Menos 20% em toda a loja com o código FLASH20 ⏤

By Steven Voser

Quando o ciclo de luz fornece às suas plantas de canábis mais horas de escuridão ininterrupta, estas entram na fase de floração. As suas plantas deixarão de crescer e, ao invés, dedicarão a sua energia a produzir brotos (flores). Ao ar livre, isto acontecerá normalmente quando os dias ficarem mais curtos, lá para o final do verão. Quando cultiva dentro de portas, a floração iniciar-se-á assim que alterar as suas luzes para 10 a 12 horas de escuridão.

Para a maioria das estirpes de canábis, o período de floração durará cerca de 7 a 9 semanas, embora algumas sativas requeiram ainda mais tempo para os seus brotos amadurecerem.

Aquilo que acontece durante a floração e qual o tempo exato podem variar um pouco, dependendo da estirpe em particular em que estiver a cultivar. Por conseguinte, não conte que as suas plantas cumprirão com este período de tempo à risca, considere-o mais como uma indicação geral pela qual se pode guiar. Analisemos a fase de floração da canábis, semana a semana.

Video id: 484384420

AS PRIMEIRAS SEMANAS DE FLORAÇÃO (SEMANAS 1, 2 E 3)

Quando o período de floração se inicia, este não provoca uma alteração abrupta no crescimento das suas plantas. A canábis não deixará de crescer e entrará de imediato na floração. Nestas primeiras semanas de floração, muitas estirpes de canábis podem, de facto, passar por um alongamento considerável no crescimento. É importante ter consciência disto quando se trata de alimentar devidamente as suas plantas, mas também se quiser dar-lhes espaço suficiente para crescerem.

SEMANA 1 (FASE DE TRANSIÇÃO E ALONGAMENTO)

Nas primeiras semanas de floração, as suas plantas de canábis estarão na fase de transição. Por pensar que o inverno não está muito distante e de que, em breve, terá de carregar uma grande carga de brotos, a sua planta, muito provavelmente, crescerá rapidamente. Algumas estirpes podem, praticamente, duplicar de altura durante este período. Devido ao rápido crescimento pelo qual a sua planta passa agora, esta fase de floração inicial também é conhecida como fase de alongamento.

Embora a sua planta esteja a dedicar bastante tempo extra para ganhar tamanho e altura, ela desenvolverá algumas novas folhas, principalmente no topo das colas principais. A sua planta de canábis está ocupada a desenvolver "coisas verdes", como folhas e caules, para que possa tornar-se mais forte e mais resistente.

Considerações importantes a reter nesta fase inicial da floração.

Embora a sua planta tenha entrado oficialmente na fase de floração, ela terá agora uma maior necessidade por nutrientes de crescimento. Não deve alterar abruptamente o seu esquema de nutrientes e utilizar nutrientes de floração de um dia para o outro. Habitualmente, recomenda-se que continue a administrar os nutrientes de crescimento durante, pelo menos, mais uma semana assim que se inicia a floração.

Com o alongamento da canábis na floração inicial, possivelmente quererá começar a pensar nas técnicas de treino como o treino de baixo stresse (LST). É aqui que dobra os caules e afasta-os do centro da planta, para criar uma cobertura uniforme e dispor de um uso mais eficiente das suas luzes de cultivo. Isto pode ajudá-lo a obter melhores rendimentos mais tarde.


(Semana 1)

SEMANA 2

Na semana 2 de floração, pode começar a detetar os primeiros pistilos brancos a crescerem nas suas plantas de canábis fêmeas. Estes pelos brancos, finos e ralos, desenvolver-se-ão nos locais onde as grandes folhas lança encontram o caule principal. São estes pelos finos que mais tarde darão lugar aos brotos.

Caso a sua planta de canábis seja um macho, esta não desenvolverá estes "pelos", contudo, irá desenvolver pequenos sacos de pólen. Caso cultive plantas normais, não feminizadas, onde não conhece o seu género, agora é a altura em que deve identificar o "sexo" das suas plantas para que possa superar os machos das fêmeas. Os machos não desenvolverão brotos e também irão polinizar as suas fêmeas, levando-as a desenvolverem sementes. Isto é algo que não quer que aconteça.

