Sensivelmente 15 entre 100 pessoas no Reino Unido sofrem de pelo menos um ataque de enxaqueca por mês. Até muito recentemente, as únicas opções de tratamento disponíveis para as enxaquecas eram uma variedade de medicamentos farmacêuticos, incluindo medicamentos sem receita médica bem como analgésicos sujeitos a prescrição. No entanto, virtualmente todos estes medicamentos farmacêuticos, incluindo os medicamentos não sujeitos a prescrição médica tais como o ibuprofeno, apresentam efeitos secundários que variam entre suaves a graves. Hoje em dia, as evidências têm vindo a demonstrar que a canábis consegue aliviar os sintomas da enxaqueca de forma segura e eficiente e sem quaisquer efeitos secundários adversos.

O QUE SÃO AS ENXAQUECAS E O QUE AS PROVOCA?

As pessoas que sofrem de enxaquecas sentem dores de cabeça que podem, por vezes, ser debilitantemente dolorosas. Juntamente com as dores de cabeça em si advêm maior sensibilidade à luz e som, bem como náusea com vómitos. As enxaquecas também podem resultar em desorientação e problemas com a coordenação. Em casos muito graves, embora raros, um ataque de enxaqueca também pode provocar paralisia temporária ou perda de consciência. Na maioria das vezes, os sintomas duram várias horas, embora possam durar dias em algumas circunstâncias. Para quem sofre de enxaquecas, a perturbação pode frequentemente prejudicar a sua qualidade de vida.

Apesar das enxaquecas serem muito comuns, surpreendentemente a ciência sabe muito pouco sobre as causas exatas da perturbação. A presunção comum nos dias de hoje é que estas são provocadas por uma variedade de estímulos fisiológicos e ambientais.

Aquilo que se sabe é que as enxaquecas ocorrem mais provavelmente algures no tronco cerebral e sistema nervoso, que interage com o nervo trigémeo, o maior nervo craniano que controla a sensação de dor, controlo motor e sinalização da dor no rosto. A enxaqueca espoleta neurónios potencialmente ativos no nervo trigémeo, afetando portanto a dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais, o que por sua vez ativa os recetores da dor e da inflamação. Alguns especialistas medicinais acreditam que as enxaquecas também podem derivar de níveis desequilibrados de serotonina, que é um químico no corpo que desempenha um papel nas vias de sinalização da dor. Além disso, é possível que algumas pessoas estão mais geneticamente predispostas à perturbação do que outras.

Migraine Cannabis

COMO FUNCIONA A CANÁBIS NO CORPO?

Em todo o corpo humano podemos encontrar o sistema endocanabinoide (SEC). O SEC é um sistema biológico que é constituído por endocanabinoides (canabinoides produzidos pelo corpo que se ligam aos recetores canabinoides) bem como proteínas recetoras de canabinoides que se encontram no sistema nervoso central e no cérebro. O sistema endocanabinoide desempenha um papel importante na regulação de muitas funções corporais tais como a dor, digestão, apetite e humor.

O papel da canábis nesta situação dá-se devido ao facto da investigação demonstrar que os fitocanabinoides encontrados na planta, tais como o THC e CBD, também se ligam a (ou de outra forma influenciam)[1] estes recetores no nosso corpo — tal como os endocanabinoides. Isto sugere que os compostos na canábis influenciam a forma como o SEC regula a funções corporais, incluindo o controlo da dor[2]. Em baixo, analisamos a investigação que mergulhou mais profundamente no tema da canábis e das enxaquecas.

ESTUDOS SOBRE E EFICÁCIA DA MARIJUANA MEDICINAL NAS ENXAQUECAS

O campo de investigação para os usos medicinais da canábis ainda é muito novo. No entanto, com as leis a tornarem-se cada vez mais progressivas no que diz respeito à utilização da canábis medicinal, estamos agora a assistir a um aumento significativo nos estudos sobre a canábis medicinal e os seus efeitos, incluindo como esta pode possivelmente ajudar com as enxaquecas.

Uma análise retrospetiva dos efeitos da canábis entre as pessoas que sofrem enxaquecas[3] foi publicada em 2016. Os investigadores analisaram 121 adultos com um diagnóstico inicial de enxaquecas, que foram medicados com medicamentos para enxaquecas ou canábis medicinal pelo seu médico.

Os resultados dos investigadores sugeriram que a canábis medicinal conseguiu diminuir significativamente o número de ataques de enxaquecas de 10,4 para 4,6 por mês. Estes reconheceram, contudo, que seriam necessários mais estudos para explorar a relação causa-e-efeito exata entre as enxaquecas e a canábis medicinal. Estes sugerem investigar diferentes estirpes, formulações e doses de marijuana para compreender melhor os seus efeitos no tratamento e prevenção das enxaquecas.

Noutro estudo[4], apresentado no _Congresso da Academia Europeia de Neurologia_ em 2017, investigadores italianos também defenderam a utilização da canábis medicinal como uma potencial via para o tratamento futuro e prevenção das enxaquecas.

