THE BLACK FRIDAY HANGOVER - UP TO 60% OFF SELECTED STRAINS BUY NOW

É muito mais recompensador criar uma mistura de super solo caseiro para a sua plantação de canábis do que comprar solo na loja e nutrientes engarrafados — e não é assim tão difícil fazê-lo.


O solo comprado em lojas funciona bem para cultivar canábis, mas estará sempre condicionado. Para cultivar a melhor canábis em casa, recomendamos que prepare sempre o seu respetivo solo. Continue a ler para dispor de instruções passo-a-passo sobre como preparar a sua mistura de solo para canábis.

Quais são os prós e contras de criar o seu respetivo super solo?

Tal com muitos dos aspetos do cultivo, há uma série de prós e contras na criação do seu respetivo solo para canábis. Os prós, contudo, sobrepõem-se claramente aos contras, e encorajamos todos os cultivadores a tentarem preparar o seu respetivo solo pelo menos uma vez.

Prós

O solo caseiro de boa qualidade é rico quer em macro como em micronutrientes, o que significa que dependerá menos de fertilizantes químicos.

Cultivar com solo caseiro dá-lhe total controlo sobre onde as suas plantas retiram os seus nutrientes. Caso esteja à procura de cultivar organicamente, este é o caminho a seguir.

Os brotos cultivados sem nutrientes químicos proporcionam um paladar intenso e natural como nenhum outro. Pode contar com passas mais saborosas e suaves.

Os químicos encontrados nas soluções de nutrientes criam um escoamento forte e prejudicial que pode ter um efeito devastador no meio-ambiente. Por outro lado, a utilização do seu respetivo solo caseiro é totalmente sustentável e ecológico.

Contras

A preparação do seu solo requer tempo, um luxo ao qual muitos cultivadores não se podem dar.

A preparação do seu respetivo solo requer um maior investimento inicial do que se comprasse simplesmente solo normal e algumas soluções de nutrientes. Tenha isto em consideração se tiver de cumprir um determinado orçamento enquanto cultiva, mas lembre-se igualmente que os resultados valem definitivamente a pena.

Compreender o solo e a nutrição da canábis

O solo desempenha duas funções basilares no processo de cultivo de canábis. Em primeiro lugar, este pesa sobre as suas plantas de canábis, mantendo-as enraizadas e protegidas contra o vento. Em segundo lugar, e acima de tudo, serve como um meio para transportar nutrientes e água para as raízes das suas plantas. Para compreendermos melhor o solo e como podemos utilizar uma mistura caseira para fertilizar e nutrir as nossas plantas de canábis, é útil compreender os nutrientes básicos que as plantas de canábis precisam para sobreviverem e prosperarem.

Além da água, a canábis precisa de três nutrientes, ou macronutrientes, principais: azoto (N), fósforo (P) e potássio (K). Quando compra fertilizantes, encontrará produtos com diferentes concentrações destes nutrientes, concebidos para serem utilizados durante diferentes fases do ciclo de cultivo. Aqui tem um resumo de como estes nutrientes ajudam no cultivo das plantas de canábis:

Azoto

É um dos principais componentes da clorofila, bem como um bloco construtor essencial de aminoácidos importantes.

Fósforo

É essencial para a produção de ATP e fosfolipídios, que são utilizados para construírem membranas celulares.

Potássio

Ajuda a processar a fotossíntese, regula a absorção de CO₂ através dos estômatos presentes nas folhas das plantas e ajuda a fortalecer as paredes celulares.

O azoto, fósforo e potássio compõem a maior parte dos nutrientes na maioria dos fertilizantes que encontrará numa loja de jardinagem ou de cultivo. No entanto, há muitos outros nutrientes, conhecidos como micronutrientes, que também desempenham funções importantes para manter as suas plantas saudáveis e ajudarem-nas a produzir os melhores brotos possíveis.

Alguns destes micronutrientes incluem cálcio, ferro, enxofre, zinco, boro, manganês e cobre, que encontrará naturalmente em coisas como guano de morcego, vermicompostagem, melaços, algas marinhas, grãos de café, entre outros.

Compreender o solo e a nutrição da canábis
Compreender o solo e a nutrição da canábis

Quando prepara o seu respetivo super solo para canábis, dispõe da oportunidade de preparar um meio rico para as suas plantas de antemão, ao invés de alimentar as suas plantas conforme necessário utilizando fertilizantes químicos. O trabalho e esforço árduos colocados na preparação do seu respetivo solo natural e orgânico antes de semear as suas sementes compensará em grande em termos de paladar e qualidade aquando da colheita.

Como preparar a sua respetiva mistura de super solo para canábis

Preparar o seu respetivo super solo pode parecer assustador, mas não realidade não o é. O conceito é, de facto, bastante simples; começará com um pouco de solo orgânico de boa qualidade e irá enriquecê-lo com ingredientes naturais de antemão. Assim que chegar a altura de semear as suas sementes, disporá de um meio de cultivo rico que fornecerá tudo o que as suas plantas precisam para produzirem brotos belos e aromáticos.

