O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds


By Steven Voser Reviewed by: Mr José

A altura da colheita é, sem sombra de dúvida, a data no calendário favorita de qualquer cultivador. No entanto, dado que a altura da colheita pode impactar imenso a potência e os efeitos da sua erva, é crucial que colha os seus brotos na altura certa.


Como dizer quando é que a canábis está pronta para colher

Frequentemente, os bancos de sementes fornecem estimativas de datas de colheita aproximadas para as suas estirpes, as quais podem servir como uma estimativa de quando pode contar que as suas plantas estarão prontas para colher. A genética de uma estirpe também pode fornecer-lhe alguma ideia de quanto tempo precisará para as suas plantas atingirem a maturidade.

Tipicamente, as estirpes sativa demoram mais tempo a florescer do que as indicas, provavelmente porque provêm de regiões quentes com verões longos. A nossa Shining Silver Haze, por exemplo, tem um período de floração de sensivelmente 11 semanas (o qual ainda é considerado curto para uma variedade Haze) enquanto a nossa Special Kush 1 demora apenas 7 a 8 semanas a florescer.

Contudo, a melhor forma de saber se as suas plantas estão prontas para colher é, simplificando, olhando para elas. As plantas de canábis maduras desenvolvem uma série de sinais reveladores, incluindo:

1. Amarelecimento das folhas

When is My Cannabis Plant Ready for Harvest

O amarelecimento das folhas é habitualmente um sinal de uma deficiência de nutrientes ou de um problema com patógenos/pragas durante a fase de crescimento vegetativo. No entanto, durante a fase de floração, é muito comum as plantas de canábis desenvolverem folhagem amarelecida. Habitualmente, isto começa nas folhas lanças (ex. as folhas grandes e largas sob os brotos e os nós) e espalha-se gradualmente para as folhas mais pequenas, mais próximas das flores à medida que as suas plantas consomem os nutrientes armazenados na sua folhagem antiga e concentram toda a sua energia no desenvolvimento de brotos maiores e mais pesados.

Nas plantas de canábis saudáveis e maduras, constatará que as folhas mais velhas perto da parte inferior da cobertura começam a amarelecer primeiro. À medida que as plantas continuam a amadurecer, seguir-se-á o amarelecimento da folhagem mais antiga, na zona intermédia e no topo da planta. Deixadas por sua conta, as plantas de canábis podem inclusive desenvolver folhas açúcar e brotos amarelos à medida que se aproximam lentamente do final do seu ciclo de vida — obviamente, quererá evitar isto e colher as suas plantas enquanto as suas flores ainda estão vibrantes e verdes.

Nota: consoante a genética com que estiver a trabalhar, também poderá ver as suas plantas a desenvolverem tons cor-de-rosa, roxos e inclusivo pretos, à medida que amadurecem. Isto é amplamente determinado pela genética e pelas condições ambientais (as temperaturas mais frescas durante a floração podem encorajar as plantas a desenvolver flores roxas).

2. Pistilos laranjas

When is My Cannabis Plant Ready for Harvest

Lembra-se dos pelos brancos que começaram a ser produzidos nas flores das suas plantas à medida que começaram a florescer? Estes são os pistilos e, de facto, estes são os órgãos sexuais das plantas de canábis fêmeas, concebidos para apanharem o pólen libertado para o ar pelas plantas mancho. À medida que as flores amadurecem, estes pistilos mudarão de cor, passando de um branco pálido para um tom laranja/âmbar. A maioria dos cultivadores colhe as suas flores quando sensivelmente 90% dos pistilos de uma planta ficaram laranjas, dado que a concentração de THC é considerada como estando no seu máximo nesta altura.

3. Cálices roliços

When is My Cannabis Plant Ready for Harvest

Os cálices são os bolbos que albergam os pistilos de uma planta de canábis fêmea. Estes são a parte mais resinosa de uma planta de canábis e, além de comporem a estrutura das flores de canábis, podem ser um bom indicador da maturidade de uma planta. Geralmente, os cálices da canábis ficam roliços à medida que as flores amadurecem e não são fertilizadas por períodos prolongados.

