O Guia de Cultivo da Canábis pela Royal Queen Seeds

By Steven Voser

Resolva o alongamento nas plântulas de canábis e impeça-o de acontecer novamente.


Tal como com os bebés humanos, as plântulas de canábis são super frágeis e precisam de imenso carinho para florescerem. Infelizmente, muitos cultivadores encontram o mesmo problema durante as primeiras fases das vidas das suas plantas de canábis; as suas plântulas crescem com caules compridos, alongados e fracos. Isto, por sua vez, pode levar a uma série de problemas que colocam a sua cultura em risco de proporcionar resultados abaixo do expectável.

De seguida, aprenderá como prevenir e resolver o alongamento nas plântulas de canábis.

Compreender a fase de plântula

As sementes são como pequenas bombas genéticas de cápsulas do tempo. Isto significa que elas só têm uma função e só têm uma oportunidade de a concretizar. Elas são pré-programadas para sobreviverem. Uma semente contém absolutamente tudo o que uma futura planta precisa para dar os primeiros passos. Assim que é ativada pela humidade e escuridão, esta espoletará a germinação, e assim que começar, não há como retroceder.

Uma plântula não precisa de nenhum adubo durante os primeiros dias da sua vida. A partir da sua genética, ela já está repleta de todos os nutrientes essenciais para abraçar o milagre da vida. As plântulas têm uma pequena reserva para as ajudar a estabelecerem-se no seu meio de cultivo.

Em condições ideais, a casca da semente, ou película exterior, abrirá e uma raiz mestra aparecerá, cavando imediatamente ainda mais para baixo em busca de uma tábua de salvação na água. Pouco depois, verá um rebento a emergir do solo, a abrir as suas primeiras folhas bebé (cotilédones) e, posteriormente, começará a reparar no primeiro conjunto de folhas verdadeiras. As folhas têm um trabalho igualmente importante como o da raiz mestra, mas estas estão em busca de outra fonte de alimentação - a luz. Uma planta usa, literalmente, a luz para digerir o que traz do solo.

How to Prevent and Fix Stretching in Cannabis Seedlings

As condições de iluminação perfeitas para as plântulas de canábis

Para cultivar plântulas saudáveis, é importante dar-lhes a quantidade e o tipo indicado de luz assim que saem das suas conchas. As plântulas de canábis gostam de receber cerca de 16 horas de luz por dia a uma intensidade de 375 lumens e 4000 lux.

Para atender estes requisitos, recomendamos que utilize uma lâmpada CFL de 12 W por 1 a 2 plântulas. Mantenha a lâmpada entre 5 e 7,5 cm do topo das plântulas e monitorize cuidadosamente o seu crescimento, certificando-se de que as plantas não entram em contacto com as lâmpadas.

O cultivo das suas plântulas sob luzes com uma percentagem alta de luz vermelha pode fazer com que se alonguem. A luz azul, por outro lado, ajuda a manter o espaçamento internodial num mínimo e encoraja as plantas a crescerem bem e compactas desde o início.

O que provoca o alongamento anormal?

O alongamento anormal na fase plântula é um sinal de stresse. De longe, a situação mais comum que faz com que as plântulas se alonguem e tombem é a privação de luz.

Da mesma forma que as raízes mestras escavam à procura de água e de nutrientes, a parte superior da planta alongar-se-á vigorosamente caso não esteja a receber luz suficiente. É um mecanismo de sobrevivência no qual uma planta utiliza toda a sua energia armazenada para subir acima da flora concorrente. No caso do cultivo interior, não há nenhuma concorrência, mas a plântula percebê-lo-á desta forma. Por exemplo, deixar o vaso sob um peitoril, à sombra, muito provavelmente, espoletará este comportamento. As coisas podem ficar ainda mais dramáticas sob luz artificial.

Isto pode parecer um pouco confuso para os novos cultivadores de interior, dado que podem pensar que estão a fornecer luz mais do que suficiente às suas plantas. Contudo, considere o seguinte: posicionar uma lâmpada de haletos metálicos (MH) de 200 W relativamente longe do vaso será menos eficaz do que uma lâmpada CFL de 200 W colocada a alguns centímetros da superfície da folha. Mesmo embora as CFLs sejam muito mais fracas do que as MG, a intensidade da luz desce significativamente quanto mais distantes as plantas se encontram da origem.

Além disso, as plântulas têm poucas folhas, e as que existem são muito pequenas. A área de superfície total disponível para absorver a luz é muito pequena. Assim sendo, essencialmente, a lâmpada de 200 W estará a irradiar sobre uma área grande, mas a plântula só consegue utilizar uma fração diminuta da mesma. A CFL posicionada diretamente acima da planta, por outro lado, conseguirá proporcionar a maioria dos seus 200 W diretamente.

How to Prevent and Fix Stretching in Cannabis Seedlings

Outras potenciais causas das plântulas de canábis alongadas

Além da privação da luz, há uma série de outros fatores que poderão fazer com que as suas plântulas de canábis se alonguem. Uma causa comum das plântulas esguias é o fraco conteúdo de nutrientes no solo.

Mais precisamente, as plântulas de canábis beneficiam do azoto privado de nitratos. Ao contrário do azoto amoniacal, o azoto com nitratos é muito mais fácil de ser absorvido pelas plantas e alimenta o crescimento vegetativo mais curto e mais denso. Se as suas plântulas se estiverem a alongar apesar das condições de iluminação ideais, recomendamos vivamente que verifique o conteúdo do azoto amoniacal no seu solo e fertilizante.

Outra causa das plântulas esguias é o calor.

Embora as plântulas de canábis gostem de condições quentes e húmidas, demasiado calor pode fazer com que as folhas da planta cresçam mais lentamente do que o seu caule, resultando em crescimento alto e alongado. Para promover o crescimento saudável da plântula, recomendamos que mantenha as temperaturas na sua divisão ou cúpula de cultivo nos 19–20 °C durante o dia e sensivelmente 13 °C à noite.

Finalmente, as plântulas de canábis também podem alongar-se caso estejam a receber demasiada luz ou pouca luz por dia.

Embora alguns cultivadores optem por manter as suas plântulas sob 24 horas de luz por dia, recomendamos que se fique pelas 16 horas. As plântulas são frágeis e dar-lhes demasiada luz pode provocar stresse e alongamento. Lembre-se, aquelas horas de escuridão são igualmente importantes para as suas plantas jovens desenvolverem raízes saudáveis e descansarem.

Como evitar que as plântulas de canábis se alonguem e tombem

As plântulas de canábis alongadas podem ser uma dor de cabeça quando se trata do manuseamento e do transplante. Os seus caules podem ser muito frágeis e assim que iniciarem a vegetação, a sua folhagem pode estar descentrada devido ao alongamento estranho pelo qual passaram enquanto plântulas.

Para melhores resultados, recomendamos que replante as suas plântulas alongadas mais fundo no seu solo, corrigindo a sua iluminação e verificando os níveis de azoto no seu solo e/ou fertilizantes (conforme mencionado acima). Assim que estiver confiante com a ideia de que criou o ambiente correto para as suas plântulas, volte a colocá-las sobre as luzes e monitorize o seu crescimento. Com o tempo, o caule enterrado com crescimento acima do previsto deve brotar raízes.

Se possível, pode querer considerar cultivar as suas plântulas no exterior, sob luz solar direta. Não há, simplesmente, nenhum substituto para a Mãe Natureza e as plântulas sob luz solar direta crescerão com caules saudáveis e fortes, com entrenós curtos. Assim que as suas plantas tiverem desenvolvido 2 a 3 folhas maduras, fique à vontade para as deslocar para o interior, certificando-se de que mantém as suas luzes à altura correta para prevenir qualquer alongamento sucedente.

Caso tenha de cultivar as suas plântulas no interior, utilize a configuração descrita acima para assegurar que obtêm luz direta suficiente, com a intensidade correta.

Brevemente, deve reparar que as suas plântulas desenvolveram crescimento mais saudável. Os entrenós curtos e compactos, a folhagem verde... são tudo sinais de que as suas plântulas estão a crescer perfeitamente.

Nota: alguns cultivadores tentam atar as suas plântulas alongadas a uma estaca. Não recomendamos este método dado que não faz nada para combater o caule fraco, com crescimento excessivo ou a dificuldade que apresentará mais adiante no crescimento.

How to Prevent and Fix Stretching in Cannabis Seedlings

Desbastar a sua cultura de plântulas de canábis para prevenir o alongamento

O desbaste é uma técnica agrícola comum que é frequentemente esquecida entre os cultivadores de canábis. Tal com o nome sugere, o desbaste tem tudo a ver com reduzir a concorrência entre as suas plantas "diminuindo" a população.

As plantas de canábis crescem muito rapidamente e competirão naturalmente umas com as outras pelo espaço, pela luz e pelos nutrientes. Por conseguinte, embora possa ter sido ensinado a pensar que mais plantas se traduzirão naturalmente em colheitas maiores e melhores — esse pode não ser o caso. Na realidade, muitos cultivadores experientes optam por remover as suas plântulas mais fracas e só deixam crescer aquelas plantas que demonstram o crescimento mais saudável. Desta forma, eles concentram os seus esforços nas plantas mais prováveis de produzirem as melhores flores.

O desbaste também ajuda os cultivadores a manterem uma cobertura uniforme ao longo de toda a cobertura da sua divisão de cultivo, que faz melhor uso de uma quantidade limitada de luz e de espaço. Finalmente, o desbaste pode ajudá-lo a evitar pragas e outros males, dado que será menos provável terminar com um espaço de cultivo apinhado.

Para desbastar as suas plantas, só tem de ficar atento às suas plântulas durante as primeiras 2 semanas, preservando apenas os espécimes que demonstram ter o crescimento mais saudável e mais rápido.

Tem 18 anos ou mais?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.

Grow Guide Topic Finder

eKomi silver seal
4.7 de 5
com base em 37825 avaliações