Passo 1: compre o seu solo base

É super importante escolher o solo base correto para as suas plantas. Lembre-se, a canábis gosta de solo bem arejado, permeável e ligeiramente acídico (pH de 6–6.8 é o ideal). Se possível, quererá optar por um solo orgânico que contenha ingredientes naturais como vermicompostagem, fibra de coco, areia, entre outros. Embora estes óleos sejam geralmente mais caros, eles farão uma diferença notável na saúde das suas plantas e na qualidade e tamanho da sua colheita.

Alguns outros ingredientes a ter em consideração para os solos orgânicos incluem:

Musgo de esfagno Guano
Estrume Pó de rocha
Areia Fibra de coco
Fertilizantes naturais
(como K-Mag)
Pedaços de pinho
Perlite Vermiculite





Se não conseguir encontrar um solo orgânico de boa qualidade com pelo menos alguns destes ingredientes, não se preocupe. Vá simplesmente ao seu local de produtos de cultivo ou de jardinagem e compre solo de envasamento neutro. Uma vez mais, opte por algo ligeiramente acídico se possível.

Passo 2: enriqueça o seu solo

Comece por colocar o seu solo num recipiente grande, decomponha-o para assegurar que está bem arejado. Assim que estiver agradável e solto, quererá trabalhar para enriquecer o seu solo com mais ingredientes naturais para criar um meio de cultivo rico para as suas plantas de canábis.

Algumas coisas a acrescentar ao seu solo incluem:

Vermicompostagem Grãos de café e/ou
folhas de chá
Cascas de ovo Cascas de vegetais
e frutas
Composto Fibra de coco
Perlite Vermiculite
Areia Farinha de osso
Farinha de sangue Fosfato de rocha
Sais de Epsom Lima
Dolomite Pelotas de fertilizante
orgânico





Acrescente simplesmente estes ingredientes ao seu solo e utilize o seu ancinho para combinar tudo adequadamente.

A quantidade "correta" de cada ingrediente que utiliza no seu super solo dependerá da qualidade do seu solo inicial e de quanto tempo tem antes de plantar. Se possível, prepare o seu solo pelo menos seis meses antes de plantar. Dessa forma, poderá utilizar mais dos ingredientes listados supra dado que têm tempo para decomporem-se adequadamente.

Assim que o fizerem, eles criarão um solo superficial rico para as suas plantas, similar ao que têm na natureza. Este super solo será rico em azoto, fósforo e potássio, bem como outros micronutrientes que mencionámos anteriormente.

Este processo, contudo, demora tempo. O composto, por exemplo, pode demorar algures entre alguns meses até anos a ficarem prontos, e precisará de ter em consideração quando planeia o seu cultivo. Os restos de vegetais ou frutos por si só podem demorar alguns meses a decompor.

Se quiser plantar diretamente, ainda pode utilizar alguns ingredientes listados supra. Só precisará de ter mais cuidado dado que arriscará criar um solo realmente rico em nutrientes (ou "quente") que pode na realidade queimar as suas plantas. Como regra geral para começar, experimente utilizar os seguintes rácios de solo e outros ingredientes:

  • 4 porções de solo inicial
  • 1 porção de vermicompostagem
  • 1 porção de fibra de coco
  • 1 porção de perlite/vermiculite (para drenagem extra)
  • 2,5–5% de guano
  • 2,5% de farinha de osso e/ou sangue

Quando acrescenta micronutrientes como sais de Epson, azomita, lima e dolomita ao seu solo, leia sempre as instruções na embalagem. Estes nutrientes são realmente fortes e podem provocar queima de nutrientes quando não são adequadamente utilizados.

Como Criar a Sua Respetiva Mistura de Super Solo para Canábis

Passo 3: lave o seu super solo (se quiser plantar de imediato)

Caso não tenha meses para preparar o seu respetivo super solo, aqui tem uma forma mais simples e rápida de preparar o seu respetivo solo para canábis em casa.

Nos vasos que planeia cultivar, combine:

  • 3 porções de solo inicial orgânico
  • 1 porção de perlite
  • 1 porção de vermicompostagem
  • ½ chávena de areia verde
  • ⅓ chávena de guano
  • ½ chávena de dolomite lima

Misture tudo utilizando o seu ancinho, de seguida embeba o solo durante pelo menos dois dias com água pura, mantendo-o húmido durante todo o processo. Isto assegurará que o seu solo não está demasiado quente para as suas plântulas. Permita que a água escorra e o solo seque antes de plantar. Assim que tiver terminado de plantar, certifique-se de que utiliza apenas água limpa durante pelo menos as três primeiras regas.

Passo 4: não plante diretamente em super solo caseiro

É realmente importante observar que o super solo caseiro é muito rico em nutrientes e não deve ser utilizado para sementes, plântulas ou clones. Estas jovens plantas são muito delicadas e sofrerão da queima de nutrientes num meio tão quente. Ao invés, quererá germinar as suas sementes e manter as suas jovens plantas durante pelo menos as primeiras cinco semanas, transplantando-as apenas assim que estiverem oficialmente na fase vegetativa.

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.