The RQS Blog

.


By Ryan Najjar


Os humanos têm usufruído da marijuana deste tempos imemoráveis, assim sendo, a "boca de algodão" não é exatamente algo de novo. No entanto, foi apenas recentemente, em 2006[1], que este efeito peculiar da erva tornou-se tema de investigação científica, a qual nos ajuda agora a compreendê-lo melhor.

Devido à similaridade entre a anandamida e o THC, crê-se agora que quando o THC se liga aos recetores nas glândulas submandibulares[2], este impede-as de receberem mensagens do sistema nervoso. Por outras palavras: o THC na canábis é provavelmente o motivo para a diminuição da produção de saliva na boca.

Related story

O que é o THC?

Quais São as Causas da Boca Seca Além da Canábis?

Embora associemos frequentemente a sensação de boca de algodão apenas à canábis, há vários motivos para sentir a boca seca. Para começar, é provavelmente que o sinta caso não beba fluidos regularmente, particularmente água. A ingestão excessiva de alimentos secos, como bolachas e carne fumada também pode provocar estes sintomas, juntamente com passar imenso tempo no clima quente e seco. Aqueles que dormem com a boca aberta também estarão familiarizados com a sensação; nós produzimos constantemente saliva, mas esta pode secar rapidamente se a sua boca não estiver fechada.

A Boca de Algodão é Prejudicial para a Sua Saúde?

Afinal, ficar com boca de algodão é prejudicial para a sua saúde? Bem, não é nada que o fará parar no hospital, mas ainda pode provocar alguns problemas visíveis. Para começar, a boca seca pode ser bastante desconfortável durante um longo período de tempo, podendo contribuir para esbater o seu humor e desviar o seu foco.

Também pode levar a uma garganta seca, o que pode fazer com que o ato de engolir se torne muito difícil sem a ajuda da água. Juntamente com isso, se deixar durar por muito tempo, os seus dentes começarão a enfraquecer, dado que ficam cada vez mais e mais secos, tornando-se mais sensíveis durante o processo.

A Ciência por Detrás da Boca de Algodão Devido a Fumar Erva

Há uma eternidade que os humanos desfrutam dos prazeres da marijuana, por conseguinte, a "boca de algodão" não é propriamente algo de novo. Não obstante, foi apenas recentemente, em 2006, que este efeito peculiar da erva se tornou tema de investigação científica, a qual nos ajuda agora a compreendê-lo melhor.

A Ciência por Detrás da Boca de Algodão Devido a Fumar Erva
  • O Sistema Endocanabinoide, a Saliva e os Canabinoides

A boca de algodão pode parecer que é secura do fumo (e alguns, de facto, pensam assim), mas a história não se resumo a isto; há muito mais por detrás dessa secura. A verdadeira causa para a boca de algodão está relacionada com a forma como os canabinoides, os compostos ativos na canábis, interagem com o sistema endocanabinoide humano.

O sistema endocanabinoide é constituído por recetores canabinoides que estão localizado por todo o corpo humano, incluindo o cérebro. Os canabinoides na marijuana pode ativar estes recetores, onde provocam todos os tipos de reações e processos. É assim que surge a moca da marijuana, mas a interações com estes recetores canabinoides pode afetar muitos mais processos corporais, com a produção de saliva a ser um deles.

A produção de saliva nas nossas bocas é controlada por uma parte do nosso sistema nervoso autónomo conhecida como o sistema de descanso e digestão. O cérebro envia impulsos nervosos para as glândulas salivares para estimular a produção de saliva, e isto acontece sem que precisemos de fazer seja o que for para que isso aconteça. O nosso cérebro subconsciente também consegue influenciar este processo. Por exemplo, quando o mero pensamento de alguma comida saborosa faz com que o cérebro envie mais impulsos para as glândulas salivares, fazendo com que fiquem com água na boca.

Com os recetores canabinoides a encontrarem-se presentes em todas as partes do corpo, não foi muito surpreendente quando os investigadores os encontraram também nas glândulas submandibulares, as glândulas da saliva sob a boca, que são responsáveis por produzirem a maioria da saliva. Os investigadores também descobriram que a anandamida, que é similar na estrutura ao THC, provoca uma secreção de saliva diminuída.