À medida que as suas plantas de canábis começam a florescer, deve reparar que os seus cálices ficam notavelmente "mais cheios" com o passar do tempo. Assim que estiverem com um aspeto agradável e roliço, com fogosos pistilos laranja salientes, está na altura de pegar no seu microscópio e de inspecionar os tricomas da sua planta para uma veredito final sobre se chegou, de facto, a hora da colheita.

4. Tricomas leitosos/âmbar/transparentes

When is My Cannabis Plant Ready for Harvest

A melhor forma de saber que as suas plantas de canábis estão prontas a colher é olhando para os seus tricomas utilizando um microscópio ou uma lupa de joalheiro. Os tricomas são glândulas de resina e compõem uma camada pegajosa com um estilo gelado que se encontram nas flores de canábis. Isolados e sob o microscópio, os tricomas individuais parecem-se com pequenos cogumelos de vidro, contas ou pelos. À medida que as flores de canábis amadurecem, os seus tricomas passam de cristalinos a branco leitoso e, finalmente, âmbar.

A maioria dos cultivadores opta por colher as suas flores quando sensivelmente 70% dos seus tricomas ficaram leitosos ou nublosos, sinalizando o pico da produção de THC. 15% devem permanecer transparentes, enquanto 15% devem ter progredido para além do leitoso, devendo encontrar-se com tons âmbar.

Colhidas nesta altura, crê-se que as flores produzam uma moca cerebral mais potente, enquanto se crê que as flores colhidas mais tarde sejam mais ricas em CBN (canabinol) e, por conseguinte, produzam uma moca mais relaxante e fisicamente mais profunda. Pensa-se que os brotos com tricomas principalmente transparentes são menos potentes e têm efeitos mais translúcidos.

Ttichomes Colours

Como colher as plantas de marijuana

Assim que tiver confirmado que as suas plantas de canábis estão maduras, é chegada a altura da colheita! Embora a maioria dos cultivadores tenha a sua respetiva forma de proceder com a colheita, com ligeiras variações, o básico de colher erva envolve apenas:

  1. Cortar as suas plantas vivas.
  2. Podar as folhas lança grandes e as folhas açúcar das flores (poda húmida). Pode saltar este passo caso prefira a poda seca das suas plantas.
  3. Pendurar as plantas na íntegra ou os ramos separados para secarem numa divisão escura e seca.
  4. Podar as folhas lança e açúcar (pode saltar este passo caso tenha realizado a poda húmida das suas plantas). Saiba mais sobre as diferenças e os benefícios da poda húmida vs. seca aqui.
  5. Curar as suas flores em jarros de vidro para melhorar o seu sabor e potência.
Vídeo aneu: 540076385

A melhor altura para colher as plantas de canábis

Ao saber como a altura da colheita afeta a potência e os efeitos das suas flores, saberá exatamente quando cortar as suas plantas para garantir que o seu broto tem os efeitos que mais deseja. Lembre-se que, em termos gerais, quanto mais tarde colhe os seus brotos, mais relaxantes serão os efeitos. Para uma discussão mais detalhada sobre se deve colher os seus brotos mais cedo ou mais tarde, clique aqui.

Pode colher a canábis com oídio?

O oídio é um fungo que afeta comummente a canábis e outras plantas. Este forma um pó branco, estilo farinha, nas folhas e nos brotos da canábis. Embora possa ser tratado quando detetado em plantas vegetativas, quaisquer flores de canábis com oídio precisam de ser descartadas dado que contêm esporos fúngicos que podem extremamente prejudiciais para os humanos se consumidos.

Se detetar o oídio durante o ciclo vegetativo, seja rápido a tratar as suas plantas com uma combinação de sabonete inseticida e óleo de neem ou Fungicida Propolix. Consulte o nosso guia para Prevenir e Tratar Infeções por Bolor na Canábis para um acompanhamento detalhado sobre como combater o oídio e outros bolores que afetam a canábis. Lembre-se que a maioria dos bolores da canábis são extremamente eficientes na produção de esporos, por conseguinte, terá de seguir as instruções no nosso artigo até ao mais ínfimo detalhe para minimizar os danos que estes provocam.