Ao examinarem um grupo de 48 pessoas com enxaquecas crónicas, os investigadores administraram diferentes doses duma solução que continha THC e CBD, os quais são os dois principais canabinoides ativos na canábis. Os investigadores descobriram que com uma dose oral de 200 mg, a dor provocada pelas enxaquecas agudas diminuíram em 55%, um resultado semelhante ao do estudo supramencionado. Em média, os pacientes reportaram uma redução de 40% nos seus ataques mensais de enxaquecas, e uma redução de sensivelmente 43% na intensidade da dor. Além da diminuição na frequência das enxaquecas, muitos pacientes também mencionaram outros efeitos benéficos tais como uma redução na dor muscular e dores estomacais.

ESTUDOS SOBRE E EFICÁCIA DA MARIJUANA MEDICINAL NAS ENXAQUECAS

DRONABINOL (MARINOL) PARA ENXAQUECAS: MAIS CONTRAS DO QUE PRÓS

O Dronabinol é uma forma sintética do THC que entrou no mercado no início dos anos 80 com os nomes comerciais Marinol e Syndros. É um medicamento de prescrição legal nos EUA e noutros países, prescrito inicialmente para os sintomas da SIDA, mas também para outras condições que envolvem dor crónica, tal como a esclerose múltipla.

Considerado como sendo um dos primeiros medicamentos legais à base de canabinoides, o Dronabinol não é a cura milagrosa que muitos esperavam que fosse.

Alguns pacientes afirmam que o Dronabinol não funciona com eles, ou que o consideram demasiado intenso e não gostam do facto de não conseguirem controlar os efeitos secundários, tais como ficar com "moca" devido ao THC. Muitos pacientes também reportaram que a ingestão do Dronabinol lhes provoca náuseas, tontura e sonolência. Além da lista bastante longa de efeitos secundários indesejáveis, o Dronabinol tem outras desvantagens mais significativas para quem sofre de enxaquecas, particularmente: pode demorar até duas horas para o medicamento surtir efeito. Dado que as enxaquecas podem por vez ocorrer subitamente, ter de aguardar horas pelo alivio é um grande contratempo. Além disso, o facto de que o Dronabinol agrava frequentemente as náuseas torna-o particularmente problemático para quem sofre de enxaquecas. Por último, o Dronabinol também é muito caro.

VAPORIZAR CANÁBIS: A MELHOR ALTERNATIVA PARA TRATAR AS ENXAQUECAS?

Comparada com a eficácia questionável e os efeitos secundários do Dronabinol e doutros medicamentos específicos para as enxaquecas, a vaporização (ou inclusive o ato de fumar) podem muito bem ser a melhor opção. A vaporização da canábis não só ajuda com a dor de cabeça em si, mas também pode aliviar a náusea e outros sintomas relacionadas com as enxaquecas. O efeito relaxante da canábis também é benéfico, dado que se pensa que o stresse desempenha um papel no espoletar das enxaquecas.

QUE ESTIRPES DE CANÁBIS PODEM AJUDAR A ALIVIAR AS ENXAQUECAS E DORES DE CABEÇA?

Nos dias de hoje, os utilizadores de canábis medicinal e, já agora, os aficionados recreativos, podem escolher entre as muitas estirpes de canábis diferentes disponíveis. Estas estirpes não só variam no paladar e na morfologia, elas também contêm diferentes concentrações de canabinoides e terpenos. Aqui tem uma lista de estirpes de canábis com o potencial para ajudá-lo com os sintomas de enxaquecas.

WHITE WIDOW 

A White Widow, batizada desta forma pela sua bela camada branca de tricomas cintilantes, é uma das estirpes de canábis mais lendárias do mundo. Muitos consideram esta equilibrada híbrida indica/sativa 50/50 como sendo uma das melhores e mais consistentes variedades para cultivar e fumar. Ela proporciona uma moca fenomenalmente poderosa, quase psicadélica, que é cerebral mas também incrivelmente relaxante. O seu paladar é fresco e limpo, com notas de pinho e toques cítricos. Com 19% de THC, a White Widow pode ser uma boa escolha para suavizar uma enxaqueca que se esteja a aproximar.

White Widow

White Widow
White Widow S1
450 - 500 gr/m2
60 - 100 cm
8 - 10 Semanas
THC: 19%
Sativa 50% Indica 50%
550 - 600 gr/plant
150 - 190 cm
Início de Outubro
Mocado, Poderosa

Compre a White Widow

OG KUSH 

OG Kush é uma estirpe clássica que ainda permanece uma das favoritas entre muitos consumidores de canábis. Os fãs devotos adoram a estirpe pelo seu fumo muito intenso com típica humidade OG e uma pancada ligeiramente cítrica. Mas de entre tudo, o que as pessoas adoram mais nesta 75% indica é a sua potência imensa. O seu efeito é extremamente relaxante no corpo e na mente. Isto faz com que a icónica estirpe da costa oeste também seja uma das favoritas entre os consumidores medicinais que procuram banir a variedade de sintomas fisiológicos das enxaquecas.