Para alimentar adequadamente as suas plantas assim que começarem a florescer e para iniciar os primeiros sinais de desenvolvimento de brotos, deve confirmar a sua agenda de fabrico de nutrientes. É habitualmente por volta desta altura, na semana 2, que terá de aumentar os nutrientes de floração para ajudar as suas plantas a alcançarem o seu potencial máximo de rendimento.


(Semana 2)

SEMANA 3

As suas plantas de canábis ainda não pararam de crescer por completo e estarão agora cerca de 50% maiores do que estavam há três semanas. Embora ainda se alonguem um pouco, o alongamento abrandará agora gradualmente e, em breve, parará por completo.

Nos locais da planta onde anteriormente tinha alguns pelos, pode agora ver os primeiros sinais de verdadeiros brotos a desenvolverem-se. Ainda não haverá muitas glândulas de resina e tricomas nas suas plantas, o que significa que o aroma também ainda não será assim tão pungente.

Esta fase de floração, onde a sua planta está a começar a gastar cada vez mais energia em desenvolver flores, é particularmente crítica. Certifique-se de que os nutrientes que lhe fornece são os apropriados e confirme os rótulos para as doses recomendadas.

À medida que as suas plantas se tornam mais exigentes, deve verificar potenciais deficiências que poderão manifestar-se de várias formas, tais como folhas descoloradas e amareladas ou a perda de folhas por completo. Ao mesmo tempo, também deve verificar se as suas plantas não apresentam sinais de uma possível sobrealimentação ("queima de nutrientes"), que também poderá surgir por esta altura. A queima de nutrientes aparecerá habitualmente nas pontas das folhas que ficam descoloradas. Se isto acontecer, tem de cortar a alimentação.


(Semana 3)

SEMANA 4

Na semana 4 da fase de floração, as suas plantas de canábis terão provavelmente parado de crescer por completo e gastam agora toda a sua energia em desenvolver brotos. Ainda haverá pelos brancos salientes nos brotos, mas os próprios brotos tornar-se-ão maiores e mais volumosos a cada dia que passa. Com cada vez mais e maiores brotos a desenvolverem-se, as suas plantas produzirão agora mais tricomas, tornando o odor muito mais percetível nesta fase.

Dado que a sua planta de canábis terá deixado de crescer, já não terá mais de prestar atenção ao treino das suas plantas. Quando antes dobrava os ramos para baixo, agora talvez considere soltá-los caso estes precisem de apoio estrutural.


(Semana 4)

SEMANA 5

Na semana 5 de floração, pode observar os brotos de toda a sua planta estão a tornar-se mais espessos. Também pode detetar novos brotos a desenvolverem em novos locais, tais como ao longo da cola principal. Com os brotos em abundância, as suas plantas de canábis ficarão mais inchadas, dia após dia. Isto é um sinal infalível de que está em pleno modo de floração. Nesta altura, a sua planta terá um odor muito intenso. Assegure-se de que dispõe de um bom sistema de ventilação caso estiver a cultivar dentro de portas, ou numa região que não permita o cultivo legal.

Alguns dos previamente pelos brancos das suas plantas de canábis podem agora escurecer, passando para um tom mais acastanhado ou âmbar. Ao mesmo tempo, quando der uma vista de olhos aos tricomas da sua planta, poderá detetar que alguns deles estão a ficar opacos. Os tricomas ficarem branco leitoso e os pelos assumirem um tom mais escuro são sinais de que as suas plantas não estão muito longe da colheita.


(Semana 5)

SEMANAS 6, 7 E 8 (FASE FINAL DA FLORAÇÃO, POUCO ANTES DA COLHEITA)

Nem todas as estirpes de canábis precisam da mesma quantidade de tempo para a sua floração, mas muitas variedades estarão prontas para a colheita nestas últimas três semanas. Não há, contudo, assim tantas estirpes que estejam prontas antes da semana 8.