Devido à similaridade da anandamida com o THC, agora, crê-se que quando o THC se liga aos recetores nas glândulas submandibulares, este faz com que estas deixam de receber as mensagens do sistema nervoso. Por outras palavras: o THC na canábis é provavelmente o motivo para a diminuição da produção de saliva na boca.

Esta nova compreensão de como fumar canábis resulta numa boca seca abre novas formas de tratar os problemas associados à produção de saliva. Não só os amantes da erva podem um dia conseguir encontrar uma forma de se livrarem da irritante boca de algodão, como esta investigação também pode ser bastante útil para tratar uma variedade de condições em que os pacientes sofrem de boca seca por outros motivos.

O que Pode Fazer Quando Sente a Boca de Algodão?

A maioria das pessoas sente a boca seca até uma certa extensão quando fumam canábis, mas habitualmente não é nada de especial se só der algumas passas. Pode tornar-se desagradável durante as estações mais pesadas, contudo, e beber apenas água não faz realmente nada de significativo para aliviá-lo. Deve definitivamente beber água quando sentir a boca seca, mas há alguns outros truques que também pode experimentar.

  • Mastigar

Mastigar estimula a produção de saliva e isto significa que pode ajudar com a boca seca. Uma tira de pastilha elástica pode ser tudo o que precisa para ajudar a estimular a glândulas uma vez mais.

Caso não goste de mastigar pastilhas elásticas, também pode optar por alternativas como carne desidratada ou frutos secos. Basicamente, qualquer alimento que requeira que mastigue um pouco pode atuar como uma alternativa.

Mastigar
  • Rebuçados / Chupa-chupas

Da mesma forma que mastigar pode ser uma boa forma de fazer com que a saliva flua, também pode optar por deliciar-se com um chupa-chupa, tomar um rebuçado para a tosse ou um outro rebuçado. Chupar um rebuçado ou um chupa-chupa tem o mesmo efeito que mastigar; aumentará a produção de saliva para ajudá-lo a livrar-se da bica seca.

Dica bónus: os sabores amargos deixam-no de água na boca, por conseguinte, os rebuçados com sabor amargo podem ser melhores do que os com sabor doce. Caso seja suficientemente corajoso, pode inclusive começar a mastigar uma fatia de limão!

Rebuçados / Chupa-chupas
  • Medicamentos para a Tosse (Demulcentes)

Naqueles casos em que pensa que mastigar ou lamber um chupa-chupa, por si só, não é o suficiente para ajudá-lo a livrar-se de um ataque realmente desagradável de boca seca, pode optar por algumas gotas de demulcente para a tosse. Estes demulcentes orais são amplamente disponibilizados sem receita médica. A sua função é revestir as membranas mucosas com uma película húmida, a qual pode prevenir ou ajudar a livrar-se da sensação de boca de algodão seca.

Medicamentos para a Tosse (Demulcentes)
  • Chás Herbais

Além da sensação de uma boca desagradavelmente seca também surge uma sensação de uma garganta dorida e irritada devido ao fumo. Se der uma vista de olhos na maioria das mercearias modernas, deve conseguir encontrar chás herbais. Estes são ótimos a aliviar esses sintomas. Dica: acrescente uma ou duas espremedelas de sumo de limão ao seu chá herbal para sentir um efeito ainda melhor na ajuda contra a sua garganta dorida e boca seca.

Chás Herbais
  • Limite a Ingestão de Açúcar e de Sal

Se realmente quiser certificar-se de que não fica com a boca seca, deve tratar de limitar regularmente a sua ingestão de açúcar e de sal, mesmo quando não está a fumar.

Os alimentos açucarados e salgados têm um ótimo sabor, claro, mas também nos desidratam de forma rápida. Por sua vez, o consumo mais regular destes alimentos levá-lo-á a desenvolver a boca seca mais rapidamente quando fuma. Comer esses alimentos durante ou após uma sessão de fumo também levará a um desconforto significativo.

Limite a Ingestão de Açúcar e de Sal
  • Humidificador

Caso saiba que mantém a boca aberta à noite, a utilização de um humidificador enquanto dorme pode poupar-lhe o desconforto a longo prazo.

