrientes. Tem de acompanhar os níveis de pH e dos nutrientes.
Pode germinar sementes de canábis em cubos de lã de rocha. Quando transplanta, pode simplesmente manter a plântula em segurança no seu cubo. Não pode cultivar organicamente.
- Precisa de embeber a lã de rocha em água com baixo pH antes de utilizar.
- A lã de rocha não é natural e não se degrada biologicamente. Não se recomenda a reutilização da lã de rocha.

HIDROPONIA

  • Dificuldade: média/alta
  • Custo: alto

vários tipos de configurações hidropónicas utilizadas para cultivar a canábis. Alguns sistemas sustêm as plantas nos vasos enchidos com um meio de cultivo hidropónico tal como seixos de argila, perlite ou lã de rocha, com conta-gotas a dispensarem a água e os nutrientes para a sua canábis.

Também pode encontrar configurações que não utilizam um meio de cultivo sólido, de todo. Nestes sistemas, as plantas são suspensas sobre um tanque, com as raízes a tocarem a água/solução de nutrientes. Alguns sistemas podem utilizar uma combinação destes, com as plantas num meio sólido e as raízes suspensas num tanque. As configurações conta-gotas simples são relativamente acessíveis, enquanto os sistemas mais elaborados, que fazem uso de bombas e de outro equipamento, podem ser bastante caros.

VANTAGENS DESVANTAGENS
As suas plantas crescerão grandes e rápido para rendimentos máximos. Precisa de manter os níveis de pH e de nutrientes corretos.
Tem controlo sobre os níveis de pH e de nutrientes da sua canábis. Precisa de esvaziar o seu tanque e limpar o seu sistema de vez em quando.
Não precisa de alimentar assim tanto (caso tenha uma sistema de recirculação). Precisa de alimentar com nutrientes hidropónicos desde o início.
Baixo risco de pragas e de doenças sediadas no solo. Uma configuração hidropónica custará mais do que alguns vasos e um saco de solo.
- A sua erva pode não ter um sabor tão "natural".

QUAL É O MELHOR MEIO DE CULTIVO?

Concluindo, na realidade, não há nenhum "melhor" meio de cultivo para a sua canábis — cada tem as suas respetivas forças e fraquezas. Muitas vezes, tudo se resume aos custos, sendo que neste caso o solo ainda é o campeão supremo.

  • Considere cultivar em solo/composto caso esteja a começar ou queira simplesmente seguir o caminho mais natural.
  • Considere cultivar em coco/perlite caso já esteja confiante quanto ao cultivo em solo e sinta que pode melhorá-lo. Cultivar em coco tem a vantagem de fornecer praticamente todos os benefícios da hidroponia, mas ainda é, essencialmente, tão fácil como cultivar no solo.
  • Considere utilizar um sistema hidropónico caso queira o crescimento mais rápido, maiores rendimentos e total controlo sobre a maioria dos aspetos do seu cultivo. Com muitas configurações hidropónicas, tem a liberdade de utilizar um meio de cultivo inerte à sua escolha (seixos de argila, perlite, lã de rocha etc.), por conseguinte, há imenso espaço para alguma experimentação horticultural.

COMO CULTIVAR CANÁBIS UTILIZANDO SOLO, COCO, HIDROPONIA OU LÃ DE ROCHA: MAIS LEITURA

Ainda está na dúvida quanto a que meio de cultivo escolher? Aqui tem alguns artigos cuja leitura recomendamos:


Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37822 avaliações