Encontre a estirpe ideal com o Localizador de Sementes

By Ryan Najjar


Os humanos têm usufruído da marijuana deste tempos imemoráveis, assim sendo, a "boca de algodão" não é exatamente algo de novo. No entanto, foi apenas recentemente, em 2006[1], que este efeito peculiar da erva tornou-se tema de investigação científica, a qual nos ajuda agora a compreendê-lo melhor.

Devido à similaridade entre a anandamida e o THC, crê-se agora que quando o THC se liga aos recetores nas glândulas submandibulares[2], este impede-as de receberem mensagens do sistema nervoso. Por outras palavras: o THC na canábis é provavelmente o motivo para a diminuição da produção de saliva na boca.

RELATED STORY
O que é o THC?

Quais São as Causas da Boca Seca Além da Canábis?

Embora associemos frequentemente a sensação de boca de algodão apenas à canábis, há vários motivos para sentir a boca seca. Para começar, é provavelmente que o sinta caso não beba fluidos regularmente, particularmente água. A ingestão excessiva de alimentos secos, como bolachas e carne fumada também pode provocar estes sintomas, juntamente com passar imenso tempo no clima quente e seco. Aqueles que dormem com a boca aberta também estarão familiarizados com a sensação; nós produzimos constantemente saliva, mas esta pode secar rapidamente se a sua boca não estiver fechada.

A Boca de Algodão é Prejudicial para a Sua Saúde?

Afinal, ficar com boca de algodão é prejudicial para a sua saúde? Bem, não é nada que o fará parar no hospital, mas ainda pode provocar alguns problemas visíveis. Para começar, a boca seca pode ser bastante desconfortável durante um longo período de tempo, podendo contribuir para esbater o seu humor e desviar o seu foco.

Também pode levar a uma garganta seca, o que pode fazer com que o ato de engolir se torne muito difícil sem a ajuda da água. Juntamente com isso, se deixar durar por muito tempo, os seus dentes começarão a enfraquecer, dado que ficam cada vez mais e mais secos, tornando-se mais sensíveis durante o processo.

A Ciência por Detrás da Boca de Algodão Devido a Fumar Erva

Há uma eternidade que os humanos desfrutam dos prazeres da marijuana, por conseguinte, a "boca de algodão" não é propriamente algo de novo. Não obstante, foi apenas recentemente, em 2006, que este efeito peculiar da erva se tornou tema de investigação científica, a qual nos ajuda agora a compreendê-lo melhor.

A Ciência por Detrás da Boca de Algodão Devido a Fumar Erva
  • O Sistema Endocanabinoide, a Saliva e os Canabinoides

A boca de algodão pode parecer que é secura do fumo (e alguns, de facto, pensam assim), mas a história não se resumo a isto; há muito mais por detrás dessa secura. A verdadeira causa para a boca de algodão está relacionada com a forma como os canabinoides, os compostos ativos na canábis, interagem com o sistema endocanabinoide humano.

O sistema endocanabinoide é constituído por recetores canabinoides que estão localizado por todo o corpo humano, incluindo o cérebro. Os canabinoides na marijuana pode ativar estes recetores, onde provocam todos os tipos de reações e processos. É assim que surge a moca da marijuana, mas a interações com estes recetores canabinoides pode afetar muitos mais processos corporais, com a produção de saliva a ser um deles.

A produção de saliva nas nossas bocas é controlada por uma parte do nosso sistema nervoso autónomo conhecida como o sistema de descanso e digestão. O cérebro envia impulsos nervosos para as glândulas salivares para estimular a produção de saliva, e isto acontece sem que precisemos de fazer seja o que for para que isso aconteça. O nosso cérebro subconsciente também consegue influenciar este processo. Por exemplo, quando o mero pensamento de alguma comida saborosa faz com que o cérebro envie mais impulsos para as glândulas salivares, fazendo com que fiquem com água na boca.

Com os recetores canabinoides a encontrarem-se presentes em todas as partes do corpo, não foi muito surpreendente quando os investigadores os encontraram também nas glândulas submandibulares, as glândulas da saliva sob a boca, que são responsáveis por produzirem a maioria da saliva. Os investigadores também descobriram que a anandamida, que é similar na estrutura ao THC, provoca uma secreção de saliva diminuída.

Devido à similaridade da anandamida com o THC, agora, crê-se que quando o THC se liga aos recetores nas glândulas submandibulares, este faz com que estas deixam de receber as mensagens do sistema nervoso. Por outras palavras: o THC na canábis é provavelmente o motivo para a diminuição da produção de saliva na boca.

Esta nova compreensão de como fumar canábis resulta numa boca seca abre novas formas de tratar os problemas associados à produção de saliva. Não só os amantes da erva podem um dia conseguir encontrar uma forma de se livrarem da irritante boca de algodão, como esta investigação também pode ser bastante útil para tratar uma variedade de condições em que os pacientes sofrem de boca seca por outros motivos.

O que Pode Fazer Quando Sente a Boca de Algodão?

A maioria das pessoas sente a boca seca até uma certa extensão quando fumam canábis, mas habitualmente não é nada de especial se só der algumas passas. Pode tornar-se desagradável durante as estações mais pesadas, contudo, e beber apenas água não faz realmente nada de significativo para aliviá-lo. Deve definitivamente beber água quando sentir a boca seca, mas há alguns outros truques que também pode experimentar.