Habitualmente, quando adormece, produz saliva que está protegida pela sua boca fechada, mantendo a secura afastada durante o processo. Contudo, se a mantiver aberta, toda essa saliva seca e acabará por ficar com uma boca de algodão constante que acaba por agravar-se ainda mais quando fuma. Ter um humidificador a funcionar enquanto dorme ajudá-lo-á a evadir essa situação graças a uma abundância de humidade no ar.

Humidificador
  • Lave os Seus Dentes e Use Colutório

A prevenção é ótima, contudo, por vezes, precisa de uma solução imediata. Felizmente, pode dirigir-se simplesmente à casa de banho e escovar os seus dentes! A menta na pasta de dentes estimulará as suas glândulas salivares e passar um pouco de colutório e chupar uns rebuçados de hortelã ajudará a assegurar que a boca seca não passa de uma miragem. Deve manter os seus dentes limpos de qualquer das formas, mas agora já sabe que isto pode poupar-lhe o desconforto num instante!

Lave os Seus Dentes e Use Colutório

Coisas que Deve Evitar Quando Fica com a Boca de Algodão

Nem todas as bebidas são adequadas se quiser livrar-se da boca de algodão. Os chás pretos e chás verdes podem, na realidade, secar a sua boca ainda mais (basicamente qualquer coisa com cafeína), por isso, deve evitá-los. Fique-se pelos chás herbais ou pela água simples. Caso esteja com larica após fumar, também deve evitar alimentos e petiscos salgados, porque estes também agravarão a situação. Assim sendo, mantenha-se afastado desses pretzels! O mesmo aplica-se ao álcool e ao tabaco.

External Resources:
  1. Inhibition of salivary secretion by activation of cannabinoid receptors - PubMed https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov
  2. Cannabinoid receptors in submandibular acinar cells: Functional coupling between saliva fluid and electrolytes secretion and Ca2+ signalling | Journal of Cell Science https://jcs.biologists.org
Aviso legal:
Este conteúdo destina-se apenas a fins educativos. A informação fornecida é fruto do trabalho de pesquisa e de recolha realizada a partir de fontes externas.

Configurações de cookies

Estamos a solicitar a sua permissão para utilizar os seus dados para os motivos citados abaixo:

Cookies funcionais

Os cookies funcionais ajudam o nosso website a funcionar de modo ideal e permitem-nos personalizar determinados recursos.

Cookies de preferências

Os cookies de preferências permitem-nos relembrar informação que influencia o aspeto do nosso website, incluindo o seu idioma preferido tendo como base a sua região.

Cookies analíticos

Os cookies analíticos dão-nos perspetivas sobre o tráfego do website e comportamento do cliente, incluindo quantas pessoas visitam o nosso website, durante quanto tempo eles navegam, e que partes do nosso website visitam.

O que são os cookies?

Os cookies são pequenos pedaços de dados de um website em particular que são armazenados no computador de um utilizador enquanto este navega pela internet. Os cookies têm várias funções. Alguns deles rastreiam a atividade do navegador que permite aos negócios proporcionar anúncios direcionados. Outros cookies servem para relembrar os detalhes de início de sessão do utilizador para diferentes websites, para tornar a transição para as redes sociais, ou outros websites, num processo mais fluído. Como cada cookie tem o seu respetivo ID único, estes pedaços de dados permitem que os proprietários do website meçam o tráfego único que recebem no seu website.

Porque é que utilizamos cookies?

Os cookies são úteis quando visita o nosso website. Eles asseguram que mantém a sua sessão iniciada, que compra em segurança, e que os artigos que acrescenta aos seu carrinho permanecem lá antes de realizar uma compra. Mas os cookies também nos ajudam. Os dados que estes fornecem permitem-nos melhorar o nosso website e possibilita-nos direcionar anúncios dedicados a si e que são compatíveis com os seus interesses.

Que tipo de cookies utilizamos?

Cookies funcionais

Os cookies funcionais ajudam o nosso website a funcionar de modo ideal e permitem-nos personalizar determinados recursos.

Cookies de preferências

Os cookies de preferências permitem-nos relembrar informação que influencia o aspeto do nosso website, incluindo o seu idioma preferido tendo como base a sua região.

Cookies analíticos

Os cookies analíticos dão-nos perspetivas sobre o tráfego do website e comportamento do cliente, incluindo quantas pessoas visitam o nosso website, durante quanto tempo eles navegam, e que partes do nosso website visitam.

