O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By Steven Voser

Todos sabemos que a canábis cresce melhor em áreas com verões quentes e imensa luz solar. No entanto, por ser uma cultura tão versátil e resistente, talvez se esteja a interrogar se é possível cultivar canábis sob um clima frio. Felizmente, é, mas há algumas dicas e truques essenciais que terá de ter em consideração.

Neste artigo, guiá-lo-emos por todos os aspetos que precisa de saber sobre o cultivo de canábis durante esses frios meses de inverno.


Começar com o pé direito - Escolher a genética perfeita

Todas as culturas de canábis são ditadas pela genética. Por sua vez, se estiver a planear cultivar durante o inverno ou sob um clima frio, a sua melhor aposta para alcançar uma colheita respeitável é investir na genética certa logo à partida.

Idealmente, quererá procurar estirpes com genéticas associadas a áreas mais frias do globo. As estirpes de predominância Indica e as variedades autóctones das áreas montanhosas da Ásia, por exemplo, tendem a ser muito mais adequadas para temperaturas mais frias do que as sativas.

As estirpes autoflorescentes são outra opção ótima para cultivadores que vivem ou que cultivam em regiões frias. A Cannabis Ruderalis, a variedade de canábis cruzada com indicas e sativas, que proporcionam às descendentes as suas propriedades autoflorescentes, é nativa da Europa Central/Europa de Leste e da Rússia, e é reconhecida por ser particularmente resistente. Além disso, o facto de que as autos podem passar de semente para broto em apenas 8 semanas, torna-as ideais para sacar uma colheita extra no início da primavera ou no final do outono.

Como é que o clima frio afeta as plantas de canábis

Há 2 preocupações principais quando se trata de cultivar canábis sob um clima frio ou no inverno. A primeira é o impacto nos sistemas de raízes da planta.

As raízes saudáveis são o coração e a alma de uma planta de canábis saudável, e o clima frio pode impactar diretamente a saúde das raízes de uma planta.

Cómo afecta el frío a las plantas de marihuana

Assim que as temperaturas do solo descem abaixo dos 12 °C, o metabolismo de uma planta de canábis começa a abrandar consideravelmente. Enquanto o faz, a planta terá dificuldade em absorver água, nutrientes e oxigénio do seu solo, e muitos dos processos enzimáticos necessários para alimentar o seu crescimento pararão. Com o passar do tempo, muito provavelmente, a planta sofrerá de crescimento atrofiado ou pode inclusive começar a murchar.

Em algumas estirpes, o clima frio também pode espoletar o hermafroditismo, o que significa que a planta desenvolve quer sacos de pólen como brotos, levando à autopolinização e, por sua vez, a diminuições consideráveis nos rendimentos.

Cómo afecta el frío a las plantas de marihuana

O bolor é a segunda maior preocupação quando cultiva canábis em climas frios, particularmente se houver humidade no ar.

A humidade provocada pela chuva, pela neve ou pelas geadas pode acumular-se e ficar aprisionada nas folhas ou nas flores de uma planta, espoletando problemas com o bolor que podem ser extremamente difíceis de contrariar. Isto, por sua vez, pode levar a que as flores da sua planta apodreçam, muito antes de estarem prontas para a colheita.

Cómo afecta el frío a las plantas de marihuana

Quanto frio consegue suportar a canábis?

Isto leva a outra questão - quanto frio é que as plantas de canábis conseguem suportar antes de surgirem problemas? Bem, para respondermos a esta pergunta, temos primeiro de considerar qual é a temperatura perfeita para as plantas de canábis.

Na maioria das vezes, elas ficam satisfeitas com temperaturas entre os 20 e os 25 ºC, consoante a fase do ciclo de vida em que se encontram. As plantas vegetativas, por exemplo, gostam do tempo mais quente, dado que, habitualmente, encontram-se nesta fase durante o pico dos meses de verão. De igual modo, as plantas em floração tendem a gostar de temperaturas ligeiramente mais frias, dado que se encontram nesta fase por volta do início do outono. Entretanto, a temperatura ideal do solo para um crescimento saudável e estável das raízes é de entre 15 e 20 °C.