Se, por outro lado, detetar o oídio nas plantas de canábis em floração, há muito pouco a fazer a não ser cortar as plantas infetadas para evitar a disseminação do fungo. Embora alguns cultivadores tentem salvar aqueles brotos que não estão visivelmente afetados pelo fungo, recomendaríamos que não o fizesse, dado que até os brotos que não estão afetados contêm esporos fúngicos.

When is My Cannabis Plant Ready for Harvest

Quando colher as sementes de canábis

Embora o cultivo de canábis sinsemilla (sem semente) tenha revolucionado o cultivo de flores de canábis para uso recreativo e medicinal, nem todas as plantas de canábis são cultivadas pelos seus brotos. Os produtores, bancos de semente e produtores de sementes de cânhamo precisam que as suas plantas fêmea sejam polinizadas para darem continuidade ao seu negócio. E tal como as flores não polinizadas, as plantas de canábis que são cultivadas pelas sementes também precisam de ser colhidas na altura certa para garantir sementes da melhor das qualidades.

Lembre-se que as flores de canábis polinizadas demoram mais tempo a amadurecer do que as flores não polinizadas. Além disso, também há uma margem de espaço para errar quando colhe sementes de canábis, dado que colher as sementes antes de amadurecerem pode afetar a sua taxa de germinação. Em termos gerais, a melhor forma de testar se uma planta de canábis fêmea polonizada está pronta a ser colhida é inspecionar uma das suas sementes. As sementes maduras terão uma forma grande e cheia, e uma cor castanho-escuro com listras tigradas pretas. As sementes prematuras, por outro lado, parecerão mais pequenas e terão um tom verde pálido ou bege, sem quaisquer listras.

Como colher o pólen da canábis

Embora a maioria dos cultivadores por passatempo corte as plantas macho ou hermafroditas, os produtores de canábis valorizam-nas pelo seu pólen, que pode conter genética para híbridas fortes e resilientes. Para garantir que o pólen que colhe é da maior das qualidades, é importante recolhê-lo assim que uma planta macho abre os seus sacos de pólen. Habitualmente, isto ocorre algumas semanas após as plantas macho começarem a florescer. A forma mais fácil de colher o pólen é remover todas as flores macho e secá-las num recipiente selado durante vários dias. Posteriormente, as flores secas podem ser agitadas sobre uma tela de rede para separar o pólen da matéria vegetal. Para guardar o pólen, preservá-lo e, particularmente, para o proteger contra a humidade, muitos produtores misturam o seu pólen com farinha.

O que acontece se não colher a canábis?

Se as plantas de canábis forem deixadas por colher, tipicamente, estas concluem o seu ciclo de vida e morrem. Na natureza, quanto isto acontece, as sementes de uma fêmea polinizada seriam libertadas para o ar e para a terra, abrindo caminho para a próxima geração de plantas de canábis. Além disso, as plantas de canábis possuem um desejo inato de se reproduzirem. Quando estas não recebem a fertilização do pólen masculino, determinadas plantas passar por elevados níveis de stresse, o que pode resultar em hermafroditismo — uma condição onde produzem flores macho num esforço desesperado para se polonizarem a si mesmas. Se este empreendimento comprovar ser bem sucedido, ele leva à formação de brotos inferiores que contêm um grande número de sementes. Isto processo é comummente conhecido como "rodelização".

Está na hora de colher!

Agora que sabe como colher eficazmente as flores, sementes e pólen da canábis, está na altura de voltar ao jardim. Certifique-se de que mantém este artigo à mão para ajudá-lo a identificar as flores de canábis maduras e a colher os seus brotos na altura certa, para garantir que têm a potência e os efeitos que procura. Além disso, lembre-se de adicionar o nosso blogue à sua lista de favoritos para dispor de mais dicas de cultivo sobre a canábis.

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37835 avaliações