O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By Luke Sumpter Reviewed by: Andreu Francés


O que são os pistilos? Quão diferentes são em relação aos estigmas? E como é que aprender sobre estas estruturas melhora a forma como colhe a erva? Descubra as respostas a todas estas perguntas abaixo. Está prestes a atualizar o seu conhecimento botânico e a melhorar a qualidade das suas flores, tudo de uma só vez.

O que é um pistilo?

O que pensa quando ouve falar do termo "pistilo"? Provavelmente os pelos pequenos que estão salientes dos brotos de canábis, certo? Está perto, mas não está inteiramente correto. Estes pelos pequenos designam-se, na realidade, por estigmas. Eles compõem parte da flor pistilada maior, em conjunto com a bráctea (o pequeno tecido da folha do qual emergem os estigmas) e o óvulo (o órgão no interior da bráctea que forma as sementes). Juntas, estas estruturas compõem os órgãos reprodutores das plantas de canábis fêmea. Neste artigo, referimos estes pelos como estigmas e pelos pistilos.

Coletivamente, os cachos de flores pistiladas são mencionados como brotos. Cada flor individual possui dois estigmas que ficam suspensos ao ar e cada um destes fios é cobertos por pelos pequenos, designados por papilas estigmáticas, que ajudam a apanhar o pólen do macho após dispersar-se pelo ar. Além de desempenharem um papel essencial na fisiologia da planta, os estigmas podem ajudar os cultivadores a determinar quando devem colher as suas plantas de canábis.

The Importance Of Pistils To Cannabis Growers

Quando é que aparecem os pelos de pistilo brancos?

Os pistilos aparecem o início da fase de floração. As primeiras flores pistiladas a aparecer são frequentemente designadas por "pré-flores" porque não se parecem com os brotos grandes que se desenvolvem mais tarde. No entanto, a primeira destas estruturas a aparecer é, de facto, as flores pistiladas em pleno. Eles desenvolvem-se nos nós — os pontos nos quais os ramos encontram o caule principal.

Habitualmente, as variedades autoflorescentes começam a desenvolver os seus primeiros pistilos por volta das semanas 3 e 4, enquanto as estirpes fotoperiódicas produzi-los-ão logo após o cultivador reduzir o ciclo de iluminação no interior ou quando o ciclo de iluminação sazonal diminuir no exterior.

Por vezes, os cultivadores iniciantes ficam preocupados quando veem os estigmas brancos a surgirem nos nós sem quaisquer sinais de brotos. Longe de ser um motivo de preocupação, a aparição destas estruturas significa que os brotos estão a caminho, só serão necessárias algumas semanas para que se desenvolvam.

Se estiver a cultivar sementes de canábis normais, reparará que nem todas as plantas produzem estigmas que contêm pré-flores. Os espécimes macho no grupo formarão, ao invés, sacos de pólen esféricos. Terá de removê-los do espaço de cultivo a não ser que planeie fertilizar intencionalmente as suas plantas fêmea.

O que acontece se os pelos dos pistilos ficarem laranjas mais cedo?

Os seus pelos pistilos ficam laranjas mais cedo? Há vários fatores que podem fazer com que os estigmas mudem de cor relativamente rápido. Não precisa necessariamente de preocupar-se. Algumas variedades florescem simplesmente e amadurecem mais depressa do que outras, o que significa que os pelos dos pistilos passem de branco cintilante para laranja durante uma janela de tempo mais pequeno.

Tanto as estirpes autoflorescentes como as variedades fotoperiódicas de floração rápida passarão por esta mudança mais rapidamente do que as variedades fotoperiódicas que têm uma fase de floração mais prolongada. Caso esteja preocupado, consulte a informação sobre a sua estirpe no banco de sementes relevante para os tempos de cultivo médios.

Os horários da iluminação de interior também podem fazer com que os pelos dos pistilos mudem de cor mais depressa. Um ciclo de 10 horas ligado e de 14 horas desligado força as flores a amadurecerem mais cedo.

Os pelos dos pistilos que mudam de cor demasiado cedo também podem indicar um problema. Após a polinização, estes pelos começam a exibir pontas castanhas, enquanto o segmento inferior permanece branco. A não ser que esteja a cruzar plantas intencionalmente, muito provavelmente está a deixar que um macho disperse o seu pólen para o seu espaço de cultivo. Igualmente, uma das suas plantas fêmea pode tornar-se uma hermafrodita e produzir pólen.

Diferenças na cor dos pelos do pistilo: o que significam?

Os pelos do pistilo não são apenas brancos ou laranjas. Baseado no conteúdo fitoquímico dos pelos, eles também podem apresentar outras cores. Consulte as diferentes cores dos pelos dos pistilos abaixo, bem como o que cada um deles significa:

  • Branco: os estigmas brancos indicam que as flores pistiladas estão num estado de imaturidade e que possuem um baixo conteúdo canabinoide e de terpenos. O cultivador não deve colher os seus brotos nesta altura.
The Importance Of Pistils To Cannabis Growers
  • Laranja: os pelos do pistilo passam de branco para laranja devido às alterações fitoquímicas dentro do tecido. Os triterpenos conhecidos como carotenoides são responsáveis pelas vibrantes cores laranja de uma variedade de frutos e de legumes, incluindo os pimentos, as laranjas, as papaias e as cenouras. Estas moléculas cumprem inúmeras funções, incluindo a de atrativos coloridos. Os estigmas passam para laranja de forma a destacarem-se para os insetos polinizadores. Os pistilos laranja são um sinal de que os brotos de canábis estão maduros, cheios de canabinoides e de terpenos e prontos a colher.
The Importance Of Pistils To Cannabis Growers
  • Castanho: uma cor castanha-escura na secção superior de um pelo de pistilo indica que ocorreu a fertilização. Após uma flor pistilada em particular ser fertilizada pelo pólen macho, o estigma cumpriu o seu papel e começa a morrer, ficando castanho e murchando.
The Importance Of Pistils To Cannabis Growers
  • Vermelho/cor-de-rosa: por vezes, também reparará em pelos cor-de-rosa e vermelhos nas flores de erva. Muito como os pelos de pistilos laranja, estas cores surgem devido a alterações químicas. Ao invés de carotenoides, os tons vermelho e cor-de-rosa são provocados pelos pigmentos flavonoides designados por antocianinas. Estes são as mesmas moléculas responsáveis pelas cores vivas dos mirtilos, cebolas vermelhas, cerejas e couve roxa. Além de ajudarem a proteger o tecido da planta contra os raios UV, elas também atraem polinizadores. A ocorrência de pelos de pistilo vermelhos e cor-de-rosa depende amplamente da genética de uma estirpe em particular.
The Importance Of Pistils To Cannabis Growers

Os pistilos sinalizam quando colher, mas a que mais deve prestar atenção?

Agora sabe porque é que os pelos do pistilo mudam de cor. Além de desempenharem um papel fisiológico, estas alterações na aparência também ajudam os cultivadores a saberem quando colher as suas flores. Contudo, os estigmas não são a única parte da anatomia da planta de canábis que indicam a maturidade dos brotos. A cor dos tricomas glandulares é uma forma ainda melhor de determinar quão perto estas plantas estão da colheita.

Quando imaturas, estas pequenas fábricas químicas são translúcidas na aparência. Chegada a hora da colheita, elas desenvolvem uma aparência leitosa e opaca. Deve apontar para colher os seus brotos quando 70–90% dos tricomas ficarão leitosos. Deixe-os por muito mais tempo e estes passarão para âmbar, um sinal de que o THC degradou-se em CBN.

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37822 avaliações