Contudo, as suas plantas não irão morrer caso as temperaturas saiam um pouco destes intervalos ideais. Afinal de contas, a canábis que cresce na natureza nem sempre está exposta a esse intervalo ideal. No entanto, se estiver a cultivar no interior e dispuser da oportunidade de controlar meticulosamente cada aspeto do seu cultivo, manter-se dentro destas temperaturas garantirá que as suas plantas crescerão na sua máxima força.

Alcançar aquela cultura sazonal tardia (ou vespertina)

Um dos motivos para que possa considerar cultivar erva durante os meses mais frios do ano é para obter uma colheita extra, quer antes ou após a estação de cultivo. Caso seja esse o caso, recomendamos que plante autos e que as germine quer no final do outono ou, preferivelmente, no final do verão.

Consoante o tempo de floração da estirpe em particular que está a cultivar, as suas plantas poderão estar prontas para serem colhidas quer em meados do inverno (caso germine as suas sementes no outono) ou em meados do outono (caso as germine no verão).

Note que esta técnica só funciona em regiões com um inverno ameno ou uma primavera quente. Não experimente esta técnica caso esteja a viver numa área com invernos frios severos e temperaturas instáveis durante a primavera. Nestas áreas, terá de construir uma estufa para proteger as suas plantas dos elementos.

Que efeito têm as temperaturas frias nas plantas de canábis em floração?

Muitos cultivadores de interior optam por baixar as temperaturas na sua divisão de cultivo durante a fase de floração. Isto ajuda a imitar a descida de temperatura natural a que as plantas estariam expostas quando cultivadas no exterior, e também pode ajudar a promover o desenvolvimento dos brotos à medida que a planta se prepara para o inverno e se concentra em reproduzir. Muitos cultivadores também consideram que descer gradualmente as temperaturas na sua divisão de cultivo pode ajudar a encorajar as suas plantas a produzirem brotos com tons roxos.

Consejos para cultivar marihuana en climas fríos

Pode cultivar canábis no exterior durante o inverno?

Não. a não ser que viva numa área com invernos muito suaves e baixa precipitação, não recomendamos que cultive canábis no exterior durante o inverno, dado que, habitualmente, terminará com plantas adoentadas e/ou colheitas fracas.

Caso esteja a tentar manter uma série de plantas de exterior durante o inverno, certifique-se de que segue estas dicas para as manter saudáveis e para obter os melhores resultados possíveis:

  • Mantenha as raízes da suas plantas quentes. Recorrer a tapetes térmicos para manter as temperaturas do seu solo acima dos 12 ºC pode ajudar a minimizar o stresse na zona das raízes da sua planta e promover o crescimento vegetativo e a floração saudáveis.
  • Proteja as suas plantas da chuva ou da neve. Lembre-se, qualquer humidade aprisionada nas folhas ou nos brotos da sua planta pode provocar problemas de bolor graves.
  • Esteja ciente das datas a seguir. Caso tenha plantas a desenvolverem-se no exterior, não se esqueça de levar as suas plantas para o interior antes que as temperaturas exteriores fiquem demasiado frias.

Evite o stresse provocado pela luz ou pela revegetação (quando desloca as suas plantas para o interior)

Caso precisa de levar as suas plantas de canábis para o interior, para as proteger do inverno rigoroso, certifique-se de que o faz cuidadosamente. Preste muita atenção à hora do dia e à temperatura, fazendo todos os possíveis para proporcionar as mesmas condições no interior.

Caso as suas plantas já tenham começado a florescer, terá de ser ainda mais cuidadoso. Caso lhes dê mais luz no interior do que a que tinham no exterior, elas poderão reverter para o seu ciclo vegetativo. Este processo é conhecido como revegetação, e provoca stresse extremo na planta.

Consejos para cultivar marihuana en climas fríos

Force a floração no exterior

Caso não consiga deslocar as suas plantas para o interior a tempo de as preservar do inverno, planeie antecipadamente e considere forçar a floração das suas plantas no exterior. A forma mais fácil de fazê-lo é cobrir as suas plantas com uma estrutura ou tecido à prova de luz (como uma lona) durante as suas novas horas "noturnas". Isto dar-lhes-á a impressão de que as estações estão a começar a mudar e, por conseguinte, saltarão para a fase de floração.