Como é que desativo ou elimino os cookies?

Não é um fã dos cookies? Não se preocupe. Pode desativá-los (com a exceção dos cookies necessários) nas definições do seu navegador. No entanto, o bloqueio dos cookies pode impactar a sua experiência de navegação e impedi-lo de desfrutar de todos os recursos técnicos do nosso website.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Para garantir um ambiente online seguro e garantir a proteção adequada dos dados, cumprimos estritamente com todos os requisitos legais. Nesta declaração de privacidade, fornecemos informação sobre como e para que finalidade os dados são recolhidos, medidas de segurança, períodos de armazenamento e detalhes de contacto.


NOME DA EMPRESA: SNORKEL SPAIN, SL (doravante ROYAL QUEEN SEEDS)

C/ Vilar d'Abdelà, 5 (nave 1) CP: 08170 de Montornès del Vallès

+34 937 379 846

[email protected]


A presente Política de Privacidade define os termos segundo os quais trataremos os dados pessoais na ROYAL QUEEN SEEDS; isto inclui quaisquer dados pessoais recolhidos através do nosso website https://www.royalqueenseeds.com/ bem como quaisquer outros dados que processemos no decurso das nossas atividades comerciais.

A ROYAL QUEEN SEEDS recolhe os seguintes dados pessoais para os fins listados abaixo:

SECÇÃO 1 – INFORMAÇÃO PESSOAL QUE RECOLHEMOS

1.1 Compras através da conta

As compras através da conta só podem ser realizadas se tiver uma conta pessoal. Quando cria uma conta ou compra algo da nossa loja, no âmbito do processo de compra e venda, recolhemos a seguinte informação pessoal que nos fornece:

Esta informação é necessária para a entrega. Além disso, quando navega pela nossa loja, recebemos automaticamente o endereço do Protocolo de Internet (IP) do seu computador. Tendo como base esta informação, podemos otimizar a sua experiência online e, ao mesmo tempo, proteger o nosso ambiente online.

Finalidade da recolha de dados

Recolhemos e armazenamos dados relacionados com a conta para os seguintes fins:

(a) para executarmos as obrigações decorrentes de quaisquer contactos entre si e nós, e para lhe fornecermos informação, produtos e serviços que nos possa solicitar;

(b) para configurarmos, gerirmos e comunicarmos consigo sobre a sua conta e os seus pedidos;

(c) para realizarmos pesquisas e análises de mercado;

(d) para confirmarmos a sua idade e identidade, e para detetarmos e prevenirmos fraudes.

1.2 Boletins informativos

Com o seu consentimento explícito, podemos enviar-lhe boletins informativos sobre a nossa loja, novos produtos e outras atualizações. Enviamos boletins informativos baseados no seu consentimento explícito. Na eventualidade de comprar um produto, e em conformidade com os regulamentos atuais, podemos enviar-lhe comunicações comerciais em conformidade com o interesse legítimo da nossa empresa, sempre sobre produtos ou serviços semelhantes aos que adquiriu ou contratou. Em qualquer caso, pode exercer o seu direito de se opor através dos canais anunciados nesta Política de Privacidade. A informação seguinte é recolhida em relação ao boletim informativo:

Não precisamos de saber o sexo da pessoa para enviarmos o boletim informativo (minimização de dados: por lei temos de solicitar dados que sejam estritamente necessários para fornecermos o serviço e, neste caso, saber o sexo não é necessário para enviarmos o boletim informativo).

Finalidade da recolha de dados

Os dados recolhidos são utilizados para:

(a) personalizarmos os nossos e-mails, incluindo o seu nome e género;

(b) fornecermos conteúdo específico para o género em questão.

Pode retirar o seu consentimento a qualquer altura utilizando o link fornecido no boletim informativo ou a informação de contacto na secção 2.

1.3 Serviço de apoio ao cliente e formulário de contacto

Para prestar o apoio necessário, os funcionários do nosso serviço de atendimento ao cliente têm acesso a informação relativa à conta. Consequentemente, o seu apoio será muitíssimo eficaz e simpático. Os dados fornecidos no nosso formulário de contacto são utilizados pelo nosso prestador de CRM, SuperOffice. Só utilizamos os seus detalhes para respondermos à sua mensagem.