(Semana 6)

Lavagem as Suas Plantas de Canábis

Dependendo do tempo de floração da sua estirpe em particular, a altura para a lavagem da sua planta de canábis dá-se habitualmente duas semanas antes da colheita. Quando "lava", está a deixar de administrar nutrientes e só dá à planta água simples, com um pH equilibrado, nestas últimas semanas. Isto ajudá-lo-á a livrar-se (lavar) os sais e minerais no solo, o que resultará num broto melhor e com um paladar mais puro. Caso contrário, as suas passas serão bastante ásperas e podem possuir um paladar desagradável e químico.

Verifique as Suas Plantas para Decidir Quando é a Altura Certa para a Colheita

Para saber quando é que chegou a altura de colher a sua planta, pode utilizar uma lupa de relojoeiro ou um pequeno microscópio para verificar regularmente os tricomas das suas plantas. Desta forma, pode observar se os tricomas passaram de uma cor transparente para um branco leitoso. Se muito dos tricomas que vê ainda estiverem translúcidos e transparentes, isso significa que ainda é demasiado cedo para a colheita. No entanto, quando a maioria dos tricomas tem uma cor âmbar e uma transparência opaca, isto significa que o conteúdo de THC dos brotos está no seu máximo e que a planta está pronta para colher.

DICAS PROFISSIONAIS PARA UMA MELHOR COLHEITA

Pode ser intimidador guiar as plantas de canábis pela sua fase de floração, particularmente para os cultivadores novatos. Siga estas simples dicas para assegurar-se de que acaba sempre com uma ótima colheita:


(Semana 7)

DEFINIR O GÉNERO DAS SUAS PLANTAS

A maioria dos cultivadores identifica o sexo das suas plantas na última semana da fase vegetativa ou nas primeiras semanas de floração. Lembre-se, os machos desenvolvem sacos de pólen que se parecem com bolas pequenas, e devem ser removidos ou separados das suas fêmeas caso queira evitar que estas sejam polinizadas.

Mantenha-se igualmente atento às suas plantas fêmea enquanto estas florescem para certificar-se de que não desenvolvem nenhuma hermafrodita. Embora não seja comum, algumas plantas de canábis podem desenvolver tanto flores fêmea quanto macho, enquanto outras podem desenvolver estames (coloquialmente conhecidas como "bananas"), numa última tentativa de criarem sementes em resposta ao forte stresse.

RESOLVA OS PROBLEMAS ANTES DA FLORAÇÃO

Caso esteja a cultivar no interior, tem a vantagem de controlar quando é que as suas plantas iniciam a floração. Certifique-se de que utiliza isto para seu partido e nunca force as suas plantas para a floração quando elas estiverem 100% saudáveis. Não quer corrigir as deficiências de nutrientes ou combater as pragas e doenças enquanto as suas plantas estão a desenvolver brotos.

Se estiver a cultivar no exterior, então tem menos controlo sobre quando é que as suas plantas iniciam a floração. Ao invés, quererá prestar muita atenção ao calendário e resolver quaisquer problemas antes do final do verão.

TORNE A TRANSIÇÃO PARA A FLORAÇÃO O MAIS SUAVE POSSÍVEL

As plantas em floração requerem diferentes níveis de humidade e temperaturas do que a plantas vegetativas. Ao invés de alterar a temperatura, a humidade e o ciclo de luz ao mesmo tempo, recomendamos que altere gradualmente a temperatura e a humidade ao longo de dois dias, deixando depois as suas plantas habituarem-se a estas alterações deixando-as a vegetar durante mais alguns dias antes de alterar o horário da iluminação.


(Semana 8)

ACERTE NO SEU HORÁRIO DE ILUMINAÇÃO

As plantas de canábis gostam de comprimentos de onda vermelhos e laranja durante a floração (entre 580–700 nm) para encorajar o amadurecimento das suas flores. Para melhores resultados, utilize uma luz de cultivo com este espetro durante a fase de floração.

NÃO TRANSPLANTE PERTO DA FLORAÇÃO

A transplantação provoca um choque nas suas plantas de canábis. Evite sempre transplantar pouco antes ou durante a fase de floração, para evitar danificar o seu potencial rendimento.