Desloque as plantas para uma estufa

Essencialmente, as estufas dão-lhe a liberdade de cultivar erva durante todo o ano, dado que tem o controlo adequado sobre a iluminação, temperatura e humidade no interior da sua estufa. Caso esteja a considerar utilizar uma estufa para cultivar a sua própria erva, aqui tem algumas coisas a considerar:

  • O custo inicial de construir e de montar uma estufa pode acumular-se rapidamente e, habitualmente, superar os custos de estrutura uma divisão/tenda de cultivo interior.
  • As estufas permitem-lhe tirar partido do potencial do sol durante todo o ano (desde que a sua região obtenha luz solar suficiente).
  • O cultivo numa estufa ajuda a manter as suas plantas distantes de olhares predatórios.

Porque é que o cultivador de interior da velha guarda dá as boas-vindas ao tempo frio

Os sistemas HID da velha guarda emitem uma grande quantidade de calor, bem como de luz. Manter as plantas de canábis no crescimento vegetativo com uma lâmpada MH com um ciclo de luz de +18 horas é na realidade mais fácil durante o tempo frio e com um método simples para preservar as plantas mãe e/ou estacas durante os meses de inverno.

Habitualmente, a floração com iluminação HPS e a vegetação com lâmpadas MH requer um arrefecimento considerável do ar. O cultivador da velha guarda pode usar o tempo frio a seu favor e poupar algum dinheiro na conta com o ar condicionado ao mesmo tempo. Alguns, inclusive, acrescentam luzes extra para aumentar os rendimentos quando o clima fica mais frio.

Porque é que o cultivador da próxima geração precisa de aumentar o calor no inverno

Os sistemas de iluminação LED estão a superar rapidamente as lâmpadas HID como lâmpadas de cultivo de eleição para os cultivadores de erva da geração Y, mas a tecnologia ainda tem de ser aperfeiçoada. As luzes LED são mais frias, porque emitem praticamente 75% da sua energia como luz. Na maioria das vezes, isto é fantástico e, habitualmente, torna mais fácil controlar o ambiente na tenda de cultivo.

No entanto, os LEDs podem ficar demasiado frios durante os meses de inverno. A solução simples é aumentar o calor. Infelizmente, isto pode impedir as poupanças na fatura da eletricidade que teria com os LEDs de baixa potência.

A HR alta também pode ser um problema com os sistemas LED no tempo frio, podendo ser necessário um desumidificador ao cultivo, sendo definitivamente necessário fazê-lo durante a fase de floração.

As CFLs são mais ou menos redundantes durante períodos prolongados de tempo frio, inclusive as lâmpadas de maior potência disponíveis, com 300 W, não conseguem gerar calor suficiente para combater um inverno gelado.

O apodrecimento dos brotos é uma verdadeira ameaça para os cultivadores que estão a cultivar sob um clima frio com lâmpadas da próxima geração como LEDs e CFLs. A hidroponia e os LEDs podem ser uma receita para o desastre no clima frio, dado que tanto o apodrecimento da raiz como o bolor dos brotos podem ser ameaças concretas se a água de alimentação estiver abaixo da temperatura ambiente e a HR exceder 60% durante a floração.

Consejos para cultivar marihuana en climas fríos

Manter o controlo ambiental durante todo o ano é a única solução a longo prazo; mantenha-se atento a essas temperaturas e realize ajustes quando necessário. É muito mais fácil aquecer uma divisão de cultivo no inverno, do que arrefecer um cultivo HID escaldante no pico do verão.

Os cultivadores HID da velha guarda talvez conseguirão evitar aumentar o calor durante o ciclo escuro se tiverem as suas luzes a funcionar durante as noites frias de inverno. Habitualmente, as temperaturas durante o dia são um pouco mais altas, por conseguinte, talvez seja possível.

Os aficionados dos LED enfrentam a possibilidade de terem o aquecimento a funcionar, virtualmente, sem interrupções. Talvez uma combinação de HID e LED seja o compromisso mais inteligente em condições geladas para o cultivo de canábis de interior moderno.

Quase nos esquecemos de mencionar que o cultivo de canábis no clima frio tem a enorme vantagem de aumentar as probabilidades de determinas estirpes exibirem belos tons lilases e roxos escuros que todos os cultivadores de erva cobiçam imenso.

Cinco melhores estirpes para cultivar no clima frio

Com o melhor sistema de cultivo implementado para atender às suas necessidades, esperançosamente, alcançará resultados superiores. Dado que está a dedicar tanta atenção à sua configuração, talvez queira escolher o ingrediente mágico cuidadosamente. Todas estas sementes estão disponíveis para encomendar connosco, agora.