SECÇÃO 2 – INTERESSE LEGÍTIMO

Caso adquira quaisquer dos nossos produtos, observe que podemos processar os seus dados pessoais para fins promocionais, baseado apenas no interesse legítimo da Royal Queen Seeds, para lhe oferecermos produtos ou serviços da nossa empresa e para lhe prestar informação sobre produtos ou serviços semelhantes aos que adquiriu. Pode exercer o seu direito de optar por não receber mensagens futuras através dos meios definidos nesta Política de Privacidade ou através de qualquer notificação que receba.

2.1 How do you withdraw consent?

If you change your mind, you can withdraw your consent for us to contact you for the purpose of collecting, using, or disclosing your data at any time by reaching out to us at: [email protected].

SECÇÃO 3 – DIVULGAÇÃO

Podemos ter de divulgar a sua informação pessoal caso sejamos obrigados por lei ou caso viole os nossos Termos do Serviço.

SECÇÃO 4 – DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS?

Na Royal Queen Seeds, não iremos reter os seus dados por mais do que o necessário para os fins descritos nesta Política de Privacidade. Aplicam-se diferentes períodos de retenção a diferentes tipos de dados, contudo, o período mais longo de retenção de quaisquer dados pessoais será, normalmente, de 10 anos.

4.1 Informação sobre a conta

Os dados relativos à conta permanecem relevantes enquanto o consumidor estiver na posse de uma conta. Por conseguinte, os dados permanecem documentados enquanto a conta existir. Quando os nossos clientes eliminam uma conta, os dados associados serão eliminados dentro de um período de tempo razoável. Os pedidos relativos à inspeção ou correção dos dados pessoais armazenados ou à eliminação de uma conta podem ser enviados para [email protected].

4.2 Boletins informativos

Na eventualidade de nos ter dado consentimento para informá-lo sobre os nossos produtos ou serviços, manteremos os seus dados até que expresse o seu desejo de não receber comunicações futuras da nossa parte. No entanto, executamos regularmente (mensalmente) uma verificação de relevância. Os clientes registados (e a sua informação pessoal) serão eliminados sempre que os clientes não responderem ao nosso pedido. Além disso, o nosso boletim informativo enviado por e-mail tem uma opção para cancelar a assinatura. Os clientes podem retirar o seu consentimento utilizando esta opção para cancelar a assinatura.

SECTION 5 – COOKIES

Cookies are small information files that notify your computer of previous interactions with our website. These cookies are stored on your hard drive, not on our website. Essentially, when you use our website, your computer displays its cookies to us, informing our site that you have visited before. This allows our website to function more quickly and remember aspects related to your previous visits (such as your username), making your experience more convenient. At Royal Queen Seeds, we use two types of cookies: functional and analytical.

5.1 Functional Cookies

Functional cookies are used to enhance your online experience. Among other things, these cookies track what is added to your shopping cart. The use of these cookies does not require prior authorization.

5.2 Analytical Cookies

Analytical cookies are used for research and market analysis. The data collected with these analytical cookies is anonymous, making it unusable for third parties. The use of these cookies does not require prior authorization.

SECÇÃO 5 – SERVIÇOS DE TERCEIROS

Os serviços de terceiros são necessários para realizar transações e para fornecermos os nossos serviços. Em termos gerais, os prestadores terceiros que utilizamos só recolherão, utilizarão e divulgarão a sua informação até à extensão necessária para lhes permitir realizar os serviços que nos prestam.

No entanto, determinados prestadores de serviços terceiros, tais como portais de pagamento e outros processadores de transações de pagamento, têm as suas respetivas políticas de privacidade relativas à informação que lhes temos de fornecer para as suas transações.

Encorajamo-lo a ler as políticas de privacidades destes prestadores para que possa compreender como é que estes prestadores lidarão com a sua informação pessoal.

Em particular, determinados prestadores podem estar localizados ou ter instalações localizadas numa jurisdição diferente da sua ou da nossa. Por conseguinte, caso opte por avançar com uma transação que envolva os serviços de um terceiro, a sua informação pode estar sujeita às leis da jurisdição na qual esse prestador de serviço ou instalações estão localizados.