PODE A FOLHAGEM EM EXCESSO

Antes da floração, certifique-se de que treina e poda as suas plantas de canábis um pouco para permitir que o máximo de luz possível alcance os locais dos brotos. Cada cultivador tem a sua respetiva abordagem à poda, mas nós gostamos da recomendação de Kyle Kushman: “Se a ponta de um ramo não partir a pelo menos 50% da altura da planta, esta vai-se". A ideia aqui é ajudar a sua planta a concentrar a sua energia apenas nos locais dos brotos que produzirão o melhor produto.

Além disso, lembre-se de podar sempre a folhagem amarela ou morta durante a floração. Embora as suas plantas devam permanecer exuberantes e verdes até, sensivelmente, à semana quatro, alguma da sua folhagem deixará de prosperar dado que dedicam mais energia à produção de brotos. Isto é totalmente normal e pode remover em segurança quaisquer folhas que fiquem amarelos ou sequem totalmente.

Video id: 484384984

MANTENHA A HUMIDADE A 45%

O apodrecimento do broto é um grave problema que pode arruinar toda uma colheita. Para proteger as suas plantas e otimizar o seu crescimento, mantenha a humidade relativa da sua divisão de cultivo nos 45%.

MONITORIZE ATENTAMENTE A TEMPERATURA

As plantas de canábis em floração gostam de temperaturas diurnas de 20–23 °C e de temperaturas noturnas entre sensivelmente 15–18 °C. Certifique-se de está atento às súbitas descidas ou subidas de temperatura quando liga/desliga as suas luzes. As súbitas descidas podem sufocar as suas plantas, enquanto as subidas súbitas podem provocar a formação de condensação nas superfícies dos seus brotos, levando ao apodrecimento dos mesmos.

UTILIZE UM SISTEMA DE CIRCULAÇÃO DO AR COM FILTRO DE CARBONO

A suplementação com CO₂ durante a fase de floração pode reforçar o crescimento e o rendimento. Se puder, aponte para manter os níveis de CO₂ nos 1000 – 1200 ppm durante a floração.

EVITE A QUEIMA DE NUTRIENTES

Não consegue compensar a queima de nutrientes durante a floração. Certifique-se de que segue um calendário de alimentação estrito e lembre-se de deixar de alimentar duas semanas antes da colheita, além de lavar as suas plantas.

RELATED STORY
Nutrient Burn

APOIE OS BROTOS PESADOS

Não é incomum as plantas em floração cederem sob o peso dos seus brotos. Utilize estacas de bambu e fio para suportar os ramos mais pesados e assegure-se que estes recebem o máximo possível de luz.

EVITE QUEIMADURAS PROVOCADAS PELA LUZ

Tal como a queima de nutrientes, também não consegue compensar as queimaduras provocadas pela luz durante a floração. Lembre-se que deve manter as suas luzes a uma boa distância do topo da sua cobertura. A queimadura provocada pela luz não se limita apenas a danificar a folhagem saudável, esta também pode provocar deficiência de cálcio na fase inicial de floração. Caso os topos das suas plantas comecem a alvejar durante a floração, é muito provável que tenha de subir as suas luzes!

UTILIZE ÁCIDO FÚLVICO DURANTE A PRÉ-FLORAÇÃO

A utilização de ácido fúlvico no final da fase vegetativa/início da fase de floração pode ajudar a aumentar o tamanho dos seus brotos desde o início. Além disso, lembre-se de dar às suas plantas mais cálcio durante a floração, tanto em operações hidropónicas como no solo.

BROTOS FELIZES!

O cultivo de erva pode parecer complicado e desafiador. As plantas de canábis, afinal de contas, são sensíveis e um único deslize durante a fase de floração pode impactar significativamente o tamanho e a qualidade do seu rendimento. Para garantir sempre uma ótima colheita, não se esqueça de adicionar este guia aos seus marcados da fase de floração e leia-o atentamente antes de trocar o horário de iluminação no seu próximo lote de plantas!

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.