CRITICAL

Encontrará poucas plantas de canábis tão resilientes quanto a nossa estirpe Critical. Crescerá inclusivamente bem nos climas frios do norte. O tempo de floração de sensivelmente 7 semanas garante resultados céleres. A altura curta é facilmente gerível em condições de cultivo restritas. Uma planta Critical de interior só crescerá até aos 80–140 cm. Os brotos têm um aroma doce e terroso e chegarão a rendimentos de sensivelmente 550–600 g/m².

Esta híbrida deve as suas propriedades sativa à Skunk e a sua predominância indica a autóctones afegãs. As plantas afegãs obtêm a sua linhagem de plantas muitíssimo potentes e resilientes das montanhas Hindu Kush. Por conseguinte, vai desfrutar de sensações de formigueiro que relaxam tanto o corpo como a mente, graças em parte ao conteúdo de THC de cerca de 18%. Não sabe o que falta no seu cultivo até que dê uma oportunidade às sementes Critical.

Critical

Critical
23_genetic background_1 Afghani x Skunk
33_Yield indoors_1 550 - 600 gr/m2
31_plant height outdoor_1 80 - 140 cm
25_flowering time_1 7 - 9 Semanas
29_THC_1 THC: 18%
28_Type Blend_1 Sativa 40% Indica 60%
34_yield outdoor_1 600 - 650 gr/plant
32_plant height outdoors_1 180 - 220 cm
27_harvest period_1 Final de Setembro
22_Effect_1 Fisicamente Relaxante, Mocado, Pesado

Compre a Critical

WHITE WIDOW

A White Widow é mundialmente famosa, particularmente entre os que viajam até Amesterdão. Amesterdão e as outras cidades holandesas que permitem que os turistas fumem canábis armazenam consistentemente a White Widow nos seus coffeeshops. Há algo nesta estirpe que a torna num êxito de vendas nos Países Baixos. Talvez seja aquele aroma húmido a pinho. Talvez seja a moca sensível, que proporciona um equilíbrio astuto entre as propriedades sativa e indica. Talvez seja o impacto psicadélico potente daquele conteúdo de mais de 19% de THC.

Foi uma apresentação à canábis para muitos fumadores de primeira instância. Considere inseri-la no seu cultivo. Embora o aroma lhe proporcione especiarias terrosas pungentes para a mascarar, as plantas de interior auxiliá-lo-ão com a discrição, crescendo entre 60 e 100 cm. Ficará muito satisfeito assim que constatar um rendimento de até 450–500 g/m².

White Widow

White Widow
23_genetic background_1 White Widow S1
33_Yield indoors_1 450 - 500 gr/m2
31_plant height outdoor_1 60 - 100 cm
25_flowering time_1 8 - 10 Semanas
29_THC_1 THC: 19%
28_Type Blend_1 Sativa 50% Indica 50%
34_yield outdoor_1 550 - 600 gr/plant
32_plant height outdoors_1 150 - 190 cm
27_harvest period_1 Início de Outubro
22_Effect_1 Mocado, Poderosa

Compre a White Widow

SKUNK XL

A Skunk tornou-se famosa nos locais mais frequentados pelos fumadores desse mundo fora. Foi descrita pelos media como uma forma particularmente potente de canábis rica em THC. Na realidade, o conteúdo de THC das estirpes Skunk pode variar imenso. A Skunk tende a ser mais apreciada pela moca eufórica que proporciona, em conjunto com o seu sabor rico e apimentado. A variedade que comercializamos, por exemplo, tem um conteúdo de 17% de THC, agradavelmente equilibrado por um conteúdo elevado de CBD. Isto significa que a nossa variedade em particular deve encorajar sensações suavizadoras e felizes. Também é geneticamente equilibrada, uniformemente dividida entre sativa e indica.

Caso esta experiência lhe soe ser demasiado boa, ela pode ser sua dentro de um prazo relativamente curto. O período de floração da nossa Skunk XL é, tipicamente, de 7 a 8 semanas. Cultivada no exterior, a planta pode atingir uma altura máxima de 2 metros. No interior, as coisas tornam-se mais fáceis de gerir, por volta dos 60 a 100 cm. A estirpe pode render entre 625–675 g/planta no exterior, enquanto os rendimentos de interior situam-se por volta dos 600–650 g/m².