OG Kush

O.G. Kush
Chemdawg x Lemon Thai x Pakistani Kush
425 - 475 gr/m2
90 - 160 cm
7 - 9 Semanas
THC: 19%
Sativa 25% Indica 75%
500 - 550 gr/plant
180 - 220 cm
Outubro
Calmante, Inspiradora

Compre a O.G. Kush

CHOCOLATE HAZE

A popular Chocolate Haze é uma sativa praticamente pura (95%) que é perfeita para todos os que sofrem de condições como a artrite, dor muscular, stress e enxaquecas. O seu efeito é extremamente poderoso, mas ainda assim agradavelmente revitalizante e cerebral. A sua moca solarenga e otimista também fazem da Chocolate Haze uma boa escolha para quem procure elevar a sua disposição. Ela mimá-lo-á com o seu característico paladar de chocolate que se mistura com notas doces e terrosas.

Chocolate Haze

Chocolate Haze
OG Chocolate Thai x Cannalope Haze
475 - 525 gr/m2
90 - 160 cm
9 - 11 Semanas
THC: 20%
Sativa 95% Indica 5%
450 - 500 gr/plant
150 - 200 cm
Final de Outubro
Pesado

Compre a Chocolate Haze

SOUR DIESEL 

Sour Diesel é uma das estirpes mais famosas e não só pelo seu paladar único que muitos entusiastas de canábis adoram. Proveniente da solarenga California, esta híbrida predominantemente sativa proporciona umas passas incrivelmente potentes e muito aromáticas, onde mistura as marcas características de notas de combustível com paladares herbais e azedos. Com 19% de THC, ela proporciona uma moca corporal poderosa que é excelente para suavizar as dores de cabeça e aliviar o stresse.

Sour Diesel

Sour Diesel
Original Diesel x (Northern light x Shiva x Hawaiian)
475 - 525 gr/m2
90 - 160 cm
10 - 11 Semanas
THC: 19%
Sativa 70% Indica 30%
550 - 600 gr/plant
150 - 200 cm
Final de Outubro
Fisicamente Relaxante, Translúcida

Compre a Sour Diesel

GREEN CRACK PUNCH 

Green Crack Punch é uma estirpe de canábis verdadeiramente especial. Uma mistura de Green Crack, uma estirpe conhecida pelo seu efeito revitalizante e energético, e Purple Punch, massivamente potente por direito próprio, a Green Crack Punch é uma indica muito relaxante que bate forte. A combinação destas duas estirpes compõe um efeito fantástico. Sentir-se-á motivado e energizado enquanto relaxará o seu corpo da cabeça aos pés. Com o seu efeito poderoso (apresentando valores de até 20% de THC), esta 60% indica é uma escolha ideal para utilizadores medicinais que queiram uma estirpe flexível para dosearem ao longo do dia.

Green Crack Punch

Green Crack Punch
Green Crack x Purple Punch
450 - 500 gr/m2
90 - 160 cm
8 - 9 Semanas
THC: 18%
Sativa 60% Indica 40%
550 - 600 gr/plant
180 - 220 cm
Final de Setembro
Calmante, Eufórico

Compre a Green Crack Punch

Aviso Médico LegalAs informações listadas, referenciadas e conectadas a esse website são apenas para propósitos gerais de educação e não providenciam nenhum conselho médico profissional ou legal.

A Royal Queen Seeds não tolera, advoca ou promove o uso lícito ou ilícito de drogas. A Royal Queen Seeds não pode ser responsabilizada pelo material referenciado em nossas páginas, ou em páginas que providenciam links, que toleram, advocam ou promovem atividades ou o uso lícito e ilícito de drogas. Por favor, consulte o seu Médico antes de usar qualquer produto/métodos listados, referenciados ou conectados a esse website.

External Resources:
  1. Cannabinoid Receptors and the Endocannabinoid System: Signaling and Function in the Central Nervous System https://www.ncbi.nlm.nih.gov
  2. Role of the Cannabinoid System in Pain Control and Therapeutic Im...: Ingenta Connect https://www.ingentaconnect.com
  3. Effects of Medical Marijuana on Migraine Headache Frequency in an Adult Population - PubMed https://www.ncbi.nlm.nih.gov
  4. EAN 2017: Cannabinoids suitable for migraine prophylaxis https://www.neuro-central.com
Aviso legal:
Este conteúdo destina-se apenas a fins educativos. A informação fornecida é fruto do trabalho de pesquisa e de recolha realizada a partir de fontes externas.

TEM 18 ANOS OU MAIS?

Os conteúdos da RoyalQueenSeeds.com são aconselháveis apenas para adultos e reservados a pessoas com idade legal.

Certifique-se que conhece as leis do seu país.

Ao clicar ENTRAR, confirma
que tem
18 anos ou mais.