  • Mastigar

Mastigar estimula a produção de saliva e isto significa que pode ajudar com a boca seca. Uma tira de pastilha elástica pode ser tudo o que precisa para ajudar a estimular a glândulas uma vez mais.

Caso não goste de mastigar pastilhas elásticas, também pode optar por alternativas como carne desidratada ou frutos secos. Basicamente, qualquer alimento que requeira que mastigue um pouco pode atuar como uma alternativa.

Mastigar
  • Rebuçados / Chupa-chupas

Da mesma forma que mastigar pode ser uma boa forma de fazer com que a saliva flua, também pode optar por deliciar-se com um chupa-chupa, tomar um rebuçado para a tosse ou um outro rebuçado. Chupar um rebuçado ou um chupa-chupa tem o mesmo efeito que mastigar; aumentará a produção de saliva para ajudá-lo a livrar-se da bica seca.

Dica bónus: os sabores amargos deixam-no de água na boca, por conseguinte, os rebuçados com sabor amargo podem ser melhores do que os com sabor doce. Caso seja suficientemente corajoso, pode inclusive começar a mastigar uma fatia de limão!

Rebuçados / Chupa-chupas
  • Medicamentos para a Tosse (Demulcentes)

Naqueles casos em que pensa que mastigar ou lamber um chupa-chupa, por si só, não é o suficiente para ajudá-lo a livrar-se de um ataque realmente desagradável de boca seca, pode optar por algumas gotas de demulcente para a tosse. Estes demulcentes orais são amplamente disponibilizados sem receita médica. A sua função é revestir as membranas mucosas com uma película húmida, a qual pode prevenir ou ajudar a livrar-se da sensação de boca de algodão seca.

Medicamentos para a Tosse (Demulcentes)
  • Chás Herbais

Além da sensação de uma boca desagradavelmente seca também surge uma sensação de uma garganta dorida e irritada devido ao fumo. Se der uma vista de olhos na maioria das mercearias modernas, deve conseguir encontrar chás herbais. Estes são ótimos a aliviar esses sintomas. Dica: acrescente uma ou duas espremedelas de sumo de limão ao seu chá herbal para sentir um efeito ainda melhor na ajuda contra a sua garganta dorida e boca seca.

Chás Herbais
  • Limite a Ingestão de Açúcar e de Sal

Se realmente quiser certificar-se de que não fica com a boca seca, deve tratar de limitar regularmente a sua ingestão de açúcar e de sal, mesmo quando não está a fumar.

Os alimentos açucarados e salgados têm um ótimo sabor, claro, mas também nos desidratam de forma rápida. Por sua vez, o consumo mais regular destes alimentos levá-lo-á a desenvolver a boca seca mais rapidamente quando fuma. Comer esses alimentos durante ou após uma sessão de fumo também levará a um desconforto significativo.

Limite a Ingestão de Açúcar e de Sal
  • Humidificador

Caso saiba que mantém a boca aberta à noite, a utilização de um humidificador enquanto dorme pode poupar-lhe o desconforto a longo prazo.

Habitualmente, quando adormece, produz saliva que está protegida pela sua boca fechada, mantendo a secura afastada durante o processo. Contudo, se a mantiver aberta, toda essa saliva seca e acabará por ficar com uma boca de algodão constante que acaba por agravar-se ainda mais quando fuma. Ter um humidificador a funcionar enquanto dorme ajudá-lo-á a evadir essa situação graças a uma abundância de humidade no ar.

Humidificador
  • Lave os Seus Dentes e Use Colutório

A prevenção é ótima, contudo, por vezes, precisa de uma solução imediata. Felizmente, pode dirigir-se simplesmente à casa de banho e escovar os seus dentes! A menta na pasta de dentes estimulará as suas glândulas salivares e passar um pouco de colutório e chupar uns rebuçados de hortelã ajudará a assegurar que a boca seca não passa de uma miragem. Deve manter os seus dentes limpos de qualquer das formas, mas agora já sabe que isto pode poupar-lhe o desconforto num instante!

Lave os Seus Dentes e Use Colutório

Coisas que Deve Evitar Quando Fica com a Boca de Algodão

Nem todas as bebidas são adequadas se quiser livrar-se da boca de algodão. Os chás pretos e chás verdes podem, na realidade, secar a sua boca ainda mais (basicamente qualquer coisa com cafeína), por isso, deve evitá-los. Fique-se pelos chás herbais ou pela água simples. Caso esteja com larica após fumar, também deve evitar alimentos e petiscos salgados, porque estes também agravarão a situação. Assim sendo, mantenha-se afastado desses pretzels! O mesmo aplica-se ao álcool e ao tabaco.

External Resources:
  1. Inhibition of salivary secretion by activation of cannabinoid receptors - PubMed https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov
  2. Cannabinoid receptors in submandibular acinar cells: Functional coupling between saliva fluid and electrolytes secretion and Ca2+ signalling | Journal of Cell Science https://jcs.biologists.org
Aviso legal:
Este conteúdo destina-se apenas a fins educativos. A informação fornecida é fruto do trabalho de pesquisa e de recolha realizada a partir de fontes externas.