Assim que sair do nosso website ou for redirecionado para um website ou aplicação terceiro, já não é governado por esta Política de Privacidade ou pelos Termos do Serviço do nosso website.

Serviço web analítico (dados anónimos)

Neste website, integramos um elemento de um serviço web analítico (com a funcionalidade de anonimato). As análises web podem ser definidas como a recolha, processamento e análise de dados sobre o comportamento dos visitantes dos websites. Um serviço analítico recolhe, entre outras coisas, dados sobre o website do qual a pessoa proveio (o designado por referência), que subpáginas visitaram ou com que frequência e por quanto tempo visitaram uma subpágina. A análise web é principalmente utilizada para a otimização do website e para uma análise custo-benefício da publicidade na internet.

Serviço de transportadora

Utilizamos um serviço de transportadora para concluirmos as entregas. Este serviço de transportadora executa a entrega entre a nossa empresa e a casa do cliente. Para concluir esta logística, a empresa precisa de ter acesso ao nome do cliente e à informação relativa à morada.

Serviço de e-mail

A Royal Queen Seeds utiliza um prestador de serviço de e-mail terceiro para enviar o seu boletim informativo. Este prestador tem acesso a informação limitada da conta relativa ao consentimento de opção para receber as comunicações (ex. endereço de e-mail).

Serviços de marketing

A Royal Queen Seeds tem o apoio de uma empresa que se especializa em atividades de marketing e de comunicação. O seu acesso à informação pessoal é muito limitado e, acima de tudo, anónimo.

Serviços de pagamento

Na Royal Queen Seeds, utilizamos serviços de pagamento externos para lidarmos com as nossas transações (ex. pagamentos com cartão de crédito).

SECÇÃO 6 – SEGURANÇA

Tomamos as precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas padrão da indústria para protegermos a sua informação pessoal, para garantirmos que não é indevidamente perdida, mal utilizada, acedida, divulgada, alterada ou destruída.

Caso nos forneça a sua informação de cartão de crédito, a informação é encriptada utilizando a tecnologia Secure Socket Layer (SSL) e armazenada utilizando a encriptação AES-256. Embora nenhum método de transmissão pela internet ou de armazenamento eletrónico seja 100% seguro, seguimos todos os requerimentos PCI-DSS e implementamos normas adicionais da indústria que são comummente aceites. A informação relacionada com a conta é protegida com um método hashing. Este método transforma a informação num hash gerado. Fruto disso, a informação confidencial é protegida e permanece invisível, até para nós. Além disso, as nossas bases de dados estão excecionalmente protegidas contra o acesso não autorizado. Por exemplo, o acesso à base de dados só é possível e permitido através dos endereços IP aprovados (ex. a partir da sede da Royal Queen Seeds). Outras tentativas e endereços são sempre rejeitados.

Além disso, os dados são anonimizados o máximo possível, para que não possam ser diretamente associados a um cliente em particular. Com estes dados, contudo, podemos conseguir executar pesquisas e análises de mercado. Adicionalmente, os terceiros em questão (ex. serviços de e-mail) são examinados antes de celebrarmos a nossa colaboração, verificando se cumprem com os RGPD da UE e recebem um acordo de processamento. Na Royal Queen Seeds, os funcionários recebem diferentes permissões de acesso. Permissão específica só fornece acesso a informação que seja estritamente necessária para realizar uma tarefa. As medidas de segurança digital estão sujeitas a alterações e devem cumprir requisitos elevados para garantirem a segurança online dos clientes. É por isso que, na Royal Queen Seeds, designamos um oficial de segurança. A verificação e melhoria regular das medidas de segurança (onde necessário) fazem parte da sua função.

SECÇÃO 7 – ALTERAÇÕES A ESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Reservamos o direito de alterar esta Política de Privacidade a qualquer altura, por conseguinte, consulte-a regularmente. As alterações e clarificações entrarão efetivamente em vigor imediatamente após serem publicadas no Website. Caso realizemos alterações substanciais a esta política, iremos notificá-lo aqui de que esta foi atualizada para que saiba que informação recolhemos, como a utilizamos e sob que circunstâncias, se alguma, a utilizamos e/ou divulgamos.

SECÇÃO 8 – TEM O DIREITO DE: