Hermafroditismo Na Canábis: O Que É, E Como Pode Lidar Com Ele?

Hermafroditismo Na Canábis: O Que É, E Como Pode Lidar Com Ele?

Acha que pode ter uma hermafrodita a ameaçar arruinar a sua colheita? Se for o caso, precisa de agir rápidamente. Neste artigo ensinaremos o mais importante sobre o hermafroditismo nas plantas de canábis, incluindo como identificar, lidar e preveni-lo no futuro.

O QUE É O HERMAFRODITISMO?

A canábis é uma espécie de planta dióica. Ao contrário de outras plantas com flores, ela produz machos e fêmeas. Porém, a canábis pode também ser hermafrodita, produzindo uma planta com ambos os órgãos sexuais masculinos e femininos.

O QUE CAUSA O HERMAFRODITISMO?

Há uma série de causas diferentes para o hermafroditismo nas plantas de canábis. Estas incluem:

Genética

Às vezes, as plantas de canábis podem herdar genes hermafroditas. Isto pode ocorrer naturalmente ou como resultado de cruzamentos, cujo stress pode introduzir o hermafroditismo numa cepa.

Manipulação de sementes

A manipulação inadequada de sementes também pode aumentar as chances de uma planta se tornar hermafrodita. Isto pode incluir a feminização, um processo artificial usado por bancos de sementes e cultivadores para garantir uma alta percentagem de plantas fêmeas nas suas sementes. Feita corretamente, a feminização produzirá apenas plantas fêmeas. Feita de forma inadequada, poderão surgir algumas hermafroditas.

Stress

As plantas procuram naturalmente condições ambientais que lhes permitam crescer saudáveis e fortes. Quando essas condições não são encontradas, elas sofrem de stress. Para a canábis, esse stress pode fazer com que uma planta se torne hermafrodita.

HERMAFRODITISMO COMO INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA

Para compreender melhor o hermafroditismo nas plantas de canábis, é importante perceber que, em alguns casos, o hermafroditismo é um mecanismo de sobrevivência.

A produção de canábis _sinsemilla_ (sem semente) é muito artificial. Utiliza plantas fêmea e força-as a permanecerem infertilizadas por um antinatural longo período de tempo. Essencialmente é isto que força a planta a aumentar a sua produção de THC e terpenos, presenteando-nos com brotos extremamente potentes e aromáticos.

Isso para não falar das muitas técnicas de treino que os cultivadores utilizam para manipular as suas plantas, levando-as a produzir mais. Os cultivadores usam inclusive técnicas artificiais (como o cruzamento consanguíneo) para produzir as suas sementes e criar cepas extra-potentes, com alto rendimento e homozigóticas.

Mas, isso é bom ou mau? Trata-se de um tópico interessante que, infelizmente, está fora do escopo deste artigo. Para o propósito desta leitura, é importante simplesmente que perceba que o cultivo de canábis não é exatamente "natural" e que isso pode influenciar algumas plantas a tornarem-se hermafroditas.

HERMAFRODITISMO COMO INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA

QUE TIPO DE STRESS PODE LEVAR AS PLANTAS DE CANÁBIS A TORNAREM-SE HERMAFRODITAS?

Há muitas formas de stressar uma planta de canábis. Estas incluem:

Temperatura e humidade

A canábis gosta de temperaturas de 20–30°C e humidade relativa de 40-70%. Se a temperatura ou humidade da sua estufa estiver muito distante destes limites, pode ser o suficiente para transformar as suas plantas em hermafroditas.

Iluminação

Como provavelmente sabe, a iluminação é super importante para as plantas de canábis. Se as suas plantas estiverem muito perto da fonte de luz, ou o fotoperíodo das plantas estiver errado, as suas plantas podem stressar. O vazamento de luz durante períodos de escuridão é também uma grande fonte de stress e deve ser solucionado imediatamente.

Nutrientes

As plantas de canábis precisam dos nutrientes certos para produzir ótimas flores. O excesso ou falta de nutrientes pode stressar as suas plantas, afetando o seu crescimento e aumentando o risco de hermafroditismo.

pH

Usar um substrato de cultivo muito acídico ou alcalino é também outra grande fonte de stress para a canábis.

Meio de cultivo inadequado

O seu meio de cultivo abriga as raízes das suas plantas, ajudando na absorção de nutrientes e água. Um meio de cultivo inadequado pode causar problemas nas raízes, que, adivinhou, pode stressar as suas plantas.

RELATED STORY
Pollination

Más técnicas de treino

Técnicas de treino como a poda, treino be baixa tensão (LST), _super cropping_ e muitas outras funcionam ao provocar stress nas plantas de canábis, mas de uma forma positiva, encorajando-as a absorver mais nutrientes, ou a crescer de forma específica para aumentar a produção. Quando feitas de forma incorreta, porém, estas técnicas podem afetar negativamente a planta.

Longos períodos de florescimento

Por vezes, as plantas fêmea que passaram por longos períodos de tempo sem polinização podem começar a produzir pólen, num esforço para se auto-fertilizar.

Lembre-se que as plantas precisam de uma série de condições adequadas para crescer e se desenvolver apropriadamente, e a canábis não é diferente. Quando cultivamos a erva, especialmente no interior, somos responsáveis por assegurar essas condições. Também andamos na linha ténue de incentivar as nossas plantas e manipulá-las de forma a beneficiar-nos em termos de produção, potência e sabor, entre outros.

Fazê-lo de forma errada pode stressar as plantas, que, por sua vez, podem tornar-se hermafroditas, especialmente se a planta que estamos a cultivar já tiver uma disposição genética para o hermafroditismo.

QUE TIPO DE STRESS PODE LEVAR AS PLANTAS DE CANÁBIS A TORNAREM-SE HERMAFRODITAS?

COMO ENCONTRAR UMA HERMAFRODITA

Uma planta de canábis hermafrodita pode destruir uma colheita inteira de brotos de canábis ao lançar pólen para a estufa e fertilizar as suas fêmeas. Quando isto acontece, as fêmeas irão focar a sua energia na produção de sementes ao invés de produzir flores grandes e resinadas.

Portanto, nem é preciso dizer que tem de encontrar qualquer planta hermafrodita o mais rápido possível. Algumas plantas irão mostrar sinais de hermafroditismo cedo, assim que começarem a produzir flores. Verá estas plantas desenvolver estruturas de flor fêmea e macho. Elas podem formar-se em galhos diferentes ou no mesmo, e algumas desenvolvem até mesmo as duas estruturas no mesmo broto. São chamadas de "hermafroditas reais".

Em alternativa, algumas plantas podem tornar-se hermafroditas no fim do seu ciclo de floração. Isto pode ser o resultado de a planta fazer um último esforço para se polinizar a si mesma antes de morrer. Assim, embora a maioria dos cultivadores fiquem mais relaxados durante o ciclo de floração, é importante verificar regularmente as suas plantas e estar atento para a existência de flores hermafroditas durante o estágio final de vida.

As plantas que se tornam hermafroditas no fim da fase de floração geralmente desenvolvem o que alguns cultivadores chamam de "bananas". Este é o estame macho (exatamente o que encontra dentro do saco de pólen masculino), que sobressaiu da flor fêmea e pode lançar pólen a qualquer momento. Tecnicamente falando, são brotos de sexo misto, ao invés de plantas verdadeiramente hermafroditas.

COMO LIDAR COM PLANTAS DE CANÁBIS HERMAFRODITAS

As hermafroditas reais, à semelhança das plantas macho, precisam de ser recolhidas cedo para evitar a polinização das fêmeas. Plantas com flores de sexo misto, por outro lado, podem ser colhidas.

Se uma das suas plantas produziu "bananas" no fim da fase de floração, pode colher a planta e considerar manter os seus brotos, que não deverão ter sementes. Dependendo do quão avançada a sua planta estava, ela pode ainda produzir um fumo perfeitamente agradável.

COMO EVITAR CANÁBIS HERMAFRODITAS NO FUTURO?

Infelizmente, não há como saber se uma planta tem genes hermafroditas. A única coisa que pode fazer para evitar o hermafroditismo é dar às suas plantas as melhores condições possíveis e evitar o stress a todo o custo. Se utiliza técnicas de treino (de baixa e alta tensão), certifique-se de que sabe o que está a fazer.

Finalmente, compre sempre as suas sementes a um banco de sementes de confiança, que faça o máximo para minimizar o hermafroditismo na criação de novas cepas.

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.