Skunk XL

Skunk XL
23_genetic background_1 Skunk 1 x Afghan
33_Yield indoors_1 600 - 650 gr/m2
31_plant height outdoor_1 60 - 100 cm
25_flowering time_1 8 - 9 Semanas
29_THC_1 THC: 17%
28_Type Blend_1 Sativa 50% Indica 50%
34_yield outdoor_1 625 - 675 gr/plant
32_plant height outdoors_1 160 - 200 cm
27_harvest period_1 Outubro
22_Effect_1 Equilibrada, Mocado, Translúcida

Compre a Skunk XL

ROYAL DWARF

A nossa especialidade vencedora de taças fornece imenso valor para uma planta assim tão pequena. A Royal Dwarf é uma híbrida compacta que induz uma moca vibrante por todo o corpo. Isto é o resultado de um conteúdo de THC que supera os 13%, com fortes efeitos sativa. A genética desta planta também deve muito à ruderalis, levando à espécie de resistência, estabilidade e tamanho pequeno que permite à planta de canábis sobreviver na natureza. Uma genética assim tão forte é o pilar deste cruzamento entre a Skunk e a Easy Bud, juntando o melhor de ambos os mundos, particularmente os sabores doce e cítrico amargo.

A estatura conveniente desta planta faz com que seja fácil de cultivar discretamente. Até no exterior, a planta raramente ultrapassa os 90 cm, com uma altura interior de 40 a 60 cm. O rendimento modesto desta planta encontra algures entre os 30 a 80 g/planta no exterior, ou os 150–200 g/m² no interior. Ela demora 8 a 9 semanas da semente até sentir a satisfação desta planta fácil de cultivar.

Royal Dwarf

Royal Dwarf
23_genetic background_1 Skunk x Ruderalis
33_Yield indoors_1 150 - 200 gr/m2
31_plant height outdoor_1 40 - 70 cm
25_flowering time_1 6 - 7 Semanas
29_THC_1 THC: 13%
28_Type Blend_1 Sativa 10% Indica 60% Ruderalis 30%
34_yield outdoor_1 30 - 80 gr/plant
32_plant height outdoors_1 50 - 90 cm
27_harvest period_1 9-10 semanas após da germinação
22_Effect_1 Criativa, Motivadora

Compre a Royal Dwarf

NORTHERN LIGHT AUTO

A clássica indica Northern Lights é outra das estirpes populares dos coffeeshops neerlandeses. Os dispensários da América do Norte também assistiram a uma elevada procura por esta estirpe. As suas qualidades indica são transmitidas com uma sabor distinto. Os tons picantes de terra e pinho recordam uma das heranças afegãs da planta. Os sabores frutados combinam-se para criar um perfil complexo e sensual. A única coisa que poderia tornar esta estirpe mais agradável era um crescimento mais rápido. E foi aí que a Royal Queen Seeds decidiu intervir.

Com uma planta assim tão apelativa, seria uma pena que algumas partes do mundo não a pudessem cultivar. É por isso que a cruzamos com genética ruderalis para formarmos a nossa variedade exclusiva, a Northern Light Auto. Agora, também pode desfrutar desta estirpe icónica, mas disponível após um período de floração de apenas 5 a 7 semanas. O conteúdo de 14% de THC leva a uma moca revitalizante e agradavelmente fácil de gerir. Além disso, os rendimentos também são respeitáveis, 170–220 g/planta no exterior e 500–550 g/m² no interior assim que esta planta estiver pronta para ser cortada.


Northern Light

Northern Light Auto
23_genetic background_1 Northern Light x Ruderalis
33_Yield indoors_1 500 - 550 gr/m2
31_plant height outdoor_1 80 - 120 cm
25_flowering time_1 6 - 8 Semanas
29_THC_1 THC: 14%
28_Type Blend_1 Sativa 0% Indica 80% Ruderalis 20%
34_yield outdoor_1 170 - 220 gr/plant
32_plant height outdoors_1 130 - 160 cm
27_harvest period_1 10-12 semanas após da germinação
22_Effect_1 Inspiradora, Translúcida

Compre a Northern Light Auto

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37